14ª Semana de Comunicação - UESC

14ª Semana de Comunicação - UESC

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De 28 a 30 de setembro Todos os dias das 08h00 às 19h00

Sobre o Evento

A 14ª Semana de Comunicação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) acontecerá entre os dias 28 e 30 de setembro na cidade de Ilhéus (BA). Com o tema "Comunicação, Democracia e Cidadania na contemporaneidade" o evento contará com palestras, oficinas e momentos culturais.

A utilização da mentira como propaganda, ou, ainda, como instrumento de controle da sociedade não é um fenômeno recente. Há muitos séculos, nas mais distintas sociedades, esse expediente não era raro. Tanto é assim que o livro “A Arte da Guerra”, escrita no século IV a.C, é considerado como “primeiro tratado sobre desinformação”. A desinformação se tornou muito habitual nos dias atuais e, a grande diferença em relação aos tempos mais remotos, é a capacidade que hoje em dia tem de ser rápida e amplamente difundida, graças às mais recentes tecnologias de comunicação, que deu origem a muitos dispositivos de disseminação de informação, entre eles as chamadas redes sociais.

Graças à convergência digital, definida por Henry Jenkins como a fluidez de conteúdos por meio de múltiplas plataformas, esse processo massivo de disseminação de informações ganhou proporções jamais vistas. E, se por um lado essa amplitude tem seu caráter positivo – porque permite que mais pessoas possam ter acesso a informações, bem como a capacidade de fazer circular discursos que antes estavam muito restritos – , paradoxalmente o que vemos é o aumento exponencial da proliferação de mensagens cujos objetivos são a manipulação e a distorção da realidade em prol de benefícios políticos, econômicos e/ou financeiros. E isso tem gerado muitos prejuízos à consolidação da democracia, assim como a construção de uma cidadania plural.

As chamadas fake news, na sua versão contemporânea, e os debates sobre pós-verdade são alguns dos desafios que as nossas sociedades enfrentam atualmente. Dessa forma, faz-se imprescindível que a prática comunicativa esteja constantemente sob reflexão, principalmente em um contexto onde o número das visitas recebidas é mais importante do que a qualidade das notícias publicadas.

Assim, o tema proposto se apresenta como mais do que uma necessidade dentro do curso de Comunicação. Além disso, considerando que estamos em um ano de eleições presidenciais, no qual certamente se proliferarão distorções da realidade com objetivos político-eleitorais (e também ideológicos), torna-se uma obrigação debater, refletir e conscientizar acerca da importância e do papel da comunicação no combate a essa prática anti-republicana.

Palestrantes

  • Márcia Santos Lemos
  • Carlos Alberto Oliveira de Oliveira
  • Márcia Morel
  • Thiago Soares

Programação

08h00 Credenciamento Credenciamento
Local: 2º andar no Pavilhão Adonias Filho

Credenciamento geral no evento

08h30 Oficinas e minicurso Oficina
Local: A definir

Momento dedicado a oficinas, minicurso e workshop.

13h00 Abertura: atividade cultural Apresentação Artística
Local: Auditório Jorge Amado

A abertura da SECOM organizada pelo CA de Comunicação.

13h30 - Márcia Santos Lemos Conferência de abertura: Comunicação Social em tempos de Desinformação Conferência
Conferência de abertura: Comunicação Social em tempos de Desinformação
Local: Auditório Jorge Amado

A conferência de abertura da 14ª SECOM terá como convidada e Prof. Dr. Márcia Lemos da UESB.

15h00 Mostra de trabalhos práticos Apresentação de Trabalhos
Local: Auditório Paulo Souto

O momento contará com uma apresentação de trabalhos produzidos por alunos de Comunicação Social da Universidade.

17h00 Sarau Apresentação Artística
Local: CEU

Momento artístico cultural organizado pelo CA de Comunicação com apresentações musicais, poemas e outras atrações.

08h00 Oficinas e minicurso Oficina
Local: A definir

Momento dedicado a oficinas, minicurso e workshop.

13h30 Apresentação de trabalhos acadêmicos Apresentação de Trabalhos
Local: A definir

Momento destinado a apresentação de trabalhos científicos.

Período de submissão de trabalhos: entre 12 e 15 de setembro.

Padrão para apresentação de trabalhos ao XIV Semana de Comunicação Social da UESC

Título

Fonte Times New Roman, em corpo 12, negrito (redondo), caixa alta e baixa (só iniciais maiúsculas), usando no máximo 200 toques, cerca de duas linhas (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras); no título como primeira nota de pé de página 1, deverá ser indicado o evento ao qual o trabalho está sendo apresentado.

Inserir após o título o(s) nome(s) do(a/s) Autor(a/es) em fonte Times New Roman, em corpo 12, redondo (normal); A seguir ao(s) nome(s) dos autor(a/es), deve incluir-se como segunda nota de rodapé do trabalho, o(s) nome(s) completo(s) da(s) instituição(ões) a que está(ão) vinculado(a/s) o(s) autor(es), como docente, pesquisador ou aluno.

Resumo

O resumo do trabalho: fonte Times New Roman, em corpo 12, redondo, com espaço entrelinhas de 1 ponto (simples). Mínimo de 400 e máximo de 900 toques (correspondente ao mínimo de cinco linhas e máximo de dez linhas), num só parágrafo.

Palavras-chave: Inserir as palavras-chave, em seqüência na mesma linha, podendo ter um mínimo de três e o máximo de cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula. Usar fonte Times New Roman, em corpo 12.

Corpo do trabalho

O corpo do trabalho: exclusivamente fonte Times New Roman, em corpo 12, redondo, com espaço entrelinhas de 1,5, e margens justificadas (alinhadas à esquerda e à direita), com máximo de 15 laudas, incluindo as referências, tabelas e ilustrações. Para destaques, usar, apenas o corpo itálico (grifo), excluindo-se totalmente o sublinhado e o uso de palavras em caixa alta (a não ser em siglas que não formem palavras, a exemplo CNPq e, nas referências, nos sobrenomes dos autores). O negrito poderá ser usado, exclusivamente, para destacar os subtítulos ou divisões do trabalho, sempre no mesmo corpo 12, em caixa alta e baixa.

As citações de mais de três linhas devem ser digitadas em corpo 12, com espaço simples e destacadas do texto por margem esquerda maior que a do parágrafo (4 cm); as citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas.

Os trabalhos poderão incluir, dentro do limite de 15 páginas, tabelas, ilustrações e gráficos, no corpo do texto no próprio arquivo do trabalho (DOC.).

1 Inserir as notas do texto [inclusive as do título e do(s) autor(es)] em fonte Times New Roman, em corpo 10 redondo, com espaço entrelinhas de 1 ponto (simples). As notas devem ser colocadas no pé da página, em modo de impressão (devem ficar visíveis na página).

Referências

Inserir as referências em fonte Times New Roman, em corpo 11 redondo, com espaço entrelinhas de 1 ponto (simples). As referências no fim do trabalho devem ter os dados completos e seguir as normas da ABNT para trabalhos científicos. Cada referência deve ocupar um parágrafo e devem estar separados por dois espaços simples.

16h00 Mesa temática: Comunicação, Esporte e Política - Copa do Mundo em ano de eleições Mesa Temática
Local: Auditório Jorge Amado

Mesa temática sobre comunicação, esporte e política com os convidados Prof. Dr. Márcia Morel (UESC) e Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira (UESC).

17h00 Sarau Apresentação Artística
Local: CEU

Momento artístico cultural organizado pelo CA de Comunicação com apresentações musicais, poemas e outras atrações.

08h00 Oficinas e minicurso Oficina
Local: A definir

Momento dedicado a oficinas, minicurso e workshop.

13h30 Mostra de trabalhos práticos Apresentação de Trabalhos
Local: Auditório Paulo Souto

O momento contará com uma apresentação de trabalhos produzidos por alunos de Comunicação Social da Universidade.

13h30 Apresentação de trabalhos acadêmicos Apresentação de Trabalhos
Local: A definir

Momento destinado a apresentação de trabalhos científicos.

Período de submissão de trabalhos: entre 12 e 15 de setembro.

Padrão para apresentação de trabalhos ao XIV Semana de Comunicação Social da UESC

Título

Fonte Times New Roman, em corpo 12, negrito (redondo), caixa alta e baixa (só iniciais maiúsculas), usando no máximo 200 toques, cerca de duas linhas (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras); no título como primeira nota de pé de página 1, deverá ser indicado o evento ao qual o trabalho está sendo apresentado.

Inserir após o título o(s) nome(s) do(a/s) Autor(a/es) em fonte Times New Roman, em corpo 12, redondo (normal); A seguir ao(s) nome(s) dos autor(a/es), deve incluir-se como segunda nota de rodapé do trabalho, o(s) nome(s) completo(s) da(s) instituição(ões) a que está(ão) vinculado(a/s) o(s) autor(es), como docente, pesquisador ou aluno.

Resumo

O resumo do trabalho: fonte Times New Roman, em corpo 12, redondo, com espaço entrelinhas de 1 ponto (simples). Mínimo de 400 e máximo de 900 toques (correspondente ao mínimo de cinco linhas e máximo de dez linhas), num só parágrafo.

Palavras-chave: Inserir as palavras-chave, em seqüência na mesma linha, podendo ter um mínimo de três e o máximo de cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula. Usar fonte Times New Roman, em corpo 12.

Corpo do trabalho

O corpo do trabalho: exclusivamente fonte Times New Roman, em corpo 12, redondo, com espaço entrelinhas de 1,5, e margens justificadas (alinhadas à esquerda e à direita), com máximo de 15 laudas, incluindo as referências, tabelas e ilustrações. Para destaques, usar, apenas o corpo itálico (grifo), excluindo-se totalmente o sublinhado e o uso de palavras em caixa alta (a não ser em siglas que não formem palavras, a exemplo CNPq e, nas referências, nos sobrenomes dos autores). O negrito poderá ser usado, exclusivamente, para destacar os subtítulos ou divisões do trabalho, sempre no mesmo corpo 12, em caixa alta e baixa.

As citações de mais de três linhas devem ser digitadas em corpo 12, com espaço simples e destacadas do texto por margem esquerda maior que a do parágrafo (4 cm); as citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas.

Os trabalhos poderão incluir, dentro do limite de 15 páginas, tabelas, ilustrações e gráficos, no corpo do texto no próprio arquivo do trabalho (DOC.).

1 Inserir as notas do texto [inclusive as do título e do(s) autor(es)] em fonte Times New Roman, em corpo 10 redondo, com espaço entrelinhas de 1 ponto (simples). As notas devem ser colocadas no pé da página, em modo de impressão (devem ficar visíveis na página).

Referências

Inserir as referências em fonte Times New Roman, em corpo 11 redondo, com espaço entrelinhas de 1 ponto (simples). As referências no fim do trabalho devem ter os dados completos e seguir as normas da ABNT para trabalhos científicos. Cada referência deve ocupar um parágrafo e devem estar separados por dois espaços simples.

15h00 Lançamento de livros Lançamento de Livro
Local: Auditório Jorge Amado

Momento dedicado a autores e lançamento de livros

16h00 Mesa temática: Cultura pop e política Mesa Temática
Local: Auditório Jorge Amado

Mesa de debates com o tema "Comunicação, Democracia e Cidadania" com a participação do Prof. Dr. Thiago Soares (UFPE).

17h30 Sarau Apresentação Artística
Local: CEU

Momento artístico cultural organizado pelo CA de Comunicação com apresentações musicais, poemas e outras atrações.

08h30 Transmissão externa em web-rádio Oficina
Transmissão externa em web-rádio
Local: Estúdio da Rádio UESC

Transmissão externa em web-rádio: montagem e manuseio de equipamentos em cobertura de eventos ao vivo.

08h30 Oficina: Música no cenário Audiovisual Oficina
Oficina: Música no cenário Audiovisual
Local: Laboratório de Som do Curso de Comunicação Social (n da sala)

A oficina Música no cenário Audiovisual tem como objetivo a abordagem dos seguintes temas: A percepção da música como elemento importantíssimo na construção de uma peça audiovisual; Conceitos sobre ritmo melodia e harmonia, e tipos de trilhas sonoras dentro do contexto audiovisual; A importância da imaginação musical no processo de pré-Produção; A importância de referências no processo de Produção; Perfeccionismo versus Objetividade na criação de uma trilha sonora; Papéis de profissionais da música dentro do cenário audiovisual; Dicas de atuação no Mercado da música; Exemplo prático (com os participantes) de uma trilha criada para um vídeo solicitado (Simulação). Oficina ministrada por Isaque Nascimento nos dias 28 e 29 de setembro a partir das 08:30 no Laboratório de Som do Curso de Comunicação Social.

08h30 Workshop de projetos audiovisuais Workshop
Workshop de projetos audiovisuais
Local: Sala de aula

Workshop de estrutura básica para elaboração de projetos audiovisuais/culturais, mecanismo de fomento. Como captar, utilizar e rentabilizar projetos.Ministrada por Victor Aziz, Conselheiro Municipal e Estadual de Cultura.

08h30 Oficina de Iluminação para TV e Vídeo Oficina
Oficina de Iluminação para TV e Vídeo
Local: Estúdio Mutiuso (2221)

Oficina ministrada por Emiron Gouveia e Hélio Correia Heleno, no estúdio Multiuso do curso de Comunicação Social. Conteúdo: Principio básico de Câmera Broadcast; Como Operar (postura, enquadramento, planos e movimentos) ;Formato de Gravação; Uso Correto dos Tripés; Principio Básico de Iluminação de 03 pontos; Tipo de Spots; Luz de Ataque, Rebatida, Difusa e Preenchimento; Como e quando utilizar; Cuidados operacionais. Carga horária: 12 horas

08h00 Oficina de Iluminação para TV e Vídeo Oficina
Oficina de Iluminação para TV e Vídeo
Local: Estúdio Mutiuso (2221)

Oficina ministrada por Emiron Gouveia e Hélio Correia Heleno, no estúdio Multiuso do curso de Comunicação Social. Conteúdo: Principio básico de Câmera Broadcast; Como Operar (postura, enquadramento, planos e movimentos) ;Formato de Gravação; Uso Correto dos Tripés; Principio Básico de Iluminação de 03 pontos; Tipo de Spots; Luz de Ataque, Rebatida, Difusa e Preenchimento; Como e quando utilizar; Cuidados operacionais. Carga horária: 12 horas

08h00 Oficina de vídeo para redes Oficina
Oficina de vídeo para redes
Local: Sala de multimeios do DLA (1º andar do Pavilhão Adonias Filho)

Oficina de Vídeo para as redes, ministrada por Letícia Vasconcelos

CEO e Fundadora da Vixe Comunicação, Letícia é graduada em Comunicação Social - Rádio e TV pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Designer e Diretora Audiovisual, já produziu filmes para instituições como Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, Telefônica Vivo, San Folia e Daniela Mercury, além de ter atuado em 11 países como designer gráfico e ministrado oficinas de educomunicação em 5 estados brasileiros. Atualmente, atua como Head Digital dos perfis gerenciados pela Vixe, agência que cresceu 300% em 2022 e já atendeu mais de 300 profissionais e empresas dentro e fora do Brasil em 7 anos de atuação.

08h30 Oficina: Música no cenário Audiovisual Oficina
Oficina: Música no cenário Audiovisual
Local: Laboratório de Som do Curso de Comunicação Social (n da sala)

A oficina Música no cenário Audiovisual tem como objetivo a abordagem dos seguintes temas: A percepção da música como elemento importantíssimo na construção de uma peça audiovisual; Conceitos sobre ritmo melodia e harmonia, e tipos de trilhas sonoras dentro do contexto audiovisual; A importância da imaginação musical no processo de pré-Produção; A importância de referências no processo de Produção; Perfeccionismo versus Objetividade na criação de uma trilha sonora; Papéis de profissionais da música dentro do cenário audiovisual; Dicas de atuação no Mercado da música; Exemplo prático (com os participantes) de uma trilha criada para um vídeo solicitado (Simulação). Oficina ministrada por Isaque Nascimento nos dias 28 e 29 de setembro a partir das 08:30 no Laboratório de Som do Curso de Comunicação Social.

08h30 Oficina: Motion Graphics – Princípios Básicos  Oficina
Oficina: Motion Graphics – Princípios Básicos 
Local: Sala 2205

Oficina: Motion Graphics – Princípios Básicos, com Silvia Barreto

Na Oficina, será abordado os passos para criação de um Motion Design - da ideia ao Motion. Ferramentas básicas do After Effects para transformar formas estáticas em formas vivas.

09h30 Oficina de Interpretação Vocal para Radiodramaturgia Oficina
Oficina de Interpretação Vocal para Radiodramaturgia
Local: Sala do NAU

Oficina dedicada aos interessados em desenvolver a prática da locução interpretativa para produtos radiofônicos.

Ministrante: Pedro Albuquerque - comunicólogo, jornalista e ator

Carga horária: 6 horas

08h00 Oficina de Interpretação Vocal para Radiodramaturgia Oficina
Oficina de Interpretação Vocal para Radiodramaturgia
Local: Sala do NAU

Oficina dedicada aos interessados em desenvolver a prática da locução interpretativa para produtos radiofônicos.

Ministrante: Pedro Albuquerque - comunicólogo, jornalista e ator

Carga horária: 6 horas

08h00 Oficina de Iluminação para TV e Vídeo Oficina
Oficina de Iluminação para TV e Vídeo
Local: Estúdio Mutiuso (2221)

Oficina ministrada por Emiron Gouveia e Hélio Correia Heleno, no estúdio Multiuso do curso de Comunicação Social. Conteúdo: Principio básico de Câmera Broadcast; Como Operar (postura, enquadramento, planos e movimentos) ;Formato de Gravação; Uso Correto dos Tripés; Principio Básico de Iluminação de 03 pontos; Tipo de Spots; Luz de Ataque, Rebatida, Difusa e Preenchimento; Como e quando utilizar; Cuidados operacionais. Carga horária: 12 horas

08h00 Oficina de vídeo para redes Oficina
Oficina de vídeo para redes
Local: Sala de multimeios do DLA (1º andar do Pavilhão Adonias Filho)

Oficina de Vídeo para as redes, ministrada por Letícia Vasconcelos

CEO e Fundadora da Vixe Comunicação, Letícia é graduada em Comunicação Social - Rádio e TV pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Designer e Diretora Audiovisual, já produziu filmes para instituições como Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, Telefônica Vivo, San Folia e Daniela Mercury, além de ter atuado em 11 países como designer gráfico e ministrado oficinas de educomunicação em 5 estados brasileiros. Atualmente, atua como Head Digital dos perfis gerenciados pela Vixe, agência que cresceu 300% em 2022 e já atendeu mais de 300 profissionais e empresas dentro e fora do Brasil em 7 anos de atuação.

08h30 Oficina: Motion Graphics – Princípios Básicos  Oficina
Oficina: Motion Graphics – Princípios Básicos 
Local: Sala 2205

Oficina: Motion Graphics – Princípios Básicos, com Silvia Barreto

Na Oficina, será abordado os passos para criação de um Motion Design - da ideia ao Motion. Ferramentas básicas do After Effects para transformar formas estáticas em formas vivas.

08h30 Estudos de Cultura Pop Minicurso
Estudos de Cultura Pop
Local: Sala 2203

A proposta do minicurso é apresentar os estudos sobre Cultura Pop como um campo possível para investigações acadêmicas em articulação com o debate sobre Geopolítica e Globalização. Inscreve a Cultura Pop em dois grandes campos da Comunicação – a Teoria Crítica (de onde derivam os estudos sobre Indústrias Culturais e cultura como mercadoria) e Estudos Culturais britânicos e latino-americanos (a partir da emergência de produtos da cultura popular midiática como atrelados a políticas de gênero, raça e classe social e do consumo e circulação de produções midiáticas em países da América Latina e mais amplamente do Sul Global). Utilizando-se de métodos comparativos de produção audiovisual, debate-se a polarização política, a estética de um mundo pós-Ocidental, política dos corpos e a globalização em videoclipes, seriados e trechos de filmes do cinema mainstream. A noção de Plataformização da cultura evidencia um importante marcador para compreender as performances em redes sociais digitais de fandoms em disputas locais e globais.

Thiago Soares é professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do grupo de pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (GruPop/ UFPE - CNPq) e integrante do grupo de pesquisa Laboratório de Análise em Música e Audiovisual (LAMA/ UFPE). Autor dos livros "Modos de Experienciar Música Pop em Cuba" (2021); "Ninguém é Perfeito e a Vida é Assim: A Música Brega em Pernambuco" (2017); "A Estética do Videoclipe" (2014) e "Videoclipe, O Elogio da Desarmonia" (2004) e de inúmeros artigos e ensaios sobre interfaces música e mídia; performance; audiovisual; cultura pop; jornalismo e cultura de celebridades.

Carga horária: 8 horas

08h30 Estudos de Cultura Pop Minicurso
Estudos de Cultura Pop
Local: Sala 2203

A proposta do minicurso é apresentar os estudos sobre Cultura Pop como um campo possível para investigações acadêmicas em articulação com o debate sobre Geopolítica e Globalização. Inscreve a Cultura Pop em dois grandes campos da Comunicação – a Teoria Crítica (de onde derivam os estudos sobre Indústrias Culturais e cultura como mercadoria) e Estudos Culturais britânicos e latino-americanos (a partir da emergência de produtos da cultura popular midiática como atrelados a políticas de gênero, raça e classe social e do consumo e circulação de produções midiáticas em países da América Latina e mais amplamente do Sul Global). Utilizando-se de métodos comparativos de produção audiovisual, debate-se a polarização política, a estética de um mundo pós-Ocidental, política dos corpos e a globalização em videoclipes, seriados e trechos de filmes do cinema mainstream. A noção de Plataformização da cultura evidencia um importante marcador para compreender as performances em redes sociais digitais de fandoms em disputas locais e globais.

Thiago Soares é professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do grupo de pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (GruPop/ UFPE - CNPq) e integrante do grupo de pesquisa Laboratório de Análise em Música e Audiovisual (LAMA/ UFPE). Autor dos livros "Modos de Experienciar Música Pop em Cuba" (2021); "Ninguém é Perfeito e a Vida é Assim: A Música Brega em Pernambuco" (2017); "A Estética do Videoclipe" (2014) e "Videoclipe, O Elogio da Desarmonia" (2004) e de inúmeros artigos e ensaios sobre interfaces música e mídia; performance; audiovisual; cultura pop; jornalismo e cultura de celebridades.

Carga horária: 8 horas

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Local

Universidade Estadual de Santa Cruz, 45662-900, Rodovia Jorge Amado, Salobrinho, Ilhéus, Bahia
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Organizador

Semana de Comunicação UESC