A 14ª Semana de Comunicação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) acontecerá entre os dias 28 e 30 de setembro na cidade de Ilhéus (BA). Com o tema "Comunicação, Democracia e Cidadania na contemporaneidade" o evento contará com palestras, oficinas e momentos culturais.
A utilização da mentira como propaganda, ou, ainda, como instrumento de controle da sociedade não é um fenômeno recente. Há muitos séculos, nas mais distintas sociedades, esse expediente não era raro. Tanto é assim que o livro “A Arte da Guerra”, escrita no século IV a.C, é considerado como “primeiro tratado sobre desinformação”. A desinformação se tornou muito habitual nos dias atuais e, a grande diferença em relação aos tempos mais remotos, é a capacidade que hoje em dia tem de ser rápida e amplamente difundida, graças às mais recentes tecnologias de comunicação, que deu origem a muitos dispositivos de disseminação de informação, entre eles as chamadas redes sociais.
Graças à convergência digital, definida por Henry Jenkins como a fluidez de conteúdos por meio de múltiplas plataformas, esse processo massivo de disseminação de informações ganhou proporções jamais vistas. E, se por um lado essa amplitude tem seu caráter positivo – porque permite que mais pessoas possam ter acesso a informações, bem como a capacidade de fazer circular discursos que antes estavam muito restritos – , paradoxalmente o que vemos é o aumento exponencial da proliferação de mensagens cujos objetivos são a manipulação e a distorção da realidade em prol de benefícios políticos, econômicos e/ou financeiros. E isso tem gerado muitos prejuízos à consolidação da democracia, assim como a construção de uma cidadania plural.
As chamadas fake news, na sua versão contemporânea, e os debates sobre pós-verdade são alguns dos desafios que as nossas sociedades enfrentam atualmente. Dessa forma, faz-se imprescindível que a prática comunicativa esteja constantemente sob reflexão, principalmente em um contexto onde o número das visitas recebidas é mais importante do que a qualidade das notícias publicadas.
Assim, o tema proposto se apresenta como mais do que uma necessidade dentro do curso de Comunicação. Além disso, considerando que estamos em um ano de eleições presidenciais, no qual certamente se proliferarão distorções da realidade com objetivos político-eleitorais (e também ideológicos), torna-se uma obrigação debater, refletir e conscientizar acerca da importância e do papel da comunicação no combate a essa prática anti-republicana.