Sefeli

Sefeli

Faça sua inscrição
De 6 a 8 de outubro Todos os dias das 09h00 às 22h00
Evento online Transmissão via Doity Play Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Sobre o Evento

O Grupo de Estudos e Pesquisas Letramentos em Inglês: Língua, Literatura, Cultura (Linc) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) tem a satisfação de anunciar a realização do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa – SEFELI e a celebração de 10 anos do evento. O seminário acontece on-line, entre os dias 6 e 8 de outubro de 2021.

As atividades acontecem em formatos de oficinas, palestras, painéis, mesas redondas, comunicações orais, painel multimodal além de passarela da convivência, e contam com nomes representativos da área de formação de professores de Língua Inglesa no Brasil e no exterior.

Realização

Homenagem a Bill Brydon

Neste VI SEFELI, em comemoração aos 10 anos do evento, temos a enorme satisfação de homenagear o ilustre Bill Brydon, que desempenhou um papel fundamental para a realização do I SEFELI. Entre outras contribuições, Bill foi o nosso fotógrafo oficial naquele evento (embora informalmente). Este ano, durante os intervalos, exibiremos as fotos que ele tirou e compartilhou conosco tão generosamente. Será uma deliciosa volta no tempo e também o nosso carinhoso agradecimento e reconhecimento por tudo que Bill fez por nós e pelo SEFELI.

We miss you, Bill!

Palestrantes

  • Prof. Dr. Ricardo Saito (UFBA)
  • Profa. Dra. Betânia Passos Medrado (UFPB)
  • Profa. Dra. Eliana Marcia dos Santos Carvalho (UNEB)
  • Profa. Dra. Ana Lúcia S. B. Fonseca (UFS)
  • Profa. Dra. Mariana Mastrella-de-Andrade (UnB)
  • Prof. Olivaldo Lima (SEDUC-SE)
  • Profa. Me. Cecilia Neri (SEDUC-SE)
  • Profa. Grace Silva (SEDUC-SE)
  • Prof. Me. Édipo Andrade (SEDUC-SE)
  • Prof. Dr. Erik Jacobson (Montclair State University)
  • Prof. Dr. Raúl Alberto Mora (Universidad Pontificia Bolivariana)
  • Prof. Dr. Vanderlei J. Zacchi (UFS)
  • Prof. Dr. Joel Windle (UFF)
  • Prof. Dr. Tom Bartlett (University of Glasgow)
  • Profa. Dra. Walkyria Monte Mór (USP)
  • Prof. Dr. Tony Berber Sardinha (PUC/SP)
  • Profª. Drª. Marcia Veirano Pinto (UNIFESP)
  • Profª. Drª. Maria Carolina Zuppardi (Emeritus)
  • Profª. Drª. Juliana Pereira Souto Barreto

Programação

14h00 Oficinas Oficina

Para acessar as oficinas clique aqui

  • Oficina 1

Tema: Produção de Materiais Pedagógicos para o Ensino de 'Línguas' e Literaturas: Letramentos Críticos Transmodais e Decolonialidades em-devir

Palestrante: Prof. Dr. Ricardo Saito (UFBA)

  • Oficina 2

Tema: Práticas Decoloniais e o Ensino de Língua Inglesa: reflexões e propostas

Palestrantes: Profª. Drª. Ana Lúcia S. B. Fonseca (UFS) e Profª. Drª. Kelly Barros (UFRB)

  • Oficina 3

Tema: O projeto de pesquisa - possibilidades dentro da LA

Palestrantes: Profª. Drª. Eliana Márcia dos Santos Carvalho (UNEB) e Profª. Drª. Keila Mendes dos Santos (UNEB)

  • Oficina 4

Tema: Questões de linguagem e trabalho docente: uma introdução à Clínica da Atividade

Palestrantes: Profª. Drª. Betânia Passos Medrado (UFPB)

  • Oficina 5

Tema: Literacies in my classroom?! Possible practices in English language teaching at regular schools

Palestrantes: Profª. Drª. Mariana Pérez (UFPB) e Profª. Drª. Francieli Freudenberger Martiny (UFPB)

  • Oficina 6

Tema: Linguística de Corpus para Professores e Tradutores

Palestrantes: Profª. Drª. Simone Vieira Resende (EBAC) e Profª. Me. Yara Maria de Toledo Dias Romeiro (PUC/SP, Plural Idiomas)

  • Oficina 7

Tema: Ensino de Inglês com Música: Muito mais do que ‘fill in the blanks’

Palestrantes: Profª. Me. Maria Claudia Nunes Delfino (PUC-SP, Fatec-PG, Cambly Inc) e Prof. Me. Rafael Fonseca de Araújo (Unimes, Etec)

  • Oficina 8

Tema: Design de Curso Online para Idiomas

Palestrante: Profª. Drª. Maria Carolina Zuppardi (Emeritus)

  • Oficina 9

Tema: Práticas pedagógicas em mídias-educação

Palestrante: Prof. Dr. Sandro da Silva Cordeiro (UFRN) e Profa. Dra. Milene dos Santos Figueiredo (UFRN)

  • Oficina 10

Tema: Post-humanism and new materialism in language teaching

Palestrante: Prof. Dr. Vanderlei José Zacchi (UFS)

  • Oficina 11

Tema: Literary literacy: creative writing in the English language classroom

Palestrantes: Profª. Drª. Maria Amália Vargas Façanha (UFS) e Prof. Dr. Roberto Bezerra da Silva (UFRJ)

19h00 Mesa de Abertura e Apresentação Cultural Abertura

Apresentação Cultural: "Coletivo Nosso Som"

Mesa de Abertura: Prof. Dr. Vanderlei José Zacchi (Presidente da Comissão Organizadora do Sefeli); Profa. Dra. Silvana Bretas (Diretora CECH/UFS); Prof. Dr. Dario Pagel (DLES/UFS); Profa. Dra. Doris Matos (PPGL/UFS)

19h30 - Prof. Dr. Erik Jacobson (Montclair State University), Profa. Dra. Walkyria Monte Mór (USP) Discussing Literacies in Language Education Abertura

Obs.: A mesa será em inglês. Não haverá tradução simultânea.

09h00 - Prof. Dr. Joel Windle (UFF), Prof. Dr. Tom Bartlett (University of Glasgow), Prof. Dr. Vanderlei J. Zacchi (UFS) Discourses of sustainability in a globalized world: different voices from different contexts Mesa-redonda

Obs.: A mesa será em inglês. Não haverá tradução simultânea.

11h15 Painel Multimodal Painel

Para acessar as salas clique aqui

14h00 Comunicações Orais Apresentação Oral

Para acessar as salas de comunicação clique aqui

16h15 - Prof. Me. Édipo Andrade (SEDUC-SE), Prof. Olivaldo Lima (SEDUC-SE), Profa. Grace Silva (SEDUC-SE), Profa. Me. Cecilia Neri (SEDUC-SE) Formação de professores de inglês em  Sergipe: diálogo Pibid, RP e Prolice Mesa-redonda

.

18h00 Oficina de dança livre com Bosco Daju Oficina

Para acessar a oficina clique aqui

19h00 - Profa. Dra. Ana Lúcia S. B. Fonseca (UFS), Profa. Dra. Mariana Mastrella-de-Andrade (UnB), Profª. Drª. Juliana Pereira Souto Barreto Formação docente: tempos, espaços, provocações e resistência Mesa-redonda

.

09h00 - Prof. Dr. Tony Berber Sardinha (PUC/SP), Profª. Drª. Marcia Veirano Pinto (UNIFESP), Profª. Drª. Maria Carolina Zuppardi (Emeritus) A Linguística de Corpus aplicada ao ensino da Língua Inglesa Mesa-redonda

.

11h15 Passarela de Convivência Apresentação Oral

Para acessar as salas clique aqui

14h00 - Prof. Dr. Ricardo Saito (UFBA), Profa. Dra. Betânia Passos Medrado (UFPB), Profa. Dra. Eliana Marcia dos Santos Carvalho (UNEB) Decolonialidades, emoções e interdisciplinaridade: processos de (re)existência na formação de professores durante a pandemia Mesa-redonda

.

16h15 - Prof. Dr. Raúl Alberto Mora (Universidad Pontificia Bolivariana) Gamification and the Language Classroom: It’s not about the games; it’s all about the gamers Encerramento

Obs.: Não haverá tradução simultânea para esta mesa cuja palestra será proferida em inglês.

14h00 Produção de Materiais Pedagógicos para o Ensino de 'Línguas' e Literaturas: Letramentos Críticos Transmodais e Decolonialidades em-devir Oficina
Produção de Materiais Pedagógicos para o Ensino de "Línguas" e Literaturas: Letramentos Críticos Transmodais e Decolonialidades em-devir

Palestrante: Prof. Dr. Ricardo Saito (UFBA)

Descrição: Esta oficina tem como objetivo inspirar participantes a refletirem sobre os materiais pedagógicos que empregamos em nossas salas de aula a partir de um olhar outro, talvez menos hegemônico, menos branco, menos masculino, menos eurocêntrico, também incluindo-os. Como professoras e professores em trans-formação, durante a preparação de nossas aulas buscamos por materiais que contemplem as nossas alunas de "línguas" e literaturas. Entretanto, muitas vezes sem encontrar o que imaginamos, acabamos por escolher aquele que mais se adequa às nossas necessidades quase imediatas. A construção de saberes a partir do Sul-Global pode ser co-criado com movimentos que contemplem cada um de nós, sujeitos subalternos, invisibilizados, silenciados e ausentes nas telas digitais, nas mídias e nos livros didáticos. Assim, após a roda de conversa inicial, um diálogo co-construído entre teoria e prática, as participantes da oficina serão convidadas a co-construir protótipos de materiais pedagógicos a partir de nossas próprias realidades de ensino e aprendizagem, e compartilhá-las com todas e todos.

14h00 Práticas Decoloniais e o Ensino de Língua Inglesa: reflexões e propostas Oficina
Práticas Decoloniais e o Ensino de Língua Inglesa: reflexões e propostas

Palestrantes: Profa. Dra. Ana Lúcia S. B. Fonseca (UFS) e Profa. Dra. Kelly Barros (UFRB)

Descrição: Decolonial, descolonial, novos termos, ou nem tão recentes assim. Há quem diga que a Decolonialidade está sendo esvaziada por trajes gourmetizados a fim de vestir todos os corpos, assim como uma trendy, atual e, talvez, passageira. No entanto, em meio às discussões sobre ser decolonial, ou não, entendemos que não mais desejamos processos civilizatórios que tornam o ensino de uma língua estrangeira em uma ação apolítica, alienante e racializada. Portanto, concordamos que é preciso trabalhar entre as fissuras (WALSH, 2019) do plano político-educacional para que possamos propor atitudes, projetos de extensão e práticas em salas de aula que rompam com o estado de invisibilização de pessoas que não têm acesso ao conhecimento de uma língua. Porém, em se tratando de democratização de ensino de inglês, são exatamente as perspectivas do debate decolonial que irão sulear (MATOS; SILVA JÚNIOR, 2019) as propostas da nossa oficina. Para além de dividirmos nossas experiências, temos como objetivo fazer desse encontro uma partilha de escuta e performances de outras vozes pedagógicas para que, juntas(os), possamos construir epistemologias de resistência que tenham impacto nos espaços acadêmicos (universitários e da escola).

14h00 O projeto de pesquisa - possibilidades dentro da LA Oficina
O projeto de pesquisa - possibilidades dentro da LA

Palestrantes: Profa. Dra. Eliana Márcia dos Santos Carvalho (UNEB) e Profa. Dra. Keila Mendes dos Santos (UNEB)

Descrição: A elaboração de projeto de pesquisa é uma etapa relevante da vida acadêmica, seja para o estudante de graduação, ou para aqueles que almejam ingressar na pós-graduação. No entanto, muitos estudantes se veem perdidos, sem saberem por onde iniciar diante das inúmeras indagações que lhes surgem como: Qual tema pesquisar? Como estabelecer objetivos ou identificar um problema a ser investigado? Como selecionar leituras pertinentes ao meu aporte teórico? Que metodologia adotar? O que escrever em cada uma das etapas do projeto? Isto porque a construção de um bom projeto de pesquisa é um processo minucioso que requer leituras, estudo, dedicação, apresentando uma escrita que atenda aos propósitos do programa de pós-graduação no qual pretende ingressar, ou curso de graduação em que esteja vinculado, seguindo suas orientações, assim como as normas da ABNT. Pensando em auxiliar graduandos e pós-graduandos na escrita dos seus projetos, a oficina: O projeto de pesquisa - possibilidades dentro da LA, tem por objetivo apresentar orientações referentes à elaboração das etapas de um projeto de pesquisa no âmbito da linguística aplicada.

14h00 Questões de linguagem e trabalho docente: uma introdução à Clínica da Atividade Oficina
Questões de linguagem e trabalho docente: uma introdução à Clínica da Atividade

Palestrantes: Profa. Dra. Betânia Passos Medrado (UFPB)

Descrição: Os desafios cotidianos enfrentados pelos profissionais do ensino no Brasil têm proporcionado um espaço para reflexões sobre o trabalho do professor em várias instâncias de ensino. No seio da Linguística Aplicada, no contexto mais específico da formação de professores de línguas, o trabalho docente tem sido tema recorrente. Com esta oficina, objetivamos, assim, apresentar a base conceitual da Clínica da Atividade (Clot 2007, 2010), quadro teórico-metodológico que dialoga com a perspectiva histórico-cultural de Vygotsky e com o pensamento bakhtiniano. Para tanto, através de exposição-diálogo, introduziremos, em um primeiro momento, algumas noções centrais da e para a Clínica da Atividade, tais como gênero profissional, estilo profissional e real da atividade, além da noção de trabalho como algo pessoal, interpessoal, transpessoal e impessoal. Em um segundo momento, apresentaremos dois instrumentos de geração de dados nesse campo: a instrução ao sósia e a autoconfrontação (simples e cruzada).

14h00 Linguística de Corpus para Professores e Tradutores Oficina
Linguística de Corpus para Professores e Tradutores

Palestrantes: Profa. Dra. Simone Vieira Resende (EBAC) e Profa. Me. Yara Maria de Toledo Dias Romeiro (PUC/SP, Plural Idiomas)

Descrição: O objetivo desta oficina é apresentar aos participantes algumas ferramentas da Linguística de Corpus que podem ser utilizadas por professores de idiomas, tradutores e intérpretes. Os participantes poderão conhecer e utilizar corpora (coletânea de textos autênticos) disponíveis on-line para: elaborar material didático e atividades de aula, pesquisar frequência de palavras, itens lexicais e gramaticais, elaborar glossários para tradução e aulas para fins específicos. A tecnologia tem um papel fundamental na prática tradutória e de ensino de línguas, além de ser uma excelente ferramenta de auxílio para o tradutor e para o professor, ela agiliza o processo e oferece oportunidades para agregar qualidade ao produto final. A demanda do mundo globalizado e interdisciplinar é latente e a tecnologia vem nos auxiliar a preencher essa demanda. Esta oficina mostra que a prática profissional requer mais do que teorias abstratas e metodologias rígidas e apresenta soluções de pesquisas baseadas nas ferramentas da Linguística de Corpus por meio da análise de corpora formados por diferentes tipos de registros que nos estimulam a agir por indução, resolvendo problemas a partir de exemplos, estudos de caso, atividades e exercícios que nos ajudam a adquirir e consolidar letramento e autonomia. Registros digitalizados e ferramentas de análise linguísticas são portas para uma constelação de informações que corroboram o fazer tradutório e o ensino de idiomas. Porém, aprender de forma prática a usar essa tecnologia ainda é um desafio para grande parte dos professores e tradutores.

14h00 Ensino de Inglês com Música: Muito mais do que ‘fill in the blanks’ Oficina

Palestrantes: Profa. Me. Maria Claudia Nunes Delfino (PUC-SP, Fatec-PG, Cambly Inc) e Prof. Me. Rafael Fonseca de Araújo (Unimes, Etec)

Descrição: Tradicionalmente presente no ensino de inglês como língua estrangeira, a música tem sido um importante aliado do professor. Letras de música são textos ricos e formados a partir de uma linguagem natural que pode ser usada para o Ensino com um bônus extra: tais textos são conhecidos pelos alunos, o que ajuda a retirar a carga de um assunto desconhecido a ser tratado na aula. O problema é que poucas atividades com esse tipo de texto são exploradas, o foco, na maioria das vezes, acaba sendo na habilidade auditiva, por meio da qual exercícios de preencher os espaços em branco são os mais comuns, perdendo-se a oportunidade de explorar um texto conhecido dos alunos em todas as quatro habilidades, fala, escrita, audição e leitura. O objetivo dessa oficina é mostrar como letras de música podem até mesmo substituir o livro didático nas quatro habilidades através de um corpus de letras de músicas selecionadas por alunos de uma Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo. Tais atividades foram desenvolvidas seguindo o arcabouço teórico-metodológico da Linguística de Corpus e, a partir de critérios de desenvolvimento de exercícios baseados em corpus formulados pelos autores. Durante a apresentação, exemplos de como montar exercícios englobando as quatro habilidades e letras de música serão demonstrados a partir de ferramentas gratuitas, tais como AntConc.

14h00 Design de Curso Online para Idiomas Oficina
Design de Curso Online para Idiomas

Palestrante: Profa. Dra. Maria Carolina Zuppardi (Emeritus)

Descrição: O ensino digital ganhou notoriedade com a pandemia em 2020. A grande maioria das instituições de ensino básico e superior passou a oferecer algum tipo de oferta de ensino por meio da internet, seja o ensino remoto, híbrido ou totalmente online, porém nem sempre de forma bem-sucedida ou adequada. Com isso, professores que ministravam somente cursos presenciais tiveram que, rapidamente, migrar toda sua prática para o ambiente digital. Mesmo em circunstâncias normais, isso já seria um desafio. Em um momento de necessidade de mudança rápida, esse desafio pode parecer insuperável. Apesar disso, esse cenário também trouxe oportunidades de qualificação e novas formas de ofertar ensino de qualidade no ambiente digital. Para que isso seja possível, é necessário treinamento e capacitação adequada, tanto de ferramentas quanto de metodologias específicas para esse ambiente. Portanto, essa oficina visa apresentar princípios de design instrucional para a criação de cursos online de idiomas, a fim de capacitar professores em exercício e futuros professores para essa modalidade de ensino. Especificamente, o foco estará no desenho de experiências formativas para o ensino online, incluindo o planejamento da experiência, distribuição de conteúdo, metodologias mais adequadas e tipos de avaliação.

14h00 - Sandro da Silva Cordeiro Práticas pedagógicas em mídias-educação Oficina

Palestrantes: Prof. Dr. Sandro da Silva Cordeiro (UFRN) e Profa. Dra. Milene dos Santos Figueiredo (UFRN)
Descrição: Em construção.

14h00 Post-humanism and new materialism in language teaching Oficina
Post-humanism and new materialism in language teaching

Palestrante: Vanderlei José Zacchi (UFS)

Descrição: Post-humanism and the new materialism are two movements that bring about new ways to look at language and meaning. Although they draw extensively from the Humanities, there are also contributions from other areas, such as Physics and Computing. In this workshop I intend to go through the main theoretical ideas of these two movements, especially in connection with the concept of language. Some of the main features of these theories include: i) language is not exclusively lodged in the mind but is in straight connection with the environment, including bodies and objects, so that, in some ways, they also engage with other theories and frameworks, such as performativity and multimodality; ii) human beings are not necessarily the main agents in the meaning-making process. In the sequence I will propose ways of working with these theories in the language classroom.

14h00 Literary literacy: creative writing in the English language classroom Oficina
Literary literacy: creative writing in the English language classroom

Palestrantes: Profa. Dra. Maria Amália Vargas Façanha (UFS) e Prof. Dr. Roberto Bezerra da Silva (UFRJ)

Descrição: This workshop is inspired by the current debate over the need to expand and renew traditional forms of knowledge production and sharing in the classroom setting. It is also aligned with the critique produced by decolonial theorists towards the long-standing privilege of Cartesian thinking as the dominant epistemic mode in the history of modernity. In that context, participants will be asked to consider literary writing as a critical practice which invites us to look at the world through other eyes and renew our meaning-making experiences. Based on the theories of literacies, literature will be critically approached to motivate participants to reflect upon their social practices, especially the ones involving reading and writing literary texts, in order to expand their perspectives. To do so, they will engage in poetry writing activities as a way to explore the pedagogical potential of creative writing in the context of English teaching as an additional language. In this sense, we intend to highlight the relevant role literature can play in the development of critical and engaged citizenship.

Carregando área de inscrição

Organizador

Vanderlei José Zacchi

ATENÇÃO !

Não perca a VII edição do Sefeli