Após abordar os princípios básicos da nanotecnologia, vamos conhecer nesta Palestra as aplicações envolvendo nanotecnologia  que literalmente “pipocam” por todos os lados, em diversos campos da engenharia, biologia, medicina dentre outros. Vejamos algumas aplicações para ilustrar o nível de complexidade e em que direções os pesquisadores estão atuando.
Nano-robôs
A nano-robótica é a tecnologia que permite criar componentes, máquinas ou robôs em nanoescala (1 nm = 1x10-9 m). Nano-robôs (nanobôs ou nanóides) são equipamentos com tamanho na faixa de 0,1 a 10 micrômetros, construídos com componentes moleculares ou nanométricos. Até o momento, nanobôs totalmente artificiais, isto é, não-biológicos, não foram criados, permanecendo ainda apenas no campo teórico como um conceito hipotético.

Outra definição usada para os nanobôs é a de um robô que permite a interação precisa com objetos em nanoescala, ou pode manipular objetos com resolução nanométrica. A partir dessa definição, mesmo um instrumento enorme como um microscópio de força atômica pode então ser considerado um instrumento nano-robótico, quando configurado para realizar nanomanipulação. Além disso, robôs em escala normal ou micro-robôs que podem mover objetos com precisão nanométrica também podem ser considerados nano-robôs.

As nanomáquinas ainda estão em fase inicial de pesquisa e desenvolvimento. Somente alguns elementos muito primitivos foram testados até agora. Um dos exemplos é um sensor que possui uma chave de aproximadamente 1,5 nm, capaz de contar moléculas em uma amostra química. As primeiras aplicações úteis das nanomáquinas serão provavelmente em tecnologias médicas, onde poderão ser usadas para identificar e destruir agentes patogênicos e toxinas em amostras de urina, ou então para liberar drogas diretamente em um tumor. Outra aplicação potencial é na detecção de substâncias químicas tóxicas e na medição de sua concentração no ambiente. Recentemente, a Universidade de Rice nos EUA demonstrou um carrinho feito com uma única molécula e controlado através da temperatura ambiente e da ponta de um microscópio de tunelamento.

Ministrada por Christiano Rodrigues.

#Semac2015 #Robótica #NanoTecnologia.

Compartilhe!

Silver

Diamond

Apoio Institucional