Seminário e Treinamento

Seminário e Treinamento "Uso de Produtos de Satélites Aplicados à Agricultura"

Faça sua inscrição
De 29 a 30 de outubro Todos os dias das 08h00 às 17h00
Maceió, AL Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL)

Sobre o Evento

Há 12 anos, o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) foi criado com o intuito de desafiar a lógica de que para receber dados e produtos de satélites meteorológicos seriam necessários os mais robustos arsenais de equipamentos.

A maneira como o Lapis rompeu essa barreira, que dificultava o acesso dos usuários aos dados de satélites, foi instalando uma miniestação de recepção, com equipamentos de baixo custo e de fácil utilização (Sistema EUMETCast). E o resultado disso foi uma tecnologia inovadora, acessível e altamente sofisticada. Ao longo dessa jornada, fizemos adaptações, formamos pessoas na área, geramos novas metodologias, algoritmos, softwares, produtos e informações de satélites, disseminados hoje através de cursos e treinamentos, para profissionais que buscam independência na área de geotecnologias.

Nessa trajetória, surgiram parcerias como a Agência Europeia para Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT), que tem facilitando o acesso a dados e produtos de satélites meteorológicos, oriundos de uma rede mundial de provedores.

Nos últimos dois anos, o Lapis tem direcionado suas ações para contribuir com o setor agrícola, através da disseminação de produtos de satélites e informações meteorológicas estratégicas para essa cadeia produtiva. Nesse caminho, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL) e o Sebrae surgiram como parceiros protagonistas no estado de Alagoas.

Com isso, a partir da experiência com o Treinamento Online do Lapis "Produtos e serviços de satélites, com prática no QGIS", surgiu a proposta de realizá-lo, presencialmente, com foco em atender à demanda de agentes ligados à agricultura.

Nesse contexto, no dia 29 de outubro de 2019, será realizado, em parceria com a Faeal, o Sebrae Alagoas e a Eumetsat, o Seminário "Meteorologia por satélite aplicada à agricultura", na sede da Faeal, das 8 às 14h. A inscrição somente para o Seminário é gratuita, exclusivamente pelo telefone do Sebrae Alagoas: 0800 570 0800 (A ligação também é gratuita).

No dia 30 de outubro de 2019, ocorrerá o Treinamento "Uso de produtos de satélites aplicados à agricultura", no mesmo local, das 8 às 17h. Para fazer a sua inscrição no Treinamento, basta seguir os passos abaixo. Garanta a sua vaga, pois este é o último treinamento presencial, realizado pelo Lapis, em 2019. Aproveite a oportunidade exclusiva, pois as vagas são limitadas.

OBJETIVOS

O objetivo do Treinamento “Uso de Produtos de Satélites Aplicados à Agricultura” é treinar lideranças do setor agrícola para elaborar produtos de satélites que contribuam para o planejamento dessa cadeia produtiva.

Já o Seminário "Meteorologia por satélite aplicada à agricultura" será realizado para auxiliar profissionais envolvidos com o setor agrícola para uma compreensão mais ampla dos produtos derivados de satélites, na aplicação da informação agrometeorológica, visando melhorar os resultados da produção agrícola, contribuindo para um ambiente sustentável.

PÚBLICOS-ALVO

O Seminário está especialmente dirigido a engenheiros, agrônomos, técnicos e produtores rurais. Também destina-se a meteorologistas, ambientalistas, geólogos e hidrólogos, envolvidos no gerenciamento de recursos do solo.

Já o Treinamento é direcionado a representantes de secretarias de agricultura ou de meio ambiente dos municípios, técnicos agrícolas, lideranças de sindicatos de trabalhadores rurais ou de organizações sociais, produtores rurais e empreendedores interessados em geotecnologias.

Programação

08h00 Recepção e credenciamento Seminário
Local: Auditório da FAEAL
08h30 Seminário 'Meteorologia por Satélite aplicada à Agricultura' Seminário
Local: Auditório da FAEAL

8h30 - Abertura

9h - Palestra "Sensoriamento remoto e base de dados geoespaciais na sustentabilidade da agricultura brasileira"

Dr. Édson Luis Bolfe (Pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária)

10h - Palestra "Supervision del suelo de Brasil desde satelite: productos del LSA SAF y uso directo de compuestos RGB"

Dr. José Ignácio Prieto (Coordinador de difusión satelital de Organización Europea para la Explotación de Satélites Meteorológicos - EUMETSAT)

11h - Palestra "Uso de produtos de satélites na agricultura: conheças os benefícios"

Ph.D. Humberto Alves Barbosa (Coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites - LAPIS)

08h00 Módulo I – Introdução ao Sistema de Informações Geográficas (SIG) Curso
Local: Auditório da FAEAL.

Conceitos básicos de Sistema de Informações Geográficas (SIG); Tipos de dados (vetor, matriz, tabela); Arquivos que compõe dado vetorial e matricial; Interface gráfica do QGIS; Instalar e preparar o ambiente de trabalho.

08h00 Módulo II – Organização dos Dados Principais fontes de dados Curso
Local: Auditório da FAEAL

Estrutura e formato de dados; Imagens de satélite; EUMETSAT; EUMETCast; Dados Tabulares; Dados Vetoriais; Aquisição de dados em diferentes bases; Ferramentas para edição de dados vetoriais (selecionar, editar, inserir, excluir); Edição de dados vetoriais (recorte, diferença, união, intersecção); Acesso a dados documentais, mapa interativo, ferramentas de análise, download •Nomenclaturas; Organização em pastas.

08h00 Módulo III – Elaboração de Mapas Curso
Local: Auditório da FAEAL

Índice da Condição da Vegetação (VCI); Anomalia do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI); Índice Padronizado da Umidade do Solo Índice Padronizado da Evapotranspiração.

Local

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL) - 57022290, Rua Rocha Cavalcante, 161, Jaraguá, Maceió, Alagoas,

Organizador

Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (LAPIS)

O LAPIS tem como principal causa propiciar independência tecnológica, na área de geoprocessamento, a todos os usuários interessados. Facilitamos o acesso a dados e produtos de satélites, metodologias, técnicas e ferramentas, de forma simples e prática.