SEMINÁRIO: QUALIDADE DE PROJETOS DE ENGENHARIA EM PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS

SEMINÁRIO: QUALIDADE DE PROJETOS DE ENGENHARIA EM PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS

Faça sua inscrição
De 27 a 28 de maro Todos os dias das 08h às 17h
São Paulo, SP HOTEL PESTANA

Sobre o Evento

Acesse      

Seminário busca desenvolver metodologia para avaliação de PPP.

Gratuito, o evento é aberto a todos os agentes envolvidos no processo e reunirá prefeituras, agentes financeiros e empresas que atuam no setor. 

A complexidade e as especificidades da participação em projetos pela modalidade de Parcerias Público-Privadas (PPP) responde pela judicialização de contratos, dificultando o andamento de projetos essenciais ao desenvolvimento do País e ao bem-estar da população brasileira.

Com a finalidade de definir um plano que favoreça às prefeituras e ao Estado o estabelecimento dessas PPPs, reduzindo as ações judiciais pós-divulgação dos selecionados para os projetos, a Fundação para o Desenvolvimento da Engenharia (FDTE), com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), promove nos dias 27 e 28 de março de 2019, o Seminário Qualidade de Projetos em Parcerias Público-Privadas.

Gratuito, o evento é direcionado a contratantes, governo, instituições de avaliação de projetos, empresas fornecedoras de produtos e serviços e construtoras, entre outros agentes que viabilizam as PPPs.

Como explica o Professor Doutor Caio Fernando Fontana, idealizador e um dos coordenadores do evento, a meta é “propor metodologia de avaliação das propostas para favorecer a implementação dos projetos vencedores. Para isso, também temos a intenção de definir critérios objetivos de avaliação das propostas e sugerir o credenciamento, pelas prefeituras e organismos contratantes, de entidades avaliadores que, a pedido dos participantes das PPPs, emitam avaliação dos projetos, reduzindo, assim, o custo do ente público no processo de seleção”.

O programa a ser desenvolvido reunirá todos os agentes envolvidos, assim como especialistas em legislação e aspectos legais, agentes financeiros e institutos de pesquisa e organismos certificadores, a exemplo de FDTE, CREA, Fundação Instituto Politécnico de Inovação em Engenharia (FIPIE), Instituto de Desenvolvimento da Engenharia Aplicado às Controvérsias (IDEAC).

Entre os temas a serem tratados nos dois dias de seminário estão: Aspectos introdutórios da estruturação de projetos de PPP; Estruturação econômica das PPPs e Financiamento de Projetos PPP para Cidades Inteligentes; Peculiaridades do Projeto de Engenharia para transporte de passageiros; A Sociedade de Propósito Específico e as regras de governança; Administração contratual, revisão de projetos de engenharia e sistema de equilíbrio econômico-financeiro; O sistema de fiscalização dos projetos de engenharia e dos contratos de PPPs pelos Tribunais de Contas; e Experiências de contratos de PPPs no Brasil e oportunidades.

Programação

08h30 Credenciamento/Café de boas vindas Coffee break
Local: Hotel Pestana
09h30 Abertura Solene do Evento Abertura
Local: Hotel Pestana

Sr. Vinicius Marchese Marinelli - Presidente CREA-SP
Prof. José Castilho Piqueira (FDTE)
Prof. Caio Fernando Fontana (FDTE)

10h00 - Augusto Neves Dal Pozzo, Jaime Magalhães Machado Junior, Caio Fernandes Fontana Aspectos introdutórios da estruturação de projetos de PPP. Painel
Local: Hotel Pestana

Palestrante: Jaime Magalhães Machado Junior – do Escritório Rodrigues Barbosa, Mac Dowell de Figueiredo Gasparian - Advogados
Palestrante: Augusto Neves Dal Pozzo - do Escritório Dal Pozzo Advogados
Moderador: Caio Fernandes Fontana - UNIFESP

11h30 - Ronaldo Camargo, Sérgio Bresser Pereira, Cledson Akio Sakurai Estruturação Econômica das PPP e Financiamento de Projetos. Painel
Local: Hotel Pestana

Palestrante: Ronaldo Camargo – CEO da Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A
Palestrante: Sérgio Bresser Pereira – Ex superintendente de Captação e Crédito da FINEP e atual Coordenador Geral do Projeto de Despoluição dos Rio Pinheiros. 
Moderador: Cledson Akio Sakurai - UNIFESP

12h30 Almoço Almoço
Local: Hotel Pestana
14h00 - Bruno Werneck, Marcelo Pessoa, Fabio Gallo Parceiras, público, privada para cidades inteligentes. Painel
Local: Hotel Pestana

Palestrante: Bruno Werneck – Prof. FGV e Sócio da Empresa Matos Filho
Palestrante: Fabio Gallo – Prof. da área de Finanças da FGV
Moderador: Marcelo Pessoa – Prof. USP Engenharia de Produção

15h00 - José Luiz Lavorente, José Augusto Rodrigues Bissacot, Paulo Meca, Silvani Alves Pereira Peculiaridades de Projeto de Engenharia da CPTM e do Metro. Painel
Local: Hotel Pestana

Palestrante: Engº José Luiz Lavorente - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Palestrante: José Augusto Rodrigues Bissacot - Engenheiro da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Palestrante: Paulo Meca – Diretor de Engenharia do Metro de São Paulo
Moderador: Silvani Alves Pereira – Presidente do Metro de São Paulo

16h00 Coffee Break Coffee break
Local: Hotel Pestana
16h30 - Augusto Neves Dal Pozzo, Flavio Chevis, Caio Fernandes Fontana A sociedade de Propósito Específico e regras de governança. Painel
Local: Hotel Pestana

Palestrante: Augusto Neves Dal Pozzo - do Escritório Dal Pozzo Advogados.
Palestrante: Flavio Chevis - da ADDAX - Assessoria Econômica Financeira.
Moderador: Caio Fernandes Fontana - UNIFESP

17h30 Encerramento Encerramento
Local: Hotel Pestana
09h00 - Milton Luiz de Melo Santos, Mariana Chiesa, Adriano Quercia Administração contratual, revisão de projetos de engenharia e sistema de equilíbrio econômico-financeiro. Painel
Local: Hotel Pestana

Palestrante: Adriano Quercia Soares - Pesquisador colaborador do CEPER – Centro de Pesquisa em Economia Regional, e do IBEEN – Instituto Brasileiro de Estudos de Eficiência Energética. 
Palestrante: Dra Mariana Chiesa - Rubens Naves Santos Jr. Advogados
Moderador: Milton Luiz de Melo Santos - Secretário Estadual da Fazenda e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo.

10h30 The Coffee Break Coffee break
Local: Hotel Pestana
11h00 - Representante do Instituto de Engenharia, Antônio Carlos Rodrigues, Fernando Novaes Precendo O sistema de fiscalização dos projetos de engenharia e dos contratos de PPPs pelos Tribunais de Contas Painel
Local: Hotel Pestana

Palestrante: Fernando Novaes Precendo – Assessor Técnico – Procurador do TCSP – Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Palestrante: Antônio Carlos Rodrigues – Assessor Técnico – Procurado do TCSP – Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Moderador: Representante do Instituto de Engenharia

12h30 O almoço Almoço
Local: Hotel Pestana
14h00 - Eduardo Barella, André Steagall Gertsenchtein, Estela Testa, Lineu Andrade de Almeida, Caio Fernandes Fontana Experiência de contratos de PPPs no Brasil e oportunidades. Mesa-redonda
Local: Hotel Pestana

Convidado: Caio Fernando Fontana - Professor da UNIFESP
Convidado: Eduardo Barella - CEO da PROGEN Projetos Gerenciamento e Engenharia S.A
Convidado: Estela Testa, presidente do SINDESAN da ABIMAQ
Convidado: Lineu Andrade de Almeirda - engenheiro da L. Almeida - Consultoria & Gestão
Moderador: André Steagall Gertsenchtein - Membro do Conselho da FDTE

16h00 O encerramento Encerramento
Local: Hotel Pestana

Local

HOTEL PESTANA - 04007-000, Rua Tutóia, Vila Mariana, São Paulo, São Paulo,

Organizador

FDTE

A organizadora do Evento é a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) e conta com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA - SP).