São 20 anos de desafios e conquistas da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro).
E em tempos de tantos retrocessos e constantes ataques aos nossos Ilês e nossos adeptos, celebrar também é uma forma de existir e resistir. Por isso, comemoraremos os 20 anos de nossa existência nos dias 24 e 25 de novembro, em Salvador, Bahia, com a presença de autoridades, representates e lideranças das diversas regiões do Brasil.
Com o intuito de debater e deliberar temas como: o cuidar na perspectiva dos valores civilizatórios de Matriz Africana, práticas integrativas nas Comunidades Tradicionais de Terreiro, políticas públicas de promoção em saúde, política nacional de saúde integral da população negra, saúde como bem estar social e direito constitucional no enfrentamento ao racismo institucional e religioso, políticas de equidade no SUS, contará ainda com relatos de experiências dos núcleos setoriais, regionais e estaduais.
O seminário é somente para membros da Renafro e acontecerá entre os dias 24 e 25 de novembro, das 8h às 18h, em Salvador.
A Renafro é uma instância de articulação da sociedade civil que envolve adeptos da tradição religiosa afro-brasileira, gestores e profissionais de saúde, integrantes de organizações não governamentais, pesquisadores e lideranças do movimento negro, que visam promover a saúde dos iniciados e simpatizantes das religiões de matrizes africanas. Ela foi criada em 2003 durante o II Seminário Nacional realizado em São Luís do Maranhão e hoje conta com mais de 40 núcleos espalhados pelo país. Entre os protagonistas da Renafro, destacamos o ogan José Marmo da Silva, criador e coordenador emérito da Rede. Em sua memória, a luta continua!