A 27ª Semana de Pedagogia realizada pelo Centro Acadêmico da Faculdade de Educação (FACED/UFAM), é um evento acadêmico de destaque que reúne profissionais, estudantes e pesquisadores da área da Educação para promover discussões e reflexões sobre as tendências, desafios e inovações no campo pedagógico. Com uma programação diversificada, que inclui palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações de trabalhos científicos, a semana proporciona um ambiente rico para o compartilhamento de conhecimento e experiências entre os participantes. Além disso, a Semana de Pedagogia da FACED/UFAM desempenha um papel fundamental na promoção da formação continuada dos educadores e no fortalecimento do debate sobre as questões educacionais que impactam a região e o país como um todo, contribuindo assim para o aprimoramento da prática pedagógica e a construção de uma sociedade mais educada e igualitária.
"Raízes e Horizontes: Pedagogia na Amazônia".
A 27ª Semana de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), este ano traz o tema "Raízes e Horizontes: Pedagogia na Amazônia". Este evento será um espaço de reflexão e diálogo sobre a importância da educação na construção de uma sociedade mais inclusiva, equitativa e consciente das suas raízes culturais e históricas.
A Amazônia, com sua rica diversidade étnica e cultural, oferece um cenário único para a pedagogia, onde as tradições ancestrais e os desafios contemporâneos se encontram. Durante esta semana, exploraremos como as raízes históricas e culturais da região influenciam e moldam as práticas pedagógicas, ao mesmo tempo em que discutiremos os horizontes possíveis para uma educação que respeite e valorize essa diversidade.
O evento contará com palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações culturais, envolvendo educadores, pesquisadores, estudantes e representantes de comunidades locais. Nosso objetivo é promover uma troca de saberes que enriqueça a prática pedagógica e contribua para a formação de profissionais comprometidos com uma educação transformadora e inclusiva.
Abordar as relações étnico-raciais e a educação na Amazônia requer uma compreensão profunda dos contextos históricos, culturais e sociais que moldam esta região diversificada. Esta perspectiva é vital para desenhar políticas educacionais e práticas pedagógicas que promovam a equidade, o respeito mútuo e a valorização das múltiplas identidades presentes.