XXVI Semana de Pedagogia - UFAM | SEMAPE 2023

Faces da Pedagogia - Uma Educação Contemporânea

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De 13 a 15 de dezembro Todos os dias das 08h00 às 20h00

Sobre o Evento

A XXVI Semana de Pedagogia realizada pelo Centro Acadêmico da Faculdade de Educação (FACED/UFAM), é um evento acadêmico de destaque que reúne profissionais, estudantes e pesquisadores da área da Educação para promover discussões e reflexões sobre as tendências, desafios e inovações no campo pedagógico. Com uma programação diversificada, que inclui palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações de trabalhos científicos, a semana proporciona um ambiente rico para o compartilhamento de conhecimento e experiências entre os participantes. Além disso, a Semana de Pedagogia da FACED/UFAM desempenha um papel fundamental na promoção da formação continuada dos educadores e no fortalecimento do debate sobre as questões educacionais que impactam a região e o país como um todo, contribuindo assim para o aprimoramento da prática pedagógica e a construção de uma sociedade mais educada e igualitária.

FACES DA PEDAGOGIA - UMA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

O tema da XXVI Semana de Pedagogia, "Faces da Pedagogia - Uma Educação Contemporânea", promete ser uma jornada fascinante através das múltiplas dimensões da Pedagogia no cenário atual. Este tema destaca a diversidade de áreas e abordagens dentro da Pedagogia, refletindo a crescente complexidade da educação contemporânea. Ao explorar as diferentes "faces" ou especializações da Pedagogia, o evento busca enriquecer o diálogo acadêmico, estimulando discussões sobre como a educação se adapta às demandas e desafios da sociedade contemporânea, abrindo caminho para inovações e aprimoramentos que visam moldar o futuro da prática pedagógica.

A XXVI Semana de Pedagogia promete ser um espaço de aprendizado, reflexão e colaboração, onde profissionais, estudantes e pesquisadores poderão compartilhar conhecimentos e experiências, contribuindo para o aprimoramento da educação em um mundo em constante transformação.

Palestrantes

  • Edson Machado de Brito
  • JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
  • MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS
  • MICHELLE DE FREITAS BISSOLI
  • VANDERLETE PEREIRA DA SILVA
  • EMERSON SANDRO SILVA SARAIVA
  • MARIA NILVANE FERNANDES
  • Jucimara Canto Gomes
  • Fabiane Maia Garcia
  • Marcio Jesus Vieira Bernardo
  • Heloísa da Silva Borges
  • Raimundo Sidnei dos Santos Campos
  • Jonise Nunes Santos
  • Flávio Pereira Ferraz
  • Silvia Cristina Conde Nogueira
  • Camila Ferreira da Silva
  • Cátia de Lemos
  • Marines Viana de Souza
  • Gisele Costa Cardoso
  • Adan Renê Pereira da Silva
  • Rita Esther Luna
  • Augusto César Rocha de Alencar

Programação

08h00 Credenciamento Credenciamento
Local: SALA 32 / FACED

Credenciamento

08h30 Apresentação Cultural Abertura
Local: Hall da FES/UFAM

A apresentação cultural da XXVI SEMAPE é um elemento essencial que enriquece a experiência dos participantes. Com diversidade e criatividade, ela destaca as expressões culturais locais e globais, por meio de performances artísticas, exposições de arte e atividades que celebram a interconexão entre educação e cultura. Essa apresentação não apenas enriquece o ambiente acadêmico, mas também proporciona uma oportunidade única de apreciar e refletir sobre a importância da cultura na formação educacional, promovendo a valorização da diversidade e do diálogo intercultural.

09h00 - Fabiane Maia Garcia, Marines Viana de Souza Mesa Solene Abertura
Local: Auditório Rio Amazonas - FES/UFAM

A mesa solene da XXVI SEMAPE é um momento especial e formal que marca a abertura oficial do evento. Composta por um grupo de personalidades, autoridades, palestrantes e representantes da instituição organizadora. A mesa solene tem como objetivo dar início às atividades da SEMAPE de maneira cerimonial, ressaltando a importância do evento e a relevância da educação.

Convidados(as):

  • Pró-reitor David Lopes Neto (reitoria);
  • Profa. Dra. Fabiane Maia Garcia (direção);
  • Profa. Dra. Marinês Viana de Souza (Coordenação);
  • Profa. Dra. Camila Ferreira (PPGE);
  • Ítalo Silva de Souza (CAPe).
09h30 - Edson Machado de Brito, JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO, MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS Mesa de Abertura: Às múltiplas faces da Pedagogia. Abertura
Local: Auditório Rio Amazonas - FES/UFAM

Mesa de Abertura da XXVI SEMAPE, intitulada "Às Múltiplas Faces da Pedagogia," é o momento inaugural que ilumina a complexidade e diversidade dessa disciplina educacional. Reunindo especialistas, professores, e estudantes, a mesa proporciona um espaço para reflexões sobre as diversas abordagens e áreas de atuação dentro da Pedagogia contemporânea. Esta abertura simboliza a celebração da amplitude do campo educacional, convidando os participantes a explorar as múltiplas facetas que moldam o cenário educativo atual, e a inspiração para uma semana de aprendizado e diálogo enriquecedor.


Convidados(as):

  • Prof. Dr. José Leonardo Rolim de Lima Severo (UFPB);
  • Prof. Dr. Edson Kayapó (IFBA);
  • Prof. Dra. Maria Almerinda de Souza Matos (UFAM).
12h00 Intervalo Intervalo
Local: UFAM

Intervalo

14h00 - EMERSON SANDRO SILVA SARAIVA, MARIA NILVANE FERNANDES Fundamentos da Pedagogia Social na Educação Mesa Temática
Local: Auditório Rio Jatapu - FACED/UFAM

A Mesa intitulada "Fundamentos da Pedagogia Social na Educação," destaca a relevância e os princípios da Pedagogia Social como uma abordagem vital na educação contemporânea. Reunindo especialistas e pesquisadores, essa mesa oferece uma profunda exploração das bases teóricas e práticas que sustentam a Pedagogia Social, ressaltando seu potencial transformador na formação de cidadãos conscientes, ativos e socialmente engajados. Ela propõe uma discussão essencial sobre como a educação pode desempenhar um papel fundamental na construção de sociedades mais justas e igualitárias, ao incentivar a participação cidadã e o fortalecimento dos laços comunitários.

Convidados(as):

  • Prof. Dr. Emerson Sandro Silva Saraiva (UEA);
  • Profa. Dra. Maria Nilvane (UFAM);
  • Dr. Luiz Carlos Valois a confirmar

14h00 - MICHELLE DE FREITAS BISSOLI, Rita Esther Luna, VANDERLETE PEREIRA DA SILVA Uma reflexão sobre a Educação Infantil na perspectiva contemporânea Mesa Temática
Local: Auditório Rio Alalaú - FACED/UFAM

A Mesa intitulada "Uma reflexão sobre a Educação Infantil na perspectiva contemporânea," representa um espaço de análise crítica e reflexão profunda sobre a educação na primeira infância. Reunindo especialistas e educadores, essa mesa destaca a importância de adaptar as práticas educacionais à evolução das necessidades e desafios da sociedade atual. A discussão abrange questões como a valorização da criatividade, a inclusão, as abordagens pedagógicas inovadoras e o papel fundamental da Educação Infantil na formação de cidadãos críticos e preparados para um mundo em constante transformação.

Convidados(as):

  • Profa. Dra. Michelle de Freitas Bissoli (UFAM);
  • Profa. Dra. Vanderlete Pereira da Silva (UEA);
  • Profa. Dra. Ilaine Inês Both (UFAM)
08h30 - Heloísa da Silva Borges, Raimundo Sidnei dos Santos Campos Educadores amazônicos: a Educação em escolas do campo Mesa Temática
Local: Auditório Rio Alalaú - FACED/UFAM

A Mesa intitulada "Educadores Amazônicos: a Educação em Escolas do Campo," constitui um espaço dedicado à valorização e discussão da educação nas áreas rurais da Amazônia. Ao reunir educadores e especialistas comprometidos com a realidade singular dessas comunidades, a mesa destaca os desafios e conquistas relacionados à educação em escolas do campo, abordando questões como o respeito à cultura local, a sustentabilidade ambiental e as estratégias pedagógicas adaptadas a ambientes rurais. A discussão ressalta o papel fundamental dos educadores amazônicos na promoção da educação de qualidade nas áreas remotas da Amazônia, inspirando reflexões sobre como fortalecer o sistema educacional nessas regiões únicas e complexas.

Convidados(as):

  • Profa. Dra. Heloísa da Silva Borges (UFAM); a confirmar
  • Prof. Dr. Raimundo Sidnei dos Santos Campos (UEA).
  • Prof. Dr. Claúdio Gomes da Victória (UFAM).
08h30 - Fabiane Maia Garcia, Jucimara Canto Gomes, Marcio Jesus Vieira Bernardo Novos horizontes educacionais: as tecnologias como mediadoras da educação Mesa Temática
Local: Auditório Rio Jatapu - FACED/UFAM

A Mesa 01 da XXVI SEMAPE, intitulada "Novos Horizontes Educacionais: as Tecnologias como Mediadoras da Educação," representa um fórum de discussão dedicado a explorar o papel crescente da tecnologia na educação. Reunindo especialistas, pesquisadores e educadores, essa mesa busca destacar como as tecnologias contemporâneas estão transformando os métodos de ensino e aprendizado. Abordando temas como o uso de dispositivos digitais, plataformas de e-learning e inovações tecnológicas, a discussão abrange a adaptação da pedagogia para atender às demandas de uma sociedade digital, bem como os desafios e oportunidades que surgem nesse cenário em constante evolução. A mesa propõe uma reflexão sobre como as tecnologias podem ser utilizadas de maneira eficaz como mediadoras na educação, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica, acessível e alinhada com as necessidades da sociedade contemporânea.

Convidados(as):

  • Profa. Dra. Jucimara Canto Gomes (UFAM);
  • Profa. Dra. Fabiane Maia Garcia (UFAM);
11h30 Intervalo Intervalo
Local: UFAM

Intervalo

14h00 - Augusto César Rocha de Alencar, Flávio Pereira Ferraz, Jonise Nunes Santos Conhecimentos ancestrais: a importância de ressignificar a educação Mesa Temática
Local: Auditório Rio Alalaú - FACED/UFAM

A Mesa intitulada "Conhecimentos Ancestrais: a Importância de Ressignificar a Educação," é um espaço de reflexão e celebração das ricas tradições de sabedoria que permeiam as culturas ancestrais. Reunindo acadêmicos, líderes indígenas, e educadores comprometidos com a valorização das heranças culturais, essa mesa destaca a relevância de incorporar os conhecimentos tradicionais na educação contemporânea. A discussão aborda a necessidade de ressignificar a educação para incluir perspectivas indígenas, respeitar a diversidade cultural e reconhecer a importância dos saberes ancestrais na formação de cidadãos conscientes e respeitosos com o ambiente e a história. Ela inspira uma profunda reflexão sobre como as tradições e os conhecimentos transmitidos ao longo de gerações podem enriquecer o cenário educacional e contribuir para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.


Convidados(as):

  • Profa. Dra. Jonise Nunes dos Santos (UFAM);
  • Profa. Dra. Célia Aparecida Bettiol (UEA); - a confirmar
  • Prof. Flávio Pereira Ferraz (Kotiria) (PPGAS);
14h00 - Camila Ferreira da Silva, Gisele Costa Cardoso, Silvia Cristina Conde Nogueira Políticas educacionais, currículos e formação docente: atravessamentos legais na formação do educador contemporâneo Mesa Temática
Local: Auditório Rio Jatapu - FACED/UFAM

A Mesa intitulada "Políticas Educacionais, Currículos e Formação Docente: Atravessamentos Legais na Formação do Educador Contemporâneo," é um espaço de análise crítica e discussão aprofundada sobre a interseção entre políticas educacionais, currículos e a formação de educadores na contemporaneidade. Reunindo especialistas, professores e pesquisadores, essa mesa busca esclarecer como os marcos legais e as diretrizes educacionais influenciam a formação dos educadores e o desenvolvimento de currículos escolares. Ela aborda questões como a importância da legislação educacional, a adaptação dos currículos às necessidades da sociedade e a preparação dos educadores para lidar com esses desafios. A discussão ressalta a complexidade desse cenário e inspira uma reflexão profunda sobre como as políticas e diretrizes podem moldar o perfil do educador contemporâneo e, por extensão, a qualidade da educação oferecida às novas gerações

Convidados(as):

  • Profa. Dra. Sílvia Cristina Conde Nogueira (UFAM);
  • Profa. Dra. Neylanne Aracelli de Almeida (UEA);
  • Profa. Dra. Camila Ferreira da Silva (UFAM); a confirmar
08h30 - Cátia de Lemos, MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS Educação e igualdade: a educação inclusiva e representatividade Mesa Temática
Local: Auditório Rio Alalaú - FACED/UFAM

A Mesa intitulada "Educação e Igualdade: a Educação Inclusiva e Representatividade," é um espaço dedicado a explorar as questões cruciais de igualdade e inclusão na educação contemporânea. Reunindo especialistas, educadores e defensores da igualdade, essa mesa destaca a importância de uma educação que seja acessível e representativa para todos, independentemente de origem étnica, gênero, habilidades ou qualquer outra diferença. A discussão aborda temas como a inclusão de alunos com necessidades especiais, o reconhecimento da diversidade cultural e a promoção da representatividade em materiais didáticos e práticas pedagógicas. Ela inspira uma reflexão profunda sobre como a educação pode desempenhar um papel crucial na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária, preparando os estudantes para a compreensão e respeito pelas diferenças em um mundo diversificado.

Convidados(as):

  • Profa. Dra. Maria Almerinda de Souza Matos (UFAM);
  • Profa. Dra. Cátia de Lemos (SEMED). a confirmar
08h30 - Adan Renê Pereira da Silva, Marines Viana de Souza Humanizar e educar: direitos humanos, educação antirracistas, sexualidade e gênero Mesa Temática
Local: Auditório Rio Jatapu - FACED/UFAM

A Mesa intitulada "Humanizar e Educar: Direitos Humanos, Educação Antirracistas, Sexualidade e Gênero," é um espaço de discussão crucial sobre a promoção de uma educação que respeite os direitos humanos, combata o racismo, e promova a compreensão da diversidade de sexualidade e gênero. Reunindo especialistas, educadores e ativistas dos direitos humanos, essa mesa destaca a necessidade de abordar questões sensíveis e muitas vezes negligenciadas na educação, incluindo a luta contra o racismo estrutural e a promoção da igualdade de gênero e respeito à diversidade sexual. A discussão busca inspirar uma profunda reflexão sobre como a educação pode ser um veículo para a conscientização e a mudança social, preparando os estudantes para um mundo mais justo, inclusivo e igualitário, onde todos os indivíduos tenham seus direitos e identidades respeitados.

Convidados(as):

  • Profa. Dra. Priscila Freire Rodrigues (UEA);
  • Prof. Dr. Adam Renê Pereira da Silva (UFAM)
  • Regina de Benguela (UNEGRO) a confirmar
11h30 Intervalo Intervalo
Local: UFAM

Intervalo

14h00 Apresentação Cultural Abertura
Local: Hall da FES/UFAM

A apresentação cultural da XXVI SEMAPE é um elemento essencial que enriquece a experiência dos participantes. Com diversidade e criatividade, ela destaca as expressões culturais locais e globais, por meio de performances artísticas, exposições de arte e atividades que celebram a interconexão entre educação e cultura. Essa apresentação não apenas enriquece o ambiente acadêmico, mas também proporciona uma oportunidade única de apreciar e refletir sobre a importância da cultura na formação educacional, promovendo a valorização da diversidade e do diálogo intercultural.

14h30 Mesa de Encerramento Encerramento
Local: Auditório Rio Amazonas - FES/UFAM

Mesa de Encerramento

16h30 Coquetel de Encerramento Coquetel
Local: A Definir

O Coquetel de Encerramento da XXVI SEMAPE é o evento culminante que encerra a semana acadêmica de maneira festiva e descontraída. Proporcionando um ambiente de confraternização e networking entre palestrantes, participantes e organizadores, o coquetel oferece a oportunidade de compartilhar ideias, refletir sobre as discussões ao longo da SEMAPE e celebrar o sucesso do evento. Com a presença de música, comida e bebida, o coquetel cria um ambiente propício para o encerramento das atividades acadêmicas com uma atmosfera leve e alegre, permitindo que os participantes relaxem, troquem impressões e fortaleçam os laços construídos durante a semana. É um momento de celebração e agradecimento a todos que contribuíram para o enriquecimento da educação e para o sucesso da SEMAPE.

06h00 MONITORIA Monitoria
Local: Monitoria

A atividade de monitoria na SEMAPE 2023 envolve um papel fundamental de apoio e auxílio durante o evento. Os monitores atuam em diferentes frentes, oferecendo suporte logístico, orientando os participantes, auxiliando na organização das atividades, direcionando os presentes para as salas de palestras, mesas temáticas e demais atividades. Além disso, estão disponíveis para esclarecer dúvidas, fornecer informações sobre a programação, e contribuir para a fluidez e organização do evento. Os monitores desempenham um papel crucial na garantia do bom funcionamento da SEMAPE 2023, proporcionando uma experiência mais enriquecedora e proveitosa para todos os envolvidos.

14h00 APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ORAIS Apresentação de Trabalhos
Local: Auditório Rio Jatapu - FACED/UFAM

A Apresentação de Trabalhos Orais na XXVI SEMAPE é uma oportunidade única para que acadêmicos, pesquisadores e estudantes compartilhem suas pesquisas e descobertas relacionadas à educação contemporânea. Nesse cenário acadêmico, os participantes têm a chance de comunicar seus estudos por meio de apresentações orais estruturadas, exposições de slides e interação com uma audiência atenta. Essas sessões proporcionam um espaço valioso para a disseminação de conhecimento, o diálogo intelectual e o debate construtivo, contribuindo para o enriquecimento do campo da educação e incentivando a colaboração entre os envolvidos. A Apresentação de Trabalhos Orais na XXVI SEMAPE desempenha um papel crucial na promoção do aprendizado e na troca de ideias, fortalecendo o compromisso com a melhoria contínua da educação.

14h00 DESVENDANDO O TDAH: DESAFIOS, ESTRATÉGIAS E INCLUSÃO Roda de Conversa
Local: SALA 23 / FACED

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento, que afeta milhões de crianças, adolescentes e adultos em todo o mundo. Este transtorno apresenta desafios significativos em diversas áreas da vida, incluindo educação, trabalho e relacionamentos. A roda de conversa: “Desvendando o TDAH: Desafios, Estratégias e Inclusão”, discutirá: Identificação do estudante TDAH; Intervenção; Impacto na Educação; Desmitificando o Estigma

Ministrantes:

  • Dra. Kelly Christiane Silva De Souza;
  • Dra. Erica Vidal Rotondano;
  • Carlos Antônio De Souza Ferreira Júnior.
14h00 HISTÓRIA ORAL E MEMÓRIA COMO ELEMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA PESQUISA ACADÊMICA (MEMÓRIA CAPe: HISTÓRIA E REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL DO CENTRO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS EM TEMPOS DE DITADURA, 1980 - 1983 Oficina
Local: SALA 22 / FACED

Esta oficina tem como finalidade abordar o conceito de memória como categoria de análise, bem como a utilização da História Oral (HO) como metodologia para pesquisas educacionais dentro do campo de investigação da história da educação. Para essa oficina, usaremos as experiências de entrevistas realizadas para o projeto “Memórias do CAPe”, publicadas no artigo: “Memórias do CAPe: história e representação estudantil do centro acadêmico de pedagogia da Universidade do Amazonas em tempos de ditadura, 1980-1983”.

Ministrantes:

  • Prof. Dr. Fábio Souza Correa Lima;
  • Flávia Eugênia Rodrigues De Souza.
14h00 VIVÊNCIAS INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM DIÁLOGO DE SABERES Mesa-redonda
Local: SALA 20 / FACED

As diversas faces de visões do mundo promovem debates em todos os espaços sociais. Nas instituições de ensino superior, essas discussões ganham mais força com os aportes teórico-metodológicos de diferentes áreas do conhecimento. Esta mesa redonda tem como objetivo refletir sobre a presença de estudantes indígenas na universidade e abordar a interculturalidade nos contextos formais de ensino e aprendizagem. A mesa será composta por estudantes indígenas egressos do curso de Formação de Professores Indígenas (FACED/UFAM), e que atualmente são mestrandos do PPGE-UFAM, PPGAS-UFAM e PPGICH-UEA. Esse diálogo será importante para a construção de novas faces da pedagogia por uma Educação Contemporânea.

Ministrantes:

  • Rosane Gonçalves Cruz;
  • Joandrio Nogueira De Souza;
  • Herbett Segundo Rodrigues;
  • Sileusa Natalina Monteiro;
  • Ronaldo Garrido
14h00 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ENSINO E TECNOLOGIAS: INOVAR PARA A ESCOLA DA CONTEMPORANEIDADE Minicurso
Local: SALA 24 / FACED

Apresentação de propostas de metodologias ativas como estratégias para o desenvolvimento de práticas pedagógicas em contextos de ensino remoto e presencial, voltado para estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.
Os participantes da oficina serão convidados a participar de uma atividade prática de pensamento computacional desplugado, levaremos dois tabuleiros onde teremos acesso a uma atividade que levará os cursistas a compreender o pensamento computacional desplugado, como possibilidade para o ensino em diversas áreas do conhecimento na educação básica. A partir do enfoque dado ao minicurso, espera-se que os cursistas reflitam e sejam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos em curso em sua atuação enquanto docentes do ensino fundamental. Esperamos ainda que os cursistas, dialoguem entre si para a criação de propostas de ensino que possam ser compartilhadas entre si, dentro do aspecto da inovação, tecnologia e práticas pedagógicas.

Ministrantes:

  • Jhonatan Luan De Almeida Xavier;
  • Armando Brito Da Frota Filho.
16h00 DESVENDANDO OS MISTÉRIOS DO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA AS (OS) ESTUDANTES DE PEDAGOGIA Minicurso
Local: SALA 21 / FACED

Determinações político-econômicas e histórico-sociais do financiamento da educação básica brasileira. Quadro político-normativo. Orçamento público. Fontes dos recursos. Política de fundos. Educação em condições de qualidade. Participação e Controle social.

MInistrantes:

  • Profa. Dra. Sílvia Cristina Conde Nogueira;
  • Darlyng Maria Gomes Tavares;
  • Maria Da Conceição Monteiro Ferreira;
  • Claúdia Alves Pereira;
  • Flávia Luenny Da Silva Mota;
  • Michelle Evangelista Dos Santos.
06h00 MONITORIA Monitoria
Local: Monitoria

A atividade de monitoria na SEMAPE 2023 envolve um papel fundamental de apoio e auxílio durante o evento. Os monitores atuam em diferentes frentes, oferecendo suporte logístico, orientando os participantes, auxiliando na organização das atividades, direcionando os presentes para as salas de palestras, mesas temáticas e demais atividades. Além disso, estão disponíveis para esclarecer dúvidas, fornecer informações sobre a programação, e contribuir para a fluidez e organização do evento. Os monitores desempenham um papel crucial na garantia do bom funcionamento da SEMAPE 2023, proporcionando uma experiência mais enriquecedora e proveitosa para todos os envolvidos.

08h00 POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS COM RECURSOS DA NATUREZA Minicurso
Local: SALA 23 / FACED

Conceitos fundamentais e teoria do uso de recursos da natureza no Ensino de Ciências. O papel do professor como mediador no processo de ensino e as propostas pedagógicas que utilizam elementos da natureza para mediar conteúdos curriculares. Estratégias de ensino interdisciplinar em ambientes educativos. Formas de identificar as potencialidades e uso dos recursos da fauna e flora da amazônicos no Ensino de Ciências.

Ministrantes:

  • Profa. Msc. Ercilene Do Nascimento Silva De Oliveira.
08h00 POLÍTICAS CURRICULARES A PARTIR DOS ESTUDOS PÓS-CRÍTICOS EM EDUCAÇÃO: UMA INTRODUÇÃO Minicurso
Local: SALA 24 / FACED

O currículo não é um mero documento. Na realidade, melhor seria tratar o currículo no plural, como políticas de produção do conhecimento estabelecido na relação escola e cultura. Nesse sentido, ele é uma política cultural (Lopes, 2004), uma seleção que envolve embates, relações de poder produzidas socialmente por diversos atores. As teorias pós-críticas discutem as políticas curriculares de forma muito diversa, a partir de temáticas que envolvem o pós-estruturalismo, o multiculturalismo, feminismo, decolonialidade, estudos culturais, etc., tendo em vista que essas teorias abordam as políticas curriculares para além do conhecimento acadêmico e escolar, trazendo para o centro da reflexão o cotidiano e a cultura de massa (Silva, 2015). O presente minicurso, assim, visa central introduzir o tema dos estudos pós-críticos em educação, propiciando com que os estudantes de pedagogia pensem o currículo e a escola tendo a cultura como eixo central.

Ministrantes:

  • Prof. Dr. Marcos Vinícius Da Silva Goulart;
  • Prof. Dr. Jonatha Daniel Dos Santos;
  • Profa. Dra. Rozane Alonso Alves.
08h00 PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: NOVOS ATRAVESSAMENTOS Minicurso
Local: SALA 22 / FACED

Definição de Pesquisa Narrativa; Definição de Experiência; Espaço Tridimensional na Pesquisa Narrativa; Escrita de si e formação de professores; Experiências com Pesquisa Narrativa.

Ministrantes:

  • Prof. Msc. Felipe Da Costa Negrão;
  • Profa. Msc. Luciani Andrade De Andrade.
08h00 NOS CAMINHOS DO RIO: DISCENTES ATUANTES COMO FORMADORES NO IV MAGISTÉRIO INDÍGENA DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA Roda de Conversa
Local: SALA 20 / FACED

A roda de conversas tem o intuito de expor a experiências de discentes de pedagogia da Faculdade de Educação que atuaram como formadores no IV Magistério Indígena, no município de São Gabriel da Cachoeira. Relatando as potencialidades e as dificuldades enfrentadas na formação de professores de comunidades indígenas do Alto Rio Negro.

Ministrantes:

  • Ítalo Silva De Souza;
  • Jonatas Axxel Carvalho Machado;
  • Gabriele Silva De Sousa;
  • Alice Petra;
  • Beatriz Dos Santos Pond;
  • Paulo Victor Leles.
08h00 INTRODUÇÃO A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Oficina
Local: SALA 25 / FACED

INTRODUÇÃO A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Ministrantes:

  • Allan dos Santos
10h00 GREVE DE OCUPAÇÃO: TÁTICA DE LUTA ESTUDANTIL Oficina
Local: SALA 21 / FACED

A Oficina Greve de Ocupação: Tática de Luta Estudantil consistirá em uma apresentação realizada por dois ativistas da Frente onde se irão apresentar os dois tópicos: 1. As greves estudantis e suas modificações históricas; 2. Greve de Ocupação na prática: como se ocupa uma universidade?

Ministrantes:

  • Cláudio Menezes;
  • Beatriz Lisboa
14h00 A RÉGUA OPERATÓRIA COMO FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS Oficina
Local: SALA 21 / FACED

A presente oficina visa promover a maior aplicabilidade de ferramentas metodológicas para o ensino da Matemática nas séries iniciais, com a proposta de ensino e aprendizado por meio do uso de Material Concreto ou Manipulável como instrumento para auxiliar nas práticas docentes, assim, objetivamos apresentar a Régua Operatória, como ferramenta para a construção do conhecimento sobre as Operações Fundamentais (Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão) nas séries iniciais. Para alcançar esse objetivo, iremos abordar nossas reflexões e estudos realizados no grupo de pesquisa GEPIMat/UFAM/CNPQ, o desenvolvimento dessa oficina será composta por professores e pesquisadores das universidades federais do norte UFAM e UFNT, assim como os estudantes da Licenciatura de Matemática do ICE/UFAM e dos mestrandos do curso de Pós-graduação em Educação PPGE/UFAM. Desta forma, a oficina foi elaborada para atender estudantes de licenciatura e professores de Educação Básica, e está distribuído em três momentos: a primeira de cunho teórico sobre os conceitos das Operações Fundamentais; o segundo destinado a prática, onde será desenvolvido atividades em grupos com o uso de Materiais Concretos, nesse caso, o uso da Régua Operatória, para o ensino das Operações Fundamentais (Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão); por fim, realizaremos diálogo reflexivo com todos os participantes visando captar as repercussões acerca de sua experiência com o uso do Material Concreto no ensino e aprendizado das matemáticas. Como resultado, esperamos que os participantes possam ampliar suas visões quanto ao uso do Material Concreto ou Manipulável no processo de ensino e aprendizado da Matemática, bem como sobre a importância da Educação Matemática na sua vivência.

Ministrantes:

  • Rosane Gonçalves Cruz;
  • Gerson Ribeiro Bacury;
  • Elisângela Aparecida Pereira De Melo;
  • Herbertt Segundo Rodrigues;
  • Joandrio Nogueira De Souza
14h00 FORMAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM DEBATE Roda de Conversa
Local: SALA 22 / FACED

A formação de professores(as) para a diversidade, explorando o contexto das relações étnico-raciais. O lugar dessa pauta nas políticas públicas educacionais ao longo dos 20 anos de publicação da Lei n. 10.639/2003 em contexto nacional e local.

Ministrantes:

  • Marinês Viana De Souza;
  • Eulina Maria Leite Nogueira;
  • Rosenir De Souza Lira
14h00 LITERATURA INFANTIL E ARTE: DIFERENTES POSSIBILIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL Oficina
Local: SALA 23 / FACED

O objetivo central da oficina aqui proposta é suscitar reflexões sobre a formação leitora e interpretativa da criança no ambiente escolar a partir de estratégias pedagógicas interdisciplinares que utilizem na sala de aula a Arte como uma possibilitadora de expressão e comunicação da criança pequena.

Ministrantes:

  • Fernanda Vieira;
  • Juliana Bastos;
  • Kelly Castro.
14h00 MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA: O CASO DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH) Minicurso
Local: SALA 24 / FACED
  • As diferentes nuances do conceito de medicalização;
  • A construção do diagnóstico de TDAH;
  • A explosão diagnóstica do transtorno: possíveis relações com ideais de disciplina, produtividade e atenção valorizados na atualidade;
  • Sentidos atribuídos por docentes ao TDAH e impactos na prática educativa;

Ministrantes:

  • Dra. Érica Vidal Rotondano;
  • Dra. Kelly Christiane Silva De Souza;
  • Carlos Antônio De Souza Ferreira.
14h00 RECURSOS DIDÁTICOS PARA PENSAR PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO Oficina
Local: SALA 20 / FACED

Importância da Floresta Amazônica no centro dos debates. Conceituação de Educação Ambiental. A função de Recursos Didáticos que viabilizam processos de ensino e aprendizagem, e potencializem reflexões socioambientais.

Ministrantes:

  • Profa. Dra. Dayse Da Silva Albuquerque;
  • Genoveva Chagas De Azevedo
06h00 MONITORIA Monitoria
Local: Monitoria

A atividade de monitoria na SEMAPE 2023 envolve um papel fundamental de apoio e auxílio durante o evento. Os monitores atuam em diferentes frentes, oferecendo suporte logístico, orientando os participantes, auxiliando na organização das atividades, direcionando os presentes para as salas de palestras, mesas temáticas e demais atividades. Além disso, estão disponíveis para esclarecer dúvidas, fornecer informações sobre a programação, e contribuir para a fluidez e organização do evento. Os monitores desempenham um papel crucial na garantia do bom funcionamento da SEMAPE 2023, proporcionando uma experiência mais enriquecedora e proveitosa para todos os envolvidos.

08h00 A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E OS MATERIAIS MANIPULÁVEIS, UMA PARCERIA INFALÍVEL PARA A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS Oficina
Local: SALA 22 / FACED

Com o objetivo de abranger a diversidade, atendendo o objetivo geral de promover a exploração e a reflexão sobre as diversas áreas e abordagens da pedagogia, com foco na educação contemporânea, o Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Investigativas em Educação Matemática (GEPIMat)/UFAM/CNPq se propõe a colaborar com a Semana de Pedagogia 2023, apresentando uma Oficina Pedagógica com um tema voltado para o Ensino de Estatística.

Ministrantes

  • Herbett Segundo Rodrigues;
  • Rosane Gonçalves Cruz;
  • Joandrio Nogueira De Souza.
08h00 AS DIVERSAS FACES DO(A) PEDAGOGO(A) PELO OLHAR DE EGRESSOS(AS) DA UFAM: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM 2024 Minicurso
Local: SALA 23 / FACED

As áreas de atuação do Pedagogo no mercado de trabalho. A trajetória profissional dos egressos ministrantes do curso versus a demanda atual de profissionais da educação. Como as escolhas na graduação podem refletir no futuro profissional do Pedagogo. Panorama “pós colação de grau no curso de Pedagogia”: caminhos, desafios e possibilidades.

Ministrantes:

  • Arycia Giseli De Melo Sousa;
  • Jefferson Araújo Do Nascimento;
  • João Kleber Serrão De Freitas;
  • Juracy Mota Da Silva
08h00 LITERATURA E SUAS POSSIBILIDADES DE ENCANTAMENTO Oficina
Local: SALA 20 / FACED

O objetivo central da oficina aqui proposta é suscitar reflexões sobre a formação leitora e interpretativa da criança no ambiente escolar a partir de estratégias pedagógicas interdisciplinares que utilizem na sala de aula a Arte como uma possibilitadora de expressão e comunicação da criança pequena.

Ministrantes:

  • Carlos Humberto Alves Corrêa
08h00 O PIBID NO CURSO DE PEDAGOGIA: PROCESSOS FORMATIVOS, EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Oficina
Local: SALA 24 / FACED

Aspectos gerais do PIBID: características, finalidades, objetivos, modalidades de bolsa, participantes e vínculos institucionais (Universidade e escolas da educação básica) e principais ações formativas. Os projetos de intervenção didático-pedagógica e curricular dos/as acadêmicos/as de iniciação à docência desenvolvidos ns escolas-campo da rede pública municipal.


Ministrantes:

  • Ester Sara Farias;
  • Carlos Nathan Santos;
  • Danielle Rose Melo;
  • Júlia Gabriella Mota;
  • Ruth Ribeiro;
  • Emmanoela Santos.
08h00 METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NA PESQUISA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM JOVENS Minicurso
Local: SALA 21 / FACED

O minicurso objetiva fornecer subsídios teórico-medotológicos para o desenvolvimento de metodologias participativas em pesquisas com jovens na área da Educação. Esses subsídios estão fundamentados na base teórica da construção de propostas pedagógicas voltadas para as especificidades de jovens, bem como para as demandas das diversidades inerentes às juventudes em nossa sociedade.

Ministrantes:

  • Profa. Dra. Nádia Maciel Falcão;
  • Profa. Dra. Edla Cristina Rodrigues Caldas;
  • Tyfani Corrêa Abreu;
  • Poliane Lira Cunha.

08h00 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PROVINCIA DO AMAZONAS Minicurso
Local: SALA 25 / FACED

A atividade volta-se a mostrar a história fa Educação Matemática na Província do Amazonas. Ministrada pelo Prof. Dr. Tarcísio Leão, pesquisador e escritor na área da Matemática, com foco no seu ensino durante a história Amazonense.

Ministrante:

  • Prof. Dr. Tarcísio Luiz Leão E Souza

17h00 Festival de Artes Integradas Festa
Local: A Definir

O Festival de Artes Integradas do Centro Acadêmico de Pedagogia (FestiCAPe) é um evento que promove a diversidade artística e cultural dentro da comunidade acadêmica. Reunindo uma variedade de expressões artísticas, como música, dança, teatro, poesia, artes visuais e mais, o festival proporciona um espaço para que estudantes, professores e artistas locais compartilhem suas paixões e talentos. Além de oferecer entretenimento e expressão criativa, o festival também serve como plataforma para abordar questões sociais e educacionais por meio das artes, estimulando discussões profundas e reflexões sobre temas relevantes. O Festival de Artes Integradas do CAPe é um momento de celebração da criatividade e da cultura, destacando a importância da arte na formação educacional e na construção de uma comunidade mais enriquecedora e inclusiva.

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Local

Universidade Federal do Amazonas - Setor Norte, 69077-000, Avenida Rodrigo Otávio, Japiim, Manaus, Amazonas
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Organizador

Centro Acadêmico de Pedagogia - CAPe

O Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (CAPe) é uma organização estudantil dedicada à representação dos estudantes do curso de Pedagogia da UFAM. Sua missão abrange tanto a defesa dos interesses dos alunos quanto a promoção de atividades acadêmicas, culturais e sociais que enriqueçam a formação acadêmica. O CAPe desempenha um papel fundamental na articulação entre estudantes e professores, na organização de eventos educacionais e culturais, além de incentivar a participação cidadã e a reflexão crítica, contribuindo assim para uma experiência acadêmica mais completa e enriquecedora.