15ª Semana de Polímeros Professora Eloisa Mano

15ª Semana de Polímeros Professora Eloisa Mano

Faça sua inscrição
De 16 a 18 de novembro Todos os dias das 09h00 às 17h15
Evento online Transmissão via Doity Play Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Sobre o Evento

Vem aí a 15ª Semana de Polímeros, um evento tradicional do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano da UFRJ. A Semana de Polímeros, desde a sua criação, tem sido um instrumento importante para apresentar as mais diversas vertentes da área de polímeros à sociedade e estimular o interesse pela ciência através da interlocução entre alunos em diferentes níveis de formação, fomentando bons debates acerca do impacto da área de polímeros no cotidiano.

O evento contará com palestras, mesas redondas, minicursos, sorteios e apresentações de trabalhos. Desejamos que toda a programação seja enriquecedora e que por meio de cada atividade, os horizontes sejam expandidos nessa área tão vasta.


  • Início das inscrições: 09/10/2021 a 15/11/2021*;

*Pagamento via boleto até 10/11/2021.

  • Submissão de trabalhos: 14/10/2021 a 03/11/2021;

  • Para mais informações:


  • O credenciamento no evento ocorrerá automaticamente;

  • Uma hora antes do evento, o participante irá receber o link de transmissão do evento por e-mail;

  • Todas as atividades descritas na programação do evento ficarão disponíveis até o dia 22 de novembro até às 20:30;

  • Todos os minicursos serão gravados e estarão disponíveis até o dia 22 de novembro até às 20:30;

  • O evento será pago. Valores na aba

Para mais informações:

Palestrantes

  • Deborah Netto de Barros
  • Profª. Drª. Bluma Guenther Soares
  • Dr. Maurício Ferrapontoff Lemos
  • Prof. Dr. Fernando Gomes de Souza Junior
  • Prof. Dr. Paulo Henrique de Souza Picciani
  • MSc. Fabio Pereira de Lacerda
  • Clara Luz de Souza Santos
  • Profª. Drª. Maria Luiza Rocco Duarte Pereira
  • Prof. Dr. Karim Dahmouche
  • Profª. Drª. Livia Rodrigues de Menezes
  • Fernando Bastos Marin
  • Profª. Drª. Daniele Cruz Bastos
  • Dr. Ralph Santos Oliveira
  • Profª. Drª. Maria Inês Bruno Tavares
  • Profª. Drª. Cláudia Regina Elias Mansur
  • Prof. Dr. Leonardo dos Santos Cescon
  • Prof. Dr. Thiago Muza Aversa
  • Prof. Dr. Ricardo Cunha Michel
  • Prof. Dr. Marcos Lopes Dias
  • Profª. Drª. Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheco
  • Prof. Dr. Rafael Trevisan

Programação

09h00 ABERTURA Abertura

Abertura da 15ª Semana de Polímeros Professora Eloisa Mano, contará com um vídeo desenvolvido pelo Coordenador de Extensão do Instituto, professor Dr. Alexandre Carneiro Silvino.

09h30 - Profª. Drª. Bluma Guenther Soares COMPOSTOS POLIMÉRICOS CONDUTORES: DO CELULAR AO AVIÃO INVISÍVEL Palestra

A palestra será ministrada pela professora Drª Bluma Soares (IMA/UFRJ).

10h00 - Profª. Drª. Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheco PROCESSAMENTO DE POLÍMEROS SOB O ASPECTO AMBIENTAL Minicurso
Local: MINICURSO: PROCESSAMENTO DE POLÍMEROS SOB ASPECTO AMBIENTAL

O minicurso será ministrado pela Drª Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheco (IMA/UFRJ). Este minicurso é indicado para estudantes de graduação e pós-graduação.

EMENTA DO MINICURSO

Termoplástico versus termorrígido; Questões ambientais na moldagem; Aditivação; Extrusão; Injeção; Sopro; Termoformação; Rotomoldagem.

12h00 ALMOÇO Almoço

Horário reservado para o almoço.

13h00 - Dr. Ralph Santos Oliveira, Profª. Drª. Maria Inês Bruno Tavares USO DE POLÍMEROS APLICADOS A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA Mesa-redonda

A mesa redonda será ministrada pelos pesquisadores Dr Paulo Rangel (IMA/UFRJ), Dr(a) Maria Inês (IMA/UFRJ) e Dr Ralph Oliveira (UEZO). Será abordado diversas aplicabilidades dos polímeros e a importância dos mesmos na área farmacêutica.

14h30 - Profª. Drª. Maria Luiza Rocco Duarte Pereira ESTRUTURA ELETRÔNICA, MORFOLOGIA E DINÂMICA DE TRANSFERÊNCIA DE CARGA DE SEMICONDUTORES ORGÂNICOS COM APLICAÇÃO EM DISPOSITIVOS FOTOVOLTÁICOS Palestra

A palestra será ministrada pela professora Drª Maria Luiza Rocco (IQ/UFRJ).

O aumento da preocupação global em garantir maior sustentabilidade energética e preservação ambiental vem, ao longo dos últimos anos, impulsionando o desenvolvimento de tecnologias renováveis. Uma alternativa para a produção de energia é utilizar a energia solar, que é uma fonte renovável, limpa e abundante. Nos últimos anos, ocorreu grande avanço nas pesquisas para a utilização de polímeros conjugados em dispositivos fotovoltaicos orgânicos, que apresentam claras vantagens sobre os dispositivos inorgânicos, tais como baixo custo de produção, caráter sustentável, fácil processamento e a possibilidade de produzir dispositivos mais leves e flexíveis. Um dos grandes desafios nessa área é o desenvolvimento de semicondutores orgânicos com alta mobilidade de carga e ambientalmente estáveis. Dessa forma, informações relacionadas com a estrutura eletrônica e o ordenamento das cadeias poliméricas, bem como a dinâmica ultrarrápida de elétrons em regime de femtossegundo desses materiais são cruciais para se compreender o mecanismo de condução e, assim, auxiliar em futuras aplicações. Além disso, a busca por solventes ecológicos como alternativa a solventes halogenados para criar dispositivos que gerem ainda menor impacto ambiental, a substituição de aceptores derivados do fulereno e de eletrodos livres de ITO são tópicos que têm atraído enorme atenção. Neste seminário, serão apresentados resultados recentes do emprego da espectroscopia de absorção de raios X (NEXAFS), da espectroscopia Auger ressonante pelo método “core-hole clock”, da espectroscopia de fotoemissão e de perda de energia de elétrons na investigação de filmes finos poliméricos baseados no tiofeno, que apresentam elevado potencial de aplicação em células solares orgânicas.

15h00 - Deborah Netto de Barros PROPRIEDADES FISICO-QUÍMICAS DE FIBRAS DE CABELO HUMANO E TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO Palestra

A palestra será ministrada pela Deborah Netto (L'oreal).

09h00 - Prof. Dr. Fernando Gomes de Souza Junior POLIANILINA E MATERIAIS SENSORES NANOESTRUTURADOS: PREVENDO TENDÊNCIAS POR MINERAÇÃO DE TEXTOS Palestra

A palestra será ministrada pelo professor Dr Fernando Gomes (IMA/UFRJ).

A história da Polianilina (PAni) começa em 1862, quando Letheby relatou pela primeira vez este material. Desde então, uma miríade de estudos foi feita e novos trabalhos continuam a investigar o potencial deste material. A PAni foi aprimorada com a ajuda da nanotecnologia, já que o uso de nanocargas é uma forma rápida e econômica de modificar materiais, impulsionando inovações baseadas em novas propriedades físicas e químicas. Vários trabalhos abordam o uso de diferentes nanopartículas, o que leva à impossibilidade prática de minerar todas essas informações. Assim, este trabalho se propõe a coletar sistematicamente dados na literatura e investigar quais nanopartículas podem aumentar a condutividade elétrica da PAni. Os resultados obtidos demonstram que entre as possíveis nanocargas, o grafeno e os nanotubos de carbono têm grande destaque. Além disso, os resultados da meta-análise comprovam que a condutividade da PAni aumenta após modificação com as nanocargas mencionadas.

09h30 - Dr. Maurício Ferrapontoff Lemos POLÍMEROS APLICADOS EM COMBUSTÍVEIS PARA FOGUETES Palestra

A palestra será ministrada pelo Dr Maurício Lemos (IPqM).

O Instituto de Pesquisas da Marinha possui expertise na área de tecnologia de materiais aplicada à defesa. Uma importante classe desses materiais são os chamados “materiais energéticos”, que podem ser descritos como propelentes, explosivos e pirotécnicos.

Esses materiais são estratégicos no ponto de vista da defesa devido à sua aplicação em sistemas de armas (mísseis e foguetes) e em veículos lançadores de satélites, em especial como combustível. Os polímeros possuem uma importância capital nessa área do conhecimento.

O desenvolvimento tecnológico relacionado a polímeros aplicados a materiais energéticos são soluções que não estão disponíveis comercialmente, e as empresas / países que as detém, protegem e cerceiam o conhecimento estratégico.

As tecnologias de propelentes e outros materiais energéticos usados para defesa também possuem largo emprego na área aeroespacial civil, no desenvolvimento de sistemas de propulsão de foguetes e veículos de sondagem e aeroespaciais.

A apresentação abordará uma breve introdução sobre propulsão, tipos de propelentes, principais exemplos de aplicação e como o desenvolvimento dos polímeros possui influencia direta no aumento do desempenho energético dos combustíveis para foguete.

10h00 - Profª. Drª. Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheco PROCESSAMENTO DE POLÍMEROS SOB O ASPECTO AMBIENTAL Minicurso
Local: MINICURSO: PROCESSAMENTO DE POLÍMEROS SOB ASPECTO AMBIENTAL

O minicurso será ministrado pela Drª Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheco (IMA/UFRJ). Este minicurso é indicado para estudantes de graduação e pós-graduação.

EMENTA DO MINICURSO

Termoplástico versus termorrígido; Questões ambientais na moldagem; Aditivação; Extrusão; Injeção; Sopro; Termoformação; Rotomoldagem.

10h00 - Prof. Dr. Marcos Lopes Dias TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO DE POLÍMEROS Minicurso
Local: MINICURSO: TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO DE POLÍMEROS - AULA 1

O minicurso será ministrado pelo Dr Marcos Lopes (IMA/UFRJ) e tem como o objetivo apresentar as técnicas mais utilizadas para caracterização de amostras poliméricas. Este minicurso é indicado para alunos de pós-graduação na área de polímeros.

Técnicas de caracterização de polímeros

Resumo do curso

O minicurso abordará de forma resumida e prática as mais importantes técnicas de caracterização estrutural, térmica e mecânica de polímeros, enfocando o princípio da técnica e aplicações, com exemplos práticos. Serão abordadas como técnicas para caracterização estrutural as espectroscopias no infravermelho e de ressonância magnética nuclear e a cromatografia de permeação em gel; como técnicas de caracterização térmica a calorimetria diferencial de varredura (DSC) e a termogravimetria (TGA); e como técnicas para caracterização mecânica os testes empregando máquinas de ensaio universal. O minicurso tem como público-alvo estudantes de graduação e de pós-graduação que iniciam seus estudos em polímeros.

12h00 ALMOÇO Almoço

Horário reservado para o almoço.

13h00 - Fernando Bastos Marin, Prof. Dr. Rafael Trevisan, Profª. Drª. Daniele Cruz Bastos POLUIÇÃO POR MICROPLÁSTICOS Mesa-redonda

A mesa redonda será ministrada pelos pesquisadores Dr. Fernando Marin (Clean Ocean Fiber Tech), Dr. Rafael Trevisan (UFSC) e Drª Daniele Bastos (UEZO). Dentre os pontos de relevância a serem debatidos estão: Microplásticos em geral; Economia Circular; Desenvolvimento de Materiais Sustentáveis; Problemas dos processos de solução ecológica convencionais e desenvolvimento no Brasil de formas de processamento de fios como solução mundial para redução da poluição têxtil.

14h30 - Clara Luz de Souza Santos ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE NANOCOMPÓSITOS POLIOXIMETILENO - NANOPLAQUETAS DE GRAFENO Palestra

A palestra será ministrada pela Drª Clara Luz (IME).

15h00 - Prof. Dr. Karim Dahmouche MATERIAIS HÍBRIDOS ORGÂNICOS-INORGÂNICOS PARA APLICAÇÕES NA ÁREA DE ENERGIA LIMPA E MEDICINA Palestra

A palestra será ministrada pelo professor Dr. Karim Dahmouche (IMA/UFRJ).

Uma área particularmente interessante tanto do ponto de vista científico quanto tecnológico concerne os materiais híbridos orgânicos-inorgânicos. Esses materiais bifásicos são constituídos de uma fase inorgânica e uma fase orgânica geralmente polimérica. Mas, diferentemente dos compósitos orgânicos-inorganicos usuais, a interpenetração na escala nanométrica entre as fases orgânicas e inorgânicas confere ao material propriedades inéditas impossíveis de se obter com compósitos clássicos, como por exemplo a transparência típica dos vidros. Como as propriedades desses materiais não são descritas pela soma das contribuições individuais de cada fase, visto que a interface tem um papel preponderante, classifica-se as classes de materiais híbridos a partir da natureza da interface orgânica-inorgânica: classe I onde as duas fases são interligadas por ligações fracas (pontes de hidrogênio, Van der Waals, etc) e classe II onde há formação de ligações primárias (covalentes ou ionocovalentes) entre as fases inorgânicas e orgânicas. O composto orgânico confere a esses nanocompósitos propriedades físicas ou químicas específicas: óticas, elétricas, eletroquímicas ou biológicas. Por outro lado, a parte inorgânica do material contribuiu para a resistência mecânica e térmica, permite modular o índice de refração, podendo ainda conferir propriedades óticas, eletroquímicas, elétricas ou magnéticas, interessantes.

Essa palestra visa a ilustrar o potencial de aplicação dos materiais híbridos orgânicos-inorgânicos poliméricos através de exemplos nas áreas de energia limpa ou da saúde. Em particular, mostramos que os processos de nano-estruturação existentes nesses materiais são de extrema importância para obter as propriedades de interesse tecnológico desejadas.

09h00 - Profª. Drª. Livia Rodrigues de Menezes USO DE POLÍMEROS COMO PLATAFORMA DE REGENERAÇÃO TECIDUAL Palestra

Esta palestra será apresentada pela Drª Lívia Rodrigues (IMA/UFRJ).

09h30 - MSc. Fabio Pereira de Lacerda INOVAÇÕES RHODIA EM POLÍMEROS PARA APLICAÇÕES TÊXTEIS Palestra

A palestra será ministrada pelo Fábio Lacerda (Rhodia).

10h00 - Prof. Dr. Marcos Lopes Dias TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO DE POLÍMEROS Minicurso
Local: MINICURSO: TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO DE POLÍMEROS - AULA 1

O minicurso será ministrado pelo Dr Marcos Lopes (IMA/UFRJ) e tem como o objetivo apresentar as técnicas mais utilizadas para caracterização de amostras poliméricas. Este minicurso é indicado para alunos de pós-graduação na área de polímeros.

Técnicas de caracterização de polímeros

Resumo do curso

O minicurso abordará de forma resumida e prática as mais importantes técnicas de caracterização estrutural, térmica e mecânica de polímeros, enfocando o princípio da técnica e aplicações, com exemplos práticos. Serão abordadas como técnicas para caracterização estrutural as espectroscopias no infravermelho e de ressonância magnética nuclear e a cromatografia de permeação em gel; como técnicas de caracterização térmica a calorimetria diferencial de varredura (DSC) e a termogravimetria (TGA); e como técnicas para caracterização mecânica os testes empregando máquinas de ensaio universal. O minicurso tem como público-alvo estudantes de graduação e de pós-graduação que iniciam seus estudos em polímeros.

10h00 - Prof. Dr. Ricardo Cunha Michel POLÍMEROS: TODO DIA! TODA HORA! Minicurso
Local: MINICURSO: POLÍMEROS: TODO DIA! TODA HORA!

O minicurso será ministrado pelo Doutor Ricardo Michel (IMA/UFRJ). É indicado para estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação.

A ideia deste minicurso é apresentar uma Introdução Rápida aos polímeros, localizando onde são encontrados em nosso dia-a-dia, como são usados, como se distinguem de outros materiais, enfim: sua ciência e tecnologia. Vamos fazer uma jornada desde a noção de polimerização, passando pela relação entre estrutura e propriedades dos polímeros, formas de manipulá-los, com uma ideia sobre processamento doméstico de polímeros por impressão 3D e, por fim, indicando algumas possibilidades de inovação para o futuro próximo. Teremos a indicação de uns poucos experimentos que podem ser realizados pelos alunos.

12h00 ALMOÇO Almoço

Horário reservado para o almoço.

13h00 - Prof. Dr. Leonardo dos Santos Cescon, Prof. Dr. Thiago Muza Aversa, Profª. Drª. Cláudia Regina Elias Mansur TRANSFORMAÇÕES DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO Mesa-redonda

A mesa redonda será ministrada pelos pesquisadores Leonardo Cescon (IFRJ), Dr. Thiago Aversa (IMA/UFRJ) e Drª. Claudia Elias (IMA/UFRJ).

14h30 - Prof. Dr. Paulo Henrique de Souza Picciani ELETROFIAÇÃO DE POLÍMEROS E SUAS APLICAÇÕES Palestra

A palestra será ministrada pelo professor Dr Paulo Picciani (IMA/UFRJ).

17h00 ENCERRAMENTO Encerramento

Encerramento do evento.

16h00 APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS Apresentação Oral
APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS

Assista o vídeo para acessar área de apresentações.

Os autores estarão no chat tirando dúvidas.

Esta é a grade das apresentações de trabalhos :

06/10/2020 - (10h30 - 11h30)

Título Hora
APRESENTAÇÕES ORAIS - 06/10
153674 Avaliação da atividade larvicida frente Aedes aegypti de micropartículas de alginato do óleo essencial de Citrus sinensis (L.) Osbeck
Apresentador: Gustavo Oliveira Everton
Área Temática: Biopolímeros e polímeros biodegradáveis
Modalidade de apresentação: Vídeos
10h30-11h30
155032 Nanocompósitos ureasil-poliéter- ?-Fe2O3: sistema de liberação trandérmico acoplado com hipertermia
Apresentador: Willian Max O. S. de Santana
Área Temática: Nano/Compósitos poliméricos
Modalidade de apresentação: Vídeos
10h30-11h30
155131 Bionanocompósitos de amido/quitosana reforçados com nanocelulose visando aplicação em curativos
Apresentador: Karen de Souza do Prado
Área Temática: Nano/Compósitos poliméricos
Modalidade de apresentação: Vídeos
10h30-11h30
154973 Biopolímero de maracujá: caracterizações químicas e físico-químicas.
Apresentador: Igor Frederico da Silveira Ramos
Área Temática: Polímeros com aplicações biomédicas
Modalidade de apresentação: Vídeos
10h30-11h30
16h00 APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS Apresentação Oral
APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS

Assista o vídeo para acessar área de apresentações.

Os autores estarão no chat tirando dúvidas.

Esta é a grade das apresentações de trabalhos :

08/10/2020 - (10h30 às 11h30)

Título Hora
APRESENTAÇÕES ORAIS - 08/10
155107 Fibras de UHMWPE de Alto Desempenho
Apresentador: Geíza Lopes da Silva Fraga
Área Temática: Processamento de Polímeros
Modalidade de apresentação: Vídeos
10h30-11h30
155447 Efeito do solvente residual nas propriedades térmicas de fibras de polietileno de ultra-alta massa molar
Apresentador: Naiara Pirahi da Silva Chagas
Área Temática: Processamento de Polímeros
Modalidade de apresentação: Vídeos
10h30-11h30
156515 Influência do óleo de parafina como solvente no processo de fiação em gel em fibras de UHMWPE
Apresentador: Thiago Brito de Abreu
Área Temática: Processamento de Polímeros
Modalidade de apresentação: Vídeos
10h30-11h30
158575 Estudo da Síntese de Microcápsulas de Resinas Melamina-Formaldeído
Apresentador: Jaqueline P. Rosado
Área Temática: Síntese e modificação de polímeros
Modalidade de apresentação: Vídeos
10h30-11h30

15h00 APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS Apresentação Oral
APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS

Assista o vídeo para acessar área de apresentações.

Os autores estarão no chat tirando dúvidas.

Esta é a grade das apresentações de trabalhos :

07/10/2020 - (10h30 às 11h30)

Título Hora
APRESENTAÇÕES DE PÔSTERES - 07/10
155251 Obtenção de filmes à base de quitosana: Estudo da influência das variáveis de processo
Apresentador: Bárbara Stefany Lima da Silva
Área Temática: Polímeros com aplicações biomédicas
Modalidade de apresentação: Vídeos
10h30-11h30
154832 Obtenção de resina alquídica à base de PET pós-consumo com menor consumo de utilidades
Apresentador: Elaine Meireles Senra
Área Temática: Polímeros com aplicações em revestimentos e embalagens
Modalidade de apresentação: Vídeos
10h30-11h30
155069 Propriedades de barreira de revestimentos epóxi-sílica para proteção de aço de reforço contra corrosão
Apresentador: Mayara Carla Uvida
Área Temática: Polímeros com aplicações em revestimentos e embalagens
Modalidade de apresentação: Vídeos
10h30-11h30
154867 Influência da incorporação de partículas de ZnO com morfologia flor na matriz de PVDF
Apresentador: Raphael Értola P. D. Santos
Área Temática: Processamento de Polímeros
Modalidade de apresentação: Vídeos
10h30-11h30

Organizador

Semana de Polímeros - Extensão - IMA/UFRJ

Extensão - Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano, é uma ação da Universidade Federal do Rio de Janeiro junto à comunidade que visa uma interação e troca de saberes, por intermedio de eventos acadêmicos e cursos.