Local: Zoom
EXPOSITORAS/ES
Liana Amin Lima da Silva: Professora de Direitos Humanos e Fronteiras da Faculdade de Direito e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Coordena o Projeto de Pesquisa (CNPq) "Observatório de Protocolos Comunitários de Consulta Prévia, Livre e Informada: Direitos territoriais, autodeterminação e jusdiversidade". É coautora do livro: Protocolos de consulta prévia e o direito à livre determinação (Fundação Rosa Luxemburgo, 2019).
Jhony Giffoni: Defensor Público do Estado do Pará. Mestre em Direitos Humanos (Direito Socioambiental) pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal do Pará (2020), com o tema: “Protocolos Comunitários-Autônomos de Consulta e Consentimento Quilombolas: Direito e Negacionismo”. Vem atuando nas áreas de Direitos socioambientais de comunidades tradicionais, Direitos Humanos e Direito da Natureza, na defesa das pessoas em situação de Vulnerabilidade, pela garantia de direitos, frente aos projetos desenvolvimentistas realizados no Estado do Pará.
Marquinho Mota (FAOR): Caboclo do Rio Tapajós, ativista Socioambiental, Indigenista e coordenador de projetos do FAOR - Fórum da Amazônia Oriental.
Vanusa Cardoso: liderança espiritual do Território Quilombola de Abacatal (PA). Graduanda em Ciências Sociais, bacharelado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará
MEDIAÇÃO
Verena Glass: Jornalista com especialidade em meio ambiente, movimentos sociais e populações tradicionais. Trabalhou em veículos como CBN, Folha de São Paulo, Globo Rural, Carta Maior e Repórter Brasil. Hoje é coordenadora de projetos na Fundação Rosa Luxemburgo, onde organizou o livro "Protocolo de Consulta Prévia e o direito à autodeterminação"
DESCRIÇÃO DO MINICURSO
A Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre Povos Indígenas e Tribais em Estados Independentes, representa avanços no reconhecimento de direitos indígenas coletivos. Atualmente, ela figura como o instrumento internacional mais atualizado e abrangente em respeito às condições de vida e trabalho das pessoas indígenas.
O minicurso abordará o que é, qual papel desempenha e como foi criada a Convenção, assim como quem são as comunidades com direito à consulta prévia. Será realizada ainda uma introdução à ferramenta Protocolo Autônomo-Comunitário de Consulta e Consentimento. A importância de um processo coletivo de construção desses protocolos e quais as estratégias utilizadas para conferir força jurídica e efetividade a eles também serão temas tratados.