SEGUNDA TURMA: FUNDEB - Habilitando a Educação para receber as receitas complementares

SEGUNDA TURMA: FUNDEB - Habilitando a Educação para receber as receitas complementares

Faça sua inscrição
Quarta, 12 de abril de 2023 Das 09:00 às 12:00

Sobre o Evento

A Federação Goiana de Municípios (FGM) realizará no dia 12 de abril, as 9hs, a segunda etapada do evento Habilitando a Educação Para Receber as Receitas Complementares do FUNDEB, que ocorrerá no auditório da sede da entidade. O evento e destinado aos gestores da educação, prefeitos, prefeitas e secretários municipais para o conhecimento das novas regras.

Com o foco nas novas regras do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica-FUNDEB, o evento visa auxiliar as administrações municipais a se capacitarem para participar das complementações da União. O VAAR a Lei 14.113/2020, que regulamentou o novo Fundeb, estabeleceu cinco condicionalidades para que os entes federados possam concorrer a receber os recursos da complementação-VAAR (Valor Aluno Ano por Resultados). Já o VAAT é a complementação dos recursos calculados do aluno ao ano total, considera todas as receitas disponíveis vinculadas à Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), em cada Ente federado e os recursos repassados da União são alocados por rede de ensino.

O professor Manoel Barbosa, Mestrando em Financiamento da educação pela PUC GO e ex-conselheiro estadual de educação, explica que, para o ano de 2023, 123 municípios goianos não se habilitaram para o recebimento da complementação do VAAR, o que representa uma perda de R$ 34.869.531,24 milhões neste ano.

Local

Federação Goiana de Municípios - 74083-250, Rua 102, 186, Setor Sul, Goiânia, Goiás,
Ver no mapa

Organizador

Federação Goiana de Municípios

A Federação Goiana de Municípios (FGM), antes conhecida como Frente de Mobilização Municipalista (FMM), foi criada com o propósito claro de defender os interesses institucionais dos municípios. Com uma visão técnica e conhecimento preciso das dificuldades enfrentadas pelas administrações municipais, um grupo de prefeitos se uniram em prol da idealização de uma entidade focada exclusivamente no municipalismo.


A entidade é reconhecida por ministrar treinamentos e cursos voltados aos servidores municipais. Ao decorrer dos últimos 20 anos, diversas lutas foram travadas e muitas conquistas foram obtidas pela FGM. Em 2007, a Federação recebeu o título de entidade de Utilidade Pública, conferido pela Lei Estadual nº 16.604/2007. Esse reconhecimento foi fruto do trabalho prestado à administração pública municipal e aos cidadãos goianos.