Dentre os dez estados mais violentos da Federação, de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, seis destes são da região Nordeste: Rio Grande do Norte (68/100 mil), Ceará (59,1/100 mil), Pernambuco (57,3/100 mil), Alagoas (56,9/100 mil), Sergipe (55,7/100 mil) e Bahia (45,1/100 mil). O que explica esse crescimento exponencial da violência homicida na região? Quais suas principais causas?
Por que acreditamos que o debate em torno desse problema é impostergável, propomos, mediante o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a realização do seminário Homicídios no Nordeste: Causalidades, Políticas Públicas e Perspectivas, o qual realizar-se-á entre os dias 13 e 14 de setembro de 2018.
Nosso intento maior foi não somente reunir pesquisadores e especialistas do tema, conhecedores das especificidades próprias à região e a cada estado, mas também, provoca-los a pensar com ousadia e originalidade políticas públicas de segurança que nos possam oferecer saídas para superar esse cenário que pouco a pouco, parece naturalizar-se.
é um tema político e urgente, posto que nenhuma democracia no mundo consegue conviver com tamanha barbárie. Nesse sentido, acreditamos que nenhum outro momento é mais oportuno para travar este debate do que este, quando iremos novamente às urnas, elegermos representantes para os cargos executivos e legislativos nas esferas estaduais e federal.
Emerson do Nascimento
Pedro Luís Rocha Montenegro