Seminário de Jornalismo e Educação

Seminário de Jornalismo e Educação

Faça sua inscrição
De 1 a 2 de setembro Todos os dias das 10h00 às 17h30
Evento online Transmissão via Doity Play Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Sobre o Evento

Um seminário sobre Jornalismo e Educação com palestrantes que conhecem os temas em profundidade, para discutir aspectos de Educação Midiática necessários e possíveis de serem trabalhados na escola, mesmo a distância. Teremos 4 mesas, distribuídas entre os períodos de manhã e tarde dos dias 1 e 2 de setembro. Confira a programação e inscreva-se.

Palestrantes

  • Alexandre Sayad
  • Ana Gabriela Simões Borges
  • Rodrigo Ratier
  • Simone Cunha
  • Luciano Meira
  • Denise Guilherme
  • Rosely Sayão
  • Mônica S. Gouvêa
  • Alana Rizzo
  • Állyson de Farias Campina
  • Juliana Deodoro
  • Moisés Zylbersztajn

Programação

10h00 - Alexandre Sayad, Ana Gabriela Simões Borges, Rodrigo Ratier Educação midiática: O que devemos saber para ensinar Mesa Temática
Educação midiática: O que devemos saber para ensinar

Atualmente, crianças e jovens têm mais acesso do que nunca à informação e, paralelamente a isso, vem crescendo o movimento, criado há mais de duas décadas, que reconhece a evolução dos meios de comunicação e sua nova maneira de se relacionar com o público infantojuvenil. De fato, os meios já consideram este grupo não apenas “consumidor” e “produto”, mas também “produtor” de mídia. A maioria das crianças e jovens se utiliza atualmente das redes sociais para se divertir, produzir conteúdo informal e se informar de maneira íntima e intensa, mas nem sempre por meio de plataformas ou fontes confiáveis. Como, então, saciar essa curiosidade com segurança e qualidade?

Nesta mesa vamos discutir qual é o ponto de partida para a formação de professores acerca da educação midiática, com o objetivo de que estejam aptos a levá-la a seus estudantes.

16h00 - Luciano Meira, Moisés Zylbersztajn, Simone Cunha Produção digital de mídia na escola: como avaliar a distância Mesa Temática
Produção digital de mídia na escola: como avaliar a distância

A produção digital de mídia pode ser uma excelente ferramenta para o exercício da cidadania entre jovens. Por exemplo, a importância da seleção do conteúdo que ocorre durante o processo de edição não apenas direciona o olhar do leitor para aquilo que se deseja, mas também tem o poder de influenciar a opinião pública, seja por meio de modificações em imagens, seja por meio de informações descontextualizadas. Outra contribuição é o uso da representação nos produtos de mídia, para abordar assuntos ligados a gênero, idade, etnia, identidade nacional e regional. Esse uso tem o poder de moldar o conhecimento e a compreensão do público sobre esses tópicos. Ao tratar de determinadas minorias, podemos amplificar preconceitos e divisões sociais presentes na sociedade ou promover a empatia e a diversidade.

Nesta mesa vamos discutir como levar a produção de mídia digital para o contexto escolar e, em tempos de distanciamento, como educadores podem avaliar essa produção a distância.

10h00 - Denise Guilherme, Mônica S. Gouvêa, Rosely Sayão Clube do Joca: roda de leitura a distância Mesa Temática
Clube do Joca: roda de leitura a distância

O ensino a distância imposto em decorrência da pandemia provocou muita reflexão e a necessidade de transformação de práticas pedagógicas. Algumas, no entanto, como a roda de leitura, são tão valiosas para o desenvolvimento dos estudantes que não podem ser transformadas, mas apenas adaptadas. Essa é uma prática que envolve leitura literária e jornalística, em prol da formação do leitor e do desenvolvimento do gosto e do hábito de ler. O exercício de comentar e discutir sobre o que leu é o que forma o leitor competente, reflexivo e com uma visão crítica sobre o mundo.

Nesta mesa vamos discutir quais são os benefícios da realização sistemática das rodas de leitura e como adaptar sua prática quando os estudantes estão cada um em sua casa.

16h00 - Alana Rizzo, Állyson de Farias Campina, Juliana Deodoro Mídias Sociais: como usar a favor da aprendizagem? Mesa Temática
Mídias Sociais: como usar a favor da aprendizagem?

Há muitas questões hoje que envolvem as mídias sociais e seu uso, como a valorização de conteúdos e posts que possuem mais curtidas, comentários e compartilhamentos, já que são os que costumam ter mais alcance. Publicar um conteúdo que viralize pode ser, assim, um desejo de muitos e, geralmente, os conteúdos que viralizam são aqueles que divertem, impressionam, aconselham, inspiram, unem, chocam etc. Quando ativamos esses sentimentos, é comum que eles nos encorajem a reagir (positiva ou negativamente) e compartilhar o conteúdo com amigos e familiares. Neste momento, o risco de compartilhar notícias falsas antes de refletir e investigar sobre sua veracidade é enorme.

Nesse contexto, com tantos aspectos a serem trabalhados, qual educador se sente totalmente apto, seguro e confortável para usar as mídias sociais com seus jovens estudantes como recurso pedagógico? Elas podem ser uma boa estratégia para engajá-los, mas quando e como usá-las a favor da aprendizagem? Nesta mesa vamos discutir sobre possibilidades e estratégias de uso das mídias sociais a favor da aprendizagem, os riscos que se corre a partir de seu uso e quais cuidados precisam ser tomados.

Carregando área de inscrição

Organizador

Jornal Joca

Publicado pela Editora Magia de Ler desde 2011, o jornal Joca foi inspirado nas publicações do gênero na Europa, e nasceu para suprir uma deficiência no mercado editorial brasileiro: a inexistência de um jornal exclusivamente para esse público. Trata-se, portanto, de um projeto ousado, pioneiro e de grande contribuição para a formação educacional.

A versão impressa é veiculada quinzenalmente ao longo dos meses letivos do calendário escolar. Já a edição online tem atualização diária. Em nosso site, também é possível encontrar os PDFs da edição impressa com hiperlinks para expandir conteúdos, conteúdos de formação e atividades para os educadores aplicarem com seus estudantes, uma ferramenta para que nossos leitores possam elaborar seu próprio jornal e mais!

jornaljoca.com.br