A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou”Problem-Based Learning”(PBL) é uma estratégia instrucional que se organiza ao redor da investigação de problemas do mundo real: são cenários que envolvem os estudantes com fatos de sua vida cotidiana, tanto da escola como de sua casa ou de sua cidade. Estudantes e professores se envolvem em analisar, entender e propor soluções para situações problema de modo a garantir ao aprendiz a aquisição de determinadas competências previstas no currículo escolar. A ABP é uma metodologia ativa de ensino, centrada no estudante, se ajusta excepcionalmente bem em estilos de aprendizagem e ensino multidisciplinares e interdisciplinares.

A atividade é voltada à formação de professores de Física e Ciências Exatas e da Natureza. Consiste em um minicurso de 8h, dividido em duas partes de 4h. A parte 1, constará de formação sobre ABP e o Ciclo de Aprendizagem. A parte 2, equivalerá a uma oficina para construção de um ciclo de aprendizagem, pelos participantes (mão na massa!), sob a orientação do professor formador.

Organização: UPE

Público alvo: Professores de Ciências Exatas e da Natureza, Licenciandos Ciências Exatas e da Natureza.

Observação: 8h às 12h (primeira parte) - 26/05 8h às 12h (continuação)

 

Compartilhe!