SEMINÁRIOS NEPECAB: DISSERTAÇÕES

SEMINÁRIOS NEPECAB: DISSERTAÇÕES

Faça sua inscrição
Quarta, 28 de novembro de 2018 Das 17:00 às 19:00

Sobre o Evento

O Seminários NEPECAB é uma atividade mensal realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia – NEPECAB, com objetivo de abrir espaço para discussões inter e transdisciplinares sobre os processos de urbanização correntes na Amazônia. Essa atividade é coordenada pelo professor Geraldo Alves de Souza, vice-líder e pesquisador do núcleo.

A edição de novembro, a última de 2018, apresenta o tema "Dissertações", com os palestrantes:

Ma. Ednilce Ferreira Cruz Mendes, com a dissertação "Geografia Econômica de Itacoatiara: Da inserção no processo de globalização às mudanças na vida urbana a partir do consumo de motocicletas".

Me. Crizan Graça de Souza, com a dissertação "Produção da moradia social na cidade de Parintins-Am: da COHAB-AM ao Minha Casa Minha Vida – 1969 a 2017".

Palestrantes

  • Ma. Ednilce Ferreira Cruz Mendes
  • Me. Crizan Graça de Souza

Programação

Geografia Econômica de Itacoatiara: Da inserção no processo de globalização às mudanças na vida urbana a partir do consumo de motocicletas.

Com a implantação da Zona Franca de Manaus em 1967 visando atender a globalização do capital internacional, ancorada em incentivos fiscais, atrai empresas do setor de duas rodas. A partir da década de 1990, com a abertura econômica do governo para instalação de indústrias multinacionais com vantagens econômico-fiscais, incentivo à motorização com o crédito direto ao consumidor e a ausência de políticas públicas de transporte coletivo, a indústria de motocicletas se consolida no PIM. Com o intuito de investigar a vida cotidiana da cidade de Itacoatiara a partir do consumo dessa mercadoria e avaliar quais as influências na vida urbana, foram realizadas pesquisas em órgãos governamentais, portais das empresas fabricantes de motocicletas para saber quanto à produção, às vendas e à cadeia de fornecedores a montante e em trabalhos já publicados na área de estudo. Para dados primários foram realizadas pesquisas de campo com aplicação de formulários e observação direta na concessionária Honda, revendas autorizadas, lojas de peças, prestadores de serviços ligados à cadeia de suprimentos à jusante, assim como os condutores de motocicletas, passageiros e pedestres. A hipótese levantada é de que o consumo globalizado da motocicleta induz alterações de ordem econômica e social na cidade de Itacoatiara. A questão norteadora dessa pesquisa é saber como esse consumo interfere no cotidiano.

Às17h00 - Auditório Rio Solimões, setor Norte, IFCHS-UFAM

Produção da moradia social na cidade de Parintins-Am: da COHAB-AM ao Minha Casa Minha Vida – 1969 a 2017

Esta dissertação buscou compreender a produção de moradia social construída pelas políticas públicas do Estado na cidade de Parintins (AM), no período de 1969 a 2017, em parceria com o Banco Nacional de Habitação (BNH) e o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), observando a lógica que norteia as relações entre os processos de construção, financiamento e concessão aos beneficiários na produção do espaço urbano e na reprodução do capital. Nesse sentido, a hipótese se agrega ao fato de que a sociedade produz seu espaço e ao tempo em que garante a reprodução para satisfazer suas necessidades e do capital. Esse processo é local, regional e nacional e se constitui enquanto totalidade, sendo resultado da ação de vários sujeitos sociais que agregam estratégias e interesses próprios. Identificou-se ainda a produção dos conjuntos habitacionais Vitória Régia, Macurany, João Novo, Vila Cristina e Parintins, os quais perpassam várias etapas e se consolidam com a reprodução do capital ampliado na produção da cidade, que incorpora áreas rurais em urbanas

Às17h40 - Auditório Rio Solimões, Setor Norte - IFCHS/UFAM

Local

Auditório Rio Solimões, Universidade Federal do Amazonas, Setor Norte - IFCHS - 69080-900, Avenida Rodrigo Otávio, 6200, Coroado, Manaus, Amazonas,
Ver no mapa

Organizador

NEPECAB

O Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira (NEPECAB) surgiu em 1995, como Grupo de Pesquisas e Estudos das Cidades na Amazônia Brasileira (GEPECAB), seis anos depois foi incluído no banco de dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir 2006 foi ampliado para incluir outros pesquisadores tanto da Universidade Federal do Amazonas quanto de outras Instituições de Ensino e Pesquisa Superior. O NEPECAB tem desenvolvido suas pesquisas em estudos sobre a rede urbana, processos de formação, expansão e transformações ocorridos nas cidades amazônicas.