II Seminário sobre os Impactos da Transformação Digital

28 de novembro de 2019, 08h30 - 13h00

Instituto de Relações Internacionais da USP, São Paulo, SP

Sobre

Transformação digital é um conceito que vai além da conjunção de palavras. É o uso de recursos tecnológicos para repensar o objetivo, a estrutura e a operação de um negócio. O resultado da transformação pode ou não ter a tecnologia como uma de suas partes essenciais, mas se trata de uma nova abordagem de negócios que afeta tanto o indivíduo quanto a sociedade.

A tecnologia em si não é o tema principal desta série de seminários organizados pelo CEST.

Enquanto na primeira edição do evento o objetivo era repensar como a transformação digital poderia afetar tanto o indivíduo quanto a sociedade, na segunda edição do evento, o objetivo é discutir quais indicadores de desempenho estão sendo usados atualmente pelas empresas para avaliar seus sucessos após a implementação de processos visando a transformação digital de seus negócios.

Perguntas e Respostas Frequentes

1- Como chego ao Instituto de Relações Internacionais da USP?
Se você utilizar o transporte público, você pode obter direções consultando a página do Moovit. Se você utilizar carro próprio, você pode obter direções consultando a página do Waze ou Google Maps. Ao utilizar carro próprio, é possível estacionar o veículo nos bolsões da Escola Politécnica (POLI) ou da Faculdade de Economia e Administração (FEA).

2- Por que preciso informar meu RG no momento da inscrição?
A identificação é necessária para autorizar sua entrada no local evento.

3- Já fiz minha inscrição, mas houve um imprevisto e não poderei participar do evento. Posso transferir minha inscrição para outra pessoa?
Não. Por questões de segurança é necessário apresentar na entrada do local do evento o documento que foi utilizado no momento da inscrição. No caso de um imprevisto, mande um e-mail para cest@usp.br explicando o ocorrido para que possamos auxiliá-lo antes da realização do evento.

4- Os organizadores do evento emitirão um certificado de participação?
Haverá emissão de certificado de participação somente para os participantes que fizerem a inscrição e assinarem a lista de presença no dia e local do evento.

5- Como faço para adicionar ou remover o meu nome da lista de e-mails do CEST?
Se você quiser saber mais sobre futuro eventos do CEST ou outras notícias, clique neste link: CADASTRAR. Caso contrário, descadastre-se de nossa lista acessando este link: DESCADASTRAR.

6- Como posso contatar os organizadores do evento caso eu tenha quaisquer outras dúvidas?
Para solucionar quaisquer outras dúvidas você pode mandar um e-mail para cest@usp.br.

7- O evento será transmitido pela internet?
Não, mas as palestras gravadas ficarão disponíveis no canal do CEST que fica no YouTube após o evento.

Local do evento

Instituto de Relações Internacionais da USP - 05508-020, Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, travessa 4 e 5, Cidade Universitária, São Paulo, São Paulo

Palestrantes

  • Edison Spina

    Edison Spina - Escola Politécnica da USP / CEST

    Doutor em Engenharia de Computação pela Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (EP-USP). Foi Auditor Líder ISO 9000 (1995); Consultor Freelancer em Interferência e Compatibilidade Eletromagnética (1987), Qualidade e Gestão de Projetos (1998); Diretor da Antares Eletrônica Ltda (indústria, 1986-2000); Gerente de Projetos da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia - FDTE; Analista de Sistemas Eletrônicos de Segurança (LCA e GAS / PCS). Coordenou as Equipes Brasileiras de Projetos Europeus INSTINCT (FP6), BELIEF (FP6), BELIEF 2 (FP7), VertbrALCUE (Alfa3) e eMundus (Erasmus Mundus). Atualmente é professor assistente do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais - PCS (EP-USP, desde 1988); Membro do Knoma (Laboratório de Engenharia do Conhecimento); Coordenador Acadêmico do Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia da USP; Membro do Conselho do Comitê de Ciências e Tecnologia da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); Membro do Comitê de Relações Internacionais da Escola de Engenharia da USP (EP-USP); e Conselheiro do Conselho Executivo do Grupo Menon (Bruxelas).

    28/11 - 09h00 Abertura de boas vindas

  • Mario Magalhães

    Mario Magalhães - Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia

    Engenheiro pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo onde também realizou seus estudos de pós-graduação em engenharia de sistemas e, posteriormente, na Universidade de Toronto / Business School São Paulo, em Administração de Empresas. Foi responsável por soluções aproximando negócios e tecnologia em instituições financeiras, como Itaú, Unibanco, ABN AMRO, Real, Nacional e Safra, incluindo metodologias, processos, governança e inovação. Como consultor da McKinsey serviu vários clientes na América do Sul e Europa. Na Andersen Consulting e FDTE já trabalhou e engenharia de sistemas e de processos. Atualmente em sua própria empresa de consultoria Strategium Consultoria Empresarial, além de seu trabalho na definição e desenvolvimento de soluções inovadoras de negócios de TI e seus modelos, explora as possibilidades e impactos da tecnologia sobre a ética, a resolução de disputas on-line e questões relativas ao acesso e democratização da justiça.

    28/11 - 09h10 Introdução ao tema
    28/11 - 12h10 Debate aberto ao público
    28/11 - 13h00 Encerramento

  • Hermano Júnior

    Hermano Júnior - Diretor Geral do Núcleo Tech & Infra do Grupo Britânico Informa

    Engenheiro Eletricista, Economista e Mestre em Administração de Empresas. Executivo sênior com larga experiência na resolução de problemas complexos, gerenciamento de projetos e desenvolvimento de sistemas de comunicação, tendo atuado por mais de 25 anos na Divisão de Telecomunicações da Siemens em diversas áreas multifuncionais de infraestrutura e segmentos de negócios. Considerado um pensador estratégico equilibrado, com extrema confiança para enfrentar os desafios táticos, a eficiência operacional de longo prazo tendo servido vários anos em Munique, com foco nos mercados da Europa, Oriente Médio e Américas. Um líder forte e experiente, capaz de treinar e liderar grandes equipes, gerenciou toda a cadeia de valor no Brasil para Redes de Transmissão (P&D, Gerenciamento de Portfólio, Manufatura, Planejamento de Redes, Vendas, Serviços e Gerenciamento de Projetos), bem como Equipes regionais de projetos e vendas para o Grupo Telmex / América Móvil. Com a criação da Nokia Siemens Networks, liderou a equipe de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios para a América Latina. Especialista em tecnologias wireless e wireline, profissional motivado e criativo, com capacidade de desenvolver soluções inovadoras para desafios únicos, compartilha essa experiência como palestrante e moderador em seminários, fóruns e associações empresariais. Atualmente, responde como Diretor Geral do Núcleo Tech & Infra (Technology & Infrastrucutre) para a América do Sul no grupo britânico Informa.

    28/11 - 09h25 Panorama da Transformação Digital no Brasil - FUTURECOM 2019
    28/11 - 12h10 Debate aberto ao público

  • Renato Pasquini

    Renato Pasquini - Diretor de Pesquisa do Mercado em TICs e Transformação Digital da Frost & Sullivan

    Com mais de 16 anos de experiência em multinacionais do setor, Renato Pasquini é responsável pela condução de estudos e projetos de consultoria estratégica e de inteligência de mercado. Além de seu papel como consultor, também é professor de MBA em Digital Business na FIAP e contribui com artigos e comentários relacionados à indústria na imprensa latino-americana e internacional. Possui graduação e mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, pós-graduação em Direito Econômico pela GVLaw e em Negócios de Telecomunicações pela UPC-Espanha.

    28/11 - 09h55 Insights Estratégicos sobre Transformação Digital no Brasil
    28/11 - 12h10 Debate aberto ao público

  • Valter Wolf

    Valter Wolf - Diretor Executivo da Associação Brasileira de Inteligência Artificial

    Com mais de 10 anos de experiência em transformação digital, com passagens por empresas como Claro, Ericsson, Siemens e Nokia. Recentemente atuou como Country Manager da GSMA desenvolvendo serviços digitais para as operadoras moveis da região. Valter é engenheiro eletricista pela Federal do Rio Grande do Sul e tem MBA pela FGV São Paulo.

    28/11 - 10h40 Uso da Inteligência Artificial na Transformação Digital
    28/11 - 12h10 Debate aberto ao público

  • Tulio Irie

    Tulio Irie - Technical Executive Architect no Santander

    Com 18 anos de experiência nas indústrias de Telecom, Mídia e Alta Tecnologia, além de Utilities, E-commerce e Serviços Financeiros, atuou em empresas de diferentes tamanhos, desde startups, passando por empresas de grande porte e consultoria global. Atual responsável pelas metodologias e práticas de industrialização e automação no ciclo de vida de desenvolvimento de software do Santander.

    28/11 - 11h10 Mensurando a Transformação Digital
    28/11 - 12h10 Debate aberto ao público

  • Alex Santos

    Alex Santos - Gerente Sênior de Vendas Diretas na Motorola Solutions

    Engenheiro Eletricista com 18 anos de atuação do setor de Telecom, possui MBA Internacional em Gestão e Liderança pela FIA, com módulos de especialização em King's College, SDA Bocconi e Tongji. Atualmente é Gerente Sênior de Vendas Diretas na Motorola Solutions.

    28/11 - 11h40 Motorola Solutions na Era da Transformação Digital
    28/11 - 12h10 Debate aberto ao público

Programação

Horário Atividade Descrição
28/11
08h30 IRI - Saguão do Auditório do 1º Andar Credenciamento dos participantes
Credenciamento

Realização do credenciamento dos participantes e assinatura da lista de presença.

09h00 IRI - Auditório do 1º Andar Abertura de boas vindas
Abertura
Edison Spina

Abertura de boas vindas do coordenador acadêmico do CEST.

09h10 IRI - Auditório do 1º Andar Introdução ao tema
Painel
Mario Magalhães

Introdução ao tema do seminário.

09h25 IRI - Auditório do 1º Andar Panorama da Transformação Digital no Brasil - FUTURECOM 2019
Painel
Hermano Júnior

Apresentação de como andam as iniciativas recentes de transformação digital no Brasil baseado nas apresentações ocorridas na FUTURECOM 2019.

09h55 IRI - Auditório do 1º Andar Insights Estratégicos sobre Transformação Digital no Brasil
Painel
Renato Pasquini

Apresentação de uma visão geral das iniciativas de transformação digital ocorridas no país.

10h25 IRI - Saguão do Auditório do 1º Andar Coffee Break e networking
Coffee break

Coffee Break e networking para que os participantes possam conhecer e conversar com os palestrantes.

10h40 IRI - Auditório do 1º Andar Uso da Inteligência Artificial na Transformação Digital
Painel
Valter Wolf

Apresentação de como a Inteligência Artificial está sendo utilizada nos processos de Transformação Digital.

11h10 IRI - Auditório do 1º Andar Mensurando a Transformação Digital
Painel
Tulio Irie

Apresentação de cases de transformação digital e seus procedimentos de mensuração.

11h40 IRI - Auditório do 1º Andar Motorola Solutions na Era da Transformação Digital
Painel
Alex Santos

Apresentação de como a Motorola Solutions vem se readequando às novas necessidades do mercado.

12h10 IRI - Auditório do 1º Andar Debate aberto ao público
Seção de Perguntas
Alex Santos, Hermano Júnior, Mario Magalhães, Renato Pasquini, Tulio Irie, Valter Wolf

Debate aberto ao público com os palestrantes do evento.

13h00 IRI - Auditório do 1º Andar Encerramento
Encerramento
Mario Magalhães

Encerramento do evento, agradecimentos e mensagens finais.

Inscrições

Organizador

  • Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia
    O CEST (Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia) fica localizado no campus da Universidade de São Paulo e seu propósito é pesquisar e discutir questões complexas envolvendo a tecnologia e a sociedade, elaborando papers científicos, workshops abertos, envolvendo acadêmicos, técnicos, autoridades públicas e a população de forma a endereçar essas e outras questões importantes e gerar propostas e repostas úteis para a sociedade.
    Entre em contato

Parceiros

Apoio Institucional