Informações

OBJETIVO: Promover a articulação intersetorial para garantir a implementação e/ou fortalecimento do Serviço de Acolhimento Familiar.

CARGA HORÁRIA: 6h/a

MODALIDADE: presencial

PÚBLICO: Integrantes do Ministério Público de Pernambuco, do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, dos Conselhos Tutelares e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Gestores Públicos e demais interessados na temática.

PROGRAMAÇÃO

8h30- Credenciamento e café de boas-vindas

9h - Abertura Solene

9h30 - Palestra “Acolhimento familiar de crianças e adolescentes: um direito fundamental que precisa ser garantido”

Palestrante: Dra. Luciana Grumbach – Promotora de Justiça do MPRJ, titular da 1ª PJ de Infância e Juventude de São João de Meriti-RJ; CoCoordenadora da Pós-graduação Crianças, Adolescentes e Famílias do IERBB, Escola de Governo do MPRJ; Mestranda em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

10h20 - Debate

10h40 - Relato de experiência: Funcionamento do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora do município de Jaboatão dos Guararapes

Expositora: Anielle Cabral – Psicóloga e Coordenadora do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora do município de Jaboatão dos Guararapes.

11h30 - Debate

12h - Intervalo

14h - Abertura do turno da tarde

14h10 - Apresentação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora do Estado da Paraíba.

Expositora: Deborah Santos – Assistente Social e Coordenadora do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora do Estado da Paraíba.

15h - Debate

15h30 - Oficina ”O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e a interface com o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”.

Coordenação: Cláudia Souza e Patrícia Brainer – Assistentes Sociais da Gerência de Proteção Social Especial de Alta Complexidade/ Secretaria Executiva de Assistência Social do Estado de Pernambuco.

17h Encerramento

EVENTO CERTIFICADO (100% de frequência)

REALIZAÇÃO: CAOIJ e ESMP

APOIO: Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e prevenção à violência e às drogas do Estado de Pernambuco.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Luciana Grumbach

Saiba mais

Anielle Cabral

Saiba mais

Deborah Santos

Saiba mais

Claudia Maria Rodrigues de Souza

Saiba mais

Patrícia Chaves Brainer

Programação:

Credenciamento e café de boas-vindas Credenciamento

Abertura Solene Abertura

Palestra “Acolhimento familiar de crianças e adolescentes: um direito fundamental que precisa ser garantido” Palestra · Luciana Grumbach

Relato de experiência: Funcionamento do Serviço de Acolhimento de Acolhimento em Família Acolhedora do município de Jaboatão dos Guararapes Relato de Experiência · Anielle Cabral

Abertura do turno da tarde Abertura

Apresentação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora do Estado da Paraíba Apresentação · Deborah Santos

Oficina ”O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e a interface com o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”. Oficina · Claudia Maria Rodrigues de Souza, Patrícia Chaves Brainer

Encerramento Encerramento

Auditório do Centro Universitário Tabosa de Almeida – ASCES/UNITA

Avenida Portugal, Nº 584

Universitário, Caruaru - PE

55016-400

Auditório do Centro Universitário Tabosa de Almeida – ASCES/UNITA

Avenida Portugal, Nº 584

Universitário, Caruaru - PE

55016-400

ESCOLA SUPERIOR DO MPPE

A Escola Superior do Ministério Público - ESMP é um órgão auxiliar do MPPE e tem como finalidade o aprimoramento profissional e cultural dos membros e servidores, visando a uma melhor execução dos serviços prestados pela Instituição.

A ESMP funciona no 5º andar do Edifício IPSEP, Rua do Sol, nº 143, Santo Antônio, Recife/PE e suas instalações contam com um auditório e duas salas de aula, além dos setores administrativos.

Luciana Grumbach

MPRJ


Promotora de Justiça do MPRJ, titular da 1ª PJ de Infância e Juventude de São João de Meriti-RJ; CoCoordenadora da Pós-graduação Crianças, Adolescentes e Famílias do IERBB, escola de governo do MPRJ; Mestranda em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Anielle Cabral

Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes


Psicóloga e Coordenadora do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora do município de Jaboatão dos Guararapes.

Deborah Santos

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba - SEDH/PB


Graduada em Serviço Social pela Faculdade Internacional da Paraíba (2017).

Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social na política da criança e do adolescente.

Atuou como Coordenadora Estadual das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano – 2018 a 2021.

Atuou como membro titular no Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (FEPETI/PB), representando a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano – 2018 a 2021.

Atuou como Conselheira de Direitos no (CEDCA) Conselho Estadual de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes da Paraíba, representando a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) 2020/2022.

Especialista em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e Adolescente na Universidade de Brasília (2022).

Especialização em Gestão em Administração Pública (UEPB) Universidade Estadual da Paraíba. ( Em fase de Conclusão)

Atualmente desempenha a função de Coordenadora das Casas lares e Família Acolhedora na Proteção Social especial de Alta Complexidade na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH/PB).

Claudia Maria Rodrigues de Souza

Secretaria Executiva de Assistência Social do Estado de Pernambuco


Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica de Pernambuco (1993).

Trabalhadora do Sistema Único de Assistência Social – SUAS na proteção social especial de alta complexidade, desde 2006.

Especialista em Psicologia da Família e Realidade Social pela Faculdade Frassinetti do Recife (2004).

Especialista em Medidas Protetivas para Criança e Adolescente, com Ênfase no Acolhimento Institucional e Familiar (2023).

Membro do Comitê Gestor do Programa Acolher da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Pernambuco, representando a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude, Prevenção à Violência e à Droga, desde (2011).

Patrícia Chaves Brainer

Secretaria Executiva de Assistência Social do Estado de Pernambuco


Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica de Pernambuco (2002).

Trabalhadora do Sistema Único de Assistência Social – SUAS na proteção social especial de alta complexidade, desde 2009.

Especialista em Trabalho com Famílias e Sociabilidade pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2021).

Especialista em Medidas Protetivas para Criança e Adolescente, com Ênfase no Acolhimento Institucional e Familiar (2023).