logo seminario


Carxs participantes,

Devido a epidemia do COVID-19, estamos adiando nosso evento para data ainda a ser definida. Se você desejar o valor da sua inscrição de volta, favor enviar um email para sexualidadesbmfc2020@gmail.com. Para aquelxs que ainda desejarem participar do evento, sua inscrição já está garantida e poderá ser devolvida futuramente caso você não possa comparecer na nova data.

TEMA

As discussões sobre gênero e sexualidade ganharam relevância no Brasil – tanto na produção científica quanto na luta política. Movimentos feministas e da diversidade sexual e de gênero se tornaram referências fundamentais na esfera pública, expandindo a compreensão do horizonte dos direitos humanos e favorecendo a emergência de novos sujeitos políticos e de direitos. No entanto, assumimos que há importantes lacunas do conhecimento, em especial na temática do cuidado à saúde das pessoas LGBTQI+ e mulheres no âmbito do gênero, do sexo, do prazer e da identidade sexual. Por outro lado, quando situamos a saúde e a sexualidade como direitos humanos, são evidenciados desafios políticos marcados por tensões, disputas e pela resistência de atores contrários às transformações propostas em diferentes dimensões que visam promover a equidade de gênero e o livre exercício da sexualidade.

O III Seminário Sexualidade e Diversidade na Atenção Primária à Saúde tem o objetivo de promover o intercâmbio científico e cultural em temas relacionados a Atenção Primária à Saúde e suas interfaces com gênero, diversidade e identidade sexual e o direito à saúde. Precisamos nos debruçar sobre as lacunas do conhecimento e produzir encontros que criem redes solidárias – entre academia, serviços de saúde e movimentos sociais – para enfrentar os desafios que emergem no cenário político brasileiro.

Nos dias 15, 16 e 17 de Maio de 2020, aguardamos todas e todos em Brasília!

Público alvo

Profissionais de saúde
Residentes de Medicina e Multiprofissional
Estudantes de graduação
Gestores de saúde
Pós-graduandos e pesquisadores
Participantes de Conselhos de Saúde e Movimentos Sociais

Espaço para Crianças

Durante o evento haverá Espaço para Crianças onde as crianças podem brincar, cuidadas por um de nossos monitores, enquanto os adultos participam do seminário. Indique no momento da inscrição seu interesse em utilizar esse espaço.

Data do evento

15 de maio de 2020, 18h00 até 17 de maio de 2020, 16h00

Local do evento

Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília / Fiocruz Brasília

Campus Universitário Darcy Ribeiro /

Asa Norte , Brasília - Distrito Federal