SEMINÁRIOS NEPECAB - A Zona Franca de Manaus: críticas e perspectivas para um desenvolvimento regional no contexto político e econômico brasileiro atual

SEMINÁRIOS NEPECAB - A Zona Franca de Manaus: críticas e perspectivas para um desenvolvimento regional no contexto político e econômico brasileiro atual

Faça sua inscrição
Quinta, 28 de novembro de 2019 Das 14:00 às 18:00

Sobre o Evento

O Seminários NEPECAB é um projeto de extensão aprovado pelo Programa de Apoio à Realização de Cursos e Eventos (PAREC) da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (PROEXT/UFAM), realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia – NEPECAB vinculado ao Departamento de Geografia, com objetivo de abrir espaço para discussões inter e transdisciplinares sobre os processos de urbanização correntes na Amazônia. Essa atividade é coordenada pelo professor Dr. Geraldo Alves de Souza, vice-líder e pesquisador do NEPECAB.

A zona Franca de Manaus criada na metade do século XX sob a égide da ditadura militar, a partir do discurso de integração econômica e de desenvolvimento regional, visou a criação de uma infraestrutura que atraísse para a região amazônica a força de trabalho e o capital nacional e estrangeiro, vistos como necessárias para a dinamização das forças produtivas locais chega à segunda década do século XXI sobre fortes ameaças no campo político, advindas da reforma tributária em fase de construção no atual governo brasileiro, que busca desarticular a atuação do modelo ZFM frente as demais regiões industriais no Brasil.

O modelo ZFM que estabeleceu um padrão de geração de emprego e renda no Polo Industrial de Manaus, sendo o principal responsável pela manutenção de Produto Interno Bruto do Estado do Amazonas em níveis elevados desde os anos de 1970 chega ao ano de 2019 precisando se reinventar em busca de novos produtos e novos mercados. Questão essa que nos leva também à questão do processo de desindustrialização brasileira que avança nos últimos anos da segunda metade do século XXI. A tendência também ocorre mundialmente e os impactos são muitos negativos na periferia latino-americana, justamente por se tratar de um país periférico em desenvolvimento, manifestando-se em problemas a primeiro plano, tais como: os cortes de postos de trabalho e demissões em massa de trabalhadores.

Quais os cenários possíveis para o modelo Zona Franca de Manaus? Quais as perspectivas políticas e econômicas que pairam sobre a região quando se trata do futuro da Zona Franca de Manaus?

É sob esse contexto que convidamos todos a participarem da edição de novembro/2019 dos Seminários Nepecab com o tema "A Zona Franca de Manaus: críticas e perspectivas para um desenvolvimento regional no contexto político e econômico brasileiro atual" que ocorrerá no dia 28 de novembro, a partir das 14:00hs, no Auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas.

A Zona Franca de Manaus precisa estar no centro dos debates atuais, na busca por novos rumos e para além da prática política do oportunismo!

Palestrantes

  • Marcelo Bastos Seráfico de Assis Carvalho
  • Estevam Vieira
  • Katia Maria Paula de Andrade Barroncas

Programação

14h00 Bioeconomia - Potencialidade e fatores de sucesso Palestra
Local: Auditório Rio Solimões, setor Norte, IFCHS-UFAM
14h00 Subdesenvolvimento, dependência e ZFM Palestra
Local: Auditório Rio Solimões, setor Norte, IFCHS-UFAM

Local

Auditório Rio Solimões - IFCHS / Universidade Federal do Amazonas - 69080-005, Avenida Rodrigo Otávio, Coroado , Manaus, Amazonas,
Ver no mapa

Organizador

Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia - NEPECAB