Seminário do Grupo de Pesquisas em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação

5 de agosto de 2020, 18h00 até 7 de agosto de 2020, 21h00

Informações

Com o tema “Linguagem e Discurso e suas interfaces de pesquisa”, o 1º Seminário do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação (SELIDIME) acontece nos dias 05, 06 e 07 de agosto.

O evento é organizado pela Profa. Dra. Regysane Botelho (líder do grupo), pelo Prof. Dr. Marcos Fábio (vice líder do grupo) e pela Profa. Ma. Camila Rodrigues, juntamente com os alunos bolsistas do grupo e em parceria com os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/Imperatriz).

A proposta do Seminário é ampliar os diálogos acerca das pesquisas em linguagem com foco no discurso e suas interfaces com diversas outras áreas de estudo, como a Comunicação Social e a Educação.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

João de Deus Leite

Saiba mais

Monica Cruz

Saiba mais

Ana Carla Rio

Saiba mais

Maria Felícia Romeiro Mota Silva

Saiba mais

Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro

Programação:

A pesquisa em linguagem e suas interfaces Conferência · João de Deus Leite

Grupo de Trabalho 1: Linguagem e Discurso Apresentação Oral

Grupo de Trabalho 2: Linguagem e Mídia Apresentação Oral

Grupo de Trabalho 3: Linguagem e Educação Apresentação Oral

Os princípios básicos da Análise de Discurso Francesa Minicurso · Ana Carla Rio

Os princípios básicos da Análise de Discurso Crítica Minicurso · Maria Felícia Romeiro Mota Silva

Metodologia para pesquisas no campo da linguagem Minicurso · Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro

Análise do Discurso: princípios teóricos e metodológicos Conferência · Monica Cruz

Credenciamento

Inscrições: 

Cada participante deve selecionar apenas as modalidades de inscrição pretendidas para o evento.

Inscrição Geral deve ser selecionado pelos/as participantes que desejarem assistir às conferências e participar como ouvinte dos Grupos de Trabalho, sem participação em minicurso ou apresentação de trabalho. 

Na modalidade Inscrição com participação em minicurso, o/a participante deve selecionar apenas a opção referente ao minicurso pretendido.

Na modalidade Inscrição com apresentação de trabalho em GT, o/a participante deve selecionar apenas a opção referente ao GT pretendido. A confirmação da inscrição com apresentação de trabalho em GT está condicionada ao aceite do trabalho para apresentação no evento. 

Ressaltamos que não há a possibilidade de inscrição em mais de um minicurso ou mais de um GT, porque esses eventos acontecerão simultaneamente. 

Apenas os/as interessado/as em apresentar trabalho e participar dos minicursos devem realizar inscrição em duas modalidades, indicando o GT e o minicurso pretendido. 

Prazos de inscrição:

  • Inscrição como ouvinte: até 04 de agosto de 2020 (100 vagas).
  • Inscrição com participação em minicurso: até dia 01 agosto de 2020 (40 vagas cada). 
  • Inscrição com apresentação de trabalho: 22 de julho de 2020 (até 15 trabalhos por GT).

Inscrições com apresentação de trabalho:

Os/As interessados/as em participar do I SELIDIME com apresentação de trabalho deverão encaminhar um e-mail com o resumo expandido do trabalho para o endereço do evento com a indicação do GT pretendido:

  1. Linguagem e Discurso: Profa. Dra. Regysane Botelho Alves

Investigações que, a partir de uma visão da linguagem como forma de ação social, se interessam pela análise das relações entre discurso e práticas sociais tanto teórica quanto metodologicamente, considerando as mais distintas materialidades, a partir das quais o discurso se efetiva.

 

  1. Linguagem e Mídia: Prof. Dr. Marcos Fábio Belo

Investigações das relações conceituais, metodológicas e práticas entre linguagem, discurso e mídia, buscando analisar a importância de se estudar a mídia a partir da sua caracterização linguística, dos seus recursos de comunicação (pensando-se a comunicação como linguagem aplicada a um dispositivo de informação) e da especificidade do uso da linguagem no campo da Comunicação Social.

 

  1. Linguagem e Educação: Profa. Ma. Camila Viana

Investigações que analisam as práticas de linguagem no campo da Educação, em diferentes modalidades e níveis de escolaridade, buscando analisar as interações com o processo discursivo.

 O resumo expandido do trabalho deverá apresentar a seguinte formatação:

  1. arquivo em formato .doc;
  2. documento de duas a três laudas, incluindo referências;
  3. folha tamanho A4, com as margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2 cm;
  4. texto em fonte Arial 12, espaçamento 1,5 entre linhas, sem espaçamento entre parágrafos;
  5. título do trabalho no topo da primeira página, fonte tamanho 14, centralizado, em negrito;
  6. nome dos autores do trabalho abaixo do título principal, justificado à direita;
  7. nota de rodapé com os seguintes dados dos(as) autores(as): titulação, instituição de origem e e-mail de contato (opcional);
  8. texto do resumo deverá apresentar introdução, referencial teórico, metodologia, resultados e discussões e considerações finais; 
  9. referências bibliográficas devem ser apresentadas ao final do texto, de acordo com as normas da ABNT.

 

Prazos de submissão:

Os trabalhos deverão ser encaminhados por e-mail até o dia: 22 de julho de 2020.

Os aceites serão informados por e-mail até o dia 31 de julho.

 

 

Grupo de Pesquisa em Linguagem, Mídia e Educação

O grupo, fundado em 2018, vem desenvolvendo pesquisas com bases linguísticas cujas perspectivas visam lançar luz sobre questões da realidade social, principalmente pela abordagem discursiva, em uma atitude reflexiva e crítica. Para tanto, temos explorado e discutido os aportes teóricos e metodológicos das vertentes de análise de discurso de linha francesa e inglesa em pesquisas aplicadas aos campos da Educação e da Comunicação Social, integrando-se aos conhecimentos dessas áreas.

Instagram: https://www.instagram.com/grupolidime/?hl=pt-br

João de Deus Leite

Universidade Federal do Tocantins


Doutor e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins (UFT) do curso de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Graduado no Curso de Letras/Português, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Fez estágio Sanduíche no Exterior, no Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Foi membro do Conselho Municipal de Educação de Araguaína/Tocantins (2018-2019). Tem trabalhado com as seguintes temáticas: discursividades pedagógicas sobre o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa em diferentes situações discursivas, identidade/identificação de diferentes grupos vulneráveis. É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguagem e Subjetividade (GELS).

Monica Cruz

Universidade Federal do Maranhão


Doutora e mestra  em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(Unesp/Araraquara). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é professora associada II, do Departamento de Letras, Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFMA). Líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Discurso do Maranhão (GPELD). Vice-coordenadora do Projeto de Extensão Entretextos.

Ana Carla Rio

Instituto Federal do Maranhão


Doutoranda em Estudos Linguísticos pela UFG- Faculdade de Letras. Mestra em Estudos da Linguagem pela UFG- Regional Catalão. Graduada em Letras pela UEMA-CESI. Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMA-Imperatriz. Professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Maranhão- Campus Buriticupu. Trabalha com Análise do Discurso com ênfase em "Texto e Discurso".

Maria Felícia Romeiro Mota Silva

Universidade Federal do Oeste da Bahia


É licenciada em Letras pela UNEB e Doutora em Linguística pela UNB, atualmente é professora da UFOB, onde atua no ensino, em pesquisas com os temas: Letramento Acadêmico; Discursos, Identidades e Mídia, e em projetos de extensão voltados à arte e educação; também faz parte do Núcleo de Estudos Discursivos do Oeste da Bahia – NEDOB.

Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro

Universidade Federal do Maranhão Campus Bacabal


Professora Adjunta do curso de Letras e coordenadora do Mestrado em Letras da UFMA/ Bacabal. Graduada em Letras pela Unesp e mestre e doutora em Educação, na linha de Linguagem e educação, pela USP. Coordenadora do Grupo de Pesquisas Ensino, Leitura e Escrita (GPELE) e do projeto de pesquisa Saberes locais em contato rural: ensino de leitura e escrita, financiado pela Fapema.