II SEMANA DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS JOSÉ ROBERTO VIEIRA
Legalidade Tributária: um velho tema sob novíssima perspectiva
Uma palavra por um homem nunca será uma atividade efetiva, pois haverá, com isso, uma simplificação, naquilo que o termo tem de pejorativo, aproximando-se do simplismo, mas, por outro lado, ao voltarmos nossa atenção para um só termo, torna-se possível a aproximação daquilo que uma pessoa tem de mais seu, o que interpretamos como permissão para adjetivar com um substantivo José Roberto Vieira: Professor.
E como homenagem de seus alunos — por ter-nos ensinado — é que se organiza esta II Semana de Estudos, cujo tema será a “Legalidade Tributária”. Agora, não seria um preito digno do Professor José Roberto Vieira se tudo ficasse limitado a mera repetição de lições comezinhas sobre a legalidade tributária e, em razão disso, é que se lançou um reto aos palestrantes para que inovassem. Dessarte, o encontro ganhou um subtítulo mais do que adequado, pois a legalidade tributária, um velho tema, será tratada sob novíssima perspectiva.
No mais, não cabem dúvidas de que os invitados para palestrear estão mais do que à altura do desafio, uma vez que ocupam lugar entre os maiores juristas do país, mas cabe aqui uma preciosidade sobre a relação deles com o homenageado. Na terça-feira, teremos as considerações do Professor Cesar Antonio Serbena, que foi seu aluno; na quarta-feira, a apresentação do Professor Eurico de Santi, que foi seu colega de classe; e, na quinta-feira, a exposição do Professor Paulo de Barros Carvalho, quefoi seu orientador.
Assim, convidamos todos para participar deste evento, um tributo mais do que merecido ao Professor José Roberto Vieira.
Os Coordenadores
Valterlei A. da Costa
Maurício Timm do Valle