Curso Intensivo de Educação Física Escolar e Didática

Curso Intensivo de Educação Física Escolar e Didática

Seleção Pública para Professor Substituto de Educação Física

Faça sua inscrição
De 26 junho a 3 de julho Todos os dias das 08h00 às 18h10

Sobre o Evento

Curso Intensivo de Educação Física Escolar e Didática

Prefeitura Municipal de Fortaleza

Seleção Pública para Professor Substituto

Específica Educação Física e Didática

Edital nº 20/2021

CURSO ONLINE - Transmissão pelo MEET

Link da aula será enviado por email 24hs antes do evento

CARGA HORÁRIA: 30 horas/aula (com certificado)

Material Didático (PDF) incluso

OBJETIVO: Promover a compreensão dos conteúdos específicos da Educação Física e proporcionar Noções Básicas da Didática no processo educativo.

PROFESSORES MESTRES: Ronnisson Barbosa e Roberta Costa

CRONOGRAMA:

26/06/2021 08:00 às 12:10 e 14:00 às 18:10hs

27/06/2021 08:00 às 12:10 e 14:00 às 18:10hs

03/07/2021 08:00 às 12:10 e 14:00 às 18:10hs

CONTEÚDO:

DIDÁTICA

1. Diferentes concepções de Educação e Didática:

1.1. As diferentes concepções de Educação;

1.2. A importância da educação como processo de mudança;

1.3. Origem e concepção de Didática;

1.4. A Didática e a formação do profissional da educação.

2. Contexto da Instituição Escolar:

2.1. Escola: local de trabalho docente e processo de ensino;

2.2. Conceituação de ensino-aprendizagem;

2.3. A formação do professor na sociedade;

2.4. Profissão docente: compromisso e ética;

2.5. O aluno: sua dimensão cognitiva, socioeconômica, afetiva e cultural;

2.6. O papel do professor no processo de ensino

3. Revendo o espaço da sala de aula (espaço de “interações”):

3.1. Diferentes concepções sobre Ensinar e Aprender;

3.2. Trabalhando com Projetos;

3.3. O professor e a utilização das novas tecnologias educativas;

3.4. Gestão do espaço e do tempo na escola;

3.5. Relações professor/ aluno na sala de aula (inclusive aspectos étnicos)

3.6. Organização Curricular da Escola;

3.7. O planejamento como instrumento de ação educativa;

3.8. Um plano de aula e seus componentes;

3.9. A utilização de jogos como ferramenta de trabalho pedagógico;

3.10. Construção da Autonomia do aluno;

3.11. A avaliação como processo de construção do conhecimento.

EDUCAÇÃO FÍSICA

1. Histórico da Educação Física.

2. Educação Física como linguagem.

3. Processo ensino e aprendizagem na Educação Física.

4. Construindo competências e habilidades em Educação Física.

5. Avaliação em Educação Física.

6. Educação Física e sociedade.

7. Fundamentos didático-pedagógicos da Educação Física.

8. Atividade física e saúde.

9. Crescimento e desenvolvimento.

10. Aspectos da aprendizagem motora.

11. Aspectos socio-históricos da Educação Física.

12. Política educacional e Educação Física.

13. Cultura e Educação Física.

14. Aspectos da competição e cooperação no cenário escolar.

15. Competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental para a disciplina de Educação Física.

OBS: A organização do curso reserva-se o direito de cancelar o evento caso não haja número mínimo de inscritos (30 alunos). Havendo portanto devolução integral do valor investido.

Palestrante

  • ROBERTA OLIVEIRA DA COSTA

Programação

Educação Física

1. Histórico da Educação Física.
2. Educação Física como linguagem.
3. Processo ensino e aprendizagem na Educação Física.
4. Construindo competências e habilidades em Educação Física.
5. Avaliação em Educação Física.
6. Educação Física e sociedade.
7. Fundamentos didático-pedagógicos da Educação Física.
8. Atividade física e saúde.
9. Crescimento e desenvolvimento.
10. Aspectos da aprendizagem motora.
11. Aspectos socio-históricos da Educação Física.
12. Política educacional e Educação Física.
13. Cultura e Educação Física.
14. Aspectos da competição e cooperação no cenário escolar.
15. Competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental para a disciplina de Educação Física.

Às08h00 - sala 1

Didática

1. Diferentes concepções de Educação e Didática:
As diferentes concepções de Educação; A importância da educação como processo de mudança: Origem e concepção de Didática; A Didática e a formação do profissional da educação.
2. Contexto da Instituição Escolar:
Escola: local de trabalho docente e processo de ensino; Conceituação de ensino-aprendizagem; A formação do professor na sociedade; Profissão docente: compromisso e ética; O aluno: sua dimensão cognitiva, socioeconômica, afetiva e cultural; O papel do professor no processo de ensino
3. Revendo o espaço da sala de aula (espaço de “interações”):
Diferentes concepções sobre Ensinar e Aprender; Trabalhando com Projetos; O professor e a utilização das novas tecnologias educativas; Gestão do espaço e do tempo na escola; Relações professor/ aluno na sala de aula (inclusive aspectos étnico); Organização Curricular da Escola; O planejamento como instrumento de ação educativa; Um plano de aula e seus componentes; A utilização de jogos como ferramenta de trabalho pedagógico; Construção da Autonomia do aluno; A avaliação como processo de construção do conhecimento.

Às08h00 - sala 1
08h00 Educação Física. Aula
Local: sala 1

Revisão do Conteúdo e Resolução de Exercícios

14h00 - ROBERTA OLIVEIRA DA COSTA Didática. Aula
Local:

Revisão e resolução de exercícios

Carregando área de inscrição

Organizador

Ronnisson Barbosa / Roberta Costa