Semana de Integração das Bibliotecas do SIBI/UFRJ

16 de março de 2020, 09h00 até 17 de março de 2020, 13h00
Campi Praia Vermelha - Rio de Janeiro, RJ

Informações

Em função das medidas preventivas adotadas pela UFRJ em relação ao COVID-19, a Semana de Integração das Bibliotecas da UFRJ foi adiada temporariamente.

Assim que tudo estiver normalizado informaremos a próxima data do evento.

----------------------

A Semana de Integração das Bibliotecas do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SIBI/UFRJ) é um evento voltado para a Integração dos Servidores das 45 bibliotecas, em comemoração ao mês do Bibliotecário. A iniciativa visa reunir e integrar as pessoas, além de compartilhar, visibilizar e premiar as melhores práticas biblioteconômicas experimentadas nas unidades do SIBI/UFRJ. O evento ocorrerá no Campusda Praia Vermelha (16/03/2020) e no CampusFundão (17/03/2020).

No primeiro dia da Semana de Integração haverá atividades de recreação, integração, troca de experiências e oficinas.

No segundo dia será instituído o "Prêmio Mariza Russo", que é uma ação de reconhecimento do SIBI/UFRJ, pelos relevantes serviços prestados pelos servidores das bibliotecas à comunidade acadêmica ou à sociedade. Além disso, haverá a cerimônia de homenagens aos aposentados de 2019, contação de histórias, apresentação Petcha Kuctha e sorteios de brindes.

Faça parte desse momento da história do SIBI/UFRJ e venha viver essa emoção.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Mayara Cabral Cosmo

Saiba mais

Fabio Maciel

Saiba mais

Roseli Pereira

Saiba mais

Juliano Leal Camargo

Saiba mais

Ana Carolina Sade

Saiba mais

Lucia Maria da Cruz Fidalgo

Saiba mais

Lereno Soares

Saiba mais

Ana Cristina Neiva Gilson Barreiro

Saiba mais

Anderson Silva

Programação:

Atividades oferecidas pelo Espaço Saúde do SINTUFRJ Coordenação da atividade

Dança do ventre Aula · Ana Carolina Sade

Oficina - Desenho Errado Oficina · Fabio Maciel

Oficina - Olhares e Detalhes Oficina · Juliano Leal Camargo

Oficina - Finanças Pessoais Oficina · Lereno Soares

Pequenos Reparos I Oficina · Ana Cristina Neiva Gilson Barreiro

Oficina de Pequenos Reparos II Oficina · Anderson Silva

Artesanato Oficina · Roseli Pereira

Oficina - Marketing Digital Oficina · Mayara Cabral Cosmo

Oficina - Marketing Digital Oficina · Mayara Cabral Cosmo

Cerimonial (Abertura) Abertura

Homenagem aos TAE-SiBI aposentados em 2019 Painel

Contação de história com Lúcia Fidalgo (CBG-UFRJ) Apresentação · Lucia Maria da Cruz Fidalgo

Resultado do Prêmio Mariza Russo 2020 Premiação

Pecha Kucha Apresentação

Sorteios Premiação

Credenciamento e Café de Boas-vindas Credenciamento

Almoço Almoço

Credenciamento e Café de Boas-vindas Credenciamento

Encerramento Bem Unidos Encerramento

Credenciamento

EVENTO ADIADO TEMPORARIAMENTE

 

Em função das medidas preventivas adotadas pela UFRJ em relação ao COVID-19, a   Semana de Integração das Bibliotecas da UFRJ foi adiada temporariamente. 

Assim que tudo estiver normalizado informaremos a próxima data do evento.

Campi Praia Vermelha

Avenida Pasteur 250

Urca, Rio de Janeiro - RJ

22290-902

Campi Praia Vermelha

Avenida Pasteur 250

Urca, Rio de Janeiro - RJ

22290-902

Seja parceiro da Semana de Integração das Bibliotecas da UFRJ. Juntos podemos fazer mais!

Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI/UFRJ)

Órgão suplementar do Fórum de Ciência e Cultura (FCC), é gerenciador das 45 bibliotecas da UFRJ e tem por objetivo principal a interação de suas bibliotecas com a política educacional e administrativa da Universidade, servindo de apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão.

Mayara Cabral Cosmo

Universidade Federal do Rio de Janeiro


Graduação em Biblioteconomia e Documentação, pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2012-2016); Especialização MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Universidade Estácio de Sá - UNESA. Atualmente é servidora técnico-administrativa na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, lotada na Divisão de Gestão de Documentos e Informação (DGDI).

Fabio Maciel

Universidade Federal do Rio de Janeiro


Fabio Maciel é Bibliotecário/Documentalista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autor de livros infantojuvenis. Nasceu no bairro de Marechal Hermes, subúrbio do Rio de Janeiro, onde vive. Formado em Tecnologia em processamentos de dados pela Associação Brasileira de Ensino Universitário (ABEU), em História pela Universidade Gama Filho (UGF) e em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), é especialista em História Contemporânea pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Memória social (Memória Social e Patrimônio) pela UNIRIO. Pesquisador, bibliotecário, ilustrador e escritor, participou com imagens, artigos, contos e poemas em antologias, revistas, exposições e páginas de internet. Colaborou na pesquisa de projetos do Museu do índio para edição de livros, álbuns e catálogos de exposições como O olhar precioso de Darcy Ribeiro (2010). O primeiro livro que ilustrou foi O menino, o bilhete e o vento (2015), selecionado para o Catálogo Literário Autorias da Diversidade. Já ilustrou mais de 10 livros para crianças e jovens. Publicou o livro infantil Haicobra (2017), livro de poesia inspirado em haicais, selecionado para o Catálogo da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), da Feira de Bolonha. Editou fanzines no selo Tytyvyllus Publicações. Recebeu o selo Seleção Cátedra Unesco da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) pelos livros A princesa maravilha ou de como uma ervilha provocou um final feliz (2017) e Origens (2019). Este último também selecionado para compor Catálogo FNLIJ para Feira de Bolonha (Itália).

www.fmaciel.com

 

 

Roseli Pereira

Universidade Federal Fluminense - Aposentada


 Artesã e restauradora, trabalha com variadas  técnicas artesanais, utilizando materiais como crochê,  tricô,  bordados,  pintura em madeira, decoupagem,  pátinas, reaproveitamento ou reciclagem . Além da experiência com reparo de livros,  reparos em papel e encadernação. Exerceu atividade de restauradora do Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (LACORD), da Universidade Federal Fluminense (RJ). Nesta oficina pretende trabalhar com a técnica da decoupagem.

Juliano Leal Camargo

Universidade Federal do Rio de Janeiro


Mestre em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade La Salle - Canoas/RS, linha de pesquisa memória, cultura e identidade. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atuou como bibliotecário na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é bibliotecário documentalista da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Ana Carolina Sade

Universidade Federal do Rio de Janeiro


Dançaterapia é um método de dança terapêutica desenvolvido pela professora, bailarina e coreógrafa Patrícia Passo.

A dançoterapeuta Ana Carolina Sade pretende desenvolver a técnica baseando-se num entendimento do corpo, desde sua anatomia até o conhecimento dos centros vitais, dimensões, volume, alinhamento energético e equilíbrio, proposto pelo método através de movimentos da dança do ventre.

Vamos brincar com os quatro elementos da natureza (terra, água, fogo, ar) utilizando nosso corpo, estimulando a autopercepção corporal, o autoconhecimento e o empoderamento pessoal.

Lucia Maria da Cruz Fidalgo

Universidade Federal do Rio de Janeiro


Professora Assistente (40 horas, DE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na FACC-CBG, no curso de Gestão da Informação. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2004). É bibliotecária, professora, escritora e contadora de histórias do Grupo Morandubetá. Especialista na área de Leitura. Ministra cursos e palestras na área de Leitura, Bibliotecas, Narração Oral e Literatura Infantil e Juvenil. Trabalhou como editora no editorial infantil da Editora Zeus, criando a coleção Histórias das Terras daqui e de lá. Publicou mais de 30 livros, sendo alguns premiados e outros selecionados para compor os acervos de várias escolas do país. Dirigiu, entre 2000 e 2002, o Departamento de Bibliotecas do Estado do Rio de Janeiro. Foi professora substituta nos anos de 2003 a 2005 e de 2007 a 2008 da Universidade Federal Fluminense e professora auxiliar da Universidade Santa Úrsula. Trabalhou em projetos de pesquisa da Cátedra UNESCO de Leitura e foi professora do Curso de Pós-graduação Leitura: Teoria e Práticas, da referida instituição, em julho de 2011, ministrando a disciplina Didática da Leitura. Professora do Curso de Formação do Escritor do Departamento de Letras da PUC-RIO, em 2012. Atuou como Consultora da UNESCO no projeto da REMEC-RJ em 2011. Integra o conselho editorial da Revista Aprendizagem, da Editora Melo. Foi professora de literatura do Colégio Eliezer Max de 2009 a 2013, onde desenvolveu um trabalho de formação de leitores com crianças no espaço da Biblioteca Escolar. Escritora de Literatura Infantil e Juvenil, recebeu o prêmio de revelação do ano de 1997, com o livro Menino Bom, publicado pela editora Dimensão. Membro da equipe criadora do Proler 1992-1996, desenvolveu um trabalho de formação de leitor em todo o Brasil. Especialista na área de Leitura, Narração Oral e Acervos do programa de leitura da Petrobrás - Leia Brasil, desde 1992. Atualmente, integra o Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil (GELIJ/CNPq) do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio. É também conteudista da disciplina AMBIENTES, SERVIÇOS E SISTEMAS INFORMACIONAIS do curso de EAD em Gestão da Informação da UFRJ.

Lereno Soares

Fundação Getúlio Vargas


Economista pela Fundação Getulio Vargas, especialista em finanças pessoais e sócio do jurosbaixos.com.br, site de comparação de crédito e portal de educação financeira. Em meu canal do youtube, explico o básico de finanças para leigos (youtube.com/jurosbaixos).

Minha missão é melhorar a vida dos brasileiros por meio da educação financeira e da criação de hábitos financeiros saudáveis. Quero descobrir como as pessoas podem poupar melhor para emergências e para o longo prazo. Tenho especial interesse em microfinanças, fintechs, economia comportamental, educação financeira e políticas públicas para a educação.

Ana Cristina Neiva Gilson Barreiro

Data Coop - Cooperativa de Bibliotecários , Documentalistas , Arquivistas e Analistas da Informação


Restauradora e conservadora de papel e fotografia. Cursou Museologia na UNI-Rio, Desenho Industrial na ESDI e diversos cursos de preservação, conservação e restauração. Possui atelier próprio desde 1986, tendo realizado serviços para diversas instituições. É cooperada à DataCoop desde 1988. É associada à ABRACOR. Como restauradora, recebeu o Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais da FUNARTE com o Projeto Newton Cavalcanti. Ministrou a Oficina Primeiros Passos de conservação e restauro de papel na Caixa Cultural/RJ.

Anderson Silva

Academia Brasileira de Letras