Semana do Brincar na UEMASUL 2021 - Casinhas das Infâncias

24 de agosto de 2021, 19h00 até 26 de agosto de 2021, 21h00

Informações

A Semana do Brincar na Uemasul é uma contribuição do curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras/CCHSL da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão às ações da Semana Mundial do Brincar (SMB) que foram desenvolvidas em todo o Brasil, mobilizadas pela Aliança pela Infância no mês de maio.

No período em que aconteceu a SMB, docentes e discentes da Uemasul estavam de férias, de modo que não foi possível mobilizar a comunidade acadêmica para a realização do evento. Apesar disso, no início do semestre letivo, o curso decidiu organizar-se para o evento que vem se tornando uma atividade permanente no calendário da Pedagogia, após as edições de 2019 e 2020, entendendo que ações que valorizem e assegurem o direito de brincar das crianças, previsto no Art. 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, são sempre oportunas (BRASIL, 1990).

O tema deste ano é “Casinhas das Infâncias”, como uma referência ao brincar de faz de conta das crianças e suas possibilidades de criar mundos, cenários e enredos, arrumar, enfeitar, construir e colorir. Uma forma de inspirar percursos de reflexão e ação por meio de um brincar que representa papéis sociais, ressignifica espaços, resgata tradições, envolve jogos simbólicos e encontra o belo.

A casa sempre foi um espaço de brincar da criança, mas especialmente por conta da pandemia e a necessidade de passarmos um bom tempo resguardados, também seus cômodos têm se ressignificado, bem como as possibilidades de explorar objetos cotidianos e olhar para práticas rotineiras que dizem muito sobre nós mesmos, mas que em outros tempos passavam despercebidas. Castelos de areia, esconde-esconde, cabana de lençol, casa na árvore – enfim, tudo pode acontecer nos diversos espaços em que as crianças se sentem livres para brincar. Em termos simbólicos, a casa é a fortaleza do humano. Todos nós precisamos de um ambiente onde nos sentimos seguros, acolhidos e pertencentes para nos proteger, refazer e nos fortalecer". (ALIANÇA PELA INFÂNCIA, 2021, online).

Nesta edição da Semana do Brincar, o convite para o brincar é para crianças e adultos, produzindo “[...] o sentido de acolhimento e proteção, que é familiar, comunitário, intergeracional, popular, tradicional” (idem).

A experiência lúdica proposta se manifestará em múltiplas linguagens, trazendo uma diversidade de manifestações culturais e artísticas. A tônica da Semana do Brincar na Uemasul deste ano é a valorização das características regionais e o legado transmitido de geração em geração nas brincadeiras de casinha e nas tradições do brincar em família, como formas de cuidado e convivência. “Um brincar que reflete a cultura das infâncias porque é ancestral, não se ensina, mas se carrega nas cantigas e histórias, nos objetos da casa, nos brinquedos inventados, na poesia distraída do cotidiano” (ALIANÇA PELA INFÂNCIA, 2021, online).

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Palestrante: Caroliny Santos Lima

Saiba mais

Mediadora: Flaviana Oliveira de Carvalho

Saiba mais

Palestrante: Maria Virginia Gastaldi

Saiba mais

Mediadora: Marinalva da Silva Ferreira

Saiba mais

Palestrante: Poliana Bicalho

Programação:

Tema: Infância(s) e arte: a importância da experiência sensível Palestra · Mediadora: Flaviana Oliveira de Carvalho, Palestrante: Poliana Bicalho

Tema: A escuta na pesquisa com crianças Palestra · Mediadora: Flaviana Oliveira de Carvalho, Palestrante: Caroliny Santos Lima

Tema: Sobre brincar, viver e aprender Palestra · Mediadora: Marinalva da Silva Ferreira, Palestrante: Maria Virginia Gastaldi

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Campus Imperatriz

Palestrante: Caroliny Santos Lima

UFMA


Doutoranda da Faculdade de Educação - FEUSP. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB), pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - (2018). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2011). Atualmente é professora de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Maranhão, campus Grajaú. Tem experiência na área de Educação, Formadora em estudos pedagógicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia para Crianças, Relações Étnico Raciais, infância, Educação Infantil, Ensino Fundamental (séries iniciais).

Mediadora: Flaviana Oliveira de Carvalho

UEMASUL


Doutoranda em Educação - FEUSP. Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2011-2014). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2008). Especialista em Gestão Pública Municipal também pela UFMA (2011) e Especialista em Ed. Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Graduanda em Artes Visuais pela UFMA. Professora Assistente II na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Coordenadora da Brinquedoteca CCHSL/UEMASUL. Coordenadora de Avaliação Institucional - PROGESA/UEMASUL. Atua principalmente na Formação de Professores; Estudos da Infância; Educação Infantil: fundamentos, métodos; Fundamentos e Metodologias do Ensino de Arte e Estágio Supervisionado

Palestrante: Maria Virginia Gastaldi

Instituto Avisa Lá


Mestra em Educação – Psicologia da Educação pela PUS-SP, bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela PUC-SP. Formadora do Instituto Avisa Lá. Atua como assessora de redes municipais de ensino e de escolas infantis, em formação continuada de professores, coordenadores pedagógicos, gestores e técnicos de secretarias; em projetos especiais e no desenvolvimento de produtos e conteúdos para crianças.
Já trabalhou na organização e implantação de estrutura da formação continuada em secretarias de educação, na produção de materiais didáticos para crianças, na realização de projetos para o MEC (Diretrizes em Ação e Práticas de Igualdade Racial na Educação Infantil) e em cursos de formação de professores. Fez parte da equipe de elaboração dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e da equipe consultora do MEC na Base Nacional Comum para a Educação Infantil.

Mediadora: Marinalva da Silva Ferreira

UEMASUL


Mestra em Ensino pela Univates, é especialista em Docência da Educação Superior, Gestão Educacional, Tecnologia da Informação para Educadores e Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2002). Atualmente é pedagoga na Rede Pública Municipal de Ensino em Imperatriz e Professora Assistente na UEMASUL.

Palestrante: Poliana Bicalho

UFBA


Doutoranda pelo programa Multidisciplinar Cultura e Sociedade - UFBA (2021), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - UFBA (2016), Especialização em Política e Gestão Cultural - UFRB (2020), graduada em Licenciatura em Teatro - UFBA (2011) e Comunicação Social – Jornalismo - UESB (2008).  Professora de teatro da Rede Municipal de Educação de Salvador (BA) e tutora no Curso de Licenciatura em Dança da UFBA, modalidade EaD.  É integrante da equipe pedagógica da Cicloramaah.  Atua nos campos da cultura, educação, infâncias e mediação cultural.