Oficinas e Minicursos (quarta-feira)
ATENÇÃO:
TODOS OS MINICURSOS/OFICINAS COMEÇARÃO AS 14H E TERMINARÃO AS 18H, COM O INTERVALO CULTURAL DAS 16 ÀS 16:30H.
# Camisetas pra que te quero!
Nesta oficina queremos ensinar você a custumizar suas camisetas, e não só camisetas, mas suas roupas em geral. Deixar a sua identidade na sua vestimenta. Para isso, vamos ensinar técnicas, como o tie dye, a estampa com lixa de parede (é, aquela de construção) e giz de cera, a técnica de desenhar em tecidos com canetas especiais, entre outras experiências pessoais que aprendemos juntas.
Obs: É necessário que cada participante traga uma camiseta 100% algodão na cor branca ou clara. Não precisa ser nova, pode ser surradinha (:
Oficineiras: Hellen Balbinotti - Thaís Marcelino - Pamela C. dos Santos
Número máximo de participantes: 25
# Educação especial e escolarização: questões da prática pedagógica.
A oficina consiste na reunião e debate de experiências pedagógicas de professoras que exercem diferentes funções no processo de escolarização dos estudantes da educação especial, a saber, uma professora regente de turma, uma segunda professora de turma e uma professora do atendimento educacional especializado. O objetivo é expor e refletir questões pedagógicas presentes no processo de escolarização.
Oficineira: Profª. Drª Rosalba Maria Cardoso Garcia
Número máximo de participantes: 35
# Reflexões sobre corpo, gênero e sexualidade.
Breves apontamentos sobre corpo, gênero e sexualidade e suas implicações para práticas pedagógicas escolares. Tem como objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas escolares e suas relações com corpo, gênero e sexualidade.
Tópicos a serem abordados:
- corpo e sexualidade: construção histórico e cultural.
- gênero: construção cultural do conceito
- identidade de gênero e identidade sexual.
Ministrante: Profª. Drª. Lucena Dall'Alba
Número máximo de participantes: 20
# O uso de materiais manipuláveis para o ensino e aprendizagem do sistema de numeração decimal e operações numéricas.
Essa oficina terá como objetivos apresentar e problematizar formas de utilização de materiais manipuláveis enquanto recursos para o ensino e aprendizagem do sistema de numeração decimal e operações numéricas. Os principais materiais a serem utilizados na oficina serão o material dourado e ábacos. Inicialmente se problematizará a utilização desses materiais, apontando equívocos costumeiramente cometidos e a formas corretas para que sejam usados em sala de aula. Em seguida, na parte prática, se indicará como manipular esses recursos na representação de quantidades. Por fim, serão dadas orientações de como desenvolver as operações de adição e subtração nesses materiais.
Obs: É necessário trazer lápis, caneta e papel.
Oficineiro: Profº. Dr. Everaldo Silveira.
Número máximo de participantes: 20
# Stop Motion
Apresentar o cinema de animação e as possibilidades de uso da técnica stop motion aliada ao processo de alfabetização de crianças, jovens e adultos.
Oficineira: Ally Collaço - Professora e instrutora de minicursos e oficinas de Cinema na Educação Básica há 7 anos. Mestre em Educação, Bacharel em Cinema e ex-graduanda de Design e Pedagogia. Editora de vídeo e freelancer na área de produção audiovisual. Blogueira, iphotographer, compulsiva por mídias sociais, curiosa, interessada, inquieta e eterna aprendiz!
Número máximo de participantes: 15
# Um mundo Outro: o “trabalhar” com crianças com Transtorno do Espectro Autista.
A proposta desse minicurso consiste, em a partir das experiências vividas na clínica, na escola, nas casas, no cotidiano das crianças autistas, apresentar num breve contexto teórico, a partir da Gestalt-Terapia, a forma de ajustamento que esses sujeitos fazem diante da vida. E a partir disso, apresentar intervenções que possam auxiliam nas práticas dos profissionais envolvidos, bem como desenhar um pouco mais qual seria o papel do entorno desses sujeitos. O minicurso também estará sustentado por uma vivência terapêutica, onde os participantes possam experimentar a partir de seus corpos, como recebem e demandam afetos, sendo estes, uns dos principais desorganizadores dos sujeitos das psicoses.
Ministrante: Psicóloga Clínica Tailan Cordeiro Batista
Número máximo de participantes: 16
# SOS Estudantes: Direitos e Deveres.
(em breve informações)
Ministrante: Jorge Cordeiro Balster - Técnico Administrativo da Secretaria do Curso de Pedagogia
Número máximo de participantes: 30