Seminário de Educação na Bienal do Livro de Alagoas – 2025

3 de novembro de 2025, 10h00 até 4 de novembro de 2025, 21h30

Informações

O Seminário de Educação na Bienal do Livro de Alagoas – 2025 é uma ação extensionista promovida pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), por meio do Centro de Educação (CEDU), em articulação com pesquisadores, professores e instituições parceiras nacionais e internacionais. Integrando a programação da Bienal, o evento propõe reflexões críticas e dialógicas sobre os desafios contemporâneos da educação brasileira, em especial diante das transformações do mundo do trabalho, das políticas educacionais marcadas pelo ultraneoliberalismo e da valorização dos saberes e práticas culturais afrodiásporicos.Com uma programação diversa que contempla palestras, mesas-redondas, oficinas e sessões de autógrafos, o Seminário reúne pesquisadores do Brasil e do exterior, promovendo o intercâmbio de saberes e o fortalecimento da formação inicial e continuada de professores

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Michel Thiollent

Saiba mais

Silvana Paulina

Saiba mais

Elione Nogueira

Saiba mais

Caio Antunes

Saiba mais

Jeane Félix

Saiba mais

Geórgia Cêa

Saiba mais

Maria das Graças Gomes

Saiba mais

Elayne Braz

Saiba mais

Donizete Melo

Saiba mais

Mônica Silva

Saiba mais

José Bembo

Saiba mais

Alberto Kitanda

Saiba mais

Kyara Calheiros

Programação:

Desenvolvimento tecnológico, formação humana e o futuro do trabalho no contexto da revolução 4.0 Palestra · Caio Antunes, Geórgia Cêa

Crise e crítica: os desafios da educação no Brasil na era do ultraneoliberalismo Mesa-redonda · Donizete Melo, Elayne Braz, Elione Nogueira, Maria das Graças Gomes

Educação com Sentido: o papel da escola na formação de sujeitos críticos e éticos Conferência · Mônica Silva

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS Exposição

Oralidade, Resistência Cultural e Identidade Afrodiásporica: Vozes que narraram e não esquecer Mesa-redonda · José Bembo, Kyara Calheiros, Silvana Paulina

Cultura Oral: Provérbios e canções bantu Oficina · Alberto Kitanda

Pesquisa-Ação e Transformação Social: caminhos para uma educação participativa Conferência · Michel Thiollent, Jeane Félix

2° SESSÃO DE AUTÓGRAFOS Exposição · Michel Thiollent, José Bembo

Credenciamento

Credenciamento
O credenciamento dos participantes será realizado a partir do dia 13/09/2025, no site.

  • Público-alvo: professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, gestores e demais interessados nas temáticas da educação.

  • Taxa de inscrição: gratuita.

  • Certificação: será emitido certificado de participação pela organização do evento e será emitido pelo site Doity.

CENTRO DE CONVENÇÕES

Rua Celso Piatti S/N

Jaraguá, Maceió - AL

57022-210

CENTRO DE CONVENÇÕES

Ver no mapa

Rua Celso Piatti S/N

Jaraguá, Maceió - AL

57022-210

Silvana Paulina de Souza

Emaill do organizador.silvana.souza@cedu.ufal.br

Michel Thiollent

Universidade Federal da Bahia. Salvador-BA


Professor Visitante Sênior no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFBA - Universidade Federal da Bahia. Salvador-BA

Silvana Paulina

Universidade Federal de Alagoas


Professora da Universidade Federal de Alagoas

Elione Nogueira

Universidade Federal de Alagoas


Professora da Universidade Federal de Alagoas

Caio Antunes

Universidade Federal de Goiás.


Prof. Dr. Caio Sgarbi Antunes 

Universidade Federal de Goiás.

Jeane Félix

CEDU/UFAL


Professora da Universidade Federal de Alagoas

Geórgia Cêa

CEDU/UFAL


Professora da Universidade Federal de Alagoas

Maria das Graças Gomes

UNEAL


Professora da Universidade Estadual de Alagoas

Elayne Braz

GAE/GP-TESE/CEDU


Professora vinculada ao GAE/GP-TESE/CEDU

Donizete Melo

SEE/AL


Professor vinculado a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas

Mônica Silva

CEDU/UFAL


Professora da Universidade Federal de Alagoas 

José Bembo

ESPB-Angola


Professor vinculado a ESPB-Angola

Alberto Kitanda

ESPB-Angola


Professor vinculado a ESPB-Angola

Kyara Calheiros

UFAL


Estudante da Universidade Federal de Alagoas