I SEMINÁRIO ALAGOANO DE CANNABIS: SAÚDE, CULTURA E DIREITO

Faça sua inscrição
Segunda, 18 de março de 2024 Das 15:00 às 19:00

Sobre o Evento

15:00 Abertura

Leticia Ravelly: Ativista, paciente medicinal, Farmacêutica generalista com pós graduação em farmácia magistral e cannabis, especialista em produção de produtos com cannabis, Diretora e farmacêutica responsável técnica da Associação Liamba e integrante da RENFA-al .

Érika Nicácio Ativista Negra, Feminista e Antiproibicionista, que tem a educação politica como meio de transformação social a partir da construção coletiva em rede, através da perspectivas de mulheres. Atua como Articuladora politica, Produtora e Educadora Popular. Diretora de articulação politica da Associação Liamba e articuladora da RENFA-AL.

Roberto Moura: Advogado criminalista e presidente da comissão de defesa dos direitos humanos da OAB/AL.

16:00 - Mesa 1: Racismo, encarceramento feminino e política de drogas.

Elita Moraes: Doutoranda em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Mestra em Direito Público pela Universidade Federal de Alagoas. Advogada. Professora da Faculdade de Direito de Alagoas - UFAL. Coordenadora de Extensão da Faculdade de Direito/UFAL. Membro do grupo de estudos Carmim-Feminismo Jurídico da Faculdade de Direito da UFAL, participante do Núcleo de Estudos sobre Violência em Alagoas (NEVIAL) do Instituto de Ciências Sociais da UFAL e do Núcleo de estudos e Políticas Penitenciárias (NEPP) da Faculdade de Direito da UFAL. Desempenhou uma pesquisa aplicada sobre segurança pública e Direitos Humanos promovida pelo Instituto DH com financiamento do Ministério da Justiça/SENASP e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD/BRASIL (2011-2012). Atua especialmente nos seguintes temas: Criminologia Crítica, Sistema Penal e violência, Direito Penal, gênero, racismo, Feminismo negro e Interseccionalidade, Direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, Direitos Humanos, Direito Constitucional.

Alana Barros: Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Sociologia e bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Militante da brigada urbana do MST/AL. Produtora artística e cultural. Desde 2015 desenvolve pesquisas relacionadas a instituições de encarceramento, Sistema Socioeducativo, Sistema prisional, Periferias, Gênero, Família e Redes de Solidariedade.

Nathalia Wanderley: Mestra em Direito Público e Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Cândido Mendes. Integra os grupos de pesquisa CARMIM Feminismo Jurídico e Biopolítica e Processo Penal.

Mesa 2: Da Saúde física à saúde mental com a cannabis medicinal.

Ana Paula: Mãe do Miguel e Alana, crianças autistas que fazem uso da cannabis medicinal em Alagoas.

Dra. Daniela Arruda: Daniela Arruda é médica formada pela Universidade de Uberaba. Há 7 anos, emergencista nos serviços do SUS. Idealizadora da Arruda Medicina, clínica de assistência à saúde integral desde 2017. Pesquisadora e especialista em cannabis ; realiza acompanhamento médico desde 2020 alem de palestras sobre o tema.

Dra. Marcelle Louzada: Mãe, psicóloga, pesquisadora das artes e artista do corpo. Doutora em educação pela Unicamp com tese voltada às infâncias. Mestre em Artes e Graduada em Psicologia desenvolve trabalho a partir dessa mistura. Sua clínica terapêutica é antiproibicionista e prioriza o atendimento de mulheres e mães em um espaço seguro de trocas. Ministra palestras e cursos sobre maternidade e infância no Brasil.

17:30- Roda de Conversa: Política de drogas no estado de Alagoas

Erika Costa: Assistente Social Mestra em Serviço Social Pós-Graduada em Saúde Mental e Dependência Química Pós-Graduanda em Cannabis Medicinal Professora Universitária Atualmente ocupa o cargo de Diretora Acadêmica na Faculdade Raimundo Marinho de Penedo, atua também na direção executiva da Associação de Pacientes de Cannabis Medicinal (Regenera).

Alycia Oliveira: Professora e mestre em Geografia - PPGG/UFAL. Coordenadora da Bancada Negra, movimento político que surge das demandas da população negra, lgbtqia+ e de mulheres em Alagoas.

Daiane Ros: Militante da Marcha da Maconha desde 2014, Cuidadora, Educadora Popular, Redutora de Danos e Musicista.

Iza Negratcha: Iza Negratcha defensora dos direitos humanos, integrante do comitê de prevenção e combate a Tortura, compõe a Agenda Nacional pelo desencarceramento e frente Sergipana pelo desencarcerento, rapper, arteducadora e sobrevivente do cárcere.

Des. Tutmés Airan: Mestrado Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialização em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Graduado no Curso de Bacharelado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas em 03.01.2019, Coordenador Geral do NUPEMEC- AL., Professor docurso de Direito da UFAL, Ex- Procurador Geral do Estado de Alagoas e Ex- Secretário de Justiça e Cidadania do Estado de Alagoas.

Marcus Vinicius da Silva Ferreira Melo: Mestrando em Direito Público pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Direito e Processo Penal pela Academia Brasileira de Direito Constitucional. Graduado em Direito pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Biopolítica e Processo Penal. Membro da Comissão de Estudos Criminais da OAB/AL. Membro Consultivo da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/AL. Advogado.

19:00 ENCERRAMENTO.

Local

Auditório OAB - 57038-640, Avenida General Luiz de França Albuquerque,7100, Jacarecica, Maceió, Alagoas,
Ver no mapa

Organizador

Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas

Todos os eventos e cursos da Escola Superior de Advocacia da OAB-AL