Há 12 anos, o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) foi criado com o intuito de desafiar a lógica de que para receber dados e produtos de satélites meteorológicos seriam necessários os mais robustos arsenais de equipamentos.
A maneira como o Lapis rompeu essa barreira, que dificultava o acesso dos usuários aos dados de satélites, foi instalando uma miniestação de recepção, com equipamentos de baixo custo e de fácil utilização (Sistema EUMETCast). E o resultado disso foi uma tecnologia inovadora, acessível e altamente sofisticada. Ao longo dessa jornada, fizemos adaptações, formamos pessoas na área, geramos novas metodologias, algoritmos, softwares, produtos e informações de satélites, disseminados hoje através de cursos e treinamentos, para profissionais que buscam independência na área de geotecnologias.
Nessa trajetória, surgiram parcerias como a Agência Europeia para Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT), que tem facilitando o acesso a dados e produtos de satélites meteorológicos, oriundos de uma rede mundial de provedores.
Nos últimos dois anos, o Lapis tem direcionado suas ações para contribuir com o setor agrícola, através da disseminação de produtos de satélites e informações meteorológicas estratégicas para essa cadeia produtiva. Nesse caminho, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL) e o Sebrae surgiram como parceiros protagonistas no estado de Alagoas.
Com isso, a partir da experiência com o Treinamento Online do Lapis "Produtos e serviços de satélites, com prática no QGIS", surgiu a proposta de realizá-lo, presencialmente, com foco em atender à demanda de agentes ligados à agricultura.
Nesse contexto, no dia 29 de outubro de 2019, será realizado, em parceria com a Faeal, o Sebrae Alagoas e a Eumetsat, o Seminário "Meteorologia por satélite aplicada à agricultura", na sede da Faeal, das 8 às 14h. A inscrição somente para o Seminário é gratuita, exclusivamente pelo telefone do Sebrae Alagoas: 0800 570 0800 (A ligação também é gratuita).
No dia 30 de outubro de 2019, ocorrerá o Treinamento "Uso de produtos de satélites aplicados à agricultura", no mesmo local, das 8 às 17h. Para fazer a sua inscrição no Treinamento, basta seguir os passos abaixo. Garanta a sua vaga, pois este é o último treinamento presencial, realizado pelo Lapis, em 2019. Aproveite a oportunidade exclusiva, pois as vagas são limitadas.
OBJETIVOS
O objetivo do Treinamento “Uso de Produtos de Satélites Aplicados à Agricultura” é treinar lideranças do setor agrícola para elaborar produtos de satélites que contribuam para o planejamento dessa cadeia produtiva.
Já o Seminário "Meteorologia por satélite aplicada à agricultura" será realizado para auxiliar profissionais envolvidos com o setor agrícola para uma compreensão mais ampla dos produtos derivados de satélites, na aplicação da informação agrometeorológica, visando melhorar os resultados da produção agrícola, contribuindo para um ambiente sustentável.
PÚBLICOS-ALVO
O Seminário está especialmente dirigido a engenheiros, agrônomos, técnicos e produtores rurais. Também destina-se a meteorologistas, ambientalistas, geólogos e hidrólogos, envolvidos no gerenciamento de recursos do solo.
Já o Treinamento é direcionado a representantes de secretarias de agricultura ou de meio ambiente dos municípios, técnicos agrícolas, lideranças de sindicatos de trabalhadores rurais ou de organizações sociais, produtores rurais e empreendedores interessados em geotecnologias.