3ª SEMANA DA SEPSE

3 de setembro de 2018, 19h00 até 13 de setembro de 2018, 18h00
Teatro César Cava - Presidente Prudente, SP

Informações

A sepse hoje é a principal responsável por óbitos dentro de nossos hospitais. Estima-se cerca de 670 mil no Brasil por ano. Os dados do Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS) mostram que a letalidade de pacientes em instituições públicas brasileiras é de 44,8%.

Reconhecimento precoce é a chave para o tratamento adequado. Todas as instituições devem treinar suas equipes para reconhecer os primeiros sinais de gravidade. O tratamento adequado nas primeiras horas tem clara implicação no prognóstico. Medidas simples, como coleta de lactato, culturas, antimicrobianos e ressuscitação hemodinâmica podem salvar vidas.

Tendo em vista um assunto de extrema importância, é realizada a terceira edição da Semana da Sepse, evento tradicional promovido pela Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva em parceria com o Hospital Regional de Presidente Prudente e a Universidade do Oeste Paulista, colaborando com a luta do Dia Mundial da Sepse (13 de setembro).

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Renata Andrea Pietro Pereira Viana

Saiba mais

Carlos Eduardo da Costa Nunes Bosso

Saiba mais

Sandra Cristina Genaro

Saiba mais

Ana Carolina De Fáccio Azevedo

Saiba mais

Maria Beatriz Marcussi Moretti

Saiba mais

Edson Farias

Saiba mais

Caio Ferreira de Oliveira

Saiba mais

James Falconi Belchior

Saiba mais

Natália Favreto Faria Plantier

Programação:

Sepse Palestra · Renata Andrea Pietro Pereira Viana

Terapia Nutricional na Sepse Minicurso · Sandra Cristina Genaro

Sepse e Delirium em Unidades de Terapia Intensiva Minicurso · Ana Carolina De Fáccio Azevedo

Importância da Equipe Multidisciplinar na Sepse Palestra · Carlos Eduardo da Costa Nunes Bosso

Caso Clínico: Um olhar multiprofissional Mesa-redonda · Carlos Eduardo da Costa Nunes Bosso

Interação parasito-hospedeiro nas infecções hospitalares Minicurso · Caio Ferreira de Oliveira

FAST HUG - Aplicabilidade na Visita Multidisciplinar Minicurso · Maria Beatriz Marcussi Moretti

Acolhimento e Humanização em UTI: Um caminho para vida Minicurso · Edson Farias

Ventilação Mecânica no Paciente com Sepse Minicurso · James Falconi Belchior

Monitorização do Paciente com Sepse Minicurso · Natália Favreto Faria Plantier

Caminho da Sepse Oficina

Caminho da Sepse Oficina

Caminho da Sepse Oficina

Caminho da Sepse Oficina

Teatro César Cava

Rua José Bongiovani, 700

Vila Liberdade, Presidente Prudente - SP

19050-680

Teatro César Cava

Rua José Bongiovani, 700

Vila Liberdade, Presidente Prudente - SP

19050-680

Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva HRPP

A Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do Hospital Regional de Presidente Prudente foi criada e aprovada pelo MEC em 2014, tendo sua primeira turma iniciada em 2015. Atualmente já foram formados sete profissionais, entre eles enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e nutricionistas.

Renata Andrea Pietro Pereira Viana

Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) gestão 2018/2020


Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA (1998), com especialização em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2000), Epidemiologia Hospitalar pela UNIFESP (2005), Administração Hospitalar pela UNAERP (2005) e Educação em Saúde pela UNIFESP (2006), Fundadora e membro efetivo da Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (ABENTI), com Proficiência em Terapia Intensiva pela ABENTI (2013). Ex Presidente do Departamento de Enfermagem da Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB nos biênios 2009-2010, 2010-2011. Mestrado em Educação e Saúde pela UNIFESP (2008). Doutorado em Ciências da Saúde pela UNIFESP (2013). Atualmente é Diretora do Núcleo de Terapia Intensiva do Hospital do Servidor Publico Estadual de São Paulo - Gerência de Enfermagem. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração em Saúde e Gerenciamento de Serviços de Enfermagem (GEPAG/UNIFESP). Conselheira Regional Titular no COREN-SP triênio 2015-2017, responsável pelo COREN-SP Educação. Pesquisadora e orientadora do Programa de Mestrado Profissional da Pós-Graduação em Ciências da Saúde do IAMSPE-SP desde o ano de 2013.Membro do Corpo Editoral da Revista brasileira de Terapia Intensiva desde 2009, Revisora do International Scholars Journals desde 2013 e da Revista da Escola de Enfermagem da USP desde 2015. Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) gestão 2018/2020.

Carlos Eduardo da Costa Nunes Bosso

Santa Casa de Presidente Prudente


Possui graduação em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista (2003). Especialização em Clínica Médica, Cardiologia e Terapia Intensiva. Pós graduação em Administração Hospitalar. Atualmente é diretor técnico da Santa Casa de Presidente Prudente e médico coordenador da UTI coronariana do Instituto do Coração de Presidente Prudente. Professor da faculdade de medicina da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. 

Sandra Cristina Genaro

Universidade do Oeste Paulista


Possui Graduação em Nutrição pela Universidade do Oeste Paulista (1988), Especialista em Nutrição Oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer - INCA (2005), Especialização em Nutrição e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade do Oeste Paulista (2003), Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem (2014). Mestrado pela UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (2012). Atualmente é Docente da Universidade do Oeste Paulista no curso de nutrição e no curso de estética. Atua em Consultório Particular. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Oncológica, Nutrição Clínica, Nutrição Pediátrica e Unidade de Alimentação e Nutrição. Autora do livro "Guia de Alimentação da Criança com Câncer em Tratamento Oncológico" publicado pela Editora Metha em 2007 e do capítulo do livro "Alimentação Infantila de 0 a 2 anos de idade", publicado pela editora LIEC em 2010.

Ana Carolina De Fáccio Azevedo

Hospital Iamada


Enfermeira graduada pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE (2013), especialista em Terapia Intensiva pelo programa de Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do Hospital Regional de Presidente Prudente HRPP em parceria com a Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE (2016 - 2018). Enfermeira do Hospital Iamada (2018).

Maria Beatriz Marcussi Moretti

Hospital Regional de Presidente Prudente


Médica Especialista em Medicina Intensiva, Membro Efetivo da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Atualmente é professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, Médica Chefe e Responsável técnica pela Unidade de Terapia Intensiva Coronariana do Hospital Regional de Presidente Prudente, Médica Responsável pelo Escritório de Qualidade Hospitalar do Ambulatório Médico de Especialidades de Presidente Prudente.

Edson Farias

Hospital Regional de Presidente Prudente


Graduação em Psicologia (Unoeste), Especlização em Psicologia e Saúde (Unesp). Psicológo na UTI Coronária da Santa Casa desde 2016. Psicológo clínico.

Caio Ferreira de Oliveira

Universidade Estadual de Londrina


Possui graduação em Biomedicina (2012) pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, Mestrado em Microbiologia (2015) pela UEL e Especialização em Controle de Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde (2014) pela UEL. Atualmente é docente da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, lecionando para os cursos de Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição, e docente do Centro de Educação Profissional (CEP) / Unidade Modelo de Ensino (UME), lecionando para o Curso Profissionalizante Técnico em Química. Doutorando em Microbiologia pela UEL. Tem experiência na área de microbiologia clínica, resistência antimicrobiana e atenção primária à saúde.

James Falconi Belchior

Hospital Regional de Presidente Prudente


Possui graduação em Fisioterapia - Faculdades Adamantinenses Integradas (2004). É Especialista em Fisioterapia Hospitalar pela Unoeste (2006). Apresenta Atualização em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela ASSOBRAFIR - Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. Atualmente é Supervisor do Serviço de Fisioterapia do Hospital Regional de Presidente Prudente - SP. Também é Fisioterapeuta realizador do exame Prova de Função Pulmonar (Espirometria) do AME de Presidente Prudente -SP e Fisioterapeuta da clínica Cuore Cardiologia Diagnóstica e Preventiva de Presidente Prudente - SP. Tem experiência nas áreas de fisioterapia cardiorrespiratória, Ventilação Mecânica Invasiva e Ventilação Mecânica Não Invasiva, adaptação e titulação das pressões dos aparelhos BIPAP/CPAP nos diversos distúrbios respiratórios e na Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono.

Natália Favreto Faria Plantier

Hospital Regional de Presidente Prudente


Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008) e especialização em cardiologia (inCor-HCFMUSP), Terapia Intensiva (UNOESTE) e Docência (FioCruz). Atualmente é supervisora de estágio de pós-graduação da Universidade do Oeste Paulista e Enfermeira líder da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Terapia Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Assistência de Enfermagem, Cuidados Críticos, Educação em Enfermagem, Processo de Enfermagem, Gestão em Saúde.