Objetivo: Discutir a implantação de políticas públicas associadas ao envelhecimento populacional.
Carga horária: 6h/a
Data e Horário: 27/10/2023 (9h às 12h e 14h às 17h)
Modalidade: Híbrido
Local: Auditório da Escola Superior do MPPE - Rua Do Sol, n.º 143 – 5º andar – Santo Antônio, Recife/PE.
Público: Integrantes do Ministério Público de Pernambuco, gestores municipais, conselheiros de direitos da pessoa idosa, trabalhadores da política de assistência social e de saúde da pessoa idosa.
Vagas: 80, sendo 40 vagas para participação presencial e 40 vagas para participação remota.
PROGRAMAÇÃO
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura
9h20 – Palestra “Estatuto da Pessoa Idosa: perspectivas na garantia do direito à habitação e ao transporte”
Palestrante: Ana Amélia Camarano – Pesquisadora da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (DISOC) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Mestra em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais; Doutora em Estudos Populacionais pela London School of Economics London School of Economics; Realizou sua pesquisa de pós-doutorado na Nihon University - Tóquio/Japão sobre envelhecimento populacional e arranjos familiares. Membro do Conselho Técnico do IBGE e membro honorário da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
10h – “Palestra Envelhecimento e políticas públicas: a experiência das Cidades Amigas da Pessoa Idosa”
Palestrante: Maria de Lourdes Bernartt - Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Pato Branco (UTFPR-PB); Mestra e Doutora em Educação (Unicamp); PhD em Educação - Unochapecó e Universidade Nacional/Costa Rica (UNA); Coordenadora da Equipe UTFPR Amiga da Pessoa Idosa.
10h40 – Palestra “Políticas públicas e pessoa idosa no Estado de Pernambuco”
Palestrante: Joana D´arc da Silva Figueiredo – Superintendente de Promoção da Equidade Social do Estado de Pernambuco.
11h20 – Debate
Debatedora: Yélena Araújo – Procuradora de Justiça e Coordenadora da Caravana da Pessoa Idosa do MPPE.
12h – Intervalo
14h – Oficina em grupos “Cidades Amigas da Pessoa Idosa”
Objetivo: Realizar um levantamento de informações sobre a adesão dos municípios no Sistema Brasil Amigo da Pessoa Idosa (SISBAPI) e outras iniciativas similares.
Coordenação: Maria de Lourdes Bernartt - Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Pato Branco (UTFPR-PB)
15h45 - Compartilhamento das sínteses dos grupos.
16h30 - Encaminhamentos
17h - Encerramento
Evento Certificado (100% de frequência)
Realização: ESMP e Caravana da Pessoa Idosa
Apoio: 60+ em ação Políticas Públicas Integradas e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco, IPEA.
Abertura Abertura
“Estatuto da Pessoa Idosa: perspectivas na garantia do direito à habitação e ao transporte” Palestra · Ana Amélia Camarano
“Políticas públicas e Pessoa Idosa no Estado de Pernambuco” Palestra · Joana D´arc da Silva Figueiredo
'Envelhecimento e políticas públicas: a experiência das Cidades Amigas da Pessoa Idosa” Palestra · Maria de Lourdes Bernartt
Oficina “Cidades Amigas da Pessoa Idosa” Oficina
Encerramento Encerramento
Rua do Sol, 143 - 5º andar
Santo Antônio, Recife - PE
50010-470
Rua do Sol, 143 - 5º andar
Santo Antônio, Recife - PE
50010-470
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
A Escola Superior do Ministério Público - ESMP é um órgão auxiliar do MPPE e tem como finalidade o aprimoramento profissional e cultural dos membros e servidores, visando a uma melhor execução dos serviços prestados pela Instituição.
A ESMP funciona no 5º andar do Edifício IPSEP, Rua do Sol, nº 143, Santo Antônio, Recife/PE e suas instalações contam com um auditório e duas salas de aula, além dos setores administrativos.
Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Pato Branco (UTFPR-PB); Mestra e Doutora em Educação (Unicamp); PhD em Educação - Unochapecó e Universidade Nacional/Costa Rica (UNA); Coordenadora da Equipe UTFPR Amiga da Pessoa Idosa.
Pesquisadora da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (DISOC) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Mestra em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais; Doutora em Estudos Populacionais pela London School of Economics London School of Economics; Realizou sua pesquisa de pós-doutorado na Nihon University - Tóquio/Japão sobre envelhecimento populacional e arranjos familiares. Membro do Conselho Técnico do IBGE e membro honorário da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
Superintendente de Promoção da Equidade Social do Estado de Pernambuco.