A Semana Teológica da UniCatólica do RN é um dos grandes momentos da vida acadêmica do curso de Teologia e de formação e animação para as forças vivas da Diocese de Santa Luzia de Mossoró. O evento constitui-se, nesse sentido, como um espaço de reflexão teológica, construção de saberes, práticas pastorais e missionárias no profícuo diálogo da comunidade acadêmica com a comunidade eclesial local. Por esta razão, ao longo de suas edições, o nosso evento concilia temáticas de relevância teológica e pastoral, como ocorre na edição deste ano.
Neste ano, a VIII SEMANA TEOLÓGICA DA UNICATÓLICA DO RN ocorrerá entre os dias 18 e 21 de novembro de 2024 e celebrará a travessia histórica, profética e esperança de noventa anos da Diocese de Santa Luzia de Mossoró, em comunhão com os quase sessenta anos do término do Concílio Ecumênico Vaticano II, a ser celebrado em 2025. Nesta travessia de noventa anos, emerge a consciência de recuperar a memória da nossa igreja particular para que, impulsionada pela presença e ação sempre criativa do Espírito, seja permanente sinal e presença do Reino, enquanto inserida no tempo e na história, neste pedaço de chão no qual somos chamados a ser Igreja.
Essa tarefa, com efeito, exige que engajemo-nos decididamente em um processo de reflexão, renovação e conversão pastoral. O Papa Paulo VI recorda que, na Igreja, pulsa uma necessidade nobre e quase impaciente de se renovar. Com efeito, o Vaticano II oferece-nos as linhas para a renovação e conversão desejadas. Este evento marca o início de um processo que busca recuperar não só uma eclesiologia de comunhão, mas, no horizonte dessa eclesiologia, a fundamental igualdade, dignidade e vocação de todos os membros da Igreja, sua participação no tríplice múnus de Cristo. Nessa percepção de responsabilidade comum e de participação do múnus sacerdotal, profético e real de Cristo, a primeira característica da Igreja – povo santo de Deus – é a comunhão.
Contudo, uma leitura rápida do panorama eclesial atual, seja em âmbito local seja em âmbito geral, mostra que nem todas as intuições e propostas de renovação da Igreja, coerentes com o Concílio, se concretizaram ao longo dos anos pós-conciliares. Não sem razão, cada vez mais podemos perceber, com preocupação, o surgimento de grupos, dentro da Igreja, que assumem um viés relutante para com as reformas conciliares, tentando reorientar as orientações conciliares para abordagens pré-conciliares, distantes das demandas da Igreja hoje.
Diante de tais desafios e do imperativo “quase impaciente” que clama renovação, bem como da celebração dos 90 anos da presença evangelizadora da Diocese de Santa Luzia em Mossoró, o Centro Universitário Católica do Rio Grande do Norte (UniCatólica) realiza a oitava edição da Semana Teológica, com o tema “IGREJA: UM CAMINHO DE MEMÓRIA, PROFECIA E ESPERANÇA”. Trata-se de "revisitar o Concílio Vaticano II a fim de recuperar a sua atualidade e perenidade para a vida da Igreja. Noutras palavras, trata-se de revisitar o Concílio para reafirmarmos o compromisso da Igreja - povo santo de Deus - com a profecia e a renovação da Esperança" [1]
A reflexão teológica, diz França Miranda, “não significa repetir as verdades eclesiológicas já conhecidas, e sim esclarecer como elas podem e devem aparecer em sua verdade no mundo em que vivemos” [2]. Nesse sentido, a finalidade da temática da VIII Semana Teológica da UniCatólica do RN consiste em trazer uma reflexão eclesiológica que estimule o nosso compromisso com as reformas conciliares, percebendo a sua urgência e atualidade, iluminados pela ousadia pastoral e profética do Papa Francisco que, nos passos do Concílio, entende e que “A sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do Terceiro Milênio” [3]
Enquanto respiramos o sopro da sinodalidade que invade toda a Igreja, Dom Francisco de Sales, bispo de Mossoró, convida-nos a "buscamos desenhar percursos pastorais para nossa Igreja particular [4]. Por conseguinte, considerando que novas situações, tanto eclesiais como sociais, econômicas, políticas e culturais, reclamam hoje o caminho sinodal de todo o povo santo de Deus, queremos - através da reflexão temática da edição desta Semana Teologica - motivar os fiéis a desencadearem processos de renovação e assumirem atitudes propositivas, abrindo a possibilidade de uma nova configuração histórica da Igreja adequada aos nossos dias.
AS SUBMISSÕES DE TRABALHOS DEVEM SER FEITAS ATÉ O DIA 15/11/2024 PELO NO LINK: https://forms.gle/gqPS7F8uHqjJMqUYA
O TEXTO COMPLETO DEVE SER ENVIADO ATÉ 10/12/2024 PARA: teologia@unicatolicadorn.com.br
[1] [1]PAULO VI, Papa. Carta encíclica Ecclesiam Suam, 4. Disponível em: https://www.vatican.va/content/
paul-vi/pt/encyclicals/documents/hf_p-vi_enc_06081964_ecclesiam.html. Acesso em: 15 out. 2024.
[2] MIRANDA, Mário de França. Rumo a uma nova configuração eclesial. Cadernos de Teologia Pública, São Leopoldo - RS, Ano IX, Nº 71, 2012, p. 1-37. Disponível em: https://www.ihu.unisios.br/images/stories
/cadernos/teopublica/071cadernosteologiapublica.pdf. Acesso em: 13 out. 2024.
[3] FRANCISCO, Papa. Carta da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos ao Povo de Deus. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2023-10/sinodo-publicada-carta-povo-deus.html. Acesso em: 13 out. 2024.
[4] BATISTA, Dom Francisco de Sales Alencar. Assembleia Extraordinária de Pastoral. Diocese de Santa Luzia de Mossoró. Mossoró/RN, 2024. (Arquivo da Cúria Diocesana de Mossoró).