Apresentação
A Prefeitura de São Sebastião do Tocantins por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto Tocantinense de Assessoria, Consultoria e Capacitação - ITAC, promove o segundo encontro de formação continuada, intitulada: OFICINA DE JOGOS E GAMIFICAÇÃO PARA A RECOMPOSIÇÃO DA LEITURA, ESCRITA, PRODUÇÃO TEXTUAL E LETRAMENTO. Esse evento terá o objetivo de promover aos docentes da educação básica momentos de estudos sobre as práticas pedagógicas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Além disso, a rede de ensino que investe em formação continuada para seus profissionais melhora a atuação dos professores e fortalece a relação com eles, que se sentem mais valorizados, reconhecidos e com espaço para uma constante evolução profissional. Com isso, os educadores tendem a uma performance melhor e mais confiante na sala de aula.
Professores qualificados são capazes de formar crianças e adolescentes mais autônomos, prontos para exercerem seu papel como cidadãos, capacitados para lidar com os desafios da vida e para serem agentes de transformação do mundo ao seu redor.
Objetivo Geral:
Oferecer uma formação inovadora com novos jogos, materiais pedagógico e gamificação para o ensino 1° ao 9° ano.
Objetivo Específico:
Assegurar aplicação de materiais pedagógico para alfabetização e letramento matemático, Ultilizar as metodologias ativas como ferramenta de apoio pedagógico. Motivar os professores a ensinar através de história.
Conteúdo Programático:
GAMIFICAÇÃO PARA A RECOMPOSIÇÃO DA LEITURA, ESCRITA, PRODUÇÃO TEXTUAL E LETRAMENTO
- Aplicação de jogos;
- Letramento;
- Materiais concreto;
- Gamificando a leitura e escrita;
- Soma, subtração, divisão e multiplicação;
- Ortografia;
- Alfabetização;
- Projetos;
- Sistema;
- Tabuada;
- Números primos;
- Mal ou Mau;
- Gamificação na motivação, alfabetização, letramento matemático e raciocínio lógico;
- Planejamento.
PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
- Planejamento da Educação Infantil a partir dos campos de experiencia e direitos de aprendizagem;
- Legislação da Educação Infantil (LDB/1996, DCNEI/010, BNCC/2017 e DCT/2019);
- Concepção de Criança;
- Concepção de Currículo;
- Atividade prática 1: Contextualizando o planejamento;
- O ato de planejar;
- Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento;
- Campos de Experiências;
- Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento;
- As interações e a brincadeira;
- Intencionalidade pedagógica;
- Planejamento de propostas/atividades;
- Atividade prática 2: Planejamento: campos de experiencia e direitos de aprendizagem.
LINGUAGUEM ORAL E ESCRITA
- Comunicação e expressão;
- Apropriação da leitura e escrita;
- Leitura, grafismo e escrita;
- A importância do desenho;
- Atividades de expressão;
- Suportes textuais;
- Narrativas visuais;
- Ambiente educador;
- Estímulo à imaginação e a ampliação do conhecimento de mundo;
- Oficina/Vivência prática 3: Planejar com intencionalidade.
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OBSERVAÇÃO E REGISTRO
- Como avaliar na Educação Infantil?;
- Instrumentos de Avaliação;
- Registros;
- Escuta ativa e atenta;
- Observação e Intervenção;
- Vivência prática sobre avaliação 4: Elaboração de Relatório de desenvolvimento da crianças.