Semana Acadêmica de História Unila 2025

Negros(as) e indígenas como agentes históricos: formas de resistência na América Latina do século XX e XXI.

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De 6 a 10 de outubro Todos os dias das 00h00 às 00h00

Sobre o Evento

Este evento possui transmissão ao vivo.

Tema Central:
"Negros e indígenas como agentes históricos: formas de resistência na América Latina nos séculos XX e XXI"

Informações Essenciais:

  • Data: 06 a 10 de outubro de 2025

  • Local: Campus Jardim Universitário da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

  • Organização: Discentes do curso de História da UNILA


Contexto e Significado do Evento:

  1. Demanda Estudantil:

    • Surge como resposta à mobilização dos estudantes de História, que exigem maior visibilidade para vozes historicamente silenciadas pela academia tradicional.

    • Objetiva desafiar narrativas hegemônicas e promover uma historiografia inclusiva.

  2. Abordagem Decolonial:

    • Foca no protagonismo de negros e indígenas como sujeitos ativos da História, analisando suas estratégias de resistência diante da opressão colonial e estrutural na América Latina contemporânea (séculos XX e XXI).

  3. Ampliação do Conceito de História:

    • Reivindica o reconhecimento de que a preservação da memória e do conhecimento não se restringe a documentos oficiais ou livros didáticos.

    • Valoriza manifestações culturais como:

      • Música, literatura e poesia

      • Práticas religiosas e rituais

      • Saberes ancestrais e tradições orais

      • Movimentos sociais e artivismos


Objetivos Principais:

  • Dar destaque às lutas e estratégias de sobrevivência de povos negros e indígenas.

  • Refletir criticamente sobre o papel da universidade na reprodução de silêncios históricos.

  • Promover diálogos interdisciplinares que conectem História, Antropologia, Artes e Estudos Culturais.

  • Fortalecer a luta pelo reconhecimento acadêmico de epistemologias não-eurocêntricas.

Submissão de trabalho

A Comissão Organizadora da Semana Acadêmica de História Unila 2025 torna pública a presente lista com os Simpósios Temáticos (STs) aprovados e suas respectivas Comunicações. O evento ocorrerá no período de 06 a 10 de outubro de 2025, em formato virtual e presencial. Para mais informações sobre os STs, abrir o link no título de cada um ou veja a lista completa em PDF.

O Modelo de Submissão de Comunicação se encontra disponível no documento online:

Modelo de Resumo: https://docs.google.com/document/d/1WwzuMGMLYrHRHdoW0TU4Gwv1-habjIPV/edit?usp=sharing&ouid=114170905060206126319&rtpof=true&sd=true

Modelo de Artigo: https://docs.google.com/document/d/1i-HQvBExrOSowEKOuhPurq6Bv9la2dy0/edit?usp=sharing&ouid=114170905060206126319&rtpof=true&sd=true

Prazo de inscrições: Até dia 20 de setembro de 2025.

Link de submissão de trabalho.

Resultado por e-mail: 30/09/2025

Palestrantes

  • Denis de Paula Carvalho Martins
  • Victor Evangelista Santos

Programação

16h00 Palestra: Vicente Guerrero Artífice de la consumación de la Independencia de México. Palestra
Local: Auditório

Palestra: Vicente Guerrero Artífice de la consumación de la Independencia de México.

19h00 Sarau: A Mulher de Mil Nomes. Palestra
Local: Auditório

Sarau: A Mulher de Mil Nomes.

20h00 - Victor Evangelista Santos, Denis de Paula Carvalho Martins Educação, necroeducação e necropedagogia: o projeto genocida contra estudantes e docentes negros. Palestra
Educação, necroeducação e necropedagogia: o projeto genocida contra estudantes e docentes negros.
Local: Auditório

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise crítica das formas como a educação, ao invés de funcionar como instrumento de emancipação, tem operado como mecanismo de exclusão, controle e aniquilação simbólica e material de corpos negros no Brasil. A partir dos conceitos de necropolítica (MBEMBE, 2018), necroeducação (COSTA; MARTINS; SILVA, 2020) e necropedagogia (MARTINS, 2022), compreende-se que o ambiente educacional, historicamente estruturado por lógicas coloniais e racistas, reproduz práticas que inviabilizam a permanência, a saúde mental e a produção intelectual de estudantes e docentes negros. Esses sujeitos são alvos de epistemicídio, sobrecarga emocional, solidão institucional e silenciamentos constantes, resultando em evasão, adoecimento psíquico e até mesmo em mortes evitáveis.

A pesquisa parte de escrevivências negras (EVARISTO, 2017) e estudos interseccionais para demonstrar que o genocídio da população negra, longe de se restringir à violência policial ou carcerária, também se materializa nos espaços escolares e universitários por meio da negação de direitos, do desprezo às epistemologias negras e da normalização do sofrimento. Ao apontar as estruturas de poder que sustentam esse projeto necroeducacional, o trabalho reivindica políticas de cuidado, valorização da vida negra e reconstrução de uma pedagogia antirracista e decolonial. Assim, busca-se contribuir para o fortalecimento de práticas educacionais que não apenas permitam a sobrevivência, mas promovam a dignidade e a liberdade de ser e pensar para corpos negros no espaço acadêmico.


Referências (formato ABNT)

COSTA, Dione; MARTINS, Eduardo; SILVA, Jamille. Necroeducação: o projeto da morte nas escolas brasileiras. São Paulo: Perse, 2020.

EVARISTO, Conceição. Escrevivências: escritas de nós. São Paulo: Pallas, 2017.

MARTINS, Denis. Necropedagogia: a face negra do projeto educacional no extremo Sul da cidade paulistana. Extraprensa, São Paulo, v. 15, n. esp., p. 341–358, mai. 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.195333.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: n-1 Edições, 2018.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.

14h00 Palestra: Ensino Público Paranaense: Realidades de precarização e resistências das populações negras e indígenas Palestra
Local: Auditório

Palestra: Vivencias Negras no Paraguai e Uruguai.

17h00 Vestir a ancestralidade: a moda como resistência afrodiaspórica Palestra
Local: Auditório

Vestir a ancestralidade: a moda como resistência afrodiaspórica

19h30 - Victor Evangelista Santos Ensino Público Paranaense: Realidades de precarização e resistências das populações negras e indígenas Palestra
Ensino Público Paranaense: Realidades de precarização e resistências das populações negras e indígenas
Local: Auditório Martina (JU)

Ensino Público Paranaense: Realidades de precarização e resistências das populações negras e indígenas

11h00 11h - Mini oficina de idioma Hñahñu. Oficina
Local: Online

11h - Mini oficina de idioma Hñahñu.

14h00 Visita ao Quilombo Horta do Seu Zé e da Dona Laíde Visita técnica
Local: Quilombo Horta do Seu Zé e da Dona Laíde

14h - Visita ao Quilombo Horta do Seu Zé e da Dona Laíde

19h00 Visita Biblioteca Cidade Nova e a Batalha de Slam Visita técnica
Local: Biblioteca CNI

Visita Biblioteca Cidade Nova e a Batalha de Slam

11h00 11h - Mini oficina de idioma Hñahñu. Oficina
Local: Online

11h - Mini oficina de idioma Hñahñu.

17h00 Palestra: Tecnologia Ancestral: Saberes Históricos e Aplicações Contemporâneas. Palestra
Local: Auditório

17h - Palestra: Tecnologia Ancestral: Saberes Históricos e Aplicações Contemporâneas.

19h00 Palestra - Terreiros e Comunidades indígena como fontes de conhecimento e resistência. Palestra
Local: Auditório

Palestra - Terreiros e Comunidades indígena como fontes de conhecimento e resistência.

11h00 11h - Mini oficina de idioma Hñahñu. Oficina
Local: Online

11h - Mini oficina de idioma Hñahñu.

17h00 Haiti e as marcas passadas e presentes do primeiro pais a eliminar a escravidão na America Palestra
Local: Auditório

Haiti e as marcas passadas e presentes do primeiro pais a eliminar a escravidão na America

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Local

UNILA Jardim Universitário, 85870-650, Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, Polo Universitário, Foz do Iguaçu, Paraná
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Organizador

Talles do Nascimento Martins