Inscrição
Informações
A violência em nosso país se manifesta de diversas formas, em variados contornos e como um fenômeno histórico na constituição da sociedade brasileira. Somado a isto, há variáveis que colaboram para o aumento da violência e que divergem de acordo com o território ou a região do país. Essa premissa permanece a mesma ao analisarmos os Estados e Municípios do nosso país. A prova disso é o Mapa da Violência de 2016, o qual coloca Alagoas como um dos Estados com o maior número de homicídios por armas de fogo, fato que evidencia os altos índices de violência. As atuais taxas de homicídios apontadas pelo Mapa da Violência é de 56,1 vítimas por 100 mil habitantes.
Contudo, a Secretaria de Prevenção à Violência (SEPREV) trabalha na perspectiva de mudar os comportamentos e a cultura da sociedade, introduzindo um novo modo de pensar e agir sem violência, passando a ser o grande desafio do Governo ao se propor mudar um paradigma histórico cultural e fomentar uma cultura de paz.
Tendo isso em vista, a Seprev realiza o primeiro SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA, no dia 11 de setembro de 2017, no Centro de Convenções de Maceió, para discutir a prevenção à violência em suas diversas formas, desde a atuação de suas superintendências, bem como aquilo que vem dando certo e rendendo frutos.
O Seminário contará com uma palestra do doutor em Sociologia, especializado em sociologia do crime, Luis Flávio Sapori.
Os participantes irão receber um certificado de participação com créditos de 8 horas.
SOBRE O PALESTRANTE:
Luis Flávio Sapori possui doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ. Foi secretário adjunto de Defesa Social do Estado de Minas Gerais, no período de janeiro de 2003 a junho de 2007.
Atualmente, Sapori é professor do curso de Ciências Sociais e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública (CEPESP) da PUC Minas. Ele também é autor dos livros: “Segurança Pública no Brasil - Desafio e Perspectivas” (Editora Fundação Getulio Vargas, 2007); “Crack, um desafio social” (Editora PUC Minas, 2010); e “Por que cresce a violência no Brasil?” (Editora PUC Minas, 2014).
PROGRAMAÇÃO:
8h00 - Início do credenciamento
8h30 - Welcome coffee
9h00 - Mesa de Abertura
9h30 - Apresentação Cultural
10h00 - Apresentação: Políticas sobre Drogas / Prevenção à Violência e Promoção da Cidadania
10h50 - Brunch
11h20 - Debates: Políticas sobre Drogas / Prevenção à Violência e Promoção da Cidadania
12h00 - Intervalo
13h00 - Retorno
13h15 - Apresentação: Políticas para Crianças e Adolescentes / Medidas Socioeducativas
14h00 - Debates: Políticas para Crianças e Adolescentes / Medidas Socioeducativas
14h40 - Palestra sobre Prevenção e Redução da Violência com Dr. Luis Flávio Sapori
15h40 - Debates
16h20 - Coffee Break de encerramento
17h00 - Encerramento
Credenciamento
O credenciamento será realizado no dia do evento (11/09), às 8h00.
Comente