SEMINÁRIOS NEPECAB: Arranjos territoriais para conservação e a experiência do Mosaico do Baixo Rio Negro/AM

31 de outubro de 2018, 17h00 - 19h00

Auditório Rio Solimões, Universidade Federal do Amazonas, Setor Norte - IFCHS, Manaus, AM

Sobre

O Seminários NEPECAB é uma atividade mensal realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia – NEPECAB, com objetivo de abrir espaço para discussões inter e transdisciplinares sobre os processos de urbanização correntes na Amazônia. Essa atividade é coordenada pelo professor Geraldo Alves de Souza, vice-líder e pesquisador do núcleo.

A edição de outubro apresenta o tema "Arranjos territoriais para conservação e a experiência do Mosaico do Baixo Rio Negro/AM", com os palestrantes Sr. Marco Antônio Vaz de Lima, chefe da RDS do Tupé e Sr. Guillermo Bendezú Estupiñán da Wildife Conservation Societya - WCS Brasil.

Os palestrantes vão expor sobre a governança do Mosaico do Baixo Rio Negro e as ferramentas de gestão ambiental do território, plano de ação, monitoramento e pesquisas desenvolvidas.

Local do evento

Auditório Rio Solimões, Universidade Federal do Amazonas, Setor Norte - IFCHS - 69080-900, Avenida Rodrigo Otávio, 6200, Coroado, Manaus, Amazonas

Palestrantes

  • Marco Antônio Vaz de Lima

    Marco Antônio Vaz de Lima - SEMMA (Secretária Municipal de Meio Ambiente)

    Formado como Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Manaus – EAFM e como Tecnólogo Florestal pela extinta UTAM. É funcionário público municipal da Prefeitura de Manaus desde 1983, atualmente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente desde sua criação em julho de 1990. Já exerceu os cargos de diretor do Horto Municipal de Manaus, administrador do Parque Municipal do Mindu e atualmente é chefe do Núcleo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé.

  • Guillermo Moisés Bendezú Estupiñán

    Guillermo Moisés Bendezú Estupiñán - Wildlife Conservation Society - WCS-Brasil

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999) e mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2002). Atualmente é Especialistas em Recursos Pesqueiros da Wildlife Conservation Society - WCS-Brasil. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros. Atuação no Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS), Centro Estadual de Unidades de Conservação do Amazonas (CEUC) e Instituto Socioambiental (ISA)

Programação

Horário Atividade Descrição
31/10
17h00 Auditório Rio Solimões, Setor Norte - IFCHS/UFAM Governança do Mosaico do Baixo Rio Negro/AM
Palestra
Marco Antônio Vaz de Lima

Formado como Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Manaus – EAFM e como Tecnólogo Florestal pela extinta UTAM. É funcionário público municipal da Prefeitura de Manaus desde 1983, atualmente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente desde sua criação em julho de 1990. Já exerceu os cargos de diretor do Horto Municipal de Manaus, administrador do Parque Municipal do Mindu e atualmente é chefe do Núcleo da RDS do Tupé.

18h00 Auditório Rio Solimões, setor Norte, IFCHS-UFAM Ferramentas de Gestão Ambiental do Território
Palestra
Guillermo Moisés Bendezú Estupiñán

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999) e mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2002).

Inscrições

Organizador

  • NEPECAB
    O Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira (NEPECAB) surgiu em 1995, como Grupo de Pesquisas e Estudos das Cidades na Amazônia Brasileira (GEPECAB), seis anos depois foi incluído no banco de dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir 2006 foi ampliado para incluir outros pesquisadores tanto da Universidade Federal do Amazonas quanto de outras Instituições de Ensino e Pesquisa Superior. O NEPECAB tem desenvolvido suas pesquisas em estudos sobre a rede urbana, processos de formação, expansão e transformações ocorridos nas cidades amazônicas.
    Entre em contato