Semana Lixo Zero IFB 2021

Semana Lixo Zero IFB 2021

Soluções para o Consumo

Faça sua inscrição
De 25 a 27 de outubro Todos os dias das 17h00 às 21h00
Evento online Transmissão via Doity Play Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Sobre o Evento

Vem aí a Semana Lixo Zero IFB 2021!

O Instituto Federal de Brasília (IFB), em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e o Instituto Arapoti, realiza, de 25 a 27 de outubro, a Semana Lixo Zero IFB: Soluções para o consumo. O evento é gratuito, virtual e com certificação a todos que se inscreverem e participarem do evento.

Para participar, basta se inscrever. Na véspera do evento, você receberá o link no seu email de cada dia do evento. Fique atento! Verifique a sua caixa de spam.

A programação será composta de rodas de conversa virtuais e oficinas temáticas sobre soluções e boas práticas em três eixos: deliveries e dia-a-dia; condomínios, vilas e gestão de resíduos; e catadores. As oficinas são vídeos que apresentam iniciativas sustentáveis realizadas em restaurantes, cooperativas de catadores, vilas, condomínios e empresas do Distrito Federal.

Veja aí a programação:

Dia 25 de outubro

- 17h - Abertura oficial e bate papo virtual com o Prof. Philippe Layrargues - Obsolescência Planejada como lógica da cultura do desperdício.

- 18h30 - Oficinas

- Coleta e Compostagem de resíduos orgânicos;

- Restaurante Lixo zero

- Gestão de resíduos na Comunidade Criativa Infinu;

- O consumo de alimentos orgânicos produzidos pelo MST dentro do café Objeto Encontrado

Dia 26 de outubro (19h)

- 17h - Oficinas:

- Projeto Condomínio Sustentável e Energia Solar

- Horta comunitária e compostagem

- Reuso da Água

- Coleta de vidros e resíduos eletrônicos

- 19h - Bate papo virtual com o Projeto Vila Circular (BA) e com os síndicos dos Condomínio Verde (JB) e Enseada de Aguas Claras - Meta lixo zero em Vilas e condomínios verticais e horizontais.

Dia 27 de outubro

- 17h - Oficinas:

- O valor do resíduos para os catadoras e catadores de materiais recicláveis

- Logística Reversa de embalagens

- 19h - Bate papo virtual com as representantes das cooperativas de catadores Recicla a Vida (Paranoá), Central das Cooperativas e Prof. Vanessa Cruvinel- O resíduo como fonte de renda.

Todos os participantes serão certificados desde que façam a inscrição e acessem o link enviado na véspera do evento ao email cadastrado.

Programação

Abertura oficial e bate papo virtual com o Prof. Philippe Layrargues - Obsolescência planejada como lógica da cultura do desperdício.

Abertura oficial e bate papo virtual com o Prof. Philippe Layrargues - Obsolescência planejada como lógica da cultura do desperdício.

Prof. Philippe Layrargues

Biólogo, especialista em Educação Ambiental, mestre em Ecologia Social e doutor em Sociologia, atuou no Ministério do Meio Ambiente na gestão da Marina Silva, é professor da UnB, atuando no curso de graduação em Gestão Ambiental e no Mestrado de Recursos Hídricos.

 

Às17h00

Bate papo virtual com o Projeto Vila Circular (BA) e com os síndicos dos Condomínio Verde (JB) e Enseada de Aguas Claras - Meta lixo zero em Vilas e condomínios verticais e horizontais.

Bate papo virtual com o Projeto Vila Circular (BA) e com os síndicos dos Condomínio Verde (JB) e Enseada de Aguas Claras - Meta lixo zero em Vilas e condomínios verticais e horizontais.

 

Gabriele Kull

Gabriele Kull é uma jornalista Suíço-Brasileira educadora comportamental. Ela tem especialização em poluição por plásticos e é praticante do estilo de vida LIXO ZERO. Na península de Maraú na Bahia, Gabriele criou o Programa Península Lixo Zero, que tem como objetivo reduzir a poluição por dejetos sólidos, fechando ciclos orgânicos e inorgânicos através da logística reversa.

 

Oswaldo Napoleão Alves

Oswaldo tem 57 anos e é historiador, administrador com área de atuação em planejamento e atualmente é diretor da Cooperativa do Projeto Condomínio Verde.

 

Carlos César Maringa

Carlos César Maringa. Economista e Administrador, foi gerente de Unidade da Caixa Econômica Federal, assumiu a cargos de gestão na área de tecnologia da iniciativa privada e, atualmente, é o Síndico do Condomínio Enseada de Águas Claras. Também é Diretor de sustentabilidade e invação da Associação Brasileira de Síndicos e Condomínios (ABRASSP).

 

 

 

Às19h00

Bate papo virtual com as representantes das cooperativas de catadores Recicla a Vida (Paranoá), Central das Cooperativas e Prof. Vanessa Cruvinel- O resíduo como fonte de renda.

Bate papo virtual com as representantes das cooperativas de catadores Recicla a Vida (Paranoá), Central das Cooperativas e Prof. Vanessa Cruvinel- O resíduo como fonte de renda.

 

Cristiane Pereira de Brito

Presidente da Cooperativa REcicla Mais Brasil e Catadora de materiais recicláveis no DF, mãe de 4 filhos.

 

Lucia Fernandes do Nascimento

Presidente da Cooperativa Coorace e da Associação Vencendo Obstáculos.

 

Prof. Vanessa Cruvinel

Doutora em Ciências da Saúde, professora da UnB - CampusCeilândia.

 

 

Às19h00
18h30 Oficina: Compostagem de resíduos orgânicos de restaurantes - Projeto Compostar Oficina
Oficina: Compostagem de resíduos orgânicos de restaurantes - Projeto Compostar

Oficina: Compostagem de resíduos orgânicos de restaurantes - Projeto Compostar

O Projeto Compostar surgiu em Brasília, em 2017, com o intuito de mudar a realidade do lixo orgânico, já que, até então, os resíduos da capital do Brasil eram enviados para o segundo maior lixão do mundo, localizado a 15 km da Esplanada dos Ministérios. O Guilherme Pereira é responsável pelo processo de compostagem, transformando realizado no pátio do projeto Compostar no Lago Oeste. Diariamente, o projeto desvia em média 3,5 toneladas de resíduos orgânicos que iriam para o aterro sanitário e os transforma em adubo orgânico. A missão do Compostar é propor de maneira simples e descentralizada a gestão dos resíduos orgânicos e a empresa tem como visão se tornar referência em gestão de resíduos e na produção de composto orgânico de altíssima qualidade para a agricultura local.

18h30 Oficina: Gestão de resíduos na Comunidade Criativa Infinu Oficina
Oficina: Gestão de resíduos na Comunidade Criativa Infinu

Oficina: Gestão de resíduos na Comunidade Criativa Infinu

Maiene Horbylon conta nesta oficina como a Comunidade Criativa, novo ponto de contato da população brasiliense com criações autorais locais, realiza a gestão de seus resíduos. A Infinu tem parcerias com o Instituto Ecozinha, Green Ambiental, projeto Compostar e catadores para descartar seus resíduos e conta com a participação ativa do público neste processo. O espaço conta com “residuários” onde o consumidor é convidado a separar seus resíduos já hora do descarte. Segundo Maiene, é necessário investir diariamente na conscientização da comunidade sobre a importância do consumo consciente e no quanto cada um é responsável e faz toda a diferença na gestão de seus resíduos.

18h30 Oficina: O consumo de alimentos orgânicos produzidos pelo MST dentro do café Objeto Encontrado Oficina
Oficina: O consumo de alimentos orgânicos produzidos pelo MST dentro do café Objeto Encontrado

Oficina: Agricultura familiar- MST - Objeto Encontrado


O café Objeto Encontrado tem uma preocupação com a alimentação consciente e apoia a luta do Movimento Sem Terra, oferecendo pratos e produtos vindos do acampamento 8 de março em Planaltina. Apoiar a luta do MST significa compreender a dimensão política e social da alimentação, além de promover formas de agricultura que produzam alimentos saudáveis e com menor impacto ambiental. Para Lucas Hamu, fundador do café, comprar do MST é fazer com que seus hábitos alimentares deixem um rastro positivo no mundo. Ele apresenta nesta oficina como faz para comprar direto do MST e as relações que construiu durante este processo, como a dona Inácia, produtora de morangos que também explica neste vídeo o quanto a agricultura familiar é importante dentro do acampamento.

18h30 Oficina: Deliveries lixo zero - D Burguer Oficina
Oficina: Deliveries lixo zero - D Burguer

Oficina: Deliveries lixo zero - D Burguer

A Hamburgueria D. Burguer destina seu composto orgânico para o Projeto Compostar e usa embalagens compostáveis nas entregas da loja. Victor Dutra conta nesta oficina, como a hamburgueria que possui autoatendimento revitalizou uma praça pública em parceria com o GDF para que seus clientes possam comer os alimentos mesmo na ausência de um salão interno. Além disso, explica sobre as embalagens que usa em seus produtos e o quanto essa iniciativa agrega valor ao seu negócio.

17h00 Oficina: Projeto Condomínio Sustentável e Energia Solar- Instituto Arapoti e Condomínio  Profº Vivaldi Moreira Oficina
Oficina: Projeto Condomínio Sustentável e Energia Solar- Instituto Arapoti e Condomínio  Profº Vivaldi Moreira

Oficina: Projeto Condomínio Sustentável e Energia Solar- Instituto Arapoti e Condomínio Prof Vivaldi Moreira

O Instituto Arapoti, representado por sua presidente, Daí Ribeiro, é uma entidade sem fins lucrativos, situada no Guará – DF, que tem como missão germinar ideias sustentáveis que promovam valores socioambientais. O Instituto Arapoti é responsável pela implantação de uma série de programas, dentre eles o Programa Condomínio Sustentável para apoiar a implantação da sustentabilidade de forma completa em condomínios verticais e horizontais do DF, incluindo coleta seletiva "lixo zero", projeto para compostagem, captação da água da chuva, reuso de água, energia limpa e horta comunitária, além de acompanhar todo o processo de transformação.

Kleber Pereira, síndico do Condomínio Profº Vivaldi Moreira, em Águas Claras-DF, relata nessa oficina o processo de instalação das placas de captação de energia solar, bem como nos benefícios obtidos pelo condomínio após a ação, realizada com o auxílio técnico do Instituto Arapoti. Apesar dos altos custos, Kleber apresenta dados referentes à economia alcançada pelo condomínio, que utiliza a energia gerada para a iluminação das áreas comuns do condomínio e para o aquecimento da piscina. Além disso, o condomínio adotou outras medidas sustentáveis, como o estabelecimento de uma central de resíduos e de uma hora comunitária.

17h00 Oficina: Horta e compostagem condomínios - Condomínio San Francisco II e Mansões Colorado Oficina
Oficina: Horta e compostagem condomínios - Condomínio San Francisco II e Mansões Colorado

Oficina: Horta e compostagem condomínios - Condomínio San Francisco II e Mansões Colorado

O condomínio Mansões Colorado existe há 29 anos e, recentemente, em parceria com o Instituto Arapoti criou uma central de resíduos e uma horta comunitária para envolver a comunidade em um projeto coletivo e criar um espaço/ momento de convivência entre os moradores. A gestão da horta é comunitária, cada dia alguém rega as plantas de manhã e de tarde e, uma vez por mês, eles promovem um piquenique para o dia da colheita. No mesmo dia, os moradores levam suas cestas, levam produtos orgânicos fresquinhos para casa e já plantam mudas para colherem no próximo mês.

O síndico do Condomínio San Francisco II, localizado no Setor Tororó-DF, Diogo Guirau apresenta nesta oficina a compostagem de resíduos orgânicos que é realizada no local. O condomínio destinou um lote próprio para a construção de um mini-pátio de compostagem, com minhocários e leiras. Diogo relata que os condôminos têm aderido aos poucos às ações de sustentabilidade, mas espera que em breve haja um maior apoio à medida que os resultados se tornam mais visíveis. O composto orgânico produzido no condomínio é distribuído entre os moradores e será em breve utilizado na horta comunitária, em implantação. O condomínio conta ainda com uma central de resíduos para a coleta de papel e papelão, vidros e óleo.

17h00 Oficina: Reuso da Água - Residencial Olympique Oficina
Oficina: Reuso da Água - Residencial Olympique

Oficina: Reuso da Água - Residencial Olympique

Eliete Zorzim, síndica do Residencial Olympique no Guará-DF, conta que durante a crise hídrica de 2018, o condomínio decidiu implementar um sistema de captação e reuso de água, especialmente voltado para a manutenção das áreas do condomínio. Há placas em todo o condomínio para indicar os locais onde a água captada é utilizada. No condomínio há ainda uma horta comunitária, com sistema de auto-irrigação, e um contêiner para coleta de vidros, em parceria com a Green Ambiental. Segundo a síndica, com as medidas, os moradores passaram a se envolver mais com as atividades condominiais.

17h00 Oficina: Coleta de vidros e resíduos eletrônicos - Prefeitura 115 norte e condomínio do Bloco I Oficina
Oficina: Coleta de vidros e resíduos eletrônicos - Prefeitura 115 norte e condomínio do Bloco I

Oficina: Coleta de vidros e resíduos eletrônicos - Prefeitura 115 norte e condomínio do Bloco I

Quadra modelo de sustentabilidade na Asa Norte, a 115 norte tem várias iniciativas de sustentabilidade como o descarte de pilhas, vidros e resíduos eletrônicos que reduzem bastante o volume encaminhado para o aterro. Nesta oficina, a prefeita Vera Coradin, compartilha sua experiência na coleta de vidros na quadra e o síndico do Bloco I, Marcos Ramos, explica como ações como o reúso de água, coleta de pilhas e resíduos eletrônicos em apenas um prédio impactam na conscientização dos moradores e inspiram uma “concorrência” do bem entre seus pares.

17h00 Oficina: O valor do resíduos para os catadoras e catadores de materiais recicláveis- Cooperativa “Vencendo Obstáculos” Oficina
Oficina: O valor do resíduos para os catadoras e catadores de materiais recicláveis- Cooperativa “Vencendo Obstáculos”

Oficina: O valor do resíduos para os catadoras e catadores de materiais recicláveis- Cooperativa “Vencendo Obstáculos”

A cooperativa de catadores e catadoras de materiais recicláveis Vencendo Obstáculos trabalha atualmente no Complexo de Reciclagem da Estrutural, localizada na Cidade do Automóvel. Lúcia Fernandes, catadora e presidente da cooperativa, fala sobre a importância do resíduo, que deve ser visto como matéria-prima e fonte de renda, não como lixo. Lúcia destaca ainda a importância do trabalho dos catadores como agentes ambientais e o papel que cada cidadão e cidadã tem ao realizar a separação e a destinação correta dos resíduos.

17h00 Oficina: Logística Reversa de embalagens - Pragma Oficina
Oficina: Logística Reversa de embalagens - Pragma

Oficina: Logística Reversa de embalagens - Pragma


Dione Manetti, ceo da Pragma, explica, nesta oficina, como funciona a logística reversa de embalagens analisando o problema (como a população trata seus resíduos) e a sua solução ( Política Nacional de Resíduos Sólidos). O vídeo reforça a importância do papel do consumidor na separação correta dos resíduos e como o Programa Recupera da empresa impacta na sociedade.

Carregando área de inscrição

Organizador

Instituto Federal de Brasília e Instituto Lixo Zero Brasil

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) é uma instituição de ensino pública brasileira, com sede em Brasília, no Distrito Federal, com dez campi: Brasília, Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga. Esse foi criado mediante transformação da Escola Técnica Federal de Brasília.

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil. Fundado em 2010, O ILZB representa no Brasil a ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no Mundo.