Seminário NUPGES: Práticas da Enfermeira na Atenção Básica: Tecendo a Rede e Compartilhando Experiências

Práticas da Enfermeira na Atenção Básica: Tecendo a Rede e Compartilhando Experiências


Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão e Trabalho em Saúde tem o prazer de convidar para o seminário Práticas da Enfermeira na Atenção Básica: Tecendo a Rede e Compartilhado Experiências.

Objetivo

Gerar e fomentar diálogos entre profissionais, pesquisadoras e estudantes, a partir de uma rede viva de diálogo colaborativo que acesse a experiência e conhecimento sobre a prática da enfermeira, empregando a inteligência coletiva para responder questões de grande relevância para análise do trabalho na atenção básica/saúde da família.

Justificativa

Trata-se de um seminário vinculado ao projeto de pesquisa “ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA, CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA MICROPOLÍTICA DO PROCESSO DE TRABALHO: ANALÍTICA DO TRABALHO DO ENFERMEIRO”.

Esta investigação se justifica por ser o trabalho da enfermeira identificado na grande parte dos processos operados no setor saúde, indo da assistência direta ao usuário, a ações de acompanhamento no domicilio, atividades administrativas, de gestão, coordenações de programas de saúde, dentre outras, incluído a responsabilidade por secretarias municipais de saúde.

A presença da enfermeira enquanto força de trabalho no campo da saúde é identificada no âmbito municipal, estadual e federal do Sistema Único de Saúde, com mais expressividade a partir da opção pela Estratégia de Saúde da Família, o que nos leva a formular questões centradas na micropolítica do trabalho em saúde relacionadas com o trabalho da enfermeira e a conjuntura política da organização em saúde.

Leia mais... →

LOCAL DO EVENTO

Gragoata UFF - Bloco N, São Domingos, Niterói - Rio de Janeiro