Didática Pós-Construtivista: O Prazer de Alfabetizar a Todos
A saúde mental dos estudantes universitários tem se tornado uma preocupação, evidenciada pelo aumento nos casos de ansiedade, depressão e outras condições psicológicas e sociais nessa população. A pressão acadêmica, as incertezas quanto ao futuro profissional, e a transição para a vida adulta são fatores que contribuem para esse cenário. Estudos tem demonstrado que estes estudantes (de graduação e de pós-graduação) vivenciam pressões entre demandas e recursos desta fase de vida, o que pode impactar negativamente no desempenho acadêmico e na qualidade de vida. Diante desse quadro, é tem se discutido e proposto a implementação de matrizes de cuidado que promovam o acesso a serviços de saúde mental, a criação de espaços de apoio psicológico, e a realização de campanhas educativas sobre a importância do autocuidado e de pedagogias promotoras de saúde mental universitária. Intervenções que integram a saúde mental ao cotidiano acadêmico, como programas de bem-estar e capacitação de professores, tem se mostrado estratégias eficazes para enfrentar esse desafio.
23 de agosto de 2024, 19h00 - 22h00
Universidade Católica de Brasília - UCB, Campus Taguatinga. - Quadra QS 7, Areal (Águas Claras), Brasília - Distrito Federal
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