Seminário Nacional RENAFRO Saúde

Faça sua inscrição
De 24 a 25 de novembro Todos os dias das 08h00 às 19h00

Sobre o Evento

São 20 anos de desafios e conquistas da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro).

E em tempos de tantos retrocessos e constantes ataques aos nossos Ilês e nossos adeptos, celebrar também é uma forma de existir e resistir. Por isso, comemoraremos os 20 anos de nossa existência nos dias 24 e 25 de novembro, em Salvador, Bahia, com a presença de autoridades, representates e lideranças das diversas regiões do Brasil.

Com o intuito de debater e deliberar temas como: o cuidar na perspectiva dos valores civilizatórios de Matriz Africana, práticas integrativas nas Comunidades Tradicionais de Terreiro, políticas públicas de promoção em saúde, política nacional de saúde integral da população negra, saúde como bem estar social e direito constitucional no enfrentamento ao racismo institucional e religioso, políticas de equidade no SUS, contará ainda com relatos de experiências dos núcleos setoriais, regionais e estaduais.

O seminário é somente para membros da Renafro e acontecerá entre os dias 24 e 25 de novembro, das 8h às 18h, em Salvador.

A Renafro é uma instância de articulação da sociedade civil que envolve adeptos da tradição religiosa afro-brasileira, gestores e profissionais de saúde, integrantes de organizações não governamentais, pesquisadores e lideranças do movimento negro, que visam promover a saúde dos iniciados e simpatizantes das religiões de matrizes africanas. Ela foi criada em 2003 durante o II Seminário Nacional realizado em São Luís do Maranhão e hoje conta com mais de 40 núcleos espalhados pelo país. Entre os protagonistas da Renafro, destacamos o ogan José Marmo da Silva, criador e coordenador emérito da Rede. Em sua memória, a luta continua!

Carregando área de inscrição

Local

Real Classic Bahia Hotel , 41810-700, Rua Fernando Menezes de Góes, n° 165, Pituba, Salvador, Bahia
Ver no mapa

Organizador

RENAFRO Saúde

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras Saúde foi criada em março de 2003 durante o II Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (São Luis – MA) sendo uma instância de articulação da sociedade civil que envolve adeptos/as da tradição religiosa afro-brasileira, gestores/profissionais de saúde, integrantes de organizações não governamentais, pesquisadores e lideranças do movimento negro.
A Rede tem como objetivos: valorizar e potencializar o saber dos terreiros em relação à saúde; estimular práticas de promoção em saúde; monitorar e intervir nas políticas públicas de saúde exercendo o controle social; legitimar as lideranças dos terreiros enquanto detentores de saberes e poderes para exigir das autoridades locais um atendimento de qualidade, onde a cultura do terreiro seja reconhecida e respeitada; reforçar a importância de interligar as práticas de saúde realizadas nos terreiros com as práticas de saúde no SUS; contribuir para uma reflexão sobre diferentes aspectos da saúde da população dos terreiros; estabelecer um canal de comunicação entre os adeptos da tradição religiosa afro-brasileira, os gestores/profissionais de saúde e os conselheiros de saúde.
Atualmente a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde conta com mais de 40 núcleos espalhados pelo país e representações em 21 estados. Para atingir seus objetivos a Rede vem realizando, desde a sua criação, uma série de capacitações, seminários e encontros nos estados e municípios com o objetivo de instrumentalizar e potencializar os saberes das lideranças de terreiros para o exercício do controle social de políticas públicas de saúde e a sensibilização de gestores e profissionais de saúde sobre os impactos do racismo e intolerância religiosa no campo da saúde.
Nossa atuação é de extrema importância porque traz fortalecimento e luta em prol da saúde do povo de àse e com mais de 40 núcleos em todo país, ela integra vários espaços de decisão sobre políticas públicas de saúde.