Informações

Este evento possui transmissão ao vivo.

INSCRIÇÕES A PARTIR DE 29/10.

É com grande satisfação que a Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por meio da Coordenação de Comunicação, Integração e Relacionamento com o SIPEC (ConectaGente), convida para o Encontro Nacional de Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho.

O evento será realizado nos dias 18 e 19 de novembro de 2025, das 8h às 18h, no Auditório Celso Furtado – Esplanada dos Ministérios, Bloco K em Brasília/DF.

Objetivo

Promover o debate sobre boas práticas, tendências e desafios do Planejamento da Força de Trabalho na Administração Pública Federal.

O seminário abordará

  • Sete marcos de inovação no planejamento da força de trabalho federal baseado em evidências e nas entregas de políticas públicas;

  • A nova estratégia para implementação do DFT na APF;

  • O Programa de Mentoria em DFT como método de aprendizagem corporativa e disseminação de inovações

  • O lançamento do Selo “DFT em Implementação”;

  • O lançamento do 7º livro em parceria com a UnB.

Características do evento:

  • Reúne servidores de diversos órgãos e ministérios, pesquisadores e especialistas em DFT;

  • Espaço de socialização de experiências e debates sobre déficit de servidores, automação de processos e transformação de cargos;

  • Ênfase na gestão estratégica de pessoas e no uso de dados para subsidiar decisões.

Público-alvo

  • Unidades de Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica e Gestão de Processos nos órgãos dos Governos Federal, Estadual e Municipal;

  • Empresas públicas e Autarquias

  • Pontos Focais que atuam com DFT no órgão.

  • Universidades e pesquisadores da área.

Destaque:

  • Entrega do Selo “DFT em Implementação”, certificando os órgãos que aplicaram a metodologia do DFT.
    Esse selo valoriza os pedidos de concursos públicos, ao comprovar a análise prévia da força de trabalho e consolidar a cultura de planejamento.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do MGI no YouTube, ampliando o acesso e a participação de aproximadamente 20 mil profissionais de gestão de pessoas do SIPEC em todo o Brasil.

A Secretaria de Gestão de Pessoas, como Órgão Central do SIPEC, reforça a importância da presença de representantes titulares, substitutos e demais servidores da área de gestão de pessoas dos órgãos integrantes do sistema. Este será um momento orientador, enriquecedor e inspirador para todos os profissionais envolvidos na gestão pública federal.

O auditório possui capacidade limitada , e em breve serão iniciadas as inscrições e disponibilizaremos a programação completa do evento.

Contamos com sua presença para fortalecer

Haverá transmissão pelo canal YouTube do MGI (https://www.youtube.com/@gestaogov_br)

LIVRO - https://repositorio.unb.br/handle/10482/51330

Referência: SERRANO, André Luiz Marques et al. (org.). Gestão de processos: um estudo aplicado ao dimensionamento da força de trabalho. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2025. E-book (708 p.). Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/623. Acesso em: 13 jan. 2025.
Resumo: Este livro aborda uma temática há muito discutida nos círculos científicos, mas pouco desenvolvida nas organizações públicas brasileiras – o Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT), um método de movimentação de pessoal baseado em cálculos matemáticos a indicar quantidades ótimas de trabalhadores para cargos e carreiras, unidades organizacionais, processos de trabalho e organizações. A obra, de caráter técnico-científico, descreve o árido percurso de criação, desenvolvimento, aplicação e institucionalização da sistemática de movimentação de pessoas desde a origem, marcado por indagações e tensões: Como medir a produtividade no serviço público? Como estimar matematicamente a necessidade de pessoal para tarefas e considerando metas e demandas reprimidas de trabalho? Como desenvolver um modelo capaz de uniformizar os processos de movimentação de centenas de órgãos públicos sem, contudo, descaracterizar suas particularidades qualitativas? Como garantir a institucionalização do projeto de pesquisa que deu origem

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Palestrantes

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José Celso Cardoso JR

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Diego Tannús Dórea

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Lorena Fonseca de Medeiros Ferreira

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Sandra Cristina Cardoso de Souza Luna

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Pedro Henrique Lourenço Baena

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Cilair Abreu

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Maria Aparecida Chagas

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Roney Guimarães Brum

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Fernando Santana

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Yuri Lima

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Pedro Paulo Murce Menezes Cavalcante

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André Luiz Marques Serrano

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Danilo de Freitas Queiroz

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Mirian Lucia Bittencourt Guimarães

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Wanessa Queiroz de Souza Oliveira.

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Felipe Rego Brandão Junior

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Julia Raasch Bravo

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Claudia Da Costa Martinelli Wehbe

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Queila Cândida Ferreira Morais

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Janice Oliveira Godinho

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Leandro Pereira Chagas

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Antônio Fiuza Landim

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Frederico de Morais Andrade Coutinho

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PEDRO ASSUMPÇÃO ALVES

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ADRIANO OLIVEIRA FAHEL

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Thiago Dias

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Rafael Macedo

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Etel Matielo

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ALANA

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Ana Paula Volpe

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Lucas Wolney Gomes Figueira

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PABLO PIAZOLLA DE ASSIS CORREIA

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FABIA FERNANDA MOURA FERREIRA

Programação:

Mesa de abertura – Planejar, Dimensionar e Incluir – Gestão da Força de Trabalho baseada em evidências Abertura · Cilair Abreu, Frederico de Morais Andrade Coutinho, Maria Aparecida Chagas

Mesa Tematica - 'Operacionalizando o planejamento governamental a partir de entregas - a integração entre DFT e PGD' Mesa Temática · Claudia Da Costa Martinelli Wehbe, Felipe Rego Brandão Junior, Julia Raasch Bravo, Leandro Pereira Chagas, Lorena Fonseca de Medeiros Ferreira, Wanessa Queiroz de Souza Oliveira.

Mesa Tematica - Diagnóstico da força de trabalho, concursos, provimentos e criação de cargos: o uso do DFT para planejamento de novos ingressos no serviço público Mesa Temática · PEDRO ASSUMPÇÃO ALVES, Lorena Fonseca de Medeiros Ferreira, PABLO PIAZOLLA DE ASSIS CORREIA, Queila Cândida Ferreira Morais

Mesa Tematica Programa de Mentoria e Gestão do Conhecimento: Educação Corporativa como Estratégia para Implementação do DFT (CGFOR) Sandra Luna e Lorena Medeiros Mesa Temática · Diego Tannús Dórea, FABIA FERNANDA MOURA FERREIRA, Lorena Fonseca de Medeiros Ferreira, Sandra Cristina Cardoso de Souza Luna

Mesa tematica O Dimensionamento da Força de Trabalho como Metodologia de Gestão (UnB, SGP, DEPRO, Coordenação-Geral) Mesa Temática · André Luiz Marques Serrano, José Celso Cardoso JR, Maria Aparecida Chagas, Pedro Paulo Murce Menezes Cavalcante

Lançamento do Livro UNB/MGI e Coquetel Lançamento de Livro · André Luiz Marques Serrano, José Celso Cardoso JR, Pedro Paulo Murce Menezes Cavalcante

Mesa Tematica Tratamento e uso de dados do DFT para identificação de gargalos e perfis profissionais demandados nos órgãos Mesa Temática · Ana Paula Volpe, Fernando Santana, Janice Oliveira Godinho, Mirian Lucia Bittencourt Guimarães, Rafael Macedo, Thiago Dias

Mesa Tratamento e uso de dados do DFT - o uso de tecnologias e IA para mapeamento de serviços e diagnóstico da força de trabalho Mesa Temática · ALANA, Antônio Fiuza Landim, Diego Tannús Dórea, Pedro Henrique Lourenço Baena, Yuri Lima

Mesa Tratamento e uso de dados do DFT sob perspectiva dos órgãos que implantaram a metodologia Mesa Temática · Lucas Wolney Gomes Figueira, ADRIANO OLIVEIRA FAHEL, Cilair Abreu, Danilo de Freitas Queiroz, Diego Tannús Dórea, Etel Matielo

Lançamento do Selo “DFT em Implementação” e mesa de encerramento Encerramento · Diego Tannús Dórea, José Celso Cardoso JR, Lorena Fonseca de Medeiros Ferreira, Maria Aparecida Chagas, Sandra Cristina Cardoso de Souza Luna

Welcome coffe e Credenciamento Credenciamento

Overview sobre as inovações em gestão da força de trabalho a partir de evidências: concursos/ contratações / movimentação / gestão de carreiras / PDP / PGD / Avaliação de desempenho Frederico Coutinho - Secretário Adjunto da SGP Palestra · Frederico de Morais Andrade Coutinho

Planejamento governamental e DFT como ferramenta de melhoria da gestão no âmbito do COLABORAGOV Cilar Abreu - SSC Palestra · Cilair Abreu

Planejamento e provimento de pessoal com base em evidências - Maria Aparecida Chagas - DEPRO Palestra · Maria Aparecida Chagas

Abertura Institucional Abertura

PGD como ferramenta de planejamento operacional - Claudia Martinelli (Diretora de Inovação / SEGES) – Palestra · Claudia Da Costa Martinelli Wehbe

Planejamento estratégico, PGD e DFT Wanessa Queiroz (Diretora de Gestão Estratégica / SSC) – Palestra · Wanessa Queiroz de Souza Oliveira.

PGD e DFT a partir de base única de dados - Lorena Medeiros Palestra · Lorena Fonseca de Medeiros Ferreira

Socialização de Experiência - Leandro Pereira Chagas (ICMBIO) Relato de Experiência · Leandro Pereira Chagas

Socialização de Experiência - Felipe Rego e Julia Raasch Bravo(ANAC) Relato de Experiência · Felipe Rego Brandão Junior, Julia Raasch Bravo

Roda de Conversa e sessão de perguntas sobre a temática Debate

DFT e planejamento de novas contratações – o case dos ATAs Queila Cândida Ferreira Morais Palestra · Queila Cândida Ferreira Morais

DFT e CPNU Palestra · PEDRO ASSUMPÇÃO ALVES

DFT e Criação de cargos Palestra · PABLO PIAZOLLA DE ASSIS CORREIA

A Disseminação da metodologia do DFT atraves do tempo Palestra · Diego Tannús Dórea

Gestão do Conhecimento e Programa de mentoria MGI Palestra · Sandra Cristina Cardoso de Souza Luna

Programa de mentoria MGI - Resultados Palestra · Lorena Fonseca de Medeiros Ferreira

DFT e capacidades estatais - gestão estratégica de pessoas para maior efetividade das políticas públicas - Jose Celso Palestra · José Celso Cardoso JR

DIGID: DFT, People Analytics e Gestão por competências na APF Palestra · Mirian Lucia Bittencourt Guimarães

Welcome coffe Credenciamento

UFPA: Mapeamento de competências e processos da APF a partir do banco de entregas do DFT Palestra · Thiago Dias

DECAR: Transformação de cargos e alocação de carreiras transversais com base no DFT Palestra · Rafael Macedo

DEPRO: Perfil profissiográfico e DFT - match entre lacunas de competência nos órgãos e perfis profissionais de novos entrantes Palestra · Janice Oliveira Godinho

CGMOP: Recruta - match entre perfis de servidores cadastrados no módulo Currículo e Oportunidades do SIGEPE e postos de trabalho revelados pelo DFT. Palestra · Fernando Santana

Evolução do DFT e principais inovações - linha do tempo Diego Tannús CGFOR Palestra · Diego Tannús Dórea

DESIN: Novo SISDIP - principais evoluções e inovações programadas Antõnio Fiuza Palestra · ALANA

- Banco de processos e serviços do gov federal desenvolvido com uso de tecnologias de IA UFRJ: Prof Yuri Palestra · Yuri Lima

CGFOR: Novo BI do DFT Lorena Medeiros/Pedro Baena Palestra · Pedro Henrique Lourenço Baena

Intervalo e Coffe break Intervalo

Relato de Experiencia - IBAMA , MGI/SSC, Ministerio da Saude, AGU , MME e MPOR Relato de Experiência · Lucas Wolney Gomes Figueira, ADRIANO OLIVEIRA FAHEL, Cilair Abreu, Danilo de Freitas Queiroz, Diego Tannús Dórea, Etel Matielo

Coquetel de encerramento Encerramento · José Celso Cardoso JR

Credenciamento

Inscrições gratuitas!

Auditório Celso Furtado – Esplanada dos Ministérios, Bloco K

Esplanada dos Ministérios Bloco K

Zona Cívico-Administrativa, Brasília - DF

70040-906

Auditório Celso Furtado – Esplanada dos Ministérios, Bloco K

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Esplanada dos Ministérios Bloco K

Zona Cívico-Administrativa, Brasília - DF

70040-906

Sandra Cristina Cardoso de Souza Luna

José Celso Cardoso JR

Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos


Secretário de Gestão de Pessoas

José Celso é formado em Economia pela FEA/USP (Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo), com mestrado em Teoria Econômica e doutorado em Desenvolvimento, ambos pelo IE/Unicamp. Desde 1997 é Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA, onde realiza pesquisas aplicadas, assessoramento governamental e capacitação de servidores em temas do Estado, Instituições, Planejamento e Democracia, além de Trabalho e Proteção Social no Brasil.

Além de já ter assumido cargos de direção e assessoramento superior em vários órgãos da Administração Pública Federal, foi presidente da Afipea-Sindical (Sindicato Nacional dos Servidores do Ipea) entre 2019 e 2023, tendo também participado, em 2022, da equipe de transição do governo Lula e ajudado a redigir o relatório final da transição. Em 2023, assumiu o cargo de Assessor Especial do Gabinete da Ministra Esther Dweck no MGI.

Diego Tannús Dórea

DEPRO/SGP/MGI


Diego Tannús Dórea é especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e graduado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Com mais de cinco anos de experiência em planejamento e dimensionamento da força de trabalho na Secretaria de Gestão de Pessoas, órgão central do Governo Federal. Atualmente, é Coordenador de Planejamento da Força de Trabalho no Ministério da Gestão e da Inovação (MGI). Possui sólida experiência em Gestão Estratégica, Gestão de Projetos e metodologias ágeis.

Lorena Fonseca de Medeiros Ferreira

DEPRO/SGP/MGI


Lorena Fonseca de Medeiros Ferreira é bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Economic Development pela London School of Economics and Political Science – LSE (2008). Desde 2004, atua como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e coordenou programas estratégicos como Bolsa Família (2010–2013) , PAA  (2008–2010) e ProUni (2004–2006), além de avaliações de políticas como Bolsa Família, BPC, Auxílio Doença, Seguro Defeso e Seguro Desemprego conduzidas pelo Comitê de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, pelo Ministério de Planejamento e Orçamento (2015–2018). Atuou em negociações de pautas legislativas e reformas junto ao Congresso Nacional pelo Ministério do Planejamento e Casa Civil (2013-2015 e 2022) e como Diretora de Articulação no Gabinete da Presidência (2023). Atualmente, é Coordenadora-Geral de Planejamento da Força de Trabalho no MGI, responsável por coordenar a implantação da metodologia de Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) na administração federal.

Sandra Cristina Cardoso de Souza Luna

DEPRO/SGP/MGI


Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco ; Pós Graduada em Educação Especial com foco em Lingua Brasileira de Sinais pela UNICAP; Pós Graduada Pedagogia Empresarial - ANITEC ; Pós Graduada no MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV (Cursando); - Master em Direção e Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela OISS - Organização Ibero-Americana de Seguridade Social (OISS).(Cursando); Designer Educacional, Conteudista/Tutora da Escola Virtual do INSS. Especialista em Educação Corporativa na Administração Pública ; Atuou como  Gestora Coordenadora do Programa de Educação Previdenciária do INSS - Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade Comunicacional da Escola Virtual do INSS. Coordenadora Geral de Educação, Desenvolvimento e Carreiras da Diretoria de Gestão de Pessoas e como Diretora de Gestão de Pessoas do INSS/Substituta. E atualmente atua como Coordenadora de Projetos com Ênfase de Gestão do Conhecimento em Dimensionamento da Força de Trabalho da CGFOR/DEPRO no Ministério da Gestão e Inovação – MGI

Pedro Henrique Lourenço Baena

DEPRO/SGP/MGI


Servidor público com 10 anos de experiência e bacharel em Administração pela Universidade de Brasília, cursando pós-graduação em Gestão Pública. Atualmente, chefe na Divisão de Dimensionamento da Força de Trabalho (MGI), lidera treinamentos, desenvolve painéis gerenciais no Power BI e coordena o projeto do SISDIP. Experiência consolidada em gerenciamento de projetos, incluindo o fortalecimento do ecossistema de startups no Brasil por meio do Programa InovAtiva, onde atuou na gestão de relacionamentos com startups e mentores, organização de eventos de aceleração e seleção de empreendedores. Na DEPRO, gerenciou projetos de treinamento e elaborou painéis integrados de dados. Habilidades em análise de dados, gestão de equipes, desenvolvimento de sistemas e inteligência de dados. Proficiência em inglês e espanhol. Interesses em gestão de desempenho, user experience e dimensionamento da força de trabalho.

Cilair Abreu

Serviços Compartilhados - SSC


Cilair Abreu é Secretário de Serviços Compartilhados. Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), possui Especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Economia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).  

Desde 2000, é analista de Planejamento e Orçamento do Ministério de Planejamento e Orçamento. Ocupou diversas posições no Governo Federal, foi secretário-adjunto de Orçamento Federal da Secretaria de Orçamento Federal e subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração no Ministério do Desenvolvimento Agrário, dentre outros cargos.  

Cilair Rodrigues de Abreu é o atual Secretário de Serviços Compartilhados do MGI. É Doutor em Administração Pública (UnB), Formado em História (UFRJ) e Economia (UFRRJ). Desde 2000 é Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento e Orçamento. Foi Secretário Adjunto de Orçamento Federal (SOF), Chefe da Assessoria de Orçamento da Casa Civil do Governo do Distrito Federal, Diretor de Planejamento e Gestão do Ministério do Planejamento, Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração no Ministério do Desenvolvimento Agrário, Diretor de Temas de Infraestrutura do Ministério do Planejamento.

Entre 2016 e janeiro de 2023, atuou como Coordenador-Geral de Administração e Coordenador-Geral de Orçamento e Finanças na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Em 2018, publicou o livro 'Orçamento Público - Instrumento de formulação de políticas públicas de infraestrutura', além disso, participou do Programa Emerging Leaders da Harvard Kennedy School  em 2017.

Maria Aparecida Chagas

DEPRO -SGP -MGI


Maria Aparecida Chagas Ferreira – Diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal – SGP/MGI 

Maria Aparecida Chagas Ferreira é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Doutora em Sociologia e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, exerce o cargo de Diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Atuou em diferentes órgãos federais, com destaque para sua contribuição em gestão de políticas públicas, gestão de pessoas e ações afirmativas.

Roney Guimarães Brum

DEPRO/SGP/MGI


Roney Guimarães Brum
Administrador com atuação em análise de dados
Roney Brum é Administrador e atua na Coordenação Geral de Movimentação de Pessoal da Diretoria de Provimento e Movimentação de Pessoal da SGP do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Graduado em Administração e pós-graduado em Ciência de Dados (Big Data Processing and Analytics), possui uma trajetória profissional marcada por extensa experiência na Análise de Dados de Pessoal. Se destaca como facilitador na compreensão de informações, utilizando técnicas de storytelling de dados para torná-los mais acessíveis e significativos. Além disso, tem se empenhado na criação e implementação de automações que aprimoram a eficiência das atividades rotineiras, sempre com o objetivo de contribuir para a melhoria dos processos e serviços públicos.

Fernando Santana

DEPRO -SGP -MGI


Atuando como Coordenador-Geral de Movimentação de Pessoal da SGP/MGI , Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (2009), Pós-graduado em Gestão Pública (2011) e Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial -MADE/ UNESA (2016). Atualmente é Analista em Ciência e Tecnologia e cedido ao Departamento de Provimento e Movimentação de Pessoal do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos . Atuou até 10/2018 no Instituto Nacional de Câncer (INCA), na Coordenação de Gestão de Pessoas na realização de Concursos Públicos, Estudos de Dimensionamento da Força de Trabalho e no Plano de Governança de Gestão de Pessoas do Instituto. No órgão Central do SIPEC, atuou como Coordenador Geral de Planejamento da Força de Trabalho, na criação e institucionalização do modelo referencial de dimensionamento da força de trabalho. 

Concluiu MBA FGV em liderança e inovação em 2025

Yuri Lima

Laboratório do Futuro (PESC/COPPE/UFRJ)


Engenheiro de Produção, doutor em Engenharia de Sistemas e Computação e pesquisador pós-doc no Instituto de Economia da UFRJ. É co-fundador do Laboratório do Futuro da COPPE/UFRJ e do Instituto de Futuros da UFRJ, onde coordena pesquisas e leciona disciplinas sobre Futuro do Trabalho. Atua ainda como Responsável Técnico pela área de Prospectiva do Trabalho no Departamento Nacional do Senac

Pedro Paulo Murce Menezes Cavalcante

UNB


Doutor, mestre e graduado em psicologia pela Universidade de Brasília, onde é Professor Associado do Departamento de Administração e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração. Coordenador do Grupo Projectum de pesquisa interdisciplinar e aplicada de modelos, métodos e tecnologias científicas de gestão organizacional e de pessoas para o setor público

André Luiz Marques Serrano

UNB


Doutor em Economia, com ênfase em Modelagem Estatística, mestre em Economia e  Graduado em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB, 2000. Possui também especialização em Ciência de Dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Especialização em Inteligência Artificial pela PUC-Minas. Atualmente é Professor Associado no Departamento de Engenharia de Produção da UnB e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica - UnB. Coordena o Laboratório Projectum/LinceX - Inteligência Computacional e Experiência do Usuário, dedicado à pesquisa aplicada e ao desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, baseadas em técnicas de análise de dados e inteligência artificial, em contextos interdisciplinares.

Danilo de Freitas Queiroz

AGU


Administrador e Engenheiro Civil, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é Coordenador de Gestão Estratégica de Pessoas na Advocacia-Geral da União (AGU), onde lidera projetos estruturantes voltados ao desempenho institucional  e ao planejamento da força de trabalho. Destacam-se entre suas entregas a implantação do Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) e a implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) no âmbito da AGU, alinhando práticas modernas de gestão de pessoas às diretrizes da administração pública federal.

Mirian Lucia Bittencourt Guimarães

SGP/MGI.


Diretora de Governança e Inteligência de dados na SGP/MGI.  Está à frente do Observatório de Pessoal, da Pesquisa Vozes do Serviço Público e das iniciativas em People Analytics do Governo Federal.
Servidora efetiva do MGI. Fellowship na Columbia Women's Leadership Network, da Columbia University. Formação em Estatística e Matemática pela UnB, possui especialização em Gestão de Pessoas pela ENAP. 18 anos atuando em avaliação de políticas, construção e monitoramento de indicadores e gerenciando ferramentas de apoio a tomada de decisão. 
Atua também como palestrante e professora nas temáticas ligadas a Gestão de Pessoas, Transformação Digital e People Analytics.

Wanessa Queiroz de Souza Oliveira.

MGI SGP


Graduada em Engenharia de Redes de Comunicação pela UnB, com pós-graduação em Gestão Pública e mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento.  

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2011. Já trabalhou, no governo federal, com os temas de transparência, abertura de dados, conteúdos digitais, governança, planejamento estratégico, estruturas organizacionais e supervisão de organizações sociais. 

Como Diretora de Gestão Estratégica, está contribuindo com o MGI no desafio de construção de um Centro de Serviços Compartilhados do Governo Federal, de modo a alcançar uma gestão mais integrada e pautada na otimização dos recursos públicos.

Felipe Rego Brandão Junior

ANAC


Especialista em Regulação da ANAC desde 2013, já autuou nas Superintendências de Regulação Econômica e de Planejamento Institucional e no Gabinete da Diretoria antes de assumir a chefia da Gerência-Técnica de Assessoramento da Superintendência de Gestão de Pessoas em 2020, atuando também como Superintendente Substituto desde 2021. Servidor público efetivo desde 2006, trabalhou ainda na ANEEL e no TJDFT. Graduado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações, possui pós-graduação em Gestão Pública, MBA em Relações Governamentais pela FGV e atualmente está cursando o Mestrado em Governança e Desenvolvimento pela ENAP.

Julia Raasch Bravo

ANAC


Servidora efetiva da ANAC desde 2014, atualmente ocupante do cargo de Gerente Técnico de Transformação e Inovação Institucional, da Superintendência de Governança e Meio Ambiente, é responsável pelo Escritório de Processos e Escritório de Projetos. Participou de iniciativas transversais na Esplanada como a construção da Cadeia de Valor Integrada do Ministério da Infraestrutura entre 2020 e 2021 e o Dimensionamento da Força de Trabalho, também em 2021. Atuou na construção do sistema do Programa de Gestão de Desempenho na Agência, o ANAC+, apoiando a gestão e governança do program

Claudia Da Costa Martinelli Wehbe

MGI Diretoria de Inovação


Diretora de Inovação Governamental, no Ministério da Gestão e da Inovação Governamental, seu propósito é inspirar a transformação do setor público para entregar mais valor à sociedade. É bacharel em ciência política (2002) e mestre em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília (2020). É pós-graduada em Finance and Investment in a Low Carbon Economy, pela Universidade de Edimburgo (2010), no Reino Unido. Integra a carreira de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2004, com atuação nos Ministérios da Fazenda, da Economia e do Planejamento, Orçamento e Gestão, em áreas de formulação de políticas públicas, inovação, governança estratégica, sustentabilidade socioambiental e cooperação internacional. É Embaixadora da Rede InovaGov e foi indicada em 2024 pela organização Apolitical para a lista global de Top 35 Government Talent Trailblazers.

Queila Cândida Ferreira Morais

DEPRO/SGP/MGI


É Mestre em Gestão Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade de Brasília (UnB), possui Especialização em Gestão de Pessoas no Serviço Público pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). É servidora pública do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), atua na área de gestão de pessoas na administração pública federal desde 2010, tendo atuado em diversas temáticas, como legislação de pessoal, gestão do desempenho, gestão por competências e desenvolvimento de pessoas no FNDE e no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora-Geral de Concursos e Provimento de Pessoal da Diretoria de Provimento e Movimentação de Pessoal da Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI.

Janice Oliveira Godinho

DEPRO/SGP/MGI


Mestre em Gestão Pública pela Universidade de Brasília, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência em políticas públicas de educação básica e superior, em gestão de pessoas no serviço público, nas áreas de desenvolvimento, desempenho, dimensionamento da força de trabalho, recrutamento e seleção de pessoas.  Atuou no desenvolvimento e na docência de cursos nas áreas de língua portuguesa, redação oficial e dimensionamento da força de trabalho.

Leandro Pereira Chagas

ICMBio


 Servidor Público Federal, Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desde 2005 e, atualmente, exerce a função de Coordenador de Governança e Gestão Estratégica. Graduado em Oceanografia, com mestrado em Biodiversidade em Unidades de Conservação pela Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT/JBRJ) e especialização em Gestão Estratégica de Processos de Negócio pela PUC/Minas.

 

Possui ampla experiência na administração pública federal, com atuação em planejamento estratégico, gestão por processos e modelagem de negócios. Ao longo de sua carreira no ICMBio, ocupou diversas funções gerenciais e, desde 2016, atua como instrutor e consultor interno no Programa de Gestão para Resultados da instituição. Sua expertise está diretamente relacionada ao uso de dados para aprimoramento da gestão pública e à modernização dos processos de trabalho, alinhando-se aos debates sobre os marcos de inovação no planejamento da força de trabalho e as transformações nos perfis profissionais do setor público.

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Antônio Fiuza Landim

DESIN/SGP/MGI


Acredito no potencial das pessoas e da tecnologia como forças complementares para transformar o setor público, melhorar serviços e simplificar a vida dos cidadãos. Com experiência em TI, liderança e inovação, atuo para gerar eficiência com impacto real no cotidiano das pessoas.

Frederico de Morais Andrade Coutinho

MGI - SGP


Mestre em Administração, bacharel em direito e em administração pública, membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), possuo vinte anos de experiência na Administração Pública. Já assumi funções de gerenciamento e assessoria, como Secretário Adjunto na Secretaria de Gestão de Pessoas e Diretor na Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Assessor na Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Diretor de Promoção dos Direitos Humanos.

PEDRO ASSUMPÇÃO ALVES

MGI


Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. Possui Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Mestrado em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (2008). É professor convidado da Especialização em Territórios e Saberes, da UFF. Iniciou sua carreira na temática do desenvolvimento da região da Amazônia Legal, tendo atuado no INPE e no Programa Terra Legal. Atuou na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na formulação e implementação de novas atividades de capacitação para servidores públicos. Também atuou na Fiocruz, trabalhando com a temática da promoção da saúde em comunidades tradicionais, com interface com a Agenda 2030 e os ODS em uma perspectiva territorial. A última lotação foi no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, sendo Chefe de Gabinete para a promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiêcnia

ADRIANO OLIVEIRA FAHEL

IBAMA


Realiza atividades administrativas de nível superior, com atuação nas áreas de controle interno, documentação, gestão de pessoas, material, patrimônio, contratos e convênios, tecnologia da informação, finanças e contabilidade, compreendendo o levantamento de dados, a elaboração de relatórios estatísticos, planos, programas e projetos.

 

Thiago Dias

UFPA


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2000), doutorado em Psicologia  (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2008). Leciona na faculdade de Psicologia e no Programa de Pós Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará como professor Associado II. Atualmente, o docente trabalha na implantação e estudo do modelo de Gestão por Competências, Dimensionamento da Força de Trabalho e Trilhas de Aprendizagem na Administração Pública, prestando assessoria para diferentes órgãos nacionais e internacionais.

Rafael Macedo

DECAR MGI


 Administrador, Mestre em Controle de Gestão e doutorando em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento pela UAb de Portugal. Pós-graduado em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional e em Políticas Públicas e Gestão Participativa em Saúde. Possui experiência no setor público nas áreas de gestão de pessoas e de auditoria interna governamental. Atualmente é Coordenador de Projetos de Inovação em Carreiras na Coordenação-Geral de Arquitetura de Carreiras, no MGI.

Etel Matielo

Ministerio da Saude


cozinheira, nutricionista, educadora popular e aromaterapeuta. Doutora em saúde pública. Coordenadora Geral de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde!

ALANA

DESIN


Servidora Pública Federal efetiva e exercendo a função de Coordenadora de Serviços Digitais no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, sendo responsável pelo desenvolvimento e evolução do SOUGOV e de módulos de Módulos de SIGEPE, incluindo o SIGEPE DFT. Graduada em Arquivologia (UFAM), com MBA em Gerenciamento de Projetos e em Gestão de Pessoas & Coaching (IDAAM) e Mestrado em Administração com ênfase em Proteção de Dados (MUST University), além de certificação em Gestão Ágil para Transformação Digital (ENAP).

Ana Paula Volpe

CGFOR


bacharel e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Analista em Ciência e Tecnologia Sênior, atua desde 2024 na Coordenação-Geral de Força de Trabalho (CGFOR), onde desenvolve estudos técnicos sobre o Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) e sobre a compatibilidade de carreiras estratégicas para a recomposição da capacidade estatal.

Lucas Wolney Gomes Figueira

MPOR


Servidor Público Federal ocupante do cargo de Agente Administrativo, com atuação na área de gestão de pessoas desde o ingresso no serviço público em 2014. Desde então, atuei em diversas áreas de recursos humanos, resumidamente com a seguinte trajetória: 2014 A 2018 Coordenação de Legislação de Pessoal no MDIC; 2019-2022 Divisão de Realocação e Movimentação da Força de Trabalho no Ministério da Economia, tendo assumido a chefia de divisão em 2023. 2024 a 2025 Coordenador de Cadastro e Legislação de Pessoal e Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas Substituto no Ministério de Portos e Aeroportos.

PABLO PIAZOLLA DE ASSIS CORREIA

CGFOR


Graduado em Gestão Pública pelo Centro Universitário de Maringá, é servidor público há 19 anos, com atuação em políticas públicas educacionais e na gestão de pessoas no âmbito federal. Trabalhou no ProUni e no FIES, contribuindo para a ampliação do acesso ao ensino superior. Possui mais de cinco anos de experiência na Secretaria de Gestão de Pessoas, com destaque para o fortalecimento da composição da força de trabalho como instrumento de movimentação de agentes públicos. Atualmente integra a Coordenação-Geral de Planejamento da Força de Trabalho, atuando com propostas de criação e redistribuição de cargos para o aprimoramento da capacidade institucional dos órgãos federais.

FABIA FERNANDA MOURA FERREIRA

MENTORIA MGI


Servidora Pública, atuando no MGI. Possuo graduação em Secretariado Executivo (UFBA) e MBI em Gestão Empresarial. Atualmente, tenho adquirido experiências no Dimensionamento da
Força de Trabalho (DFT), que é uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de estimar a quantidade ideal de pessoas para uma dada unidade organizacional, sendo a mesma útil à gestão de
pessoas e ao planejamento da força de trabalho