Ao nos debruçarmos sobre importantes momentos políticos e culturais, uma frase sempre é repetida, como um mantra para a eternização: “A história irá julgá-los!”.
Do Brasil ao mundo contemporâneo, não são poucos as discursos que invocam um olhar clássico da História, relacionado com o mito da musa Clio, que julga os culpados e proclama os heróis do tempo.
Nós, como historiadores, precisamos refletir: Qual o nosso papel nessa demanda? E, talvez mais importante, poderemos contar com os tribunais da História? É um dos nossos ofícios ocupar o lugar da antigas lendas e tecer uma narrativa entre os vitoriosos e derrotados?
Esse é o local sob o qual se dirige o olhar da 37ª edição da Semana de História da Universidade Federal de Juiz de Fora, em um convite para refletirmos sobre a escrita e os alcances da história em um cenário de negacionismos e retrocessos.
Estas são as indagações que estarão presentes na 37ª Semana de História da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizada desde 1979. Neste ano, tem como tema "Os tribunais da História: Alcances e limites das narrativas no tempo". O evento é composto por diversas atividades acadêmicas, durante os dias 08 a 12 de Novembro, como oficinas, minicurso, atividades culturais e mesas de debate.
Devido à situação em que vivemos, a Comissão Organizadora optou por manter o evento, em modalidade on-line, visando preservar a saúde das centenas de pessoas que anualmente o compõem. Dessa forma, todas as atividades serão transmitidas pela Doity Play. Ao realizar a sua inscrição, você resecerá uma chave de transmissão única e pessoal. Use-a para acessar as nossas atividades!
Fiquem ligados nas mídias sociais da Semana de História para mais informações!
@semhistufjf on Instagram | @semhistufjf on Facebook