Este evento possui transmissão ao vivo.
O Seminário é uma das realizações comemorativas da 100ª edição da Revista Travessia.
Dentre outros participantes teremos:
José de Souza Martins (USP)
Maria Aparecida de Moraes Silva (UFSCAR)
Rosana Baeninger (UNICAMP)
Marilda Menezes (UFABC/UNICAMP)
Helion Póvoa Neto (UFRJ)
Travessia – Revista do Migrante, publicação quadrimestral do CEM – Centro de Estudos Migratórios (Federação Internacional dos CEMs J. B. Scalabrini). Nascida em 1988, a Revista chegou aos 37 anos de existência em 2024. Travessia tem um caráter interdisciplinar e visa contribuir para o intercâmbio entre a ampla e diversificada produção do conhecimento e aqueles que desenvolvem pesquisas, gestores públicos e/ou que atuam em movimentos sociais e pastorais junto aos migrantes. Ao longo dos seus 37 anos, Travessia se tornou uma das principais referências brasileiras para o estudo sobre processos migratórios.
Acesse o nosso site e faça o seu cadastro.
www.revistatravessia.com.br
Foco e Escopo
Travessia é uma revista interdisciplinar e especializada em migrações nacionais e internacionais. Publica artigos científicos, entrevistas, relatos, resenhas, crônicas, poemas em português, espanhol, francês, italiano e inglês. Ademais, recebe artigos em alemão. Neste caso, o texto será traduzido para uma das quatro línguas citadas anteriormente. O objetivo e contribuir para a ampla produção e difusão de conhecimentos e saberes sobre processos de mobilidade humana e os seus principais protagonistas, os migrantes.
Periodicidade e Acesso
A periodicidade de Travessia é quadrimestral (jan - abril; maio - ago; set – dez) e pode ser obtida por assinatura (formato impresso) ou gratuitamente através de download em seu site e outras plataformas digitais. Ao publicar na Travessia, os autores cedem os seus direitos autorais em relação aos textos aprovados pelo Comitê Editorial e publicados de acordo com as normas da revista.
Processo de Avaliação por Pares
Anonimato e avaliação cega por pares.
Histórico da Revista
Os desafios permanentes das migrações nacionais e internacionais e a experiência prática com esta realidade revelam a necessidade de publicações periódicas que extrapolem o nível da “informação” e avancem para análises das múltiplas questões inerentes aos processos migratórios. Travessia – revista do migrante, desde 1988, busca contribuir para a produção e difusão de conhecimentos, saberes, aprofundamento teórico e respaldo de um compromisso voltado para a transformação da realidade social de sua temática. A revista procura articular a produção do mundo acadêmico com movimentos populares, sindicais e pastorais. Trata-se de uma publicação quadrimestral, de caráter interdisciplinar e que entende as migrações como um “fato social total” (Abdelmalek Sayad, 1988). Travessia está aberta a colaboração de pesquisadores, estudiosos e demais pessoas que tenham algum tipo de contribuição a oferecer dentro do tema e da perspectiva em que a revista se coloca.
No local ou pelo site
Rua Glicério, 225
Liberdade, São Paulo - SP
01514-000
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
CEM - CENTRO DE ESTUDOS MIGRATÓRIOS
O Centro de Estudos Migratórios está em atividade na Missão Paz desde 1968, carregando uma tradição de diálogo constante com a comunidade acadêmica e migrante.
O CEM conta com uma biblioteca especializada na temática de Migração e Refúgio, além de um Centro de Memória e Documentação da Missão Paz. As visitas monitoradas são conduzidas pelo Centro de Estudos Migratórios, através da biblioteca.
Desde 1988, o CEM é responsável pela edição da Revista Travessia e pela publicação de diversos livros. Também organiza eventos multidisciplinares, como os Diálogos no CEM, que reúnem recorrentemente pesquisadores, intelectuais, ativistas e outros interessados nas diferentes temáticas ligadas às migrações.
O CEM da Missão Paz é um dos seis centros de estudos migratórios da Scalabrini International Migration Network (SIMN), os outros estão sediados em Buenos Aires (Argentina), Cidade do Cabo (África do Sul), Manila (Filipinas), Nova Iorque (EUA), Paris (França), e Roma (Itália).
MISSÃO PAZ
A Missão Paz é uma instituição filantrópica scalabriniana de apoio e acolhimento a imigrantes e refugiados na cidade de São Paulo, em atividade desde os anos 1930.
Ao longo de sua história, recebeu e atuou em favor de pessoas de migrantes de diferentes partes do mundo. Atualmente, a Missão Paz atende anualmente indivíduos de mais de 70 nacionalidades.
“Buscamos acolher os migrantes, imigrantes, solicitantes de refúgio, refugiados e apátridas, respeitando suas histórias, visando possibilitar integração e protagonismo em novos contextos sociais; promover políticas públicas e o acesso a diretos por meio do diálogo com diferentes esferas nacionais e internacionais.”
Sua estrutura atual da Missão Paz é formada por cinco grandes eixos: a Casa do Migrante, o Centro Pastoral e de Mediação dos Migrantes (CPMM), o Centro de Estudos Migratórios (CEM), os Eixos Transversais e a Igreja Nossa Senhora da Paz; além de outras atividades transversais.
Casa do Migrante
A Casa do Migrante é o abrigo da Missão Paz, com capacidade para acolher até 110 indivíduos, entre homens, mulheres, crianças e pessoas LGBTQIAP+.
Centro Pastoral e de Mediação dos Migrantes
O Centro Pastoral e de Mediação dos Migrantes (CPMM) é o eixo de atendimento voltado aos imigrantes, englobando serviços de assistência documental e jurídica, inserção laboral, capacitação, saúde e serviço social.
Eixos Transversais
Já os Eixos Transversais incluem a atuação de Advocacy, de Projetos, Webradio Migrantes e de Comunicação.
Igreja Nossa Senhora da Paz
A Igreja Nossa Senhora da Paz acolhe formalmente três paróquias: a do bairro do Glicério, a dos italianos e a dos hispano-americanos, além da comunidade filipina e haitiana. Há missas em português, italiano, espanhol e inglês e o espaço tem uma abertura ecumênica e inter-religiosa da igreja.
Para saber mais, acesse o nosso site: missaonspaz.org