Semana de Ensino em Ciências: Matemática e Física

Semana de Ensino em Ciências: Matemática e Física

Paradigmas da Educação em Matemática e Física em Itacoatiara

Faça sua inscrição
De 5 a 9 de novembro Todos os dias das 18h00 às 22h00

Sobre o Evento

A I Semana de Ensino em Ciências: Matemática e Física é uma iniciativa da Universidade Federal do Amazonas - UFAM através do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia em parceria com as instituições públicas de ensino locais e tem como objetivos a divulgação da Matemática e da Física a um público amplo, a formação de recursos humanos na área da Matemática e Física e a integração regional. O evento possibilitará troca de experiências e incentivará o intercâmbio acadêmico e científico entre professores e pesquisadores atuantes na região.

Palestrantes

  • Marco Aurélio dos Santos Cruz
  • Rogerio Jacinto de Moraes Junior
  • Fernando Junior Soares dos Santos
  • João Raimundo Silva Ferreira
  • Kelvin Souza de Oliveira
  • Paulo Tavares
  • Evandro Ghedin
  • Aurelio Izuka Zanelato
  • Francisco Eteval da Silva Feitosa
  • Lúcio Fábio Pereira da Silva
  • Paulo Assunção Silva dos Anjos
  • Fabricio Valentim da Silva
  • Pierre André De Souza
  • Isabel Cristina Souza Dinóla
  • Elisângela Silva de Oliveira
  • Salvatorio Giuliano Cavalcante Paladin
  • Silvina Paola Gómez Martínez
  • Meyk Everly Araújo de Souza

Programação

Cerimônia de Abertura

Às18h00 - Auditório do ICET

Paradigmas da Educação em Matemática e Física em Itacoatiara

Sem  resumo

Às20h00 - Auditório do ICET

Mesa Redonda: Paradigmas da Educação em Física em Itacoatiara

Os participantes discutirão os índices e a estrutura do ensino de Física na cidade de Itacoatiara nos níveis fundamentais médio e superior, analisaram a atual conjuntura do ensino de  e apontaram alternativas e tendências para a melhoria do ensino.

Às18h00 - Auditório do ICET

Psicologia da invenção na matemática: uma reflexão para o ensino e aprendizagem

É  bem conhecida a história  do último  teorema de Fermat. Esse teorema, de aparência  tão simples, levou mais de trezentos anos para ser demonstrado. Nunca saberemos como Fermat chegou a ele e como pretendia ter feito a  demonstração, pois a prova, excepcionalmente longa e complexa, precisou usar ferramentas matemáticas  muito recentes. O fato é  que, de algum modo sintético, Fermat divisou de forma certeira uma ideia contra-intuitiva, nada trivial. Inúmeros  matemáticos  encontraram subitamente soluções para problemas complicados, em momentos inusitados, sem que estivessem trabalhando neles. Jacques Hadamard desde cedo se debruçou sobre o problema da criatividade em matemática. Tendo como proscênio o seu ensaio :"Psicologia da invenção na matemática", apresentaremos uma síntese de suas ideias afim de refletirmos  sobre o ensino de matemática.

Às20h00 - Auditório do ICET

Construção de experimentos de física: Transformando sucatas em ciências

A utilização de experimentos como ferramenta de ensino tem se mostrado, cada vez mais importante no processo ensino-aprendizagem. O processo de fazer, manusear, agir, operar e raciocinar, relacionando os conceitos físicos com a pratica experimental é indispensável ao longo do processo de desenvolvimento da Física. Com esse intuito vamos discutir essa importância da utilização de experimentos no ensino de física, as dificuldades encontradas nas escolas, e praticar o desenvolvimento e construção de experimentos, com materiais de baixo custo, que possam ser usados em sala de aula.

Às20h00 - Sala 205, Bloco A, Pavimento 1

Atividades de Matemática e Física com o Software GeoGebra

Nesta oficina serão trabalhados assuntos envolvendo a matemática, tais como: Pontos Notáveis do triangulo: Circuncentro, Incentro, Baricentro, Ortocentro. Funções: Afim e Quadrática; Plano Inclinado e Ciclo Trigonométrico e Física: Espelhos esféricos,  posição, tamanho e natureza da imagem; Propagação das Ondas Eletromagnéticas; MU e MUV - movimento de duas partículas.

Às20h00 - Sala 301, Bloco D, Pavimento 2

Cultura científica e suas construção através da divulgação

Às20h00 - Sala 303, Bloco A, Pavimento 2

Uma breve introdução as teorias de Gauge

Neste curso será abordada as teorias de gauge através de seu desenvolvimento histórico, desde o eletromagnetismo clássico, até a cromodinâmica quântica, e o modelo padrão.

Às20h00 - Sala 305, Bloco A, Pavimento 2

Um diálogo entre a filosofia da Física e da Matemática e o Ensino de ciências

Qual a influência das concepções filosóficas do professor  de Matemática e Física na sua prática diária? Esse diálogo se propõe a refletir sobre essa questão, a luz da didática, epistemologia e alfabetização científica.

Às18h00 - Auditório do ICET

Construção de experimentos de física: Transformando sucatas em ciências

A utilização de experimentos como ferramenta de ensino tem se mostrado, cada vez mais importante no processo ensino-aprendizagem. O processo de fazer, manusear, agir, operar e raciocinar, relacionando os conceitos físicos com a pratica experimental é indispensável ao longo do processo de desenvolvimento da Física. Com esse intuito vamos discutir essa importância da utilização de experimentos no ensino de física, as dificuldades encontradas nas escolas, e praticar o desenvolvimento e construção de experimentos, com materiais de baixo custo, que possam ser usados em sala de aula.

Às20h00 - Sala 205, Bloco A, Pavimento 1

Introdução à Física Contemporânea

Falta resumo

Às20h00 - Sala de aula

Atividades de Matemática e Física com o Software GeoGebra

Nesta oficina serão trabalhados assuntos envolvendo a matemática, tais como: Pontos Notáveis do triangulo: Circuncentro, Incentro, Baricentro, Ortocentro. Funções: Afim e Quadrática; Plano Inclinado e Ciclo Trigonométrico e Física: Espelhos esféricos,  posição, tamanho e natureza da imagem; Propagação das Ondas Eletromagnéticas; MU e MUV - movimento de duas partículas.

Às20h00 - Sala 301, Bloco D, Pavimento 2

Uma breve introdução as teorias de Gauge

Neste curso será abordada as teorias de gauge através de seu desenvolvimento histórico, desde o eletromagnetismo clássico, até a cromodinâmica quântica, e o modelo padrão.

Às20h00 - Sala 305, Bloco A, Pavimento 2

Metodologias Ativas de Aprendizagem: O que são e por que usá-las no ensino superior

Nos cursos de ciências exatas acontece um fenômeno que vem desafiando a tempos as Instituições: salas superlotadas nos cursos introdutórios, como Cálculo I, que se esvaziam no decorrer do período, e turmas com poucos alunos nos períodos mais avançados, existindo casos de termos 5 alunos para 1 professor. Inúmeros estudos e pesquisas apontam que o modelo de ensino-aprendizagem atual não se sustenta mais e não atende as necessidades contemporâneas de nossos jovens. Assim, são elaboradas novas compreensões de ensino e propostas alternativas para sua operacionalização, entre elas as denominadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Estas rompem com o modelo tradicional de ensino e fundamentam-se em uma pedagogia problematizadora, onde o aluno é estimulado a assumir uma postura ativa em seu processo de aprender, buscando a autonomia do educando e a aprendizagem significativa. Os objetivos desta palestra é mostrar a necessidade de inovarmos na educação, apresentar os aspectos históricos das metodologias ativas e seus desafios atuais e por que devemos usar tais metodologias.

Às18h00 - Auditório do ICET

Construção de experimentos de física: Transformando sucatas em ciências

A utilização de experimentos como ferramenta de ensino tem se mostrado, cada vez mais importante no processo ensino-aprendizagem. O processo de fazer, manusear, agir, operar e raciocinar, relacionando os conceitos físicos com a pratica experimental é indispensável ao longo do processo de desenvolvimento da Física. Com esse intuito vamos discutir essa importância da utilização de experimentos no ensino de física, as dificuldades encontradas nas escolas, e praticar o desenvolvimento e construção de experimentos, com materiais de baixo custo, que possam ser usados em sala de aula.

Às20h00 - Sala 205, Bloco A, Pavimento 1

Atividades de Matemática e Física com o Software GeoGebra

Nesta oficina serão trabalhados assuntos envolvendo a matemática, tais como: Pontos Notáveis do triangulo: Circuncentro, Incentro, Baricentro, Ortocentro. Funções: Afim e Quadrática; Plano Inclinado e Ciclo Trigonométrico e Física: Espelhos esféricos,  posição, tamanho e natureza da imagem; Propagação das Ondas Eletromagnéticas; MU e MUV - movimento de duas partículas.

Às20h00 - Sala 301, Bloco D, Pavimento 2

Da poeira à poeira: a origem da estrutura cósmica

Às20h00 - Sala 303, Bloco A, Pavimento 2

Uma breve introdução as teorias de Gauge

Neste curso será abordada as teorias de gauge através de seu desenvolvimento histórico, desde o eletromagnetismo clássico, até a cromodinâmica quântica, e o modelo padrão.

Às20h00 - Sala 305, Bloco A, Pavimento 2

Sessão Técnica

Apresentação de TCCs dos alunos de Estágio Supervisonado, Banner e trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos por discentes da Educação Básica e Superior e Roda de Conversa com alunos egressos.

Às18h00 - Hall do ICET e Auditório do ICET

Mesa Redonda: Paradigma da Educação em Matemática em Itacoatiara

Os participantes discutirão os índices e a estrutura do ensino de Matemática na cidade de Itacoatiara nos níveis fundamentais médio e superior, analisaram a atual conjuntura do ensino de  e apontaram alternativas e tendências para a melhoria do ensino.

Às20h00 - Auditório do ICET

Cerimônia de Encerramento

Às21h00 - Auditório do ICET

Carregando área de inscrição

Edições Anteriores

Local

Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia em Itacoatiara - ICET/UFAM, 69103-128, Rua Nossa Senhora do Rosário, 3863, Tiradentes , Itacoatiara, Amazonas
Ver no mapa

Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET/UFAM

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Itacoatiara

Coordenadoria Regional de Educação - CREI/SEDUC

Secretaria Municipal de Educação - SEMED - Itacoatiara/AM

Organizador

Comissão da Semana de Ensino em Ciências: Matemática e Física da UFAM - Instituto de Ciências Exatas

Prof. Me. João Raimundo Silva Ferreira (Coordenador)


Prof. Me. Rogério Jacinto de Moraes Júnior (Vice Coordenador)


Prof. Dr. Lúcio Fábio Pereira da Silva (ICET/UFAM)


Profª. Drª. Elisângela Silva de Oliveira (CESIT/UEA)


Prof. Raimundo Fredson Maciel Hermida (IFAM - ITA)


Prof. Walmário Souza de Araújo (CREI/SEDUC)


Prof. Paulo Tavares (CNSR)