Possibilidades para os educadores em uma perspectiva de ensino-aprendizagem híbrida
Organização:
Apoio na organização:
O Seminário Regional é um evento realizado anualmente nas cinco regiões do país, para atualizar e discutir temáticas relacionadas aos objetivos da UniRede com os associados e potenciais associados. Cada região propõe um tema e, ao final, os encaminhamentos são registrados com a finalidade de apoiar discussões e a serem realizadas no Seminário Nacional, no Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e no Congresso Internacional de Educação Superior a Distância.
Este ano, o foco do evento é discutir sobre possibilidades para os educadores em uma perspectiva de ensino-aprendizagem híbrida, pensando neste momento que está ocorrendo em muitos locais de volta às atividades presenciais, mas ainda com atividades online em paralelo e no contexto de uma pandemia. Como os professores e instituições podem se preparar para isso, seja em termo de formações, de repensar metodologias etc.? Veja discutir conosco e compartilhar experiências.
*************
Padlet gerado durante o evento com fotos, mensagens, vídeos gravados, apresentações etc.: https://pt-br.padlet.com/vanessabattestin/oxmlgmq1de4vxz1r
Credenciamento Credenciamento
Abertura Abertura · Aline Pinto Amorim Cherini, Vanessa Battestin - IFES
Palestra: Desafios e possibilidades de docência em cenários híbridos Palestra · Luis Otoni Meireles Ribeiro
Desenvolvimento de competências por meio de MOOCs Palestra · Aline Pinto Amorim Cherini, Vanessa Battestin - IFES
Reunião de representantes Roda de Conversa · Aline Pinto Amorim Cherini, Vanessa Battestin - IFES
O Credenciamento ocorrerá via registro da presença, em formulário disponibilizado durante o evento.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Associação que representa político-institucionalmente as suas filiadas junto à sociedade civil e às instâncias de governo, contribuindo com pesquisa, produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico na área da Educação a Distância no Brasil.
Pós-doutor em Educação (UFSC), Doutor em Informática na Educação (UFRGS), Mestre em Tecnologia (UTFPR), Especialista em Educação Continuada e a Distância (UNB), Especialista em Controle de Processos (CEFET-MG). Profissional que atua na Educação Profissional de nível técnico e tecnológico desde 1988 no IFSul - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (antigo CEFET-RS). Chefiou e implantou o Departamento de Educação a Distância do IFSul. Integrou a equipe que auxiliou a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológia SETEC/MEC na elaboração do catálogo nacional de Cursos Superiores de Tecnologia e do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Implantou e coordenou o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional no CEFET-RS. Participou da implantação do Núcleo de Educação a Distância do CEFET-RS, tendo atuado em diversas ações de capacitação de docentes pra EAD junto a UNIREDE, ADIFERS, MEC/SETEC. Atua como professor no Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do IFSul. É líder do Grupo de Pesquisa - TEDCOM - Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade.
Possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (2003), mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2010), especialização em Gestão e Docência em Educação a Distância pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e Aperfeiçoamento em Mediação Digital para Educação a Distância pela Universidade Estadual Paulista (2019), doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFES. Possui experiência na área de Educação e Formação de Professores, com ênfase em Educação a Distância atuando em gestão e formação de professores para EaD. De 2009 a 2018 atuou em diversas funções como tutora; coordenadora de tutoria; coordenadora geral dos Programas Rede e-Tec e Universidade Aberta do Brasil (IFRJ); coordenadora e diretora de EaD (IFRJ). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) atuando em colaboração técnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) - no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância -Cefor. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de professores para Educação a Distância; Mediação Pedagógica em EaD;Tecnologias Educacionais e MOOCs
Doutora em Educação (2012), mestre em Informática (2005) e bacharel em Ciência da Computação (2001), todos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É professora titular do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), efetiva desde 2005. É lotada no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), onde atualmente é Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil, professora permanente do Mestrado e Doutorado em Ciências e Educação Matemática (EDUCIMAT) e líder do grupo de pesquisa Educação e Tecnologia. É vice-coordenadora do grupo de trabalho de Institucionalização da EaD do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) desde 2016 e presidente da comissão de cursos abertos (MOOC) do Ifes. Foi diretora do Cefor de 2014 a 2019, Coordenadora adjunta da Universidade Aberta do Brasil no Ifes (UAB), Coordenadora dos cursos superiores de Informática do Ifes ? campus Serra; Coordenadora da Pós-Graduação em Informática na Educação (PIE), Coordenadora de tutoria, Coordenadora de AVA, professora e tutora de cursos a distância do Ifes. Já compôs diversos grupos de trabalho sobre EaD no país, dentre eles do Conif, da Setec, da Capes e da Sesu, em alguns deles representando o Conif. Já foi representante da SBC no Ifes. Também já atuou como analista de sistemas da Accenture, no projeto da Vale. Atua principalmente nos temas: Educação a Distância, MOOC e Tecnologias Educacionais.