CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A LISTA DE TRABALHOS APROVADOS
TEMÁTICA DO EVENTO: "A EDUCAÇÃO PÚBLICA COMO DIREITO FUNDAMENTAL"
A Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia do Câmpus de Tocantinópolis, da Universidade Federal do Tocantins, terá como foco a Educação Pública como direito à formação cidadã. O evento pretende pôr em pauta questões mais atuais voltadas ao curso de graduação em Pedagogia, em diálogo com outras licenciaturas, escolas, espaços não-escolares e comunidade em geral. A proposta é considerar a conjuntura atual das redes públicas municipal e estadual da micro-região do Bico-do-Papagaio, as diretrizes nacionais vigentes e suas aplicações nos cursos da Universidade e práticas pedagógicas centradas na educação humanizadora.
Nessa perspectiva, em especial, esse ano a Semana Acadêmica da Pedagogia articula-se ao Comitê Setorial de Extensão do Campus de Tocantinópolis, vislumbrando incentivar uma Universidade engajada nas pautas sociais do contexto local, contribuindo não apenas para uma formação profissional e cidadã crítica dos estudantes, como também propulsora de transformações da Universidade em um horizonte dialógico, a serviço da democratização dos conhecimentos via articulação entre os diferentes saberes por meio do tripé ensino, pesquisa e extensão.
Para tanto, o evento contará com rodas de diálogo, apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência, apresentação de diversas formas de expressão (manifestadas pela comunidade geral e acadêmica tais como: mostras fotográficas; dança, teatro, entre outras), mostra extensionista, oficinas e mini-cursos.
A organização deste evento considera as contribuições das Semanas Acadêmicas Integradas do Câmpus de Tocantinópolis, ocorridas nos anos anteriores a quais evidenciaram seu valor inestimável para a região do Bico do Papagaio, uma vez que visaram a promoção da conscientização sobre o que é a licenciatura, a carreira docente, os principais desafios encontrados e suas possíveis soluções e abordagens inovadoras.
Ementa das linhas temáticas:
Eixo 1. A Educação Básica e os processos para a garantia de sua qualidade: Objetiva a partilha de experiências e estudos vinculados aos contextos escolares de estudantes e docentes, tanto na formação inicial como permanente de professores e professoras; no âmbito da implementação de políticas educacionais e gestão das instituições e sistemas de ensino; pesquisas autobiográficas e narrativas docentes; nas resistências dos estudantes da educação básica; nas vivências acerca da Educação de Jovens e Adultos; e, da Educação Especial. Incorpora temas como BNCC; Reforma do Ensino Médio: Educação Integral e Financiamento. Também busca ser um espaço de partilha para as práticas pedagógicas oriundas da extensão e programas no contexto escolar (PIBID, Estágios; Programas, entre outros).
Eixo 2. Educação Superior, seu projeto face aos desafios e alternativas: Busca ser um eixo de diálogo com os sujeitos que estudam e vivenciam a Universidade. Incorpora temas como Formação inicial de Professores; a continuidade dos estudos das camadas populares, as políticas de acesso e permanência estudantil, as ações formativas no âmbito universitário; estratégias de pesquisa, de ensino e de extensão que valorizem os diferentes saberes em diálogo com o conhecimento científico. Almeja, também promover o debate sobre currículo, metodologias de ensino e de pesquisa da Educação Superior.
Eixo 3. Educação e outras pedagogias possíveis: Acolhe trabalhos sobre as práticas sociais educativas em múltiplos contextos sociais (formais, não formais e informais). Tem como pauta o movimento dos coletivos que se articulam em defesa de seus direitos, abordando temas como: diversidade étnica-racial e antirracismo; economia solidária; povos tradicionais (do campo, das águas e das florestas); juventudes; Educação de Idosos; trabalhadores; questões de gênero e diversidade de orientação sexual; Educação e Justiça Ambiental; entre outros. Aborda os aspectos inerentes a organização da Educação Popular e dos diversos movimentos sociais para compreender seu potencial educativo e pedagógico.