1ª Semana da Pós-Graduação IAU.USP

1ª Semana da Pós-Graduação IAU.USP

Faça sua inscrição
De 22 a 26 de outubro Todos os dias das 09h às 18h
São Carlos, SP Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo - IAU.USP

Sobre o Evento

De 22 a 26 de outubro acontecerá a 1ª Semana de Pós-Graduação do IAU. O evento tem como intuito discutir temas relevantes para a nossa formação e profissão. Sendo assim, planejamos debates que versam sobre ensino, práticas pedagógicas, ferramentas de produção/escrita acadêmica, mobilidade internacional, saúde mental, entre outros, entendendo todos esses aspectos como fundamentais para a Pós-Graduação.

Palestrantes

  • Ana Luísa Figueiredo
  • Camila M. G. Vieira da Rocha
  • Eduardo Pinto e Silva
  • Giselle Modé Magalhães
  • João Sette Whitaker Ferreira
  • José Carlos A. Cintra
  • Luciana B. M. Schenk
  • Maira Francisco Rios
  • Marcela Pereira Rosa

Programação

09h30 - João Sette Whitaker Ferreira Palestra de abertura IV SEMANAU (Graduação) Palestra
Palestra de abertura IV SEMANAU (Graduação)
Local: Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, IFSC.USP

[Palestra da Graduação]
Anomia Projetual: Fragmentação Contemporânea e Ato Político
A palestra de abertura se posiciona como uma elucidação das questões que permeiam a IV SEMANAU: somos contemporâneos, fazemos parte de uma sociedade fragmentada que mostra sua anomia na questões sociais que surgem ao estudar a cidade e sociedade. Muito além disso, enfrentamos uma perda do sentido de sociedade e democracia, que junto ao sentimento de perda de identidade, encaramos várias bolhas sociais que não dialogam e convivem excluindo a existência uma da outra. Dentro deste contexto, também buscamos salientar como o arquiteto, o planejador de cidade ou aquele que tem mecanismo de construir a cidade, deve se posicionar, deve agir, uma vez que toda ação projetual é uma ação política, pois reflete o que a cidade representa e como tratamos a cidade. Convidado: Prof. Livre-docente João Sette Whitaker Ferreira, FAUUSP. 

13h00 Credenciamento Credenciamento
Credenciamento
Local: Atelier 03, IAU.USP

O credenciamento para a 1ª Semana de Pós-Graduação do IAU.USP será feito a partir das 13h, presencialmente. É preferível chegar com a inscrição on-line já realizada. 

15h00 Como entrar na Pós-Graduação + apresentação dos grupos de pesquisa Seção de Perguntas
Como entrar na Pós-Graduação + apresentação dos grupos de pesquisa
Local: Atelier 03, IAU.USP

A atividade pretende recepcionar as pessoas externas à USP e os alunos de Graduação, explicando o funcionamento do processo seletivo para Mestrado e Doutorado do IAU.USP. Convidamos a Profª. Drª. Simone Vizioli (foto) para explicar como funciona o Edital de seleção, as fases pelas quais o candidato passa, como elaborar um projeto de pesquisa com objetivos e metodologia claros, entre outras questões importantes. Posteriormente, os grupos de pesquisa farão breves apresentações de suas principais linhas de investigação e atividades desenvolvidas

16h30 Mobilidade internacional na Pós-Graduação Seção de Perguntas
Mobilidade internacional na Pós-Graduação
Local: Atelier 03, IAU.USP

Entendendo a importância de um pesquisador complementar seus estudos em Universidades do exterior, foi proposta a mesa de mobilidade internacional na Pós-Graduação. Os convênios que o IAU.USP possui com Universidades de outros países serão apresentados pela servidora técnico-administrativa Andreia Campana Salla (foto) e pela presidente da CCInt (Comissão de Cooperação Internacional), Profª. Drª. Simone Vizioli. Em seguida, alunos do Programa de Pós-Graduação que desenvolveram trabalhos em universidades do exterior contarão um pouco de suas experiências e tirarão eventuais dúvidas dos ouvintes. 

19h00 - Giselle Modé Magalhães, José Carlos A. Cintra, Maira Francisco Rios Mesa de abertura + Coquetel Mesa-redonda
Mesa de abertura + Coquetel
Local: Auditório Paulo de Camargo e Almeida, IAU.USP

Precedendo a realização da mesa, haverá o coquetel de abertura da Semana. A mesa de abertura congrega três palestrantes convidados para discutir a importância das práticas pedagógicas, da docência e da produção acadêmica para Arquitetura e Urbanismo, sendo eles: [1] Giselle Magalhães | UFSCar, [2] José Carlos Cintra | EESC-USP e [3] Maira Rios | Escola da Cidade.

09h00 Treinamento técnico: Modelo para teses e dissertações em LaTeX - Pacote PUSPSC Minicurso
Treinamento técnico: Modelo para teses e dissertações em LaTeX - Pacote PUSPSC
Local: Atelier 03, IAU.USP

Treinamento técnico para LaTeX, modelo para dissertações e teses desenvolvido pela USP São Carlos. É oferecido um conjunto de macros de alto-nível que torna mais fácil e rápida a produção de documentos; é utilizado para produzir todo tipo de documentos, como livros, relatórios, artigos, trabalhos acadêmicos, entre outros. A plataforma possui formas de lidar com bibliografias, citações, formatos de páginas, referências. O treinamento será oferecido pelas bibliotecárias Ana Paula Calabrez (PUSP-SC) e Marilza Tognetti (PUSPSC) (foto). 

14h00 Treinamento técnico: introdução ao Mendeley Minicurso
Treinamento técnico: introdução ao Mendeley
Local: Auditório Paulo de Camargo e Almeida, IAU.USP

Treinamento técnico de introdução ao Mendeley, um aplicativo gerenciador de referências gratuito. Nele, há a possibilidade de inserir citações de forma prática nos arquivos de texto, bem como realizar a mescla dessas (em caso de duas ou mais citações para um determinado conceito, por exemplo). Outra facilidade do aplicativo é a praticidade com que se obtém os dados completos a respeito de um artigo, tais como os autores, periódico publicado, volume, número etc. Isso pode ser feito por meio da inserção do Digital Object Identifier (DOI). O treinamento será oferecido pelo professor Jorge Sinval (foto), Mendeley advisor. 

18h30 Ciclo de cinema Urbanicidades Sessão de Cinema
Ciclo de cinema Urbanicidades
Local: Auditório Paulo de Camargo e Almeida, IAU.USP

A Semana de Pós-Graduação abre espaço para o ciclo de cinema Urbanicidades, realizado pelo grupo de pesquisa LEAUC, do IAU.USP, o qual exibirá o documentário brasileiro "A cidade é uma só" (73min), do diretor Adirley Queirós. 

09h00 - Ana Luísa Figueiredo, Camila M. G. Vieira da Rocha, Luciana B. M. Schenk Mesa de debate 1 Mesa-redonda
Mesa de debate 1
Local: Auditório Paulo de Camargo e Almeida, IAU.USP

Esta mesa de debate é intitulada "O papel social da pesquisa em Arquitetura e Urbanismo: diálogos entre Universidade e sociedade" e tem por objetivo discutir projetos desenvolvidos por pesquisadores do IAU.USP que integram Universidade e sociedade. Nesse sentido, serão apresentados dois projetos: [1] o desenho de expansão urbana e ocupação da bacia do córrego Santa Maria do Leme, em São Carlos, desenvolvido sob a coordenação da Profª. Drª Luciana B. M. Schenk e [2] o núcleo de assessoria técnica Pitá, que será representado pela pesquisadora Ana Luísa Figueiredo

14h00 Café com pesquisa Apresentação Oral
Café com pesquisa
Local: Auditório Paulo de Camargo e Almeida, IAU.USP

O Café com Pesquisa é um evento organizado por alunos do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo do IAU.USP e voltado, prioritariamente, para a apresentação e debate de trabalhos em desenvolvimento pelos pesquisadores vinculados ao Instituto (entre graduação e pós-graduação). Tem como objetivo ampliar o debate sobre Arquitetura e Urbanismo, propiciar contatos entre pesquisadores e divulgar as pesquisas. Nesta edição, serão apresentadas 8 pesquisas, divididas em duas sessões de exposição com coffee break de meia-hora entre elas. Uma sessão é voltada para trabalhos da área de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo e a outra, Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia

19h00 - Eduardo Pinto e Silva, Marcela Pereira Rosa Mesa de debate 2 Mesa-redonda
Mesa de debate 2
Local: Anfiteatro Luiz Gastão de Castro Lima, USP

A 1ª Semana de Pós-Graduação do IAU.USP encerra suas atividades com uma mesa de debate que discute "Saúde mental na Universidade", tema que vem ganhando corpo e importância premente nos últimos anos, também reverberando nos programas de pós-graduação. Para tal, conta com @s convidad@s: [1] Eduardo Pinto e Silva | UFSCar e [02] Marcela Rosa | IP-USP.  

09h00 Treinamento técnico: ABNT, bases de dados científicas Minicurso
Treinamento técnico: ABNT, bases de dados científicas
Local: Atelier 03, IAU.USP

Primeiramente, haverá o treinamento técnico relativo à ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, com vistas a esclarecer as suas principais diretrizes no que diz respeito ao campo da Arquitetura e do Urbanismo. Em seguida, uma apresentação acerca das principais bases de dados científicas utilizadas por arquitetos e urbanistas. Ambos os treinamentos serão ofertados pelas bibliotecárias Brianda Sígolo (IAU.USP) (foto) e Ana Paula Calabrez (PUSP-SC). 

14h00 Treinamento técnico: ORCiD e Turnitin Minicurso
Treinamento técnico: ORCiD e Turnitin
Local: Atelier 03, IAU.USP

Treinamento ténico para uso das plataformas científicas ORCiD eTurnitin. O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único e gratuito que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos. Dessa forma, automatiza a atualização das publicações e produções, facilitando a gestão das atividades acadêmicas e de pesquisa. Usando um ORCiD iD os pesquisadores são facilmente e corretamente conectados com suas atividades, resultados de pesquisa, publicações e vínculos empregatícios. O Turnitin é um serviço comercial de detecção de plágio, o qual verifica os documentos enviados em seu banco de dados e o conteúdo de outros sites. Apesar de poder ser utilizado apenas por professores, é interessante o conhecimento de como funciona a plataforma e como interpretar seus resultados. Os treinamentos ORCiD e Turnitin serão oferecidos pelas bibliotecárias Brianda Sígolo (IAU.USP) e Ana Paula Calabrez (PUSP-SC) (foto).

17h00 Oficina Cartilha da Cidade Oficina
Oficina Cartilha da Cidade
Local: Atelier 03, IAU.USP

A oficina jogo "Agentes Urbanos e a cidade participativa" é fruto do projeto de pesquisa e extensão universitária intitulado "Cartilha da Cidade", que envolve alunos da Graduação, Pós-Graduação e a comunidade participante. A partir de atividades lúdicas, promove o debate acerca da cidade, seus agentes e dinâmicas. O jogo, enquanto metodologia, permite aproximar temas urbanos com o cotidiano dos estudantes, tendo como suporte uma maquete, que elucida a territorialização de situações-problema de uma cidade imaginária. Espera-se desenvolver o senso crítico sobre a cidade, contribuindo à formação cidadã. A cidade, resultante, torna-se a desejada a partir dos imaginários e disputas dos diversos agentes. De forma lúdica e colaborativa, o jogo aborda limites e possibilidades da efetivação do direito à cidade, compreendido segundo definição lefebvriana de direito de criação e fruição plena do espaço urbano e social (LEFEBVRE, 2011), debatido em sua expressão de desigualdade territorial (MARICATO, 2013) e a partir da identificação de um “déficit de cidade” (ROLNIK, 2016).  Frente à acentuação da crise urbana, aborda-se a cidade como um território em disputa entre variados agentes, visando fomentar a discussão sobre o papel de cada cidadão e grupo social que, a partir do conhecimento dos seus direitos, podem vir a integrar a luta em contraposição aos sucessivos desmontes de direitos e políticas de interesse social que marcam a atual realidade urbana.

14h00 Roda de conversa Encerramento
Roda de conversa
Local: IAU.USP

Entendendo a importância de discutir o atual cenário político brasileiro, a Semana da Pós-Graduação aderiu ao calendário de paralisações estabelecido pelos alunos da USP São Carlos, em assembleias, e reservou o dia 26/10/2018 para a construção de atividades que digam respeito a essa temática. Assim, às 14h, foi criada uma roda de conversa para os alunos debaterem tais questões políticas, além de fazerem um balanço da 1ª Semana e discutir demais assuntos pertinentes. A roda de conversa é aberta a todos do campus e também haverá um piquenique

Local

Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo - IAU.USP - 13566-590, Avenida Trabalhador Sancarlense, 400, Parque Arnold Schimidt, São Carlos, São Paulo,

Organizador

Comissão de Organização Semana da Pós do IAU.USP

Aline Cavanus • Bárbara Guazelli • Gabriel Botasso • Raquel Valadares • Tatiana Chiletto