XIV SEMANA DA FÍSICA

XIV SEMANA DA FÍSICA

Física e suas Tecnologias

Faça sua inscrição
De 27 a 29 de novembro Todos os dias das 18h às 22h
Anápolis, GO Universidade Estadual de Goiás - Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas

Sobre o Evento

A Semana da Física acontece regularmente desde 2006 e tem por objetivo a integração entre estudantes e professores e a divulgação científica na região centro-oeste. O evento é constituído por palestras e minicursos sobre assuntos de pesquisa em Física Aplicada, Física Básica e Ensino de Física, ministrados por pesquisadores de renome nacional e internacional, alunos e ex-alunos do nosso curso.


Pensando no vasto campo de atuação da Física e na sua importância no desenvolvimento científico e tecnológico, essa edição tem como tema Física e suas tecnologias trazendo consigo o 1º Torneio de Robótica da UEG. A robótica é uma tendência que vem crescendo na educação por estimular características como investigação, encarar desafios, trabalho em equipe entre outros e pensado nisso procuramos incentivar essa prática com o torneio que será aberto a todas a instituições de ensino.


Para o aluno de graduação é um excelente oportunidade para ter contato com as diversas pesquisas desenvolvidas na instituição. Para alunos do ensino médio é uma chance para despertar a curiosidade sobre a ciência. Visando isso o evento conta com a participação de estudantes e professores que zelam por esse momento de interação cientifica muito importante para a formação de alunos de graduação e pós-graduação em Física e áreas correlatas no estado de Goiás.


Em sua 14ª edição o evento acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2019, no auditório do câmpus de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo situado na cidade de Anápolis - GO.

Palestrantes

  • Professor Esp. André Duarte da Silva
  • Anna Maria Rodrigues Ferreira
  • Professora Ma. Gabriela Candido Ribeiro
  • Professor Esp. João Batista Soares
  • Professor Dr. Guilherme Colherinhas de Oliveira
  • Professor Dr. Lúcio José Braga dos Santos
  • Professor Me. Renato Medeiros
  • Professor Dr. Ricardo Costa de Santana
  • Professor Me. Jean Marcos Ferreira Custódio

Programação

18h00 Credenciamento Abertura
Local: Auditório CCET
18h30 Cerimônia de Abertura Abertura
Local: Auditório CCET
19h00 - Professor Dr. Ricardo Costa de Santana Emissão de Luz Sintonizável em Complexos de Lantanídeos em Estruturas Metalorgânicas – LEDs Sintonizáveis Palestra
Local: Auditório CCET

Nos últimos anos, a pesquisa de complexos de lantanídeos (III) têm atraído interesse crescente devido às suas aplicações potenciais em campos tão diversos quanto luminescência, magnetismo molecular, desenvolvimento de materiais orgânicos emissores de luz branca (OLEDs) de componente único como alternativas de baixo custo para aplicações em sistemas de tela plana e tecnologia de iluminação, devido à variedade de cores de emissão atingíveis, à facilidade de produção, sensores ópticos de temperatura entre outras aplicações. Neste seminário serão apresentados e discutidos recentes resultados de estudos das propriedades luminescentes dependentes da temperatura de complexos de lantanídeos (Dy, Eu, Tb) com ligantes orgânicos e inorgânicos (o-pheniletilenediamina, etilenediamina, 1,3-diaminopropano, 2,2'-[[(2-metilpiridina)imino]-di(metilene)]-bis(4-R-phenol) e polioxometalatos) e suas potenciais aplicações como dispositivos emissores de luz ou como termo sensores.

19h50 - Professora Ma. Gabriela Candido Ribeiro Nanopartículas de ouro e a Espectroscopia Raman Palestra
Local: Auditório CCET

A espectroscopia Raman tradicional apresenta várias vantagens no ambiente em que se pretende trabalhar já que requer pouca preparação da amostra e possibilita a análise em solução aquosa. Além disso, permite a identificação e a quantificação de espécies químicas uma vez que o conjunto dos modos vibracionais das amostras está relacionado diretamente à sua identidade química. Com o advento de instrumentos Raman portáteis, a técnica poderia oferecer resultados in loco, valiosos para triagem e identificação de compostos. Contudo, a espectroscopia Raman tradicional carece de sensibilidade para análises de baixas concentrações (traços), que geralmente é o vestígio encontrado nos rejeitos. A presença de superfícies metálicas nanoestruturadas (substratos) apresenta a propriedade de intensificar o sinal Raman de moléculas adsorvidas por fatores da ordem de 106 vezes. Essa intensificação é chamada de Espalhamento Raman Intensificado por Superfície (SERS) e tem se mostrado uma ferramenta promissora: é uma poderosa técnica para detecção ultrassensível e específica de traços de uma ampla gama de moléculas orgânicas, biomoléculas e poluentes ambientais. Dentre os substratos mais utilizados, os coloides apresentam como vantagens o preparo relativamente simples, a estabilidade garantida e a superfície ativa renovada com a agitação da suspensão, além da fácil caracterização pelo espectro de absorção UV-Vis.

20h40 Coffe Break Coffee break
Local: Hall do Auditório CCET
21h05 - Anna Maria Rodrigues Ferreira Oficina de Fotografia Minicurso
Local: Auditório CCET

A necessidade da humanidade de registrar momentos vem desde as pinturas nas cavernas, passando pela escrita, pinturas mais elaboradas e chegando ao seu ápice na fotografia, na qual temos uma solução inteligente para essa necessidade que temos. Nesta oficina iremos trabalhar regras de composição e técnicas de edição que estão por trás de uma boa foto, iremos aprender sobre os três pilares da fotografia, composição fotográfica e pós-processamento, que você pode aplicar em qualquer tipo de câmera, celular, compactas, superzoon e DSLR, obtendo assim fotos cada vez melhores.

18h00 Apresentação de Pôster Apresentação Pôster
Local: Hall do Auditório CCET
19h00 - Professor Dr. Guilherme Colherinhas de Oliveira Design de Supercapacitores: O uso de Dinâmica Molecular para indicar melhorias em dispositivos de armazenamento de energia Palestra
Local: Auditório CCET

O desenvolvimento de eletrodos eficientes para a composição de supercapacitores é uma das formas principais de aumentar o desempenho destes dispositivos de armazenamento de energia. Sabe-se que esse desempenho está associado à área específica do eletrodo, o que permite uma interação maior com o eletrólito. Neste sentido, Dinâmica Molecular pode ser empregada para modelar eletrodos compostos de Grafeno/Fullereno que podem expandir a área efetiva em aproximadamente 70% em relação a um eletrodo de Grafeno puro. Nossas simulações indicaram que o desempenho de supercapacitores de eletrodos formados por estes compostos é superior ao desempenho do Grafeno puro, em até 150% alguns casos. A assimetria inerente dos eletrólitos nos supercapacitores podem indicar resultados ainda melhores com o planejamento racional da densidade de moléculas de C60 na superfície do Grafeno, bem como a escolha dos íons que compõem o líquido iônico.

19h50 - Professor Me. Renato Medeiros Oficina de Robótica Minicurso
Local: Auditório CCET

Nesta oficina iremos trabalhar, de forma pedagógica, o desenvolvimento da parte do hardware e o software de alguns exemplos de aplicação na robótica. Será desenvolvido de maneira bem introdutória para que qualquer aluno que ainda não tenha tido contato com a montagem e programação possa acompanhar.

20h50 Coffe Break Coffee break
Local: Hall do Auditório CCET
21h10 - Professor Esp. André Duarte da Silva, Professor Esp. João Batista Soares Ferramentas e Metodologias para a aula de Física no Ensino Médio Minicurso
Local: Auditório CCET

A busca por ferramentas inovadoras e que sejam capazes de despertar no aluno a curiosidade de aprender algo novo é um dos pontos cruciais no quesito desafio de ensinar. O uso da tecnologia e de metodologias diferenciadas acoplado as aulas convencionais se mostram bem eficientes quando o assunto é tornar qualquer modalidade de ensino efetiva. Apresenta-se neste minicurso ferramentas e elaboração de metodologias para o ensino de física na educação básica. Os professores apresentaram vertentes/propostas que auxiliam nas aulas tanto na escola convencional quanto em cursos preparatórios para vestibulares.

19h00 - Professor Dr. Lúcio José Braga dos Santos Ensino de Física e Cinema de Ficção Científica: possibilidades didático-pedagógicas de ensino e aprendizagens Palestra
Local: Auditório CCET

Na perspectiva de pensar em algumas experiências nacionais e internacionais, recorre-se ao cinema de ficção científica visando à construção de novas possibilidades didático-pedagógicas ao ensino de Física e suas aprendizagens. Soma-se propositivamente ao conjunto dessas pesquisas que intentam superar, cotidianamente, a tradição educacional de tratar-se de uma matéria/disciplina de difícil compreensão e apropriação teórico-conceitual. Algumas questões orientadoras direcionam esta pesquisa, tais como: Pode o uso de filmes de ficção científica despertar o interesse dos alunos do ensino médio brasileiro pela Ciência? E a utilização de filmes, como recurso didático, contribui para a aprendizagem de conceitos da Física? Assumindo que as obras cinematográficas não são um simples recurso didático, mas apresenta discursividades regidas por mecanismos ficcionais e que se vale desses mecanismos para veicular posições, ideias e debates em torno de temas científicos atuais. Em um plano epistemológico aborda-se criticamente a ênfase de Bachelard na separação entre a racionalidade científica e a imaginação poética que podem permitir o trabalho dos obstáculos epistemológicos com aqueles alunos que não se sentem motivados ao estudo da Física, visando contribuir para a construção de uma alfabetização científica. As obras cinematográficas trabalhadas lidam com a temática espacial que envolve conceitos de Física Moderna, pouco trabalhados no Ensino Médio, mas que desperta a curiosidade nos estudantes que passam a reconhecer a Física como contribuição para uma nova concepção do espírito científico e, portanto, mais próximos a eles.

19h50 - Professor Me. Jean Marcos Ferreira Custódio Estudo e trabalho no exterior: caminhos e percepção Palestra
Local: Auditório CCET
20h30 Coffee break Coffee break
Local: Hall do Auditório CCET
22h00 Encerramento XIV Semana da Física Encerramento
Local: Auditório CCET

1º Torneio de Robótica da UEG

Às20h30- Hall do Auditório CCET

Local

Universidade Estadual de Goiás - Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas - 75132903, Rodovia BR-153, 3105 , Fazenda Barreiro do Meio , Anápolis, Goiás,

Organizador

Centro de Acadêmico de Física

INSCREVA-SE NO 1º TORNEIO DE ROBÓTICA DA UEG