SEMINÁRIO DE PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO E POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL

25 anos do GP FOREESP

Faça sua inscrição
De 16 a 18 de novembro Todos os dias das 08h00 às 19h00

Sobre o Evento

O GP-FOREESP foi oficialmente criado quando cadastrado na plataforma dos grupos de pesquisa do CNPq, em 1997, e a partir daí, intensificamos no âmbito do PPGEES a transição para uma nova forma de produzir ciência: do trabalho individual e isolado entre estudantes e seus orientadores, para o trabalho coletivo e colaborativo de grupos.

Passou-se então a integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. As atividades de ensino são desenvolvidas no âmbito dos cursos de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, e as atividades de pesquisa ocorrem através de projetos de grande porte e por subprojetos vinculados (de iniciação científica, monografia de conclusão de curso, mestrado, doutorado e pós-doutorado). Em relação à extensão, o grupo criou um programa oficial, denominado “Programa de Formação Continuada em Educação Especial”, através dos quais têm sido desenvolvidos cursos de extensão, palestras, eventos científicos e projetos de assessoria. A ideia de realizar os Congressos Brasileiros de Educação Especial, os CBEEs, nasceu e se fortaleceu no GP-Foreesp, e se tornou o principal evento científico da área no país.

O “Seminário de Pesquisas sobre Formação e Política de Educação Especial no Brasil” tem como objetivo marcar o jubileu de prata do GP-Foreesp promovendo um balanço da produção de conhecimento e do potencial formativo ao longo dos últimos 25 anos, tendo em vista o atual contexto da política de Educação Especial Brasileira.

O evento envolverá a apresentação de três projetos de grande porte em mesas redondas, os quais sustentam a produção atual do grupo. Trata-se de projetos desenvolvidos em redes de pesquisa, um deles que está sendo concluído, e dois em andamento. Além dos projetos de grande porte e dos subprojetos a eles vinculados, trazemos ainda a contribuição da produção de alguns egressos que hoje se destacam nas universidades brasileiras. E assim mantemos o lema “ Uma vez foreesp: foreesp forever”.

Sejam bem-vindos ao evento comemorativo do jubileu de prata do GP-FOREESP.

Palestrantes

  • Enicéia Gonçalves Mendes
  • Maria Amélia Almeida
  • Gerusa Ferreira Lourenço
  • Laura Ceretta Moreira
  • Lucélia Cardoso Cavalcante
  • Maria Marta Lopes Flores
  • Ana Valéria Marques Fortes Lustosa
  • Ana Paula Zerbato
  • Keisyani da Silva Santos
  • Cristina Cinto Araújo Pedroso
  • Ana Lorena de Oliveira Bruel
  • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
  • Gabriela Schneider
  • Rosângela Gavioli Prieto
  • Ana Faria Bérgamo
  • Ana Paula Costa
  • Anahi Andrade
  • Cristiane Augusta Costa
  • Dulce Maria Anetti
  • Eliana S. de Lima
  • Elisabete Danezi
  • Elizângela Cerce Canunchuc
  • Fabiana Karina Oliveira
  • Fabiana Kássia Santos
  • Juliana Castro
  • Lúcia Helena Saqueto G. Gonçalves
  • Marlei Padovani
  • Marta Luzia Pacheti
  • Márcia Altima Bonfá da Silva
  • Victor Hugo Junqueira

Programação

09h00 - Enicéia Gonçalves Mendes, Maria Amélia Almeida HISTÓRICO DO GRUPO DE PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL Abertura
HISTÓRICO DO GRUPO DE PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Local: Anfiteatro Bento Prado

MESA DE ABERTURA

10h00 - Ana Valéria Marques Fortes Lustosa, Enicéia Gonçalves Mendes, Gerusa Ferreira Lourenço, Laura Ceretta Moreira, Lucélia Cardoso Cavalcante, Maria Marta Lopes Flores DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO ACERCA DE POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR EM CONTEXTOS MUNICIPAIS Mesa-redonda
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO ACERCA DE POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR EM CONTEXTOS MUNICIPAIS
Local: Anfiteatro Bento Prado

MESA-REDONDA 1

14h00 ESTUDOS SOBRE POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR EM CONTEXTOS MUNICIPAIS Comunicação científica
ESTUDOS SOBRE POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR EM CONTEXTOS MUNICIPAIS
Local: Anfiteatro Bento Prado

Prezado(a) apresentador(a),

  • As sessões de apresentação de comunicações orais oferecem oportunidade para troca de informações sobre a experiência, prática e pesquisa. É um momento único para os profissionais e pesquisadores mostrarem sua experiência na área.

  • Os resumos dos trabalhos estão disponíveis em https://www.edesp.ufscar.br/livros .

  • Somente os trabalhos aprovados e apresentados no seminário receberão certificado.

  • Os trabalhos serão apresentados em sessões específicas por dia.

  • Devem ser apresentados em 15 minutos.

SESSÃO 1 DE COMUNICAÇÕES ORAIS

Estudos sobre Políticas de Inclusão Escolar em contextos municipais

14h – 14h15: 1. ANÁLISE DA POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR NA ÓTICA DAS FAMÍLIAS DOS ESTUDANTES PAEE ACERCA DOS SERVIÇOS DE APOIOS À INCLUSÃO ESCOLAR

BRANCO, Ana Paula Silva Cantarelli (PPGEEs/UFSCar) / MENDES, Enicéia Gonçalves (PPGEEs/UFSCar)

14h15 – 14h30: 2. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UM ESTUDO DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO

KUHN, Cleuza (PPGE/UFPR) / MOREIRA, Laura Ceretta (PPGE/UFPR)

14h30 – 14h45: 3. AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB A ÓTICA DA FAMÍLIA

DUTRA, Joelma Fernanda de Sales Carneiro (PPGE/UFCAT) / FLORES, Maria Marta Lopes (PPGE/UFCAT)

14h45 – 15h: 4. FORMAÇÃO, ATUAÇÃO E PERSPECTIVAS DE DOCENTES DA UNIFESSPA: UMA ANÁLISE SOBRE INDICADORES DE INCLUSÃO EDUCACIONAL

SANTOS, Katiane Silva dos (UNIFESSPA) / CAVALCANTE, Lucélia Cardoso (PROFEI/UNIFESSPA) / OLIVEIRA, Ana Caroline dos Santos (UNIFESSPA)

15h – 15h15: 5. ANÁLISE DA POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUNICÍPIO DE MARABÁ – PA

FERREIRA, Laiane (PPGE/UFPR) / MOREIRA, Laura Ceretta (PPGE/UFPR)

15h15 – 15h30: 6. ESTUDANTES COM TEA NO CONTEXTO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARANÁ

BORTOLOTTO, Shirley Aparecida dos Santos (PPGE/UFPR) / MOREIRA, Laura Ceretta (PPGE/UFPR)

15h30 - 15h45: 7. PROFESSORAS DO ENSINO COMUM E SUAS AVALIAÇÕES SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM MARABÁ-PA

CAVALCANTE, Lucélia Cardoso (PROFEI/UNIFESSPA) / LIMA, Tarcila Marcelle Virtuozo de (PROFEI/UNIFESSPA)

15h45 - 16h: INTERVALO

16h - 16h15: 8. A ÓTICA DOS ESTUDANTES DO PAEE SOBRE O CONTEXTO DE PRÁTICA DA POLÍTICA DE ESCOLARIZAÇÃO EM UM MUNICÍPIO PAULISTA

SEBIN, Bruna Raffaini (PPGEEs/UFSCar) / MENDES, Enicéia Gonçalves (PPGEEs/UFSCar)

16h15 -16h30: 9. AVALIAÇÃO DA META 4 DO PNE EM MARABÁ: OS CICLOS DE POLÍTICAS E A EFETIVIDADE DOS PRINCÍPIOS INCLUSIVOS

CAVALCANTE, Lucélia Cardoso (PROFEI/UNIFESSPA) / JUNIOR, Antônio Alves Cavalcante (UNIFESSPA) / NUNES, Alessandra Santos (UNIFESSPA) / FREITAS, Elisnalva Silva de (UNIFESSPA) / ROCHA, Patrícia dos Santos (UNIFESSPA)

16h30 - 16h45: 10. POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ESCOLA PARTICULAR DE ENSINO

NASCIMENTO, Milena Viana Medeiros Barbosa do (PPGE/UFPI) / LUSTOSA, Ana Valéria Marques Fortes (PPGE/UFPI)

16h45 - 17h: 11. INTERFACES DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA ACREANA

MARTINS, Nayra Suelen de Oliveira (PPGE/UFPR e UFAC) / MOREIRA, Laura Ceretta (PPGE/UFPR)

17h - 17h15: 12. POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

SANTOS, Suellen da Silva (PPGE/UFPI) / LUSTOSA, Ana Valéria Marques Fortes (PPGE/UFPI)

17h15 - 17h30: 13. AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR EM UM MUNICÍPIO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES

SANTOS, Vivian (PPGEEs/UFSCar) / MENDES, Enicéia Gonçalves (PPGEEs/UFSCar)

09h00 - Ana Faria Bérgamo, Ana Paula Costa, Ana Paula Zerbato, Anahi Andrade, Cristiane Augusta Costa, Cristina Cinto Araújo Pedroso, Dulce Maria Anetti, Eliana S. de Lima, Elisabete Danezi, Elizângela Cerce Canunchuc, Enicéia Gonçalves Mendes, Fabiana Karina Oliveira, Fabiana Kássia Santos, Gerusa Ferreira Lourenço, Juliana Castro, Keisyani da Silva Santos, Lúcia Helena Saqueto G. Gonçalves, Marlei Padovani, Marta Luzia Pacheti, Márcia Altima Bonfá da Silva, Victor Hugo Junqueira PESQUISA AÇÃO COLABORATIVA PARA MITIGAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DECORRENTES DA PANDEMIA DO COVID-19: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR (PAC-COVID19) Mesa-redonda
PESQUISA AÇÃO COLABORATIVA PARA MITIGAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DECORRENTES DA PANDEMIA DO COVID-19: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR (PAC-COVID19)
Local: Anfiteatro Bento Prado

MESA-REDONDA 2

Enicéia Gonçalves Mendes (PPGEES/UFSCar)
Gerusa Ferreira Lourenço (PPGEES/UFSCar)
Ana Paula Zerbato (PPG FEUSP/USP)
Keisyane da Silva Santos (PPGEES/UNIFESP)

Cristina Cinto Araujo Pedrosa (/PPGEDU/USP-RP)
Márcia Altima Bonfá da Silva (SME/BATATAIS)
Victor Hugo Junqueira (SME/BATATAIS)
Ana Faria Bérgamo (SME/BATATAIS)

13h30 A SEMENTE PLANTADA: PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELOS EGRESSOS DO GP – FOREESP Comunicação científica
A SEMENTE PLANTADA: PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELOS EGRESSOS DO GP – FOREESP
Local: Anfiteatro Bento Prado

Prezado(a) apresentador(a),

  • As sessões de apresentação de comunicações orais oferecem oportunidade para troca de informações sobre a experiência, prática e pesquisa. É um momento único para os profissionais e pesquisadores mostrarem sua experiência na área.

  • Os resumos dos trabalhos estão disponíveis em https://www.edesp.ufscar.br/livros .

  • Somente os trabalhos aprovados e apresentados no seminário receberão certificado.

  • Os trabalhos serão apresentados em sessões específicas por dia.

  • Devem ser apresentados em 15 minutos.

SESSÃO 2 DE COMUNICAÇÕES ORAIS

A Semente Plantada: pesquisas desenvolvidas pelos egressos do GP – FOREESP

13h30 - 13h45: 14. RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA DURANTE O ENSINO REMOTO: PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

SILVA, Aline Maira da (PPGE/UFGD)

13h45 - 14h: 15. FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR E GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO

ZERBATO, Ana Paula (PPG-FEUSP/USP)

14h - 14h15: 16. PLANEJAMENTO DO ENSINO PARA O ALUNO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DO INSTITUTO FEDERAL

VILARONGA, Carla Ariela Rios (PPGEES/ UFSCar e IFSP)

14h15 - 14h30: 17. A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA FORMAÇÃO EM ENSINO COLABORATIVO PARA O APOIO À INCLUSÃO ESCOLAR

VILARONGA, Carla Ariela Rios (PPGEES/ UFSCar e IFSP)

14h30 - 14h45: 18. ACESSIBILIDADE E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE – IMS/UFBA

LAGO, Danúsia Cardoso (UFBA) / ANDERSON, Delmo (UFBA) / BENEVIDES, Janeísa Botelho Barros (UFBA) / SOUZA, Josemary da Guarda de (UFBA) / SILVA, Marta Maria (UFBA) / CONCEIÇÃO, Viviane Fernandes da (UFBA)

14h45 - 15h: 19. PROCESSOS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR

ZANATA, Eliana Marques (PPGDEB/UFGD)

15h - 15h15: 20. DESENVOLVIMENTO, APRIMORAMENTO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS, EM PLATAFORMA MOBILE, VOLTADOS AOS SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

TANNÚS-VALADÃO, Gabriela (SME/UBERLÂNDIA) / ALVES; Carla Barbosa (SME/UBERLÂNDIA) / SILVA, Larissa Maciel Gonçalves (SME/UBERLÂNDIA) / MENDES, Enicéia Gonçalves (PPGEEs/UFSCar)

15h15 - 15h30: 21. ACESSO À TECNOLOGIA ASSISTIVA E À COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COMO DESAFIOS À ESCOLARIZAÇÃO: QUESTÕES ANTIGAS?

LOURENÇO, Gerusa Ferreira (PPGEEs/UFSCar)

15h30 - 15h45: 22. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR NO ESTADO DE MINAS GERAIS

TORRES, Josiane Pereira (PPGE/UFMG)

15h45 - 16h: 23. ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PERSPECTIVA SÓCIO BIOPSICOLÓGICA: GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

CABRAL, Leonardo Santos Amâncio (PPGEEs/UFSCar)

16h - 16h15: 24. INDICADORES DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NA EFETIVAÇÃO DE POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNIFESSPA

CAVALCANTE, Lucélia Cardoso (PROFEI/ UNIFESSPA) / REUTER, Carla Andreza Correa (UNIFESSPA) / SANTOS, Lúcia Cristina Gomes dos (UNIFESSPA) / LIMA, Mayra Barbosa Sindeaux (UNIFESSPA)

16h15 - 16h30: INTERVALO

16h30 - 16h45: 25. FORMAÇÃO CONTINUADA DE EQUIPES ESCOLARES NA PERSPECTIVA DA CULTURA INCLUSIVA E COLABORATIVA NAS ESCOLAS DA AMAZÔNIA AMAPAENSE

SILVA, Maria do Carmo Lobato da (UNIFAP) / SILVA, Caroline Louise Pinheiro da (UNIFAP)

16h45 - 17h: 26. GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL – GEPES

MARTINS, Morgana de Fátima Agostini (PPGE/UFGD)

17h - 17h15: 27. AÇÕES DE INDENIZAÇÃO E O DIREITO À EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: ANÁLISE DA JURISPRUDÊNCIA PAULISTA (2016-2019)

TIBYRIÇÁ, Renata (PPGEEs/UFSCar) / MENDES, Enicéia Gonçalves (PPGEEs/UFSCar)

17h15 - 17h30: 28. CRIANÇAS NEGRAS, DEFICIÊNCIAS E INTERSECCIONALIDADES: MAPEANDO UM CAMPO DE ESTUDOS

TINÔCO, Saimonton (UFRB) / SOUZA, Fernanda (IFSP)

17h30 - 17h45: 29. CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DO ENSINO COMUM CONSIDERANDO OS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

MAGGIONE, Sheila Moreira da Rocha (IFES) / MILANESI, Josiane Beltrame (IFES)

17h45 - 18h: 30. ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DO SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA REALIZADOS NO PERÍODO DE 2010 A 2018

VICTOR, Sonia Lopes (PPGE/UFES) / SARVERGNINI, Amanda Costa Camizão (PPGE/UFES) / CONDE, Patrícia Santos (PPGE/UFES)

18h - 18h15: 31. COLABORAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA PÚBLICA NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS, PRÁTICAS E CULTURAS MAIS INCLUSIVAS

CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho (PPGPDA/UNESP)

18h15 - 18h30: 32. ATUAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: RECURSOS, SERVIÇOS E METODOLOGIAS ESPECIALIZADAS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR

RESENDE, Wanessa Ferreira Borges (PPGE/UFCAT) / TARTUCI, Dulceria (PPGE/UFCAT) / FLORES, Maria Marta Lopes / SILVA, Wellington Jhonner Divino Barbosa da (PPGE/UFCAT) / SANTOS, Cristiane da Silva (PPGE/UFCAT) / SANTOS, Gessiene Soares dos (UFG/RC) / CARVALHO, Débora Carla de Souza (UEG) / MOURA, Celsineide Mendes de (UFCAT) / COSTA, Márcia Macedo (UFU) / FERREIRA, Stefany Alves Ferreira (UFCAT) / TEIXEIRA, Priscila Gervásio (UFU)

18h30 - 18h45: 33. SUJEITOS, DIRETRIZES, POLÍTICAS, FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSOA ESCOLAR EM GOIÁS

TARTUCI, Dulceria (PPGE/UFCAT) / FLORES, Maria Marta Lopes (PPGE/UFCAT) / RESENDE, Wanessa Ferreira Borges (PPGE/UFCAT) / SILVA, Wellington Jhonner Divino Barbosa da (PPGE/UFCAT) / OLIVERIA, Dayanne Cristina Moraes de Deus e (PPGE/UFCAT) / TEIXEIRA, Priscila Gervásio (UFU) / TRISTÃO, Tatielle Esteves de Araújo (PPGE/UFCAT) / BERNARDES, Thamires, Ferreira, Generali (PPGE/UFCAT)

09h00 - Ana Lorena de Oliveira Bruel, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Enicéia Gonçalves Mendes, Gabriela Schneider, Rosângela Gavioli Prieto ESTUDO DA PROFICIÊNCIA DOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB) Mesa-redonda
ESTUDO DA PROFICIÊNCIA DOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB)
Local: Anfiteatro Bento Prado

MESA-REDONDA 3

14h00 ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Comunicação científica
ATUALIDADES E PERSPECTIVAS
Local: Anfiteatro Bento Prado

Prezado(a) apresentador(a),

  • As sessões de apresentação de comunicações orais oferecem oportunidade para troca de informações sobre a experiência, prática e pesquisa. É um momento único para os profissionais e pesquisadores mostrarem sua experiência na área.

  • Os resumos dos trabalhos estão disponíveis em https://www.edesp.ufscar.br/livros .

  • Somente os trabalhos aprovados e apresentados no seminário receberão certificado.

  • Os trabalhos serão apresentados em sessões específicas por dia.

  • Devem ser apresentados em 15 minutos.

SESSÃO 3 DE COMUNICAÇÕES ORAIS

Atualidades e Perspectivas

14h - 14h15: 34. DESENVOLVIMENTO DE ROTEIRO PARA O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO EM PLATAFORMA DIGITAL

SANTOS, Jéssica Rodrigues (PPGEEs/UFSCar) / MENDES, Enicéia Gonçalves (PPGEEs/UFSCar) / VILARONGA, Carla Ariela Rios (PPGEEs/UFSCar e IFSP)

14h15 - 14h30: 35. FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE DUA NO PÓS PANDEMIA

ROMANO, Soraia (PPGEEs/UFSCar) / ZERBATO, Ana Paula (PPGE-FEUSP/USP) / MENDES, Enicéia Gonçalves; (PPGEEs/UFSCar)

14h30 - 14h45: 36. PRÁTICAS COLABORATIVAS ENTRE PROFESSORES DO ENSINO COMUM E ESPECIALIZADO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

BUENO, Adriana Correa (PPGEEs/UFSCar) / VILARONGA, Carla Ariela Rios (PPGEEs/UFSCar e IFSP)

14h45 - 15h: 37. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO

SILVA, Amanda Santana Gomes (PPGEEs/UFSCar e Secretaria de Educação de são Paulo) / MENDES, Enicéia Gonçalves (PPGEEs/UFSCar)

15h - 15h15: 38. POSSIBILIDADES DE UM CURSO MOOC PARA FORMAÇÃO EM COENSINO

MILLAN, Ana Elisa (PPGEEs/UFSCar) / VILARONGA, Carla Ariela Rios (PPGEEs/UFSCar e IFSP)

15h15 - 15h30: 39. AS EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS DOS INSTITUTOS FEDERAIS: LEVANTAMENTO DO PERFIL PROFISSIONAL E AÇÕES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR

VOLANTE, Daniele Pinheiro (PPGEEs/UFSCar) / VILARONGA, Carla Ariela Rios (PPGEEs/UFSCar e IFSP)

15h30 - 15h45: 40. ANÁLISE DOCUMENTAL DA BNCC PARA A ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS OPERACIONAIS

SILVA, Déborah Maciel Vieira Cruz (PPGEEs/UFSCar) / MENDES, Enicéia Gonçalves (PPGEEs/UFSCar)

15h45 - 16h: 41. A ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA AMAPAENSE

LIMA, Ilene Diniz Sacramento (PPGEEs/UFSCar) / VILARONGA, Carla Ariela Rios (PPGEEs/UFSCar e IFSP)

16h - 16h15: INTERVALO

16h15 - 16h30: 42. FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE TRABALHO COLABORATIVO E SISTEMA DE SUPORTE MULTICAMADA PARA MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS EDUCACIONAIS DA PANDEMIA DA COVID19

COSTA, Juliane Dayrle Vasconcelos da (PPGEEs/UFSCar) / MENDES, Enicéia Gonçalves (PPGEEs/UFSCar)

16h30 - 16h45: 43. MAPEAMENTO DAS PRÁTICAS EM COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA NOS INSTITUTOS FEDERAIS

GUIMARÃES, Luciana Carlena Velasco (PPGEEs/UFSCar e IFAP) / LOURENÇO, Gerusa Ferreira (PPGEEs/UFSCar)

16h45 - 17h: 44. FORMAÇÃO DOCENTE PARA FOMENTO DA COLABORAÇÃO ENTRE PROFESSORES DE SALA COMUM E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

COSTA, Luis Gustavo da Silva (PPGEEs/UFSCar) / VILARONGA, Carla Ariela Rios (PPGEEs/UFSCar e IFSP)

17h - 17h15: 45. INCLUSÃO ESCOLAR E PRÁTICAS DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA

LOPES, Mariana Moraes (PPGEEs/UFSCar) / MENDES, Enicéia Gonçalves Mendes (PPGEEs/UFSCar)

17h15 - 17h30: 46. SISTEMA DE SUPORTE MULTICAMADAS: IMPLEMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE CONSULTORIA COLABORATIVA

GONZAGA, Mariana Viana (PPGEEs/UFSCar) / MENDES, Enicéia Gonçalves (PPGEEs/UFSCar)

17h30 - 17h45: 47. FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE APRENDIZAGEM COOPERATIVA PARA MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS EDUCACIONAIS DA PANDEMIA DA COVID19

COSTA, Pollyana Ladeia (PPGEEs/UFSCar) / MENDES, Enicéia Gonçalves (PPGEEs/UFSCar)

17h45 - 18h: 48. FORMAÇÃO DOCENTE ENSINO DIFERENCIADO: DESAFIOS DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA EM CONTEXTO PANDÊMICO

MILHOMEM, Walkyria de Araújo (PPGEEs/UFSCar) / MENDES, Enicéia Gonçalves (PPGEEs/UFSCar) / SANTOS, Keisyani da Silva (PPGEEs/UNIFESP)

Carregando área de inscrição

Edições Anteriores

Local

Anfiteatro Bento Prado - Universidade Federal de São Carlos, 13565-905, Rodovia Washington Luiz, Km 235, Jardim Guanabara, São Carlos, São Paulo
Ver no mapa

Organizador

GP FOREESP

O GP FOREESP foi formado em 1997, tendo sido cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, a partir desse mesmo ano. O grupo integra as atividades de ensino, pesquisa e extensão; de alguns docentes e seus orientandos, que compreendem alunos dos cursos de graduação e da Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar. A missão do grupo tem sido a de tentar produzir conhecimento científico que contribua para a universalização do acesso e melhoria da qualidade do ensino oferecida a crianças e jovens com necessidades educacionais especiais na realidade brasileira. O grupo é coordenado pela prof.ª Enicéia Gonçalves Mendes.