V Semana de Estudos Literários

V Semana de Estudos Literários

Faça sua inscrição
De 21 a 25 de maio Todos os dias das 09h00 às 22h00

Sobre o Evento

V SEMANA DE ESTUDOS LITERÁRIOS- SEMALI

ENLACES LITERÁRIOS E INTERFACES SEMIÓTICAS

APRESENTAÇÃO

A V Semana de Estudos Literários- SEMALI tem por finalidade abranger diversos eixos temáticos do campo das licenciaturas da Universidade Estadual de Alagoas e outras instituições, dando enfoque aos cursos de Pedagogia, Letras e demais áreas afins, no intuito de possibilitar diálogos necessários sobre ensino e formação profissional e humanística dos profissionais da educação no contexto do ensino e da pesquisa em Língua e Literatura.

As discussões serão centradas nas perspectivas contemporâneas dos estudos da linguagem como as inovações relacionadas ao ensino e a formação de professores de língua materna e adicionais e de suas literaturas correspondentes.

Por meio das discussões dentre palestras, oficinas, minicursos e conferências, centraremos os nossos objetivos na formação de professores de línguas de maneira abrangente, dando espaço a meios contemporâneos de se fazer educação, visando a constante melhoria do processo de ensino/aprendizagem nas escolas alagoanas.

A SEMALI já faz parte do calendário permanente dos cursos de Letras da Uneal. Sua primeira edição foi realizada em 2000, no Campus I em Arapiraca, com o tema “Literatura: Identidade e Contemporaneidade”. A II SEMALI aconteceu em 2011, no Campus III, em Palmeira dos Índios, com o tema “Graciliano Ramos: O Mestre Graça”. Em 2013, a terceira edição do evento foi realizada também no Campus III, com a temática “Leituras graciliânicas: do lúdico ao estético”. A quarta edição, em 2016, intitulada “Literatura: fronteiras, travessias e conexões”; e, entre os dias 21 e 25 de Maio de 2018, a quinta edição: “Enlaces literários e interfaces semióticas”, será realizada no Campus I, com a participação ativa de alunos e professores dos Campi III, IV e V, nos quais há também o curso de Letras.

A V Semali será aberta à comunidade, possibilitando a integração produtiva, com a preservação, ampliação e transmissão do saber a todos os interessados na cultura e na pesquisa científica. Além disso, esse evento representa a concretização de esforços dos integrantes do Grupo de Estudos das Narrativas Alagoanas - GENA, a fim de organizar um encontro que atenda a realidade dos corpos docente e discente da Uneal. A riqueza do evento consistirá na diversificação das atividades e na integração com outros cursos e outros campi da própria Instituição, além de instituições de âmbitos Estadual e Federal.

EXPEDIENTE

Coordenação Geral:

Eliane Bezerra da Silva

Comissão Organizadora/ Anais da V Semali

Douglas Gonçalves de Souza

Eliane Bezerra da Silva

Jane Cleide dos Santos Bezerra

Rosangela Nunes de Lima

Sanadia Gama dos Santos

Silvio Nunes da Silva Júnior

Periodicidade: anual

Todos os artigos a serem publicados precisam ser escritos em língua portuguesa.

Instituição responsável: Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Coordenação de Grupos de Trabalho

GT1 – Ensino e aprendizagem de língua materna e adicionais e suas respectivas literaturas

Rosangela Nunes de Lima

Silvio Nunes da Silva Júnior

Magna Cristina de Oliveira Silva

GT2 – Leitura e ensino: uma perspectiva interdisciplinar

Adriana Nunes de Souza

GT3 – Linguagem e ensino

Maria Edna Porangaba do Nascimento

Juliana Oliveira de Santana Novais

Almir Almeida de Oliveira

Maria Francisca de Oliveira Santos

GT4 – Os gêneros conto e crônica no ensino

Renildo Ribeiro

Eliane Bezerra da Silva

Vitor Emmanuell Pinheiro da Silva

Thamirys Melo dos Santos

GT5 – A narrativa de Graciliano Ramos

Sanadia Gama dos Santos

Eliane Bezerra da Silva

Yanne Caroline A. de Almeida

GT6 – Cordel na sala de aula

Rozineide Oliveira Silva

Sandra Araújo Lima Cavalcante

Eliane Bezerra da Silva

Cícero Manoel de Lima Alves

GT7 – Fundamentos para produção textual em sala de aula

João Paulo Holanda de Assis

Maria Gorete Duarte da Mata

GT8 – Multiletramentos literários e formação de leitores

Maria Verônica Tavares das Neves

GT9 – Literatura e ensino

Amanda Ramalho de Freitas Brito

Érica Thereza Farias Abrêu

Alexandre Souza Cavalcante

Eliane Bezerra da Silva

GT10 – Gêneros Discursivos na perspectiva bakhtiniana: estilo e subjetividade nas produções orais e escritas.

Wellington Barbosa Silva

Corpo Editorial

Aline Barbosa de Almeida

Ana Lúcia dos Santos Silva

Cosme Rogério Ferreira

Eliana Kefalás Oliveira

Eliane Bezerra da Silva

Helenice Fragoso dos Santos

Jacklaine de Almeida Silva

Jane Cleide dos Santos Bezerra

Luciano José Barbosa da Rocha

Magna Cristina de Oliveira Silva

Márcio Ferreira da Silva

Maria Verônica Tavares Neves

Rosangela Nunes de Lima

Sanadia Gama dos Santos

Sandra Araújo Lima Cavalcante

Silvio Nunes da Silva Júnior

Vagner Gomes Ramalho

Comitê Científico

Adriana Nunes de Souza (IFAL)

Ailton da Costa Silva Júnior (Cesmac)

Alexandre Souza Cavalcante (UFAL)

Almir Almeida de Oliveira (UNEAL)

Amanda Ramalho de Freitas Brito (UNEAL)

Carlos Henrique Ferreira Nunes (UFAL)

Cristiano Cézar Gomes da Silva (UNEAL)

Douglas Gonçalves de Souza (UNEAL)

Eliane Bezerra da Silva (UNEAL)

Érica Thereza Farias Abrêu (UNEAL)

Fransuelly Raimundo da Silva (UFAL)

Gisele Diniz Cavalcante (UNEAL)

Helenice Fragoso dos Santos (UNEAL)

Islane Rafaelle Rodrigues França (UFAL)

Jane Cleide dos Santos Bezerra (UNEAL)

Jeová Silva Santana (UNEAL)

João Paulo Holanda de Assis (UFAL)

José Aloísio Nunes de Lima (UFAL)

Juliana Oliveira de Santana Novais (UNEAL)

Lúcia de Fátima Santos (UFAL)

Magna Cristina de Oliveira Silva (UAA/PY)

Maria Betânia da Rocha Oliveira (UNEAL)

Maria Edna Porangaba do Nascimento (UNEAL)

Maria Francisca de Oliveira Santos (UNEAL)

Maria José de Brito Araújo (UNEAL)

Maria Verônica Tavares das Neves (UNEAL)

Moisés Monteiro de Melo (UNEAL)

Nilton José Melo de Resende (UNEAL)

Oliveiros Nunes Barboza (UNEAL)

Renildo Ribeiro (UNEAL)

Rita Maria Zozzoli (UFAL)

Ronaldo de Oliveira Nobre Leão (UNEAL)

Rosangela Nunes de Lima (UNEAL)

Rozineide Oliveira Silva (UNEAL)

Rubens Pessoa de Barros (UNEAL)

Sanadia Gama dos Santos (UNEAL)

Sandra Araújo Lima Cavalcante (IFAL)

Silvio Nunes da Silva Júnior (UFAL)

Thalita Lins do Nascimento (IFS)

Wellington Barbosa Silva (IFAL)

Certificados:

Certificado Geral do Evento com carga horária de 75 horas.

Mediante participação em: Conferências; Mesas-redondas; Minicursos, Recitais, Sessões de Comunicação Oral e Atividades Culturais.

Certificado de Apresentação de Trabalho.

Os participantes que apresentarem trabalhos terão direito a um certificado que atestará a sua participação nas Sessões de Comunicação Oral e Pôster no evento.

Observações:

Para contabilização da carga horária dos certificados, serão passadas lista de presença nas diversas atividades. Portanto, a assinatura na lista de presença é imprescindível para que a sua presença seja comprovada. Os certificados emitidos em decorrência do V SEMALI serão encaminhados por e-mail.

Normas para publicação

Para trabalhos a serem apresentados nos formatos “COMUNICAÇÃO ORAL” e “PÔSTER”, os resumos devem conter de 200 a 300 palavras, obedecendo aos padrões genéricos de resumos acadêmicos (explicitando objetivos, afiliação teórica, metodologia e resultados ou hipóteses). Os trabalhos submetidos serão avaliados anonimamente, segundo os critérios:

• O resumo do trabalho submetido é claro e objetivo?

•A proposta do trabalho tem relevância para a área temática escolhida?

•Atende aos padrões genéricos de resumos acadêmicos (isto é, explicita os padrões mínimos exigidos para a apresentação de comunicação ou pôster)? No caso de comunicações, o resumo apresenta indícios (explícitos ou não) de que se trata de uma pesquisa com resultados parciais ou finais?

Para a submissão dos TRABALHOS COMPLETOS (apenas os aceitos) em formato de artigo, deve-se seguir os critérios normativos de composição de artigo:

•Título centralizado, em caixa alta e em negrito;

•Identificação da subárea ao qual o trabalho se insere;

•Os autores do trabalho devem ter as primeiras letras de nomes e sobrenomes em maiúscula, separados por ponto e vírgula;

•O nome da instituição deve vir por extenso com a sigla em parêntese abaixo dos nomes dos autores;

•Os resumos devem ter entre 200 e 300, sem parágrafo e sem citações bibliográficas. Deverá conter uma introdução, o objetivo do projeto trabalhado, a metodologia, os resultados (parciais ou finais) e apontar as conclusões;

•As palavras-chave devem ter de 03 (três) a 05 (cinco) expressões ou palavras que sintetizem o objeto;

•A introdução deve demonstrar a importância/relevância do trabalho, contextualizar a situação problema e apresentar os objetivos do trabalho ao final da introdução;

•No desenvolvimento, devem ficar claros os aspectos e etapas da metodologia de pesquisa empregada no trabalho, bem como apresentar os dados obtidos, análise e discussão dos resultados;

•A conclusão deve mostrar se os objetivos foram alcançados, tomando como referencial a discussão, dos resultados;

•As referências devem, todas, organizadas conforme as normas da ABNT;

•As orientações gerais sobre a apresentação do artigo preveem ele deve ter entre 7 e 10 páginas; fonte Times New Roman, tamanho 12; página em tamanho A4; margens superior e esquerda: 3,0cm; margem inferior e direita: 2,0cm; itens e subitens em negrito e centralizado; espaçamento: entre o

Título e Autores e no texto: 1,5cm; simples entre os itens e subitens; tabulação do parágrafo: 1,25 cm (padrão Word).

Endereço do autor organizador responsável:

Eliane Bezerra da Silva

Rua: Ouro Branco, 1104

Bairro: Santa Esmeralda

Arapiraca - Alagoas

CEP 57 312-020

(082) 9 9958- 9841

Palestrantes

  • Dra. Rita Maria Zozzoli
  • Dr. Cristiano Cézar
  • Eliane Bezerra da Silva (Profa. Assistente/ Uneal)
  • Dra. Rosangela Nunes de Lima
  • Douglas Gonçalves de Souza (Prof. Assistente/Uneal)
  • Jane Cleide dos Santos Bezerra (Profa. Assistente/ Uneal)
  • Dr. Nilton Resende
  • Dra. Helenice Fragoso dos Santos
  • Dr. Moisés Monteiro de Melo
  • Dr. Renildo Ribeiro
  • Dr. José Aloísio Nunes de Lima -
  • Dra. Adriana Nunes de Souza
  • Dra. Maria Francisca Oliveira Santos
  • Dr. Almir Almeida de Oliveira
  • Ronaldo de Oliveira Nobre Leão (Prof. Assistente/Uneal)
  • Sanadia Gama dos Santos (Profa. Assistente/ Uneal)
  • Maria Betânia da Rocha Oliveira (Profa. Assistente/ Uneal)
  • Maria Verônica Tavares das Neves (Profa. Assistente/ Uneal)
  • Maria José de Brito Araújo ( Profa. Titular/Uneal)
  • Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento
  • Dr. Wellington Barbosa Silva
  • Dra. Amanda Ramalho de Freitas Brito
  • Juliana Oliveira de Santana Novais (Profa. Assistente/Uneal)
  • Érica Thereza Farias Abrêu (Profa. Assistente/Uneal
  • Fransuelly Raimundo da Silva
  • Silvio Nunes da Silva Júnior
  • Alexandre Souza Cavalcante
  • Islane Rafaelle Rodrigues França
  • Magna Cristina de Oliveira Silva
  • João Paulo Holanda de Assis
  • Sandra Araujo Lima Cavalcante

Programação

Grupo As Destaladeiras de Fumo de Arapiraca

Às09h00 - Auditório Dona Bezinha

Enlaces literários e interfaces semióticas

Às10h00 - Auditório Dona Bezinha

Homenagem ao Mestre Nelson Rosa

Às14h00 - Auditório Dona Bezinha

A interface literatura e história

Às16h00 - Auditório Dona Bezinha

Leia Mulheres Arapiraca

Às17h00 - Espaço aberto na Uneal

Do texto literário às suas reverberações: Graciliano Ramos

Às19h00 - Auditório Dona Bezinha

Grupo A poesia é necessária - Campus V - Uneal

Às19h00 - Tenda Cultural

Conhecimentos linguístico-discursivos no ensino de língua portuguesa

Às08h00 - sala 4

Como ler os textos da literatura clássica: uma odisséia pelo espaço literário na Roma Antiga

Às08h00 - sala 3

Humorismo: uma proposta de compreensão leitora

Às08h00 - sala 3

Leitura e ensino

Às08h00 - Sala 2

O que é literatura de cordel?

Às08h00 - sala 7

Livros e brinquedos infantis: Quando eles servem à experiência de re-apropriação do tempo e da própria infância

Às08h00 - sala 8

Teatro e performance: diálogo entre a teoria e a prática no ensino de literatura

Às08h00 - sala 7

Formando cronistas

Às08h00 - Sala multimídia

PIBID e a Formação de Professores em Alagoas

Às10h00 - Auditório Dona Bezinha

Formando cronistas

Às14h00 - Sala multimídia

Música no ensino de literatura numa perspectiva dialógica

Às14h00 - Sala 1

Leitura e ensino: o fio condutor na tessitura da interdisciplinaridade

Às16h00 - Auditório Dona Bezinha

Leia Mulheres Arapiraca

Às17h00 - Espaço aberto na Uneal

Žižek lê Graciliano Ramos: o materialismo lacaniano.

Às19h00 - Tenda Cultural

Conhecimentos linguístico-discursivos no ensino de língua portuguesa

Às08h00 - sala 4

Como ler os textos da literatura clássica: uma odisséia pelo espaço literário na Roma Antiga

Às08h00 - sala 3

Humorismo: uma proposta de compreensão leitora

Às08h00 - sala 3

Leitura e ensino

Às08h00 - Sala 2

O que é literatura de cordel?

Às08h00 - sala 7

Livros e brinquedos infantis: Quando eles servem à experiência de re-apropriação do tempo e da própria infância

Às08h00 - sala 8

Teatro e performance: diálogo entre a teoria e a prática no ensino de literatura

Às08h00 - sala 7

Formando cronistas

Às08h00 - Sala multimídia

Enlaces literários e metapoesia: as heroínas ovidianas e suas leituras da tradição poéticas

Às10h00 - Auditório Dona Bezinha

Formando cronistas

Às14h00 - Sala multimídia

Música no ensino de literatura numa perspectiva dialógica

Às14h00 - Sala 1

Letramentos literários e formação de leitores na educação básica

Às16h00 - Auditório Dona Bezinha

Leia Mulheres Arapiraca

Às17h00 - Espaço aberto na Uneal

II Círculo Literário da Uneal

Às17h00 - Sala multifuncional

Estudos de Literatura em debate: letramento, artes e perspectivas

Às19h00 - Tenda Cultural

Conhecimentos linguístico-discursivos no ensino de língua portuguesa

Às08h00 - sala 4

Como ler os textos da literatura clássica: uma odisséia pelo espaço literário na Roma Antiga

Às08h00 - sala 3

Humorismo: uma proposta de compreensão leitora

Às08h00 - sala 3

Leitura e ensino

Às08h00 - Sala 2

O que é literatura de cordel?

Às08h00 - sala 7

Livros e brinquedos infantis: Quando eles servem à experiência de re-apropriação do tempo e da própria infância

Às08h00 - sala 8

Teatro e performance: diálogo entre a teoria e a prática no ensino de literatura

Às08h00 - sala 7

Formando cronistas

Às08h00 - Sala multimídia

III Recital Arte do encontro: corpo, som e poesia

Às10h00 - Auditório Dona Bezinha

Formando cronistas

Às14h00 - Sala multimídia

Música no ensino de literatura numa perspectiva dialógica

Às14h00 - Sala 1

Linguagem e ensino

Às16h00 - Auditório Dona Bezinha

Leia Mulheres Arapiraca

Às17h00 - Espaço aberto na Uneal

II Círculo Literário da Uneal

Às17h00 - Sala multifuncional

A constituição das narrativas na perspectiva dialógica da linguagem.

Às19h00 - Tenda Cultural

Ensino de Língua Portuguesa: Uma perspectiva dialógica

Às10h00 - Auditório Dona Bezinha

A proposta dialógica e o ensino de língua e literatura.

Às16h00 - Auditório Dona Bezinha

Leia Mulheres Arapiraca

Às17h00 - Espaço aberto na Uneal

II Círculo Literário da Uneal

Às17h00 - Sala multifuncional

A literatura e o mal: o que nos perturba.

Às19h00 - Tenda Cultural

Carregando área de inscrição

Edições Anteriores

Local

Universidade Estadual de Alagoas, Rua Governador Luis Cavalcante, Alto do cruzeiro, Arapiraca, Alagoas
Ver no mapa

Organizador

Grupo de Estudos das Narrativas Alagoanas -