XXVIII Semana do Livro e da Biblioteca na USP 2025
Quatro décadas preservando e compartilhando o conhecimento da USP: o legado das Bibliotecas
21 de outubro de 2025 - Evento Sistêmico
9h30 - 17h00
Como nos anos anteriores, a XXVIII Semana do Livro e da Biblioteca na USP será comemorada juntamente com a Semana Internacional do Acesso Aberto, de 20 a 26 de outubro de 2025, com o tema “Quatro décadas preservando e compartilhando o conhecimento da USP: o legado das Bibliotecas”.
Há 40 anos, no dia 1º de fevereiro de 1985, foi publicada a Resolução Nº 2858 que estabeleceu as diretrizes e procedimentos para promover e assegurar a coleta da produção intelectual gerada nas Unidades da USP e a posterior transferência da informação à Coordenação do SIBi (atual ABCD), em conjunto com as Bibliotecas da USP. A publicação desta Resolução formalizou uma atividade que já havia sido iniciada anos antes em algumas bibliotecas da USP.
Em uma época em que pouco se sabia sobre as publicações científicas e acadêmicas produzidas por autores no Brasil (e mesmo no exterior), a publicação desta Resolução marcou a história não só das bibliotecas como da Universidade de São Paulo e das universidades brasileiras, pois significou que, a partir de então, as publicações científicas, acadêmicas, técnicas e artísticas produzidas pelos docentes e pesquisadores da USP seriam registradas, preservadas e conhecidas.
Tal qual uma semente que germina, essa iniciativa pioneira floresceu e hoje inspira práticas semelhantes em bibliotecas de instituições ao redor do mundo. Atualmente, essas práticas estão pautadas pelos princípios do acesso aberto e da ciência aberta, pelo trabalho colaborativo e pela busca de impacto social, científico e cultural, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
== PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR ==
09h30 – 09h45 | Recepção dos participantes e boas vindas - Adriana Cybele Ferrari (ABCD / FFLCH/USP)
10h45 - 10h00 | Saudações da Clarivate
10h00 – 10h30 | Conhecimento produzido na USP: quatro décadas de preservação e compartilhamento – Adriana Cybele Ferrari (ABCD / FFLCH/USP)
10h30 – 11h20 | Repositórios digitais abertos: Engajamento, tecnologias e impacto – Washington Segundo (IBICT) – online
11h20 – 11h30 | Debates
11h30 – 12h20 | Palestra a definir
12h20 – 12h30 | Debates
12h30 – 13h30 | Intervalo para o almoço
13h30 – 14h00 | Apresentação do Duo Vento Rítmico (voz e violão/violino)
14h00 – 14h40 | Indicadores de desempenho, rankings universitários e o apoio à gestão universitária: o papel do EGIDA e os desafios na USP – Fátima Nunes (EGIDA / EACH/USP)
14h40 – 15h00 | Debates
15h00 – 16h15 | Painel: Produção Artística e Memória: experiências das Bibliotecas da USP – Sarah Lorenzon – mediação (ABCD/USP)
16h15 – 16h30 | Debates
16h30 – 17h00 | Lançamento da Coleção ABCD da Agenda 2030
17h00 | Encerramento
Local do Evento
Auditório FEA 5 - Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP)
Universidade de São Paulo – USP
Rua da Reitoria, 374
05508-220 – Cidade Universitária – São Paulo, SP
Organização e promoção:
Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD/USP
Apoio:
Avenida Professor Luciano Gualberto, 908
Butantã, São Paulo - SP
05508-010
Avenida Professor Luciano Gualberto, 908
Butantã, São Paulo - SP
05508-010
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais é o órgão da Universidade de São Paulo responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas aos objetivos estratégicos da instituição.