I SEMANA DO MEIO AMBIENTE

I SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Faça sua inscrição
De 5 a 9 de junho Todos os dias das 08h às 17h
Belém, PA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

Sobre o Evento

A Divisão de Sustentabilidade Institucional (DSI), que compõe a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLADI), em conjunto com as Pró-Reitorias de Pesquisa, Ensino e Extensão e os campi fora de sede, está organizando a Semana do Meio Ambiente da UFRA 2019, que ocorrerá no mês de junho de 2019. A Semana tem como objetivo a promoção da sustentabilidade por meio de palestras, oficinas, apresentações artísticas, filmes e feira da agricultura familiar. E o melhor: todas as atividades são gratuitas e abertas ao público!

A UFRA desenvolverá atividades com o intuito de reunir os setores da instituição que trabalham com as questões ambientais, otimizando as ações na área, tendo a Semana do Meio Ambiente um momento para reflexão e conscientização do papel de cada um na busca do desenvolvimento sustentável e da preservação ambiental. As atividades da Semana do Meio Ambiente envolvem toda a comunidade universitária. Alunos, funcionários e professores da instituição são chamados a participar.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, tem como finalidade chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. A data foi instituída na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, também denominado WED, chama a atenção e a ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. Por meio do WED, O Programa da ONU para o Meio Ambiente personaliza questões ambientais e possibilita a cada um perceber não somente sua responsabilidade, mas também o poder de se tornar um agente para a mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável.

Como parte das celebrações, o “Prêmio Ufra Sustentável: Pequenas Ações, Grandes Impactos” ocorrerá no dia 5 de junho tendo como objetivo reconhecer, divulgar e incentivar projetos e ações coordenados por docentes ou técnicos administrativos da Universidade, no âmbito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Programação

08h00 Matintando (Abaetetuba): Lendas amazônicas Apresentação Artística
Matintando (Abaetetuba): Lendas amazônicas
Local: Hall do Prédio Central e Bagé

Apresentações no Bagé e no Prédio Central

08h00 Mostra Sustentável Exposição
Local: Hall do Prédio Central
  • Pneus Ecológicos
  • Terrário
  • Compostagem Caseira
  • Jardins Sustentáveis com uso de palets
  • Bijouterias sustentáveis
  • Absorventes Ecológicos
08h30 Prêmio Ufra Sustentável: Pequenas Ações, Grandes Impactos Premiação
Prêmio Ufra Sustentável: Pequenas Ações, Grandes Impactos
Local: Auditório Waldir Bouhid

Indicação dos Projetos e Pesquisas relacionados com a Temática Sustentável (Pesquisa, Ensino e Extensão)

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Abertura (Solenidade com Hino Nacional e presença da Guarda Municipal de Belém)

8h45 – Palestra Lixo Zero - Heber dos Santos de Almeida (Instituto Lixo Zero Brasil)

9h30 – Julgamento dos Projetos

10h30 – Coffebreak

11h30 – Premiação do concurso

12h00 Bibliobreak - "Amazônia Revelada" Sessão de Cinema
Bibliobreak - "Amazônia Revelada"
Local: Auditório da Biblioteca

Documentário: Amazônia Revelada - Os descaminhos ao longo da BR-163

14h00 Cozinha Agroextrativista Iaça: alimentação sustentável feita por mulheres Marajoaras Oficina
Cozinha Agroextrativista Iaça: alimentação sustentável feita por mulheres Marajoaras
Local: Cantina do Pavilhão de Salas de Aula
  • 25 vagas
  • 14h às 17h
  • A Cozinha Agroextrativista Iaçá é resultado do projeto Mulheres Marajoaras: inclusão produtiva e sustentabilidade que tem o objetivo de fortalecer as experiências solidárias de inclusão produtiva sustentável de famílias agroextrativistas do Marajó, com base no protagonismo das mulheres. Suas ações visam o fomento à capacitação para agregação de valor aos produtos da agricultura familiar e o acesso ao mercado institucional.
14h30 Confecção de Biojóias Oficina
Confecção de Biojóias
Local: Sala A - ISARH, Prédio Central

Projeto de aproveitamento de materiais da natureza para a confecção de Biojóias.

  • Vagas: 10
  • 14h30 às 17h
  • Oficineira: Profª Jaqueline Abrunhosa
08h00 Feira de Produtos Orgânicos Feira
Feira de Produtos Orgânicos
Local: Posto de vendas do ICA

Todos os produtos comercializados são livres de agrotóxicos. Os visitantes, tanto da comunidade acadêmica quanto dos bairros no entorno da universidade, podem adquirir, de forma direta, produtos como hortaliças, legumes, verduras, raízes, frango caipira, ovos, farinha d’água, goma de tapioca, polpas de frutas, entre outros.

09h00 Horta em pequenos espaços Oficina
Horta em pequenos espaços
Local: Espaço ICA
  • Vagas: 25 
  • 9h às 11h
  • Os participantes devem trazer um vaso.
  • Oficineiro: Italo Marlone Gomes Sampaio - Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia com mestrado em fitotecnia com ênfase em olericultura pela Universidade Federal do Ceará. Possui experiência na produção de hortaliça orgânica, convencional e hidropônica. É integrante dos grupos de pesquisas em horticultura da Amazônia e do Núcleo de Estudos em Olericultura do Nordeste. Atualmente é aluno do curso de doutorado do programa de pós-graduação em agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia. Atuou como estagiário na UFRA no setor de horticultura e empresa Bunge na implantação de hortas escolares e unidades demonstrativas dentro da empresa.
09h00 Artesanato em Miriti Oficina
Local: Sala A – ISARH, Prédio Central

Confeccção de brinquedos de Miriti.

  • Vagas: 10
  • 9h às 11h
  • Oficineiro: Valdeci Costa Alves
12h00 Bibliobreak - "Amazônia S.A" | "Fatos Florestais" Sessão de Cinema
Bibliobreak - "Amazônia S.A" | "Fatos Florestais"
Local: Auditório da Biblioteca

Amazônia Sociedade Anônima

Amazônia S.A é uma série destaca o que precisa ser feito para garantir futuro da Amazônia.

  • Episódio 1 (Duração: 10min: 42seg) - A primeira parte do documentário revela as riquezas da floresta e as pressões que a floresta amazônica sofre com a expansão de grandes obras de infraestrutura, agropecuária e madeireiros.
  • Episódio 2 (Duração: 11min: 21seg) - Quer entender como funciona o desmatamento na Amazônia? A equipe do Amazônia S/A revela os bastidores da Operação Castanheira, que prendeu a maior quadrilha de madeireiros da Amazônia. Saiba quem são os homens que derrubam árvores no meio da floresta e suas motivações, conheça o impacto da derrubada delas e se informe sobre as possíveis soluções.
  • Episódio 3 (Duração: 10min: 53seg) - Você sabia que grande parte dos nossos alimentos são produzidos na Amazônia? ?O episódio 3 levantou uma importante discussão: como proteger a floresta em meio à expansão da fronteira agrícola? Saiba como funcionam o agronegócio, pequenos assentamentos e a pecuária na região. Para consumir seus produtos com consciência, é preciso ter conhecimento sobre as condições dos pastos, plantações e frigoríficos. Conheça neste episódio os mecanismos de controle sobre as condições de cada um deles.
  • Episódio 4 (Duração: 10min: 58seg) - Além de energia, as hidrelétricas geram impactos irreversíveis na Amazônia. ?O episódio 4 é um mergulho nas águas revoltas das usinas hidrelétricas. Descubra como as construções que levam luz à sua casa pressionam a floresta e seus povos.
  • Episódio 5 (Duração: 10min: 59seg) - Quais as alternativas para a Amazônia se desenvolver? A ocupação responsável da Amazônia por ribeirinhos, indígenas, quilombolas, pesquisadores e pelo turismo sustentável é o melhor modo de proteger a floresta.

 

Fatos Florestais: caem mitos que opõem produção à conservação no Brasil

Em formato de conversa entre o engenheiro florestal Tasso Azevedo, do Observatório do Clima, e a atriz Camila Pitanga, o filme Fatos Florestais é uma parceria entre o Observatório do Clima, a Produtora Imaginária e o cineasta Fernando Meirelles, da O2 Filmes.

Em 13 minutos, o vídeo Fatos Florestais expõe dados sobre uso da terra e conservação no Brasil a partir do cruzamento de duas grandes bases públicas de informações: o projeto MapBiomas, que mapeou todas as alterações da cobertura vegetal no país nos últimos 35 anos, e o Atlas da Agropecuária Brasileira, criado pela Esalq-USP e pelo Imaflora, que mapeou a situação fundiária do país inteiro. Fatos Florestais também recorre a dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), da Embrapa e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

(Duração – 13min:14seg)

14h30 Cuidados Naturais para PETS Palestra
Cuidados Naturais para PETS
Local: Auditório da Biblioteca

Use a natureza para oferecer vida longa e bem estar aos seus PETS.

  • 14h30 às 16h
  • Palestrante: Nassandra Lima - CEO da empresa Nana Pet Gourmet, estudante de Medicina Veterinária. A partir de estudos e resultados de vários centros de pesquisas acadêmicas e, após vivências positivas na área, dedica-se à defesa da Alimentação Natural e dos produtos da natureza como fonte de qualidade de vida dos animais, em especial, cães e gatos.
16h00 Meu cão virou uma fera! E agora? - Benefícios do adestramento para o controle da agressividade canina e outras dicas sobre o mundo Pet Palestra
Meu cão virou uma fera! E agora? - Benefícios do adestramento para o controle da agressividade canina e outras dicas sobre o mundo Pet
Local: Auditório da Biblioteca
  • 16h às 17h
  • Facilitador: Max Rodrigues – Adestrador com mais de 20 anos de experiência na área, fundamenta a importância da relação adequada entre tutor e cão para uma convivência saudável. Tem cursos de comportamento canino com especialistas de Minas Gerais e de São Paulo. Atualmente, trabalha com adestramento comportamental.

 

09h00 Arte no Papel – De jornais velhos e revistas usadas a lindos artefatos de decoração Oficina
Arte no Papel – De jornais velhos e revistas usadas a lindos artefatos de decoração
Local: Sala B – ISARH, Prédio Central
  • Vagas: 10 
  • 9h às 11h
  • Oficineira: Selma Silveira do Pró-Vida / UFRA (Viver com Qualidade de Vida) 
09h00 Agrotóxicos, Saúde e Direito a Alimentação Saudável Mesa-redonda
Agrotóxicos, Saúde e Direito a Alimentação Saudável
Local: Auditório do Pavilhão de Salas de Aula
  • Debatedores: Rafael Viana - Engenheiro Agrônomo e Dr. em Fitotecnia 

                             Wilza Pinto - Agrônomoa e Dra. em Ciências Agrárias

                             Nadia Corrêa - Nutricionista e Doutoranda em Antropologia

  • Mediadora: Ruth Almeida - Cientista Social. Dra. em Ciência Agrárias
  • Objetivo: Apresentação do panorama social, econômico, ambiental e nutricional sobre o uso de agrotóxicos na produção de alimentos no Brasil e no Mundo. Assim como trazer um panorama sobre novas técnicas e caminhos sustentáveis de utilização do solo.
12h00 Bibliobreak - "Lixo Extraordinário" Sessão de Cinema
Bibliobreak - "Lixo Extraordinário"
Local: Auditório da Biblioteca

Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009) "Lixo Extraordinário" acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

 

14h00 Ginecologia Natural e Autonomia Feminina Minicurso
Ginecologia Natural e Autonomia Feminina
Local: Auditório da Biblioteca

A ideia central da Ginecologia Natural é a busca pela retomada do poder pessoal feminino, orientando a mulher a ser dona das decisões sobre o seu próprio corpo e ser especialista de si mesma. O objetivo das práticas em Ginecologia Natural é de fortalecer na mulher a conexão com a sua essência e com seus ciclos internos, desenvolvendo assim a autonomia sobre o seu corpo e a sua saúde.

Conteúdo programático:

  1. Anatomia do sistema reprodutor feminino
  2. As 4 fases do ciclo menstrual: características físicas e emocionais; influência da lua, mapeamento do ciclo e mandala lunar; percepção da fertilidade
  3. Menstruação "limpa": porque não usar absorventes descartáveis e alternativas
  4. A origem das principais desarmonias no ciclo menstrual: o que a TPM, mamas doloridas e cólicas querem nos dizer?
  5. Tratamentos naturais para desequilíbrios ginecológicos: plantas medicinais e a importância do autoconhecimento
  • 14h às 17h
  • Facilitadora: Letícia Maués
07h30 Cãominhada do Meio Ambiente Vivência
Cãominhada do Meio Ambiente
Local: Ginásio da UFRA

Preencha o formulário de inscrição - CLIQUE AQUI

  • Projeto Vida Digna
  • Projeto Entrelaço
  • Campanha de Conscientização (Abandono e Castração)
  • Exposição de produtos e serviços (Pets, etc.)
  • Fotografia com pets
  • Apoio de estudantes de Veterinária e Zootecnia durante todo o evento

Local

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - 66077-830, Avenida Perimetral 2501, Terra Firme, Belém, Pará,

Apoio

Organizador

DSI - Divisão de Sustentabilidade Institucional