Semana Acadêmica Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente

Programação Cursos Física, Matemática e Química

Faça sua inscrição
De 2 a 5 de outubro Todos os dias das 19h00 às 22h00
Brasília, DF UCB Campus II - Taguatinga

Sobre o Evento

AVISO IMPORTANTE

Os Certificados de participação referente as atividades realizadas de 02 a 04/10/18, serão enviados por e-mail pela equipe organizadora dos Cursos de Física, Química e Matemática a partir do dia 10/10/18.

O Certificado de participação da "Palestra Atuação profissional e Desenvolvimento Sustentável", ocorrida no dia 05/10/18, será emitido pela Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente. Clique aqui para mais informações.

....................................................

LISTA DE INSCRITOS MINICURSOS 04/10/18 - CLIQUE AQUI

LISTA DE INSCRITOS RODA DE CONVERSA 03/10/18 - CLIQUE AQUI

LISTA DE INSCRITOS MINICURSOS 02/10/18 - CLIQUE AQUI

....................................................

Nesta edição da Semana Acadêmica da Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente os cursos de Física, Matemática e Quimica estarão oferecendo atividades em conjunto para a comunidade acadêmica e público interessado por Ciência.

Participe!

Programação

19h00 Abertura do Evento para os Cursos Física, Matemática e Química Abertura
Local: Auditório Bloco K

Esta atividade faz parte da programação dos Cursos de Física, Matemática e Química. Durante a abertura do evento teremos confraternização com Coffee Break.

Participe!

19h40 Minicurso Física Forense - VAGAS ESGOTADAS Minicurso
Local: Sala M-305

Ofertado pelo Prof. Dr. Thiago Borduqui Ferrari (Lattes) e o egresso do Curso de Física e Perito Criminal da Superintendência de Polícia Técnico Científica do Estado de Goiás Emiliano Luiz Neto (Lattes).

Resumo: A Física Forense consiste da aplicação de conhecimento da Física no campo legal ou judicial, compondo um importante ramo da criminalística. Nos procedimentos periciais, tanto em locais de crime bem como em laboratórios forenses, conhecimentos de diversas áreas da Física fundamentam práticas em balística, análise de espalhamento de manchas de sangue, entendimento da dinâmica de acidentes de trânsito e propagação de incêndios, análises de áudio, e documentoscopia. Neste minicurso a Física Forense será apresentada por meio de atividades práticas e discussão de casos reais, propiciando ao aluno uma introdução ao tema e reflexões para como aplicar tais conhecimentos em sala de aula.

19h40 Minicurso Noções de Desenho Geométrico com régua e compasso - VAGAS ESGOTADAS Minicurso
Local: Sala K-131

Ofertado pelo Prof. MSc. Marcos Antônio Pereira (Lattes).

Resumo: O Desenho Geométrico é uma importante disciplina do currículo escolar brasileiro. Por meio de traçados geométricos realizados com instrumentos tais como régua, compasso, esquadros e transferidor essa disciplina possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico, da precisão, da organização matemática, além da criatividade (MARMO e MARMO, 1994). Além desses valores, o ensino do Desenho Geométrico pode ainda desenvolver a construção da autonomia, a sensibilidade para observar as formas geométricas na natureza e a sua aplicação na produção humana (JORGE, 1998). De acordo com autores como Silva (2006) e Costa (2013), o ensino das construções geométricas pode contribuir para o entendimento dos conceitos das propriedades e das relações geométricas e algébricas, estudadas separadamente em Matemática. Nesse embasamento, pode-se afirmar que as relações entre a Matemática com o estudo das construções geométricas “são tão intrínsecas que, na maioria dos casos, é impossível entender as leis matemáticas sem os recursos gráficos ofertados pelo Desenho Geométrico” (RAYMUNDO, 2010, p. 18). Nesse sentido, Zuin (2001) relata que o ensino das construções geométricas, visto na disciplina de Desenho Geométrico, propicia uma maior compreensão e embasamento teórico para o ensino da Geometria Plana. Mas, infelizmente, apesar de sua importância e potencialidades, essa disciplina hoje é estudada em poucas escolas brasileiras, sendo considerada somente como parte optativa do currículo escolar (ZUIN, 2001).

19h40 Minicurso O papel do químico nas inovações tecnológicas e suas consequências - VAGAS ESGOTADAS Minicurso
Local: Auditório Bloco k

Ofertado pelo Prof. Dr. Jurandir Rodrigues de Souza (Lattes), Membro do XII Conselho Regional de Química.

Resumo em breve.

19h00 Confraternização Coquetel
Local: Hall Auditório Bloco M

Este será um momento de confraternização entre alunos e docentes dos cursos de Física, Matemática e Química.

Esteja lá conosco!

19h30 Roda de Conversa: Perspectivas e Desafios para o Novo Ensino Médio Mesa-redonda
Local: Auditório Bloco M

Nesta Roda de Conversa iremos debater sobre as Perspectivas e Desafios atuais para o Ensino Médio. Contaremos com a participação do Prof. MSc. Fernando Wirthmann Ferreira (Diretoria de Ensino Médio - SEEDF), Prof. Dr. Paulo Roberto Menezes Lima Junior (Instituto de Física - UnB) e Prof. Dr. Remi Castioni (Faculdade de Educação - UnB).

21h15 Coffee Break Coffee break
Local: Hall Auditório Bloco M

Venha confraternizar conosco no Coffee Break!

19h40 Oficina Temática sobre a Dopagem no Esporte - VAGAS ESGOTADAS Oficina
Local: Sala M-316

Minicurso ofertado pela Profa. Samantha Soares Barbosa (Lattes).

Resumo em breve.

19h40 Minicurso Mensurando Radiação: Exemplos práticos da atuação do Físico Médico em Radiodiagnóstico, Medicina Nuclear e Radioterapia - VAGAS ESGOTADAS Minicurso
Local: Sala K-023

Minicurso ofertado pelo Prof. MSc. Thyago Fressatti Mangueira (Lattes)

Resumo: Este minicurso visa divulgar esta área de atuação, apresentando sua relevância, complexidade e até mesmo a beleza e satisfação de contribuir com a saúde da população, considerando também o atual mercado de trabalho. A atuação do físico médico em hospitais é ampla e complexa; pequenos erros, como a posição de uma vírgula ou um prefixo incorreto, podem acarretar inclusive na morte de pacientes, cujo exemplo mais recente no Brasil foi a morte da paciente Maria Eduarda, de apenas 7 anos, no Rio de Janeiro em 2012. Este Minicurso apresentará três exemplos teóricos simples do trabalho de dosimetria, um para cada área principal de atuação: Radiodiagnóstico, Medicina Nuclear e Radioterapia, levantando os pontos mais sensíveis, a partir de exemplos práticos. Apesar de tipicamente este trabalho ser realizado por físicos, dosimetristas com formação acadêmica em Tecnologia em Radiologia, Biomédicos, Engenharia e outras correlatas também podem realizar essa função, desde que supervisionados por um Físico Médico ou Médico responsável (há detalhes de normas, resoluções e decisões judiciais ainda não concluídas sobre estas atuações multiprofissionais, cuja discussão não cabe neste minicurso, todos são bem vindos).

19h40 Minicurso A Química a favor da justiça - VAGAS ESGOTADAS Minicurso
Local: Sala M-212

Minicurso ofertado pela mestranda Múria de Jesus da Silva Couto (Lattes).

Resumo em breve.

19h40 Minicurso Simulação de Sistemas Biológicos por Dinâmica Molecular - VAGAS ESGOTADAS Palestra
Local: Sala K-134

Ofertado pelo Prof. Diego Oliveira Nolasco da Silva (Lattes).

Resumo: A dinâmica molecular é uma ferramenta computacional de simulação dos movimentos físicos de átomos e moléculas. Na versão mais comum, as trajetórias das moléculas e átomos são determinadas pela solução numérica das equações de movimento de Newton para sistemas de partículas interagentes, onde as forças entre as partículas e a energia potencial dos sistemas são definidas por campos de força determinados. O método foi originalmente concebido dentro física teórica na década de 1950, mas hoje é reconhecido como um dos pilares fundamentais da química teórica, mostrando aplicações em ciência de materiais e em modelagem de biomoléculas. As equações são resolvidas simultaneamente em todos os passos da dinâmica, enquanto o sistema é mantido sob condições previamente determinadas e controladas de temperatura e pressão. As coordenadas dos átomos simulados são gravadas em intervalos regulares e, dadas em função do tempo, representam a trajetória do sistema. Ao longo da simulação o sistema tem a tendência de evoluir para um estado de equilíbrio, que consiste em conformações estatisticamente mais favoráveis, mas não necessariamente em seu mínimo global de energia. Por meio da análise desta trajetória de busca pelo equilíbrio, muitas propriedades macroscópicas podem ser extraídas dos arquivos de saída da dinâmica molecular.

19h30 Palestra Atuação profissional e Desenvolvimento Sustentável Palestra
Local: Auditório Bloco K

A palestra será proferida pelo PhD. Genebaldo Freire Dias, autor brasileiro mais citado nos processos de Educação Ambiental, com 44 anos de prática acadêmica e ativismo ambientalista. Foi, por 27 anos, professor e pesquisador da Universidade Católica de Brasília, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental (Mestrado), onde também foi Diretor. Intitulada “Cenários e desafios humanos: normose e percepção”, a palestra é inédita e foi pensada para atender a proposta na nossa EEAMA, abrangendo todos os seus cursos.

Para inscrição nesta atividade clique aqui.

Edições Anteriores

Local

UCB Campus II - Taguatinga - 71966-700, QS 7, Areal (Águas Claras), Brasília, Distrito Federal,

Organizador

Cursos Física, Matemática e Química - Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente

Comissão Organizadora: Profa. Dra. Maria Beatriz Pereira Mangas; Profa. MSc. Luciani Bueno Tavares; Prof. Dr. João Paulo Martins de Castro Chaib; Prof. MSc. Wesley Ferreira Lopes; Prof. MSc. Cleber Alves da Costa; Auxiliar de Curso: Luciana Oliveira Carneiro de Albuquerque